domingo, 3 de setembro de 2017

Minha Vida (Não Tão) Perfeita, de Sophie Kinsella

Autora: Sophie Kinsella
Título original: My (not so) Perfect Life
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 406
Skoob
*Exemplar recebido como cortesia da editora.
Sinopse: Dramas, confusões e uma boa dose de amor são os ingredientes do novo romance de Sophie Kinsella. Uma divertida crítica aos julgamentos errados que uma boa foto no Instagram pode gerar. Cat Brenner tem uma vida perfeita mora num flat em Londres, tem um emprego glamoroso e um perfil supercool no Instagram. Ah, ok... Não é bem assim... Seu flat tem um quarto minúsculo sem espaço nem para guarda-roupa , seu trabalho numa agência de publicidade é burocrático e chato, e a vida que compartilha no Instagram não reflete exatamente a realidade. E seu nome verdadeiro nem é Cat, é Katie. Mas um dia seus sonhos se tornarão realidade. Bom, é nisso que ela acredita até que, de repente, sua vida não tão perfeita desmorona. Demeter, sua chefe bem-sucedida, a demite. Tudo o que Katie sempre sonhou vai por água abaixo, e ela resolve dar um tempo na casa da família, em Somerset. Em sua cidadezinha natal, ela decide ajudar o pai e a madrasta com a nova empreitada do casal: os dois planejam transformar a fazenda da família em um glamping, uma espécie de camping de luxo e estão muito empolgados com o novo negócio, mas não sabem muito bem por onde começar. E não é justamente lá que o destino coloca Katie e sua ex-chefe cara a cara de novo? Demeter e a família vão passar as férias no glamping, e Katie tem a chance de, enfim, colocar aquela megera no seu devido lugar. Mas será que ela deve mesmo se vingar da pessoa que arruinou sua vida? Ou apenas tentar recuperar seu emprego? Demeter - a executiva que tem tudo a seus pés - possui mesmo uma vida tão perfeita, ou quem sabe, as duas têm mais em comum do que imaginam? Por que, pensando bem, o que há de errado em não ter uma vida (não tão) perfeita assim?
Cat Brenner usa o Instagram para ilustrar sua vida perfeita, ou melhor, a vida perfeita que ela gostaria de ter. As fotos de cafés, paisagens, grupos de amigos... nada é realmente dela. Sua vida em Londres está longe de ser tão glamourosa quanto seu perfil na rede social: ela sai de casa super cedo, pega duas conduções até o trabalho e tem que lidar com uma chefe que não dá a mínima para ela e uma posição ali que não explora nem metade de sua criatividade. Essa é a rotina de Katie Cat, que ela faz questão de esconder. Afinal, ela foi para Londres para crescer na vida; e ela tem certeza que sua vida ainda irá mudar para melhor.

Demeter, sua chefe bem-sucedida que tem uma vida perfeita, com todos os jantares, as roupas, a fama, é uma mulher bem avoada, mas Cat mal pode acreditar quando Demeter a demite, e pior: nem lembrava se já tinha feito isso! É o cúmulo para Cat. Sua vida, que já não estava indo nada bem, desmorona, e ela nem sabe o motivo!
"Mas, quando rolo as imagens na tela do celular, parece que elas estão rindo de mim. A quem estou querendo enganar com essas coisas falsas e felizes? É sério: a quem estou querendo enganar?"
De volta para sua cidade no interior e a morar com o pai a madrasta, Katie (Cat nem era seu nome de verdade) resolve entrar no negócio que eles estão montando na fazenda. O glamping (acampamento de luxo) parece uma ideia bem maluca no começo, mas logo ela consegue ver potencial ali, e mesmo com a cabeça ainda em Londres, ela se utiliza de todo seu talento e criatividade para fazer o negócio funcionar. E não é que funciona?

Mas parece que Katie não terá folga nem tão cedo, e adivinha só quem vai se hospedar logo ali? Quando Demeter chega no glamping, tudo o que nossa protagonista quer é se esconder, mas antes de tudo resolve colocar em prática sua pequena vingança contra a ex chefe.


Minha Vida (Não Tão) Perfeita é o lançamento mais recente da autora Sophie Kinsella, escritora britânica de sucesso mundial com seus chick-lits e romances. É autora também da aclamada série Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, cujo primeiro livro foi adaptado para o cinema em 2009.

Esse foi meu primeiro contato com um livro da autora, pois apesar de ser muito fã do gênero ainda não tinha tido a oportunidade de conferir alguma de suas obras. Quando inicio uma leitura de chick-lit sei bem o que vou encontrar: uma protagonista com uma vida badalada (ou não tão perfeita) na cidade grande tendo que lidar com todos os problemas da vida adulta, a carreira e a vida amorosa, tudo de forma muito bem humorada. Um drama ou outro é somado a tudo isso, e pronto, um chick-lit saindo do forno!


Sophie Kinsella pareceu ter a receita nas mãos e se preparou para fazer um bolo perfeito (perdoem a associação besta), mas acabou se perdendo um pouco da metade para o final. Sabe quando uma receita começa a dar errado e a gente para no meio, dá uma pensada e volta a colocar a mão na massa, mas para fazer algo diferente? Foi isso o que senti no decorrer da leitura. O livro tomava um rumo e a autora puxava aqui e ali para que a história tomasse outro.
"Acho que finalmente descobri como me sentir bem em relação à vida. Sempre que vir alguém muito feliz, lembre-se: essa pessoa também tem seus momentos não tão perfeitos. Claro que tem. E sempre que você vir sua própria situação não tão perfeita, se sentir desesperado e pensar ‘minha vida é isso?’, lembre-se: não é. Todo mundo tem um lado brilhante, ainda que seja difícil de encontrar, às vezes."
Foi um livro bem divertido e rapidíssimo de ler, mas essa inconstância me incomodou um pouco sim, e me fez tirar uma estrela na nota final. Todos os outros pontos, como romance, amadurecimento da protagonista e momentos cômicos na trama foram muito bem trabalhados, e consegui dar algumas risadas. Minha primeira experiência com um livro da autora não foi perfeita, mas me deixou com vontade de ler outros livros dela.


E, falando em perfeição, Kinsella acabou abordando um tema bem atual, sobre como algumas pessoas estão tão preocupadas em apresentar uma vida perfeita nas redes sociais que esquecem realmente de vivê-la. Sair com os amigos para algum lugar bacana e não registrar cada momento? Deus me livre! Click. Não fotografar aquele café que custou uma fortuna? Nem pensar! Click. E aquele sorriso logo pela manhã que demorou 35023 fotos para finalmente sair perfeito? Quantas curtidas será que vou receber? Click.

Essa é a realidade de muitas pessoas (e não me excluo das estatísticas), e foi a realidade na qual a autora introduziu a Katie, uma personagem que vive a vida de outra pessoa nas redes, enquanto a sua própria está de ponta cabeça. Esse é outro ponto que poderia ter sido melhor trabalhado, já que na divulgação o foco foi todo nisso, mas de qualquer forma foi uma abordagem interessante e estimula bastante reflexão.

A edição está muito bonita, e não encontrei erros de revisão. Adoro essa capa! Muito mais bonita que a da edição britânica.

Leitura recomendada!! 

8 comentários :

  1. Oi Gaby! Eu tinha curiosidade por causa da Sophia, que só li um dela e gostei bastante. Tentei ler esse famoso, mas não rolou. hahaha Pena que a autora errou em algum ingrediente no "bolo" kkk Mas ainda sim parece ser uma leitura bem proveitosa. Como recebi de cortesia também, acho que irei ler logo!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei bastante da premissa, fiquei bem curiosa com esse contraste mostrando a vida real x virtual da protagonista. Ainda não li nada da autora, e tenho muita curiosidade já que todo mundo diz que é muito divertida coisa e tal, fiquei um pouco ressabiada com seu comentário sobre inconstância, mas mesmo assim um dia ainda tenho vontade de conhecer a escrita dela

    ResponderExcluir
  3. oi, gabi, que pena que a primeira leitura que você fez de uma obra da autora não foi tão perfeita assim. Eu amei esse livro e não sei se foi porque estava num momento de precisar de algo leve, mas devorei ele em doze horas e senti falta. Mas gostei de saber que você ficou a fim de dar outras chances a autora. O meu favorito dela é o samanta sweet.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu sou fã do que a Autora escreve, e apesar de ter lido pouca coisa dela sei o seu talento rdrd. Vi esse livro a pouco tempo nos Instagram que acompanho e já adicionei aos meus desejados, porque só pela sinopse me prendeu muuuuito. Adorei poder conferir as suas opiniões sobre esse livro, me deixou mais ainda com vontade. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Adoro os livros da Kinsella, mas já tem um tempinho que não leio ou releio nada dela.
    Esse livro está na minha lista de desejado principalmente por essa premissa de mostrar uma pessoa que finge ser algo que não é.
    Coisa que me pergunto muito sobre esses tal influenciadores digitais surgindo aos montes por ai.
    Sem contra que a narrativa ainda traz o toque divertido característico da autora.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, você ressaltou muito bem os aspectos positivos e estou louca para ler o livro, até porque nunca li nada de chick-lit.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a autora e parece ser uma leitura descontraída e com uma temática bem interessante. Vou por na lista. Gosto de livros assim.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Já vi alguns livros dela, mas nunca li nada. Na verdade, nunca parei pra ler nem sobre o que eram (shame on me). Confesso que não é bem meu estilo de leitura, mas achei o plot interessante. quem nunca se passou por outro em rede social? rs... Gostei da dica, só não prometo que irei ler, pois a fila aki anda imensa.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!