terça-feira, 8 de maio de 2018

Resenha || Asiáticos Podres de Ricos, de Kevin Kwan

Editora Record, 2018 || 490 páginas || Skoob
Sinopse: Best-seller internacional que inspirou uma das mais aguardadas adaptações cinematográficas do ano. Quando Rachel Chu chega a Cingapura com o namorado para o casamento de seu melhor amigo, imaginava passar dias tranquilos com uma simpática família. Só que Nick não mencionou alguns detalhes, como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, que ela viajaria mais em jatinhos particulares do que de carro e que caminhar de mãos dadas com um dos solteiros mais ricos da Ásia era como ter um alvo nas costas. Logo, Rachel percebe que não será poupada das fofocas e intrigas. Isso sem falar na mãe de Nick, uma mulher com opiniões bem fortes sobre com quem o filho deve – ou não – se casar. Um passeio pelos cenários mais exclusivos do Extremo Oriente – das luxuosas coberturas de Xangai às ilhas particulares do mar da China Meridional –, Asiáticos Podres de Ricos é uma visão do jet set oriental por dentro. Com seu olhar satírico, Kevin Kwan traça um retrato engraçadíssimo do conflito entre os novos-ricos e as famílias tradicionais em seu romance de estreia, que já fez milhares de leitores chorarem de tanto rir no mundo todo.  

RESENHA ✍

Asiáticos Podres de Ricos é o primeiro romance publicado de Kevin Kwan, nascido em Cingapura. O livro anda fazendo bastante barulho desde seu lançamento lá fora, em 2013. Agora os leitores brasileiros finalmente terão a oportunidade de ler também, nesta linda edição publicada pela Editora Record. E aproveitem para ler logo, pois em breve teremos a adaptação nos cinemas :)

Neste livro conhecemos Rachel Chu, uma economista e professora universitária de Nova York cujo namorado, Nicholas Young é o herdeiro bilionário de uma família abastada de Cingapura. Mas ela não sabe disso ainda! Em dois anos de namoro Rachel nunca conheceu a família do namorado, então quando ele a convida para o casamento de seu melhor amigo em Cingapura, ela aceita, meio temerosa, afinal ela poderá conhecer os sogros e saber mais sobre a vida de Nick.

Quando Eleanor Young descobre que o filho está namorando e, pior, levará a tal para conhecer a família, logo começa a maquinar um plano para acabar com aquele romance despropositado. Afinal, seu filho irá herdar um império, ele é um Young, e os Youngs não se misturam com qualquer um. Seu filho só pode ter enlouquecido! E essa tal de Chu... É uma ninguém, uma simples professora de Nova York que certamente quer colocar as mãos no dinheiro do seu amado filho. Não, ela não irá sossegar até ver a garota voltar com o rabo entre as pernas. E ela não é a única a querer o fim desse relacionamento.
"- Não faço a menor ideia de quem essas pessoas são. Mas uma coisa eu posso garantir: essa gente é mais rica do que Deus."



Rachel não estava preparada para o choque cultural e social que sofre assim que pisa naquele país e conhece a família de Nick. Eles não eram apenas ricos; sua fortuna passava dos bilhões, e todos faziam questão de mostrar isso a todo instante em demonstrações ridículas e roupas que custavam 10 vezes seu aluguel. E, para piorar, alguns ali parecem realmente odiá-la! E nem a conhecem direito... Logo Rachel Chu vai se dar conta de que naquele lugar e para aquelas um sobrenome é mais importante do que o caráter. Como poderia viver ali?
"Em algum momento, todos nós precisamos pagar pelos nossos excessos, não é?"
Eu estava mega ansiosa para realizar a leitura desse livro desde que foi lançado lá fora, e esse ano finalmente tive a oportunidade. Fiquei bem feliz quando meu exemplar chegou aqui na caixinha de Maio do Very Important Book (V.I.B.) e não demorei muito a pegá-lo.Vamos combinar, essa capa é ou não é maravilhosa?

Foi muito interessante acompanhar o desenvolvimento dessa trama e seus personagens, mas infelizmente minhas expectativas não foram alcançadas. Quando iniciei a leitura imaginei que Rachel, Nick e Eleanor seriam os personagens principais e a narrativa se dividiria entre eles. Na realidade, o livro se divide em vários (vários!) pontos de vista diferentes, em cenários e situações diferentes; alguns desses, nada tinham a ver com os protagonistas.

O livro é bem descritivo. O autor pode passar páginas e mais páginas descrevendo as roupas, as comidas e a decoração dos lugares; e ele faz isso. Não uma vez ou duas, mas todos os capítulos tiveram essas descrições, que depois de certo tempo começaram a ficar cansativas.

Tirando esses dois pontos que realmente me incomodaram bastante, o livro é bem escrito e traz algumas reflexões bem pertinentes, como a maneira muitas vezes nada saudável com que lidamos com dinheiro e pensamos nele ao apresentar personagens que dão mais valor ao status que à própria família.
"... Na Ásia, existe um momento certo para tudo, uma espécie de etiqueta."
Asiáticos Podres de Ricos tem romance, intrigas, muita inveja e várias situações que divertem e envolvem o leitor. Não foi uma leitura inesquecível, e fico triste por não ter aproveitado tanto quando achei que fosse, mas é certamente um livro que merece ser lido, especialmente se você gosta de chick-lits.

Vocês podem conferir o trailer do filme AQUI.

Espero que tenham gostado da resenha! Se já leu, me conta aqui nos comentários o que achou :)

8 comentários :

  1. Olá!

    Também recebemos esse livro é estou na metade, infelizmente estou demorando mais que o planejado, pois estou achando muito arrastado, como você disse descrição de mais, parece que a história principal não flui, estou na página 200 e pouco e nada de desenvolver a história dos protagonistas, espero que melhore em breve, pois ainda tenho esperanças de ser uma leitura muito positiva e que me deixe doida para ver o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Estou louca por esse livro. Amei a capa, a premissa, mas ainda não pude comprar. Achei tão diferente. Quer dizer, estamos tão acostumados com uma cultura americana, até britânica, que aíi vm uma história de pessoas asiaticas ricas. Quer dizer, a gente sabe que tem muita gente rica no mundo, só nunca associa com asiáticos. Enfim, quero ler e saber se é realmente tão bom assim. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o trailer do filme e fiquei bem curiosa pra assistir; apesar dos pontos negativos que lhe incomodaram é uma leitura que ainda tenho certa curiosidade em fazer por me apresentar uma realidade/cultura/ambientação diferente do que tenho lido.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar do livro e ele aparenta ser bem interessante, principalmente porque o titulo já me deixou bem curiosa. Gostei de saber que o livro é bem descritivo, isso é algo que gosto bastante na leitura, não sabia que tinha filme, e espero poder vê-lo. Adorei a resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uau, que enredo interessante. Suas impressões me instigaram a querer ler a obra. Só lendo sobre ela já fiquei instigada para saber os detalhes de cada ato, cena, da narrativa. Vou anotar a dica,quem sabe eu consiga ler ele antes do fim do ano. Considerando as leituras que pretendo fazer. Grata pela dica, parecer muito novela mexicana, rs ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Achei a premissa desse livro bem interessante, parece um chick lit gostosinho. Legal ver as nuances e diferenças culturais do casal, mas acho que essa parte do autor descrever detalhado demais em todos os capítulos pode deixar realmente a leitura cansativa.
    No entanto vou querer conhecer essa história em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu já vi alguns blogueiros recebendo esse livro na VIB do Grupo Editorial Record e confesso que fiquei bem curiosa para ler.Sua resenha me deixou bem mais curiosa ainda, o livro parece ser muito interessante. Adorei a dica e ela está super anotada aqui!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu amei a premissa desse livro, e quero ler pois o filme parece que vai ser MUITO bom! Eu adorei tudo, enredo, edição, tudo lindo! Quero pra já 💖

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!