terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Resenha || The Girl from Everywhere: O Mapa do Tempo, de Heidi Heiling

Editora Morro Branco, 2017 || 416 páginas || Skoob
Sinopse: Nix é uma viajante do tempo. Ela e seu pai, Slate, velejam a bordo do Temptation, um navio pirata repleto de tesouros. Ao longo do caminho eles encontram amigos, uma tripulação de refugiados do tempo e até mesmo um charmoso ladrão que pode significar muito mais para Nix. Tudo que Slate precisa é um mapa certo para viajar a qualquer tempo e lugar, real ou imaginário: seja para a China no século 19; terras vindas direto das Mil e Uma Noites ou até mesmo uma mítica versão da África. Apesar das inúmeras possibilidades, o pai de Nix está obcecado com um mapa específico: Honolulu, 1868 – o ano de nascimento de Nix e a última vez em que ele viu sua esposa viva. E, por uma chance de reencontrá-la mais uma vez, Slate está disposto a sacrificar a tudo e a todos. Quando o desejado mapa aparece, Nix vê sua própria existência em perigo e agora deve descobrir o que quer, quem é, e aonde realmente pertence, antes que seu tempo acabe. Para sempre. 

RESENHA ✍

The Girl from Everywhere: O Mapa do Tempo é o livro de estréia da autora Heidi Heiling, nascida em Honolulu, no Havaí, cenário paradisíaco onde se passa boa parte dessa história. Lançado em 2016, seu livro logo conquistou milhares de jovens leitores, apresentando Nix, uma adolescente que viaja no tempo e espaço à bordo de um enorme navio.

O Temptation é comandado por Slate, pai de Nix, e é ele quem possui o dom da Névoa, sendo capaz de viajar no tempo e para qualquer lugar, seja real ou fictício, desde que tenha um mapa original em mãos. E sobre mapas Nix entende muito bem.

A tripulação do navio já viu de tudo, e juntos passaram pelas mais incríveis aventuras, algumas das quais foram alimentadas pelo maior desejo de seu pai, algo pelo qual ele daria tudo: um mapa que o levasse para o ano de 1868 em Honolulu, Havaí, onde ele conheceu a mãe de Nix, que morreu pouco depois de dar à luz. Slate tem certeza que, se ele voltar àquele ano, pode reencontrar sua amada e protegê-la, mas parece não entender, ou não querer entender, o que está bem claro para sua filha: a viagem poderia reunir sua família e lhe dar a casa e o amor materno que nunca conheceu, mas também, e mais provavelmente, pode colocar sua própria existência em risco.
"Quando eu era jovem, aprendi a contar com a perda. Cada vez que dormia, alguma coisa desaparecia. Cada vez que acordava, alguém tinha ido embora. Mas... também aprendi que criamos alguma coisa nova todos os dias. E seja o que for, vivemos essas coisas enquanto elas duram. (...) Paraíso é uma promessa que nenhum deus se incomoda de cumprir. Só existe o agora, e amanhã nada será igual, gostemos disso ou não."
Quando o desejo de seu pai parece perto de se realizar, a maior aventura da vida de Nix tem início, e um dilema a acompanha durante todo o processo: ajudar Slate em seu plano mesmo que isso coloque sua vida em risco, ou escapar enquanto há tempo.


O Mapa do Tempo é um livro jovem adulto de fantasia narrado em primeira pessoa pela protagonista, Nix, que tem 16 anos e não conhece outra vida além da que tem ao lado de seu pai e da tripulação do Temptation, cortando mares e viajando no tempo através dos mapas que possuem.

A autora introduziu no enredo várias lendas, mitos e seres fantásticos, o que dá a essa narrativa um tom mágico extraordinário. A ambientação foi, em minha opinião, um ponto forte no livro, pois a autora não economiza ao descrever os cenários paradisíacos do Havaí, seus mares, florestas e costumes. Me senti dentro da história e minha vontade de visitar o estado americano só aumentou!

Além da Nix e do Slate, outros personagens também vivem no Temptation: Bee, uma mulher que convive com o fantasma da falecida esposa, Ayen; Rotgut, um ex-monge fugitivo e Kashmir, um jovem ladrão Persa. Senti falta de mais sobre esses personagens, suas histórias e como eles chegaram ali. A autora os apresenta de forma muito resumida, e espero reencontrá-los nos próximos volumes da série. 


Nutri um carinho especial pelo Kashmir, melhor amigo da Nix, corajoso e sempre disposto a proteger sua amiga, o navio e seu Capitão, além de lutar e defender o que acredita. Claro, existe aqui um possível interesse amoroso. Na verdade, um possível triângulo amoroso com um outro personagem que aparece mais adiante no livro. Quem acompanha o blog sabe que não gosto de triângulos amorosos, e, infelizmente, não foi diferente com esse aqui. 

Lembrando que esse é um livro jovem escrito de forma leve e simples que e possui sim alguns dilemas adolescentes, que a autora costura muito bem e não pesa a mão na hora de desenvolvê-los.

The Girl from Everywhere: O Mapa do Tempo é um livro de fantasia onde magia, história e mitologia andam de mãos dadas. Certamente uma leitura que indico a todos!

A editora Morro Branco criou uma capa original para o livro e ela está ainda mais bonita que a americana. A revisão está impecável e também a tradução. No meio do livro encontramos alguns mapas, lindíssimos, que deixam o leitor ainda mais próximo e ligado à trama.

Leiam! :)

33 comentários :

  1. Oi Gaby!
    Já tinha visto essa capa que é de fato maravilhosa, mas não sabia bem do que se tratava, já gostei que a própria editora criou a sua própria. É raro isso acontecer kkk
    A história parece ser bem legal, já fico imaginando como foi essa ambientação. Pena que tem triângulo amoroso. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo, não é? Vivo pegando o livro na estante só pra admirar essa edição kkkk
      Beijoos

      Excluir
  2. Eu amei a capa do livro e quando li que tem viajem no tempo, pronto... já quero ler. Gosto da impressão de riqueza na história, em nos apresentar um pouquinho do Havaí.
    As fotos ficaram lindas e eu anoto adica, espero ler em breve.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Eu não conhecia o livro mas ele chama muita atenção pelo nome e capa. Achei a história muito interessante, o nome da personagem me lembrou de outra história onde tem uma deusa chamada Nyx. Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura, Amanda! Depois me conta o que achou :D

      Beijos

      Excluir
  4. Oie.... eu não conhecia o livro e muito menos a autora. Não sou fã de fantasia, mas tenho certeza que meu marido iria amar esse livro! Achei a diagramação impecavél e a história muito coerente. Adoro quando um autor mescla folclore ou mitologia, lendas em um livro.
    adorei a resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fabi! Esse livro é muito bom! Passa a indicação pro marido sim :D

      Beijos

      Excluir
  5. Gaby, eu ando meio enjoada de YAs, sabe? A não ser os fofinhos de Natal mesmo, que são bem docinhos... rsrs. E eu também não sou muito fã de viagem no tempo. O único livro (série, na verdade) de que gosto e tem viagem no tempo é Outlander, mas a viagem no tempo nem é a coisa principal na história.
    Pelo que li em sua resenha, esse livro tem uma premissa bastante similar ao Passenger, da Alexandra Bracken, não? Foi a impressão que eu tive.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii San! Que bom te ver por aqui <3
      Super te entendo. Fiquei bem enjoada de YA's e NA's boa parte desse ano.
      AMO Outlander! Outro livro que tem viagem no tempo mas não é o principal da trama é Kindred, da Octavia E. Butler. Acho que você vai amar!

      Não li Passanger ainda, mas está na lista. A premissa é um pouco parecida mesmo!

      Super beijo!

      Excluir
  6. Oi querida!
    Vou ser sincera com você e dizer que não li toda a resenha, apenas a sua opinião sobre a escrita da autora e sobre a leitura. Porque estou com esse livro aqui na minha estante, e vai ser a minha próxima leitura e fiquei fugindo de todo e qualquer spoiler possível (não que você tenha escrito algo, mas eu quero ler ele sem saber de nada). Eu gostei da forma que você relatou sobre a obra da autora e espero gostar tanto quanto você.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste bastante da leitura também, Alice!! E se já leu, me conta aqui o que achou <3 Vou adorar saber!

      Beijoos

      Excluir
  7. Olá!
    Fantasia não está entre meus gêneros preferidos de leitura, mas o fato da autora ter dado à narrativa um tom mágico, me deixou muito curiosa!! Obrigada pela sugestão!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Meu exemplar esta chegando, estou simplesmente encantada com a editora, capas maravilhosas, historias maravilhosas, e ler sua resenha me deixou mais tranquila por ter escolhido comprar o livro.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, Rafaella!! Esse livro é um amor. Depois me conta o que achou <3

      Beijoos

      Excluir
  9. Oi, Gaby!
    Achei interessante a editora manter o nome original da série. Gostei muito da premissa e vou pesquisar melhor sobre essa série, adoro fantasia! Vai para minha lista de desejados.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta do gênero você vai amar esse livro, Lucy!

      Super beijo

      Excluir
  10. Olá, tuuudo bem? Espero que sim.
    Nossa que interessante isso da autora manter o título original. #Jágostei
    Quem não ama um livro com escrita leve e simples, né msm?
    Parabéns pela ótima resenha!!
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A editora Morro Branco tem um cuidado muito especial com as edições <3 Amei que mantiveram o título e fizeram uma capa original para a obra.
      Muito obrigada!!!
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Fantasia não é meu gênero favorito, e é difícil achar alguma história que me agrade. Mas essa história, despertou minha curiosidade. Essa capa chama muito a atenção mesmo! Com certeza essa dica foi anotada. Sua resenha está ótima! Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que se interessou pelo livro! É muito bom e merece super ser lido!
      Muito obrigada!!!
      Boa leitura <3

      Excluir
  12. Eu amo livros com mapas, torna-os tão mais bonitos! Vi que quem ajudou no processo de revisão foi a Mel do canal Literatu-se, já me interessei mais ainda! A editora em questão nunca deixa a desejar quando o assunto é capa, né? Uma lindeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?! Livros com mapa são lindosss demais e super agregam na experiência de leitura.
      Realmente a Editora Morro Branco arrasa demaissss nas edições! Sou fã.

      Super beijo

      Excluir
  13. Mano do céu, que narrativa incrível!
    Amei, de verdade. Desde a capa, até o enredo. Amo viagens no tempo, e adoro um bom livro de fantasia, então é incrível o que essa autora foi capaz de fazer. Espero poder conferir logo, pois me apaixonei pela sua resenha! Me deixou morrendo de vontade de embarcar nessa viagem com eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que amor! Fico feliz que tenha gostado do post e se interessado pelo livro, Jéssica!
      Espero que faça uma ótima leitura! E depois me conta :D

      Beijosss

      Excluir
  14. Olá,

    Estou vendo muitas pessoas lendo e falando super bem desse livro, ainda não tive a oportunidade de fazer essa leitura. Mas, como não estou na vibe para fantasia, irei deixar a dica para um outro momento. Devo confessar que as edições da Morro Branco está muitos bonitas, vontade de adquirir só para ter essa beleza na estante haha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está lindo demaissss. Por dentro e por fora!
      Obrigada pela visita, Thay!

      Beijos

      Excluir
  15. Oi, gabi! A morro branco tem arrasado nos livros lançados. Gostei de saber sobre esse livro, embora eu não curta muito fantasia, mas sempre gosto de inserção de lendas e adoraria conhecer o havaí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Havaí desse livro é simplesmente mágico! Está aí um lugar que fiquei morrendo de vontade de visitar :D

      Beijos

      Excluir
  16. Oiee Gabi ^^
    Eu sempre digo que fantasia não é comigo, mas estou sempre lendo um ou outro livro fantástico...haha' Vi algumas pessoas mencionando esse livro no Instagram, mas ainda não sabia do que ele se tratava. Fiquei curiosa para conhecer melhor a história, e saber dos mapas me deixou animada (adoro mapas dentro de livros...haha'). Normalmente eu tento fugir de histórias que trazem dramas e dilemas adolescentes, mas vou confiar na sua palavra que a autora conseguiu costurar isso...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que se interessou pela leitura Dryh!! Vou adorar saber sua opinião depois <3

      Super beijo! ♥

      Excluir
  17. Olá Gaby,
    Estou com esse livro em casa para ler e super ansiosa para pegá-lo na estante, só faltou tempo mesmo. Os livros de fantasia da MB são sempre extraordinários e sei que esse não vai ser diferente, sabe? Eu meio que simpatizei com o amigo de Nix só por sua resenha e com ela também. Imagino como deve ser vera história desenrolar e estou mais ansiosa ainda para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!