terça-feira, 30 de outubro de 2018

Resenha || Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?, de Sophie Kinsella

Record, 2018 || 378 páginas || Skoob
Sinopse: Juntos há dez anos, Sylvie e Dan compartilham todas as características de uma vida feliz: uma bela casa, bons empregos, duas filhas lindas, além de um relacionamento tão simbiótico que eles nem chegam a completar suas frases – um sempre termina a fala do outro. No entanto, quando os dois vão ao médico um dia, ouvem que sua saúde é tão boa que provavelmente vão viver mais uns 68 anos juntos... e é aí que o pânico se instala. Eles nunca imaginaram que o “até que a morte nos separe” pudesse significar sete décadas de convivência. Em nome da sobrevivência do casamento, eles rapidamente bolam um plano para manter acesa a chama da paixão: de um jeito criativo e dinâmico, passam a fazer pequenas surpresas mútuas, a fim de que seus anos (extras) juntos nunca se tornem um tédio. Porém, assim que o Projeto Surpresa é colocado em prática, contratempos acontecem e segredos vêm à tona, o que ameaça sua relação aparentemente inabalável. Quando um escândalo do passado é revelado e algumas importantes verdades não ditas são questionadas, os dois – que antes tinhas certeza de se conhecerem melhor do que ninguém – começam a se perguntar: Quem é essa pessoa de verdade?...”. 

RESENHA ✍

Sylvie e Dan são felizes. Juntos há exatamente dez anos e pais de duas meninas, eles possuem uma relação de cumplicidade, adivinham o pensamento e terminam as frases um do outro... até que uma consulta com o médico muda tudo.

Depois de um exame de rotina rápido, eles são informados de que ainda viverão muitos anos, pelo menos mais 68 anos juntos, e isso os desespera. Mais 68 anos juntos, vivendo na mesma casa, compartilhando as mesmas coisas... Isso deveria deixá-los animados, mas logo a realidade vai bater à porta, e eles sentem a necessidade de inventar alguma coisa, qualquer coisa, para manter a chama da relação acesa. Assim, nasce o Projeto Surpresa, logo colocado em prática. Mas o que deveria mantê-los mais unidos e apaixonados se revela um projeto cheio de furos e fadado ao fracasso quando alguns segredos são revelados, levando à superfície fantasmas do passado que podem ameaçar a relação cada vez mais abalada.
— Nós dividimos nossa vida em décadas. Em cada década fazemos algo diferente e legal. Conquistamos coisas. Nos superamos. Tipo, que tal se, por uma década inteira, a gente só se falasse em italiano?
— O quê?
Mas tem que ser mesmo para sempre? é o último lançamento de Sophie Kinsella, escritora famosa por seus títulos divertidos do gênero chick-lit e romance. É mais conhecida pela série Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (adaptada para o cinema em 2009), e o título O Segredo de Emma Corrigan, que também ganhará uma adaptação esse ano.

Esse é meu segundo contato com a escrita da autora. O primeiro foi com o livro Minha Vida (não tão) Perfeita, lançado aqui no último ano e do qual eu gostei bastante (resenha aqui). Esse lançamento foi uma surpresa; li esperando algo divertido e envolvente e foi isso que encontrei na primeira metade do livro, na segunda a direção da trama mudou bastante, e o teor dramático da obra foi acentuado.


É um livro divertido, com diálogos engraçados, mas também é uma leitura que aborda temas mais pesados e apresenta uma protagonista casada e com filhos, diferindo de outros livros do gênero, que costumam apresentar protagonistas em seus vinte anos, solteiras (ou em relacionamentos complicados) e em busca do emprego dos sonhos (ou tentando se manter nele). Eu adoro o gênero, apesar de não ter lido tanto dele no último ano, e adorei conhecer a Sylvie e o Dan, mesmo perdendo a paciência com os dois constantemente :)

É uma leitura que recomendo, especialmente se é fã do gênero; certamente irá se divertir com as maluquices desse casal e com as surpresas, nem sempre totalmente agradáveis, que fazem para o outro.

5 comentários :

  1. Olá!
    Ahh esse livro deve ser uma delícia de leitura. Adoro a escrita da Sophie Kinsella, fiquei curiosa para saber como esse casal vai lidar com essa notícia e como farão para manter esse relacionamento após essa descoberta de que estarão tanto tempo juntos, já que o mundinho deles parece ser perfeito.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gaby.
    Sou uma fã antiga da autora, mas infelizmente não consegui ler nenhum de seus livros mais novos.
    Vou tentar dar uma chance a esse livro e ver se ela continua tão incrível como eu me lembro!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante dos livros da autora, mas esse ainda não conferi. Achei a premissa interessante, fico imaginando os segredos que foram revelados depois desse projeto e o que aconteceu com os personagens. Gostei de saber que é uma leitura divertida, pela sinopse achei que era mais dramático que qualquer coisa.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabrielly,
    Nunca li nada da Sophie Kinsella. Chick-lit é um gênero que não me atrai tanto.
    Fiquei pensando no desespero do casal quando descobriram que ficariam juntos por mais 68 anos [risos]. Mal sabem eles que a vida é uma caixinha de surpresa!
    Fiquei curioso em saber quais são os fantasmas do passado, mas, mesmo assim, não devo ler visto a quantidade de livro que ainda gostaria de ler.
    Adorei o blog!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui uma grande fã da Sophie Kinsella, mas acho que os últimos livros dela ficaram um pouco repetitivos. O mesmo perfil de protagonista atrapalhada, mentirosa e irresponsável começaram a me irritar. Porem este livro aqui me deu vontade de ler em função destes temas mais adultos que ela abordou.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!