sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Resenha || Brava Serena, de Eduardo Krause

Dublinense, 2018 || 320 páginas || Skoob
Sinopse: Após ter sido obrigado a se aposentar pela empresa onde trabalhou a vida inteira, Roberto Bevilacqua decide deixar o Brasil e se mudar para a Itália. Assim, planeja viver seus últimos anos em Roma, acompanhado apenas de remédios e lembranças. Ele só não conta com um milagre televisivo e com uma amizade que, entre um vinho e outro, vai redefinir o seu modo de encarar a vida, o tempo e o amor.  

RESENHA ✍

Brava Serena é o segundo romance publicado do escritor brasileiro Eduardo Krause, que teve sua estréia com Pasta Senza Vino (Terceiro Selo, 2014).

Em Brava Serena vamos acompanhar o personagem Roberto Bevilacqua, um homem que passa dos setenta anos e é obrigado a se aposentar da empresa que trabalhou durante grande parte da sua vida. Viúvo e separado de sua única filha, ele resolve empreender uma viagem para a Itália, país que tanto ama e no qual fez boas memórias ao lado de sua esposa; agora, sozinho e com problemas de saúde, tomando suas medicações e em uma dieta rigorosa, ele embarca nessa que será a aventura mais imprevisível de sua história. Ele só não sabe disso ainda.
"A verdade é que já estava mais do que na hora de voltarmos à Itália, não é mesmo? De olhos fechados, parado em meio ao vão de saída da estação Termini, sei que tu concordas. Então, inspiro profundamente, alheio às pessoas que vão e vêm. Com alívio, constato que Roma continua a mesma, pelo menos a sua atmosfera. Se me perguntassem por que me apaixonei por esta cidade, diria que é por causa desse ar. O hálito de Saturno, deus romano do tempo. Apesar de mentirosa, seria uma linda resposta. Pela que ninguém pergunte essas coisas."
Roberto é um homem melancólico, se agarra a memória de sua falecida esposa e relembra a viagem que fizeram àquele mesmo lugar tantas décadas antes, quando eram dois jovens apaixonados. Da relação nasceu sua filha, com quem já não tem contato. Ele está sozinho em uma das cidades mais bonitas do mundo, com suas dores e saudades. Mas Roma reserva muitas surpresas e ele, sabendo que já não tem muito tempo, resolve aproveitar cada minuto dessa experiência regada a vinho, refeições caprichadas e cenários de tirar o fôlego. Pela primeira vez em várias décadas, ele provará novamente as maravilhas de Roma, agora ao lado de Serena, uma jovem italiana com quem forma um  belo e improvável laço de amizade.

Ao lado da apaixonante Serena, que encanta a todos com sua personalidade festiva e comunicativa, roubando corações por onde passa, Roberto viverá uma grande aventura marcada por autodescobertas e muita rebeldia.


Esse foi um livro que aguardei com muitas expectativas. Quem acompanha o Uma Leitora Voraz já deve ter lido sobre o maravilhoso Pasta Senza Vino, também do Eduardo. Se ele já tinha me encantado em seu primeiro romance, que possui um ar mais ensolarado, jovem e ágil, em Brava Serena ele foi além e apresentou um personagem com seus setenta anos, intelectual apaixonado por cinema, sensível e humano. Roberto Bevilacqua não é perfeito, assim como Antonello Bianchi, protagonista do Pasta, também tinha seus defeitos. E aqui o autor também constrói uma narrativa onde o protagonista evolui e se revela ao leitor aos poucos, conforme vai revendo seus preconceitos e ações passadas.

Acho incrível como o autor consegue apresentar seus cenários de forma tão apaixonada e intensa que o leitor consegue se ver ali, andando pelas mesmas ruas que os personagens, degustando os mesmos vinhos e provando da culinária italiana. Quando o livro consegue trazer tantas sensações, tanto emocionais quanto físicas, sabemos que o autor é bom e que se dedicou de mente e alma à sua obra.


Senti falta dos personagens assim que terminei o livro. Parece que é uma regra do Eduardo Krause fazer com que o leitor deseje mais páginas ao chegar na última linha. E que desfecho! Fiquei em lágrimas, saudosa e desejando urgentemente uma passagem para conhecer, agora pessoalmente, a Itália que esse autor tanto ama e que eu, lendo seus livros, aprendi a amar também.

Leitura recomendadíssima :)

23 comentários :

  1. Olá!
    Apesar de não me sentir atraída por essa leitura, achei interessante a forma como o autor conduziu a trama, trazendo boas descrições e cenários. Parece ser uma narrativa profunda e bem reflexiva. Fico contente que o desfecho tenha ficado do seu agrado.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim um livro bem profundo e provocante! Eu adorei a leitura <3

      Excluir
  2. Que história linda, ainda mais que temos um protagonista homem que sente a perda e encontra um novo suspiro na vida.
    É uma história linda de amor com um bom final ♥
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ah, estou encantada aqui com a história! Não conhecia o autor os os livros, mas agora parece que já tenho intimidade com eles! Achei muito fofa e simples essa história do senhor que vai em busca de sua última grande aventura, relembrando tão bons momentos vividos ali anteriormente.. Se já tinha um crush na Itália, agora piorou.. Muito obrigada pela dica, já entrou na minha lista de desejados!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa! Fico feliz que tenha se interessado pela leitura, Aline! Super recomendo os livros do Eduardo ♥ Impossível não se apaixonar pelas tramas que ele cria e, claro, nos encantar ainda mais pela Itália.

      Boa leitura!!

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Gabrielly!
    Nunca li nada do Eduardo, mas acho que já sei por qual livro dele irei começar! Sua resenha apaixonada pela escrita dele me deixou muito interessada em conhecer sus personagens e sua forma de narrar. A Itália é sempre um cenário incrível para os livros e pelo o que você comentou, toda a aventura do personagem é muito bem vivida pelas belas paisagens italianas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pela leitura, Vitória! Fico feliz que tenha gostado da resenha. A Itália é de uma beleza arrasadora mesmo <3

      Beijos

      Excluir
  5. Oi!
    Que capa mais bonita e que premissa mais sensível! Não conhecia ainda o autor e suas obras mas ele parece transbordar muita sensibilidade em suas histórias e seus personagens parecem ser encantadores, o que me deixou bem curiosa pra conhecer o título em questão, ainda mais por ter um cenário tão lindo como pano de fundo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição está maravilhosa! As narrativas do Eduardo carregam essa sensibilidade e muitas emoções. Espero que leia e se encante também ♥

      Excluir
  6. Oi, Gabi.
    Ainda não conhecia o trabalho do autor, mas ver a sua empolgação e emoção me deixou curiosa!
    A edição está linda e adoro histórias sobre a Itália, então a dica está mais do que anotada!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor até então, mas achei a premissa do livro bem interessante. Há tempos que não leio nada muito reflexivo, onde há busca por autoconhecimento dos personagens. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gaby!

    Embora o título não chame a atenção, amei tanto a sua resenha que fiquei com vontade de ler a história! Gosto de livros que têm esse tom de memórias, de nostalgia, de redescobertas. Fiquei imaginando o protagonista caminhando pelas ruas enquanto as imagens de seu passado vinham em sua mente. Isso me deixou melancólica.kkkkkk... Se eu tiver uma oportunidade com certeza lerei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. OIe!
    É tão bom quando o livro nos deixa com aquela sensação boa, com sentimentos ótimos, desejando mais.
    Ainda não conhcia o livro, mas fiquei bem curiosa para ler. Já percebi que será uma leitura que vou gostar muito. Ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabi!!!
    Eu conheço o primeiro trabalho doa autor e me apaixonei também pela obra do mesmo.
    Eu tinha um certo trauma por livros mais nesse ritmo do Eduardo, pois me traumatizei com um em si. Mas "Pasta Senza Vino" foi uma surpresa e fico muito feliz em saber desse livro novo do autor e claro que estou curiosa para poder lê-lo.
    Adorei a resenha e ela já me fez me apegar ao personagem sem ainda se quer ter lido o livro *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Não conhecia esse autor, nem os livros, mas fiquei encantada por se tratar de ir tão fundo nos sentimentos porque pela sua resenha senti isso, li poucos livros onde o autor escreve sobre pessoas com idades mais avançadas e fiquei curiosa por saber dessa aventura. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o autor, mas já fiquei encantada com seus elogios apra com a obra e para com as características de escrita dele. Sem duvida quando um autor nos faz desejar mais páginas, é um bom sinal
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não tinha nem ao menos ouvido falar desse autor, mas gostei de o conhecer. Você despertou em mim a vontade de conhecer não somente essa obra, mas a anterior a essa, dele. Adoro ler livros que me sugam para dentro, que me fazem sentir até mesmo o aroma que os personagens sentem, mas que leitor não gosta né! Vou com certeza anotar essa dica! Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Já faz algum tempo que tenho "Pasta senza vino" aqui, mas ainda não consegui encaixá-lo em minhas leituras. Ler sua resenha hoje me animou a dar uma chance ao autor, é nítido o quanto você gostou de suas obras e sua empolgação me contagiou ao ponto deu querer passá-lo na frente das minhas próximas leituras. Acho que vou fazer um teste com este que já tenho aqui e se por acaso gostar do que encontrar, pretendo providenciar meu exemplar de "Brava serena".

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Eu (Yvens) não conhecia o livro e o autor, achei super interessante a premissa e como o autor conduziu a trama. A sua resenha ficou muito boa e gostei da sua empolgação, me contagiou. Fiquei interessado na leitura, vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Estou nas últimas páginas de "Pasta Senza Vino" e faço minhas as palavras que aqui registrou, cara Gaby. Brilhante... simplesmente brilhante a forma de Eduardo Krause contar suas histórias.
    Senti falta do cadastro do autor nesta comunidade... seria bom tê-lo aqui conosco.
    Parabéns pela resenha... perfeita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pasta Senza Vino foi uma leitura muito especial; lembro com muito carinho do livro e dos sentimentos que me envolveram durante a leitura. Eduardo se tornou um dos meus escritores favoritos e mal posso esperar para conferir suas próximas obras.

      Muito obrigada, Marcus! Volte mais vezes :)

      Excluir

Obrigada por comentar!