sexta-feira, 16 de março de 2018

Resenha || A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende

Bertrand Brasil, 2017 || 448 páginas || Skoob
Sinopse: O maior sucesso de Isabel Allende, agora com novo projeto gráfico. A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos, incluindo Esteban, o patriarca, um homem volátil e orgulhoso, cujo desejo por terra é lendário e que vive assombrado pela paixão tirânica que sente pela esposa que nunca pode ter por completo; Clara, a matriarca, evasiva e misteriosa, que prevê a tragédia familiar e molda o destino da casa e dos Trueba; Blanca, sua filha, de fala suave, mas rebelde, cujo amor chocante pelo filho do capataz de seu pai alimenta o eterno desprezo de Esteban, mesmo quando resulta na neta que ele tanto adora; e Alba, o fruto do amor proibido de Blanca, uma mulher ardente, obstinada e dotada de luminosa beleza. As paixões, lutas e segredos da família Trueba abrangem três gerações e um século de transformações violentas, que culminaram em uma crise que levam o patriarca e sua amada neta para lados opostos das barricadas. Em um pano de fundo de revolução e contrarrevolução, Isabel Allende traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.  

RESENHA ✍

Para mim é sempre muito complicado resenhar os clássicos, e no caso de A Casa dos Espíritos, da escritora chilena Isabel Allende, a missão é ainda mais difícil. O livro foi lançado originalmente em 1982 e tem sua trama voltada ao realismo mágico, estilo literário que surgiu durante o período conturbado dos processos ditatoriais na América Latina. O gênero tem como principais características elementos mágicos e sobrenaturais na narrativa que são tomados como normais ou cotidianos pelos personagens, que não geram surpresa em suas aparições, e distorções referentes a tempo e estética. Dois outros grandes autores do movimento são Arturo Uslar Pietri e Gabriel García Marquez.

A Casa dos Espíritos segue as histórias de três gerações de mulheres da família del Valle. Clara é a filha mais nova e tem inexplicáveis poderes; ela pode tocar piano sem tocar suas teclas, como também mover e arremessar objetos pelos cômodos de sua casa. Sua irmã, Rosa, tem lindos cabelos verdes e uma beleza que encanta a todos. Sempre protegida, ela arrebata o coração de um pobre mineiro, Steban Trueba, que pede sua mão em casamento. Mas uma sucessão de desgraças abala a vida dessa família, e a bela Rosa morre subitamente, levando o jovem Trueba quase a loucura.

Abalado, ele resolve seguir sua vida buscando riquezas e títulos, e não muito tempo depois se torna um homem muito rico e dono de uma enorme fazenda, As Três Marias, onde apronta barbaridades com seus funcionário e as mulheres que ali vivem. Querendo uma esposa, ele volta a sua cidade para pedir a mão de Clara, a irmã de sua falecida noiva; mas Clara já sabia que isso iria acontecer, e não se opõe ao pedido. A partir daí, a vida do casal e de todos a sua volta muda drasticamente.
"As vezes Clara acompanhava sua mãe e duas ou três de suas amigas sufragistas em visitas a fabricas, onde subiam em caixotes para arengar às operárias, enquanto, a distância prudente, os capatazes e patrões observavam, zombeteiros e agressivos. Apesar de sua pouca idade e completa ignorância das coisas do mundo, Clara percebia o absurdo da situação e descrevia em seus cadernos o contraste entre sua mãe e suas amigas, com casacos de pele e botas de camurça, falando de opressão, igualdade e direitos a um grupo triste e resignado de trabalhadoras, com toscos aventais de algodão cru e as mãos vermelhas de frieira. Da fabrica, as sufragistas se dirigiam a confeitaria da Praça das Armas para tomar chá com bolinhos e comentar os progressos da campanha, sem que essa distração frívola as afastasse nem um segundo de seus inflamados ideais. Outras vezes sua mãe levava-a às comunidades marginais e aos cortiços, aonde chegavam com o coche carregado de alimentos e roupa que Nívea e as amigas costuravam para os pobres. Também nessas ocasiões, a menina escrevia com assombrosa intuição que as obras de caridade não eram capazes de mitigar essa monumental injustiça."
Esteban Trueba, vendo a política se expandir e todo o poder e dinheiro envolvidos, resolve se meter também e se candidata como senador para o partido conservador, e com guerras e manifestações por todos os lados, ele e outros mancomunados planejam um golpe militar ao governo socialista.

O livro se passa em diversos cenários criados da imaginação da autora, um país latino-americano indefinido. Isabel Allende se inspirou na vida de sua própria família e época para escrever esse que seria seu romance de maior sucesso, sendo filha do primo e funcionário diplomático de Salvador Allende, político marxista chileno eleito democraticamente e um dos fundadores do partido socialista. Em 1993 foi lançado o filme com o mesmo título estrelado por Meryl Streep no papel de Clara del Valle e Wiona Ryder no papel de Blanca Trueba.


A obra possui diversos personagens nessas três gerações das famílias del Valle e Trueba, todos ligados por tragédias e muita violência, que se intensifica na segunda metade do livro. É um livro excêntrico, violento e com as já citadas características do realismo mágico, que na época em que foi escrito estava a todo vapor. Ainda hoje muitas obras são escritas no gênero, que acabou influenciando autores de outras nacionalidades. 

A leitura é um pouco lenta, com capítulos e parágrafos mais longos, além do próprio conteúdo forte e também complexo devido a grande quantidade de personagens e tramas paralelas, exigindo do leitor mais atenção durante a leitura. A segunda parte do livro foca mais nas questões políticas da época, neste caso a ditadura e a perseguição contra os partidos de esquerda e a crise econômica da época. É um livro extremamente rico, mas também muito forte e incômodo pelas descrições de tortura e os estupros na narrativa. Outra coisa muito importante é a presença de mulheres fortes protagonizando o livro e a abordagem sobre questões de classe e o sufragismo feminino na década de 70 no Chile.

Foi meu primeiro contato com a Isabel Allende e já planejo ler outros de seus títulos, inclusive tenho aqui Muito Além do Inverno, lançado pela Record em 2017.

E vocês, já conhecem a escrita da autora? Qual seu livro favorito dela? Vou adorar saber :)

40 comentários :

  1. Não conhecia o livro nem a autora, mas adorei a premissa do livro, parece ser uma leitura bem envolvente, e essa capa incrível também me deixou curiosa para a leitura!
    Gostei de saber que é um livro rico, e que ela não poupa detalhes nas partes incômodas, vamos ver se terei a mesma opinião ;)

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste bastante da leitura, Carol! Depois me conta!

      Beijoos

      Excluir
  2. Olá!
    Já tinha ouvido falar na autora, mas ainda não tive oportunidade de conhecer as histórias. Pelo visto ela cria um enredo bem diferente, repleto de nuances e com muitas detalhes.
    Gosto de leituras assim, quando a narrativa é fluida.
    Vou procurar pra conhecer em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro contato com ela também, Camila! Já quero ler outros de seus livros :D Espero que goste da leitura!!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Olá!
    O título de cara já me chamou à atenção. Mas lendo toda resenha não sei se iria gostar tanto da leitura do mesmo. Não tenho muita paciência com temas como questões políticas e crise econômica. Mas por outro lado, o livro aborda os outros temas que chamaram minha atenção. As fotos ficaram lindas! Obrigada pela dica.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo, Polly! Também não tinha muita paciência, especialmente se tratando de realismos mágicos, mas depois de algumas experiências com livros assim acabei me acostumando e gostando também :) Obrigada!!!!


      Beijos

      Excluir
  4. Oie!

    Olha acho se não me falha a memória que já ouvi falar desse livro, mas nunca cheguei a realziar a leitura dele, mas lendo sua resenha fiquei bem intrigada e com certeza irei procurar ele para realizar a leitura no que eu voltar a ler esse estilo literário e também irei procurar as outras obras e ficar mais por dentro da escrita e histórias da obra! Obrigada pela dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pela leitura, Nay! Espero que goste bastante.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oi Gaby!
    Não conhecia a autora e a sua resenha foi o meu primeiro contato com ela. Fiquei muito curiosa, mas receosa também por ser um pouco mais lento, porém aborda temas bem intensos como o estupro e política. Espero ter oportunidade de ler essa obra! Você sempre arrasando nas resenhas ^^
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kamilla, tudo bem? Que bom que gostou da resenha!!! Demorou mas saiu hahaha. Espero que leia e curta a experiência :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, eu já ouvi falar desse livro e até tenho essa edição. Após conferir suas resenha, começarei a leitura já preparada para uma história com algumas partes bem tensas, mas espero gostar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabrielly!

    Sempre ouvi falar muito desse livro. Já esbarrei nele algumas vezes e nunca me atrevi a comprá-lo. Sei que um dia ainda criarei coragem para lê-lo. Um dia.kkkkkkkkk...

    Gosto de histórias que vão pelo sobrenatural, mostrando cenários e determinadas situações sobrenaturais como se fossem naturais. Mas gostar não significa que é o meu tipo preferido de história. Está longe de ser. Só que o que mais me atrai nesse livro não é nem sua história em si, mas a paixão que os leitores costumam ter por ele. Sempre que uma pessoa fala da história é com um sentimento muito forte, como se o livro fosse mais que especial, como se fosse a história da vida dela. É isso que faz eu desejar tanto ler o livro. Mas ao mesmo tempo sinto medo.kkkkkk...

    ResponderExcluir
  8. Lembro que a um tempo atrás esse livro estava na minha lista de leituras e eu o tirei sem nenhum motivo aparente e pela sua resenha vejo que se eu fosse lê-lo,não iria gostar muito, sempre pensei que tinha um teor mais sobrenatural, de terror, mas pelo visto não é algo desse gênero.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabrielly!
    Eu já li um livro dela, que foi "Paula", que vai falar da época em que a filha dela estava em coma. É interessante, mas um pouco difícil a leitura. Mas acredito que essa seja uma característica da autora, como você própria já disse na sua resenha a respeito da "Casa dos Espíritos". Tenho muito interesse nesse livro, até porque já assisti o filme e gostei bastante dele. E gosto bastante da Isabel, porque em todos os seus livros, essa parte política é muito forte - e pensando na época em que o Chile estava passando, acho isso muito importante.
    Parabéns pela sua resenha, está muito boa!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não conhecia o livro nem a autora, já havia visto essa capa em algum lugar mas nunca parei para ler a sinopse. Esse livro conta a mesma história no filme As sufragistas? O filme foi inspirado no livro? Gostei muito da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro deu origem a um filme de mesmo nome, A Casa dos Espíritos, protagonizado por Maryl Streep. O sufragismo é um movimento feminino histórico e o filme As Sufragistas foi inspirado nessas mulheres que lutaram pelo direito ao voto no início do século XX.

      Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Beijos

      Excluir
  11. Olá Gabi!!!
    Apesar de conhecer muitos clássicos esse é um dos que não conhecia ainda.
    Eu não sei o que anda acontecendo comigo que é poucos livros de fantasia que vem me atraindo e que eu venho lendo nos últimos tempos.
    Realmente, é muito difícil ler livros clássicos e resenhá-los porque os pensamentos daquela época e o mundo era um tanto diferente do nosso.
    Eu tô tão desatualizada de uma forma que para você ver nem sabia que tinha filme 😅

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabi

    Menina, eu sou muito lerda. Eu não estava ligando o livro ao filme! Claro que é a mesma história, como eu pude esquecer? Hahahaha
    Na época do lançamento dessa nova edição eu cogitei a solicitação, mas é como você disse... é uma história mais complexa e lenta, então preferi não solicitar para não ficar com aquela pressão de prazo. Vou comprar meu exemplar para ler mais tranquilamente. Adorei a resenha!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, Tamires! Espero que faça uma ótima leitura :D Depois me conta o que achou!!

      Beijos

      Excluir
  13. Conhecia a obra, mas só de ouvir falar. Jamais havia lido ao menos sua sinopse. Adorei conhecê-la mais a fundo, a trama me interessou bastante. Agora estou com vontade de ler a obra, vê se pode rs

    Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  14. Oie, gabi, adoro suas resenhas, pois são sempre completinhas e nos ajudam a perceber se queremos efetivamente ler o livro ou não. Nesse caso, embora eu já tenha a casa dos espíritos há um certo tempo, nunca tinha sentido essa vontade intensa de ler, até essa resenha, que me deixou pronta para começar o livro para ontem. Adorei todas as suas descrições e espero fazer essa leitura em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamara!! Eu adoro seus comentários aqui. Fico muito feliz que goste do conteúdo aqui do blog. Espero que faça a leitura e tenha uma ótima experiência! Infelizmente não funcionou tanto comigo, mas sempre gosto de frisar as partes boas e não tão legais para que o leitor tenha uma noção do que encontrará no livro.

      Super beijo!

      Excluir
  15. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar sobre o livro em si, mas confesso que me interessei por ele apesar da leitura não aparentar ser tão fluida. Confesso que me interessei sobre a parte que a autora é bem descritivas sobre as situações ruins, apesar de você citar que é incomodo de ler. Creio que se eu tiver a oportunidade de ter essa obra em mãos, eu a começarei apenas por que li a sua resenha.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Bruna! Espero de verdade que goste da leitura e tenha uma boa experiência. Vou adorar saber o que achou depois :)

      Beijoos

      Excluir
  16. Olha, não conhecia esse livro, mas depois dessa super resenha, não tem como não querer ler.
    Achei a capa linda também e a história me pareceu mega instigante.
    Adoro essa vertente literária e vou anotar co certeza essa dica!

    beijinhos!

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que linda! Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado. Boa leitura!!

      Beijos

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?
    Já tentei começar esse livro umas muitas vezes e nao consegui terminar, não consigo desenvolver a escrita da autora com tanta facilidade - mas já li outros escritos dela e gostei. Acho que essa história em si não me pegou. E também já assisti o filme, não faz muito tempo. Adorei sua resenha, o que mais gosto nisso tudo, é o universo que ela foi capaz de criar para escrever em um tempo particularmente ruim. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Tudo certo, e por aí? Super entendo! Em vários momentos a leitura foi diminuindo o ritmo e cogitei abandoná-la. De qualquer forma quero muito conhecer as outras obras da Allende!

      Beijoss

      Excluir
  18. Oi Gabi!!!
    Vim conhecer a autora através da sua resenha!!
    Não sou chegada a livros com essa temática, mas esse ano pretendo expandir os gêneros literários que leio.
    D8ca mais que anotada.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu vi uma coisa ou outra sobre esses livros e a autora e mesmo achando muito interessante o modo como ela leva as tramas esse não é um gênero que me agrada.

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?

    Eu não conhecia a autora, muito menos as suas obras. Não tenho o costume, também, de ler livros do gênero, mas esse me chamou a atenção. Gostaria de ver como os conflitos políticos foram descritos, além de claro, ver como as personagens femininas foram desenvolvidas nesse cenário. Nunca li nada do Chile (ou que se passasse na América Latina em geral, excluídos os do Brasil) e, mesmo que a autora não tenha dito que se passe lá, ela se baseou no seu país de origem, então quero ver como ela ambientou a obra.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá Gaby,
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho um livro em casa para ler e muita ansiedade. Acho que é um estilo da escrita da autora esses capítulos e parágrafos mais longos, bem como temas mais complexos. Eu fiquei bem interessada em saber como todos esses personagens são trabalhados nesse livro e vou anotar a dica, mesmo você tendo algumas ressalvas em relação a ele.
    Adorei suas impressões e espero que os próximos livros da autora te agradem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Bruna! Com certeza irei ler mais da autora, inclusive já tenho outra obra dela aqui na fila; espero ter experiências melhores.

      Me conta o que achou, quando ler :)

      Beijos!

      Excluir
  22. Oi Gabrielly! Tudo bem?
    Se eu tivesse que escolher um personagem mais desgraçado na literatura dos que eu vi até hoje (apesar de que vi apenas o filme baseado nesse livro), o Trueba vence em todas as categorias possíveis que eu acredito que existem porque o cara é um EMBUSTE DA PORRA. Eu odeio ele com todas as forças.
    Com honestidade, eu admiro MUITO a Isabel Allende por ter conseguido suportar tanta dor como a que ela suportou e se tornado a escritora consagradíssima que ela é hoje.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, também odiei muito o personagem! Pior é ver os outros personagens levando tudo como algo "aceitável" ou não fazendo nada para impedir o que ele fazia.
      Quero muito conhecer a autora e suas obras mais afundo!

      Beijos e muito obrigada pela visita :D

      Excluir
  23. Olá
    Já tinha ouvido falar deste livro e jurava que era de terror. Pela resenha percebi que é uma história muito profunda e que eu adoraria ler, nunca li nada do tipo. Adoro livros clássicos então esse vai para minha listinha.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura, Renata! :) Me conta depois o que achou?

      Beijos!

      Excluir
  24. Chocada com a minha ignorância. Juro que achei que Isabel Allende fosse tipo Zíbia Gasparetto, não me conformo com a burrice kkkkkk
    Depois de ler sua resenha e descobrir que Isabel está muito mais pra Gabo que Gasparetto, com certeza vou ler. Além de querer ler mais mulheres esse ano, quero ler mais escritores latinos.
    Beijão!!!
    (aguenta o flood de comentários aqui hueheuheu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAA hahahahahhaha Eu também achava, Ana! E olha, acredito que não somos as únicas.
      Leia sim!!!! Realmente comparam bastante essa obra a alguns clássicos do realismo mágico, incluindo Cem Anos de Solidão.

      AMO seus comentários! É sempre uma alegria te ver por aqui.
      Super beijo!

      Excluir

Obrigada por comentar!