sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Resenha || Os Imortalistas, de Chloe Benjamin

HarperCollins Brasil, 2018 || 320 páginas || Skoob
Sinopse: É 1969 no Lower East Side de Nova York e os rumores na vizinhança são sobre a chegada de uma mulher mística, uma vidente que se diz ser capaz de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte. As crianças Gold – quatro adolescentes que estão começando a conhecer a si mesmos – saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte. As profecias informam as próximas cinco décadas de sua vida. Simon, o menino de ouro, escapa para a costa oeste, procurando por amor na São Francisco dos anos 80; a sonhadora Klara se torna uma ilusionista em Las Vegas, obcecada em misturar realidade e fantasia; Daniel, o filho mais velho, luta para se manter seguro como um médico do exército após o 9 de setembro; e Varya, a amante dos livros, se dedica a pesquisas sobre longevidade, nas quais ela testa os limites entre ciência e imortalidade. Um romance notavelmente ambicioso e profundo com uma brilhante história de amor familiar, Os imortalistas explora a linha tênue entre destino e escolha, realidade e ilusão, este mundo e o próximo. É uma prova emocionante do poder da literatura, da essência da fé e da força implacável dos laços familiares.  

RESENHA ✍

Os Imortalistas é o segundo romance publicado da autora Chloe Benjamin e desde o seu lançamento em 2018 está fazendo grande sucesso entre os leitores. A HarperCollins Brasil trouxe o livro ao país em uma edição incrível, capa dura e com um lindo projeto gráfico, apresentando na capa original a ilustração de uma Árvore da Vida, o método cabalista de explicar a criação do universo ou também hierarquizar o processo evolutivo do homem. E é sobre evolução que a autora vai falar ao abordar quatro irmãos.

Os Gold são crianças inteligentes que, no verão de 1969 em Nova York, aproveitam as férias da maneira que podem. Quando corre a notícia de que uma vidente está na cidade, eles juntam toda a mesada e vão juntos saber sua sorte, ou melhor: descobrir qual será o dia de sua morte. Na sala bagunçada da misteriosa mulher, eles já não têm ideia se querem mesmo aquela brincadeira, mas cada um sai de lá com sua própria data e, em suas mentes, o medo de que ela pode estar certa.

O livro é dividido em quatro partes, e em cada uma delas acompanhamos a vida dessa família.  Cada irmão tem uma personalidade, sonhos e esperanças, e cada um deles reage a sua maneira àquela tarde em que cada um saiu do apartamento da cartomante com uma data na cabeça. Como você reagiria ao saber a data exata da sua própria morte?
"Alguns mágicos dizem que a mágica despedaça nossa visão de mundo. Mas eu acho que a mágica é o que mantém o mundo inteiro. É matéria escura; é a cola da realidade, a argamassa que preenche os buracos entre tudo que sabemos ser verdade. E é preciso mágica para revelar quão inadequada a realidade é."
Simon é o mais novo, e mesmo antes de atingir a maioridade escapa para São Francisco com a irmã, Klara, que tem o sonho de se tornar uma grande ilusionista, assim como foi sua avó tantos anos antes. Daniel é o filho mais velho, e se torna médico do exército, vivendo uma vida segura junto a sua mulher. Varya é a leitora da família; estudiosa, ela se torna uma renomada pesquisadora em longevidade.

Com o tempo eles se separam e se reaproximam, formam laços entre eles e também os rompem. Cada um vive a sua maneira, até que a data que os perseguem se aproxima. Foi emocionante acompanhar a trajetória de cada um, da infância até a data que lhes foram atribuídas. Se a vidente estava certa ou não, vocês terão que descobrir ;)

As duas primeiras partes (Simon e Klara) foram para mim as mais tocantes, e eles os personagens mais cativantes entre os quatro irmãos; justamente por isso a primeira metade do livro foi a mais envolvente e me prendeu mais, enquanto na última metade percebi uma queda no ritmo do livro.

Os Imortalistas é um livro fantástico, com uma ideia realmente interessante, e aguardei seu lançamento com muita ansiedade. É um drama questionador, que faz o leitor pensar bastante e se colocar no lugar de cada um desses personagens, e não só eles como também as pessoas que são afetadas pelas atitudes dos mesmos. Foi uma leitura que me envolveu, me fez refletir e emocionou. Recomendo muito e espero ler mais da autora em breve :)

E fica a questão: Se você soubesse o dia exato da sua morte, como você viveria?

10 comentários :

  1. Oii, tudo bem?

    Nossa, minha irmã tem esse livro, e confesso que já tem um tempinho que quero roubá-lo dela kkkk depois de ler essa resenha estou ainda mais tentada, a história parece ser incrível e a capa é maravilhosa.
    Acho que eu detestaria saber o dia da minha morte, eu iria acabar morrendo antes do dia previsto, de tanta angústia kkkk acho que se eu soubesse, eu não conseguiria fazer mais nada, ficaria esperando... e isso me parece pior do que morrer.
    Se eu ler esse livro, com certeza vou ficar cheia de paranoias, mas não faz mal, uma a mais, uma a menos... kkk
    Bem, essa obra já está na minha lista de desejados!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabrielly!
    Acho a premissa desse livro muito interessante (e faz a gente pensar também em como viveríamos e quais escolhas tomaríamos se soubéssemos nossa "data final" - eu provavelmente seria menos cautelosa em alguns tipos de decisão). Outra coisa que é muito legal é essa divisão, deve fazer com que a gente se aproxime mais dos personagens os acompanhando assim né? Fiquei curiosa em saber sobre como o relacionamento desses irmãos vai se modificando com o passar dos anos, a distância deve ser um fator e tanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Gabrielly?

    Primeiro eu (Yvens) quero deixar meus elogios para a HarperCollins, a edição ficou maravilhosa e segundo foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Os Imortalistas é realmente um livro fantástico e super envolvente, também super indico essa leitura. Parabéns pela resenha, gostei das suas impressões.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabrielly!
    Soube meio por alto do lançamento desse livro, mas ainda peguei a deixa de que ele foi realmente esperado por alguns, bacana saber agora que parece valer a pena. Mas, depois de sua resenha, ainda não sei se faz o meu tipo de leitura ou se sequer me interessa, rs O plot base dele deve render muita reflexão acerca do tema, no mínimo, e eu mesma digo que não faço ideia de como reagiria à sua pergunta dessa, e antes mesmo de sabe-la provavelmente fugiria dela justamente para não ficar angustiada ou preocupada em excesso, rs. Legal que você tenha gostado da primeira parte e respectivamente dos irmãos Simon e Klara, mas uma pena que a última tenha quebrado esse ritmo; é muito chato quando isso acontece, mas felizmente não barrou os demais pontos positivos da leitura. Talvez seja uma dica que eu venha a acatar para ler, mas só depois de dar conta da fila atual, hehe.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ Sonhando aos Vinte ♥

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    É a primeira resenha que leio sobre o livro, e gostei muito do que apontou sobre a história, principalmente por ser uma trama que te fez refletir e se emocionar.
    Com certeza, vou gostar dessa leitura. Adorei saber um pouco mais dos personagens e da trama, que só me deixaram curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Eu tenho visto essa capa andando por ai, mas eu nunca tinha lido a sinopse ou alguma review sobre o livro e fiquei bem surpresa. a premissa é bem legal e interessante e me parece ser um livro que realmente vai me fazer questionar algumas coisas, até mesmo dentro do gênero dele. Adorei a sua resenha, espero ler ainda esse ano (porque a pilha para ler aqui em casa ta enorme, rs).

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Este livro me arrebatou de uma forma que eu não estava preparada. Comecei a ler desanimada, achando que era fantasia e eu não sou muto de fantasia, porem, encontrei um enredo muito fluido, personagens ótimos e adorei o final. Minha personagem preferida foi a Varya, mas amei todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei da premissa da obra. Realmente a proposta do enredo é diferente. Adoro enredos que focam nesse tipo de assunto e nem precisa dizer que fiquei querendo muito ler esse livro. Nem ao menos tinha ouvido falar dele antes. Então só tenho a agradecer pela sua dica. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Ainda não li o livro, mas achei a trama muito legal. Fiquei imaginando aqui o que eu faria se recebesse a data da minha morte. Será que eu acreditaria e viveria a minha vida baseado nisso ou nem me importaria? Por isso fiquei curiosa sobre o que os irmãos fizeram e como construíram a sua vida a partir desse acontecimento. É uma pena que o ritmo tenha caído, mas lerei sabendo dessa característica, para não me decepcionar. A edição parece linda mesma e ficaria perfeita na minha estante <3 rs

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    a premissa desse livro é bem singular. Não faço ideia do que faria ou como reagiria se por acaso me deparasse com uma informação como a que os irmãos tiveram acesso. Achei bem interessante o leitor ter a oportunidade de acompanhar a trajetória de cada um. Sou apaixonada por essa capa, ultimamente tenho visto os livros da Happer ganharem espaço e se destacarem com certa frequência, eu mesma tenho minha lista de títulos da editora que desejo ler o mais breve possível e este obviamente está entre eles.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!