terça-feira, 23 de maio de 2017

O Livro dos Espelhos, de E. O. Chirovici

Autor: E. O. Chirovici
Título original: The Book of Mirrors
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 322
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: Quando o agente literário Peter Katz recebe por e-mail um manuscrito parcial intitulado O livro dos espelhos, ele fica intrigado. O autor, Richard Flynn, descreve seus dias em Princeton, e documenta sua relação com Joseph Wieder, um renomado psicólogo, pesquisador e professor. Convencido de que o manuscrito completo vai revelar quem assassinou Wieder em sua casa, em 1987 — um crime noticiado em todos os jornais mas que jamais foi solucionado —, Peter Katz vê aí sua chance de fechar um negócio de um milhão de dólares com uma grande editora. O único inconveniente: quando Peter vai atrás de Richard, ele o encontra à beira da morte num leito de hospital, inconsciente, e ninguém mais sabe onde está o restante do original. Determinado a ir até o fim neste projeto, Peter contrata um repórter investigativo para desenterrar o caso e reconstituir o crime. Mas o que ele desenterra é um jogo de espelhos, uma teia de verdades e mentiras, e uma trama mais complexa e elaborada que a do primeiro lugar na lista de mais vendidos dos livros de ficção.

O agente literário Peter Katz recebe muitos manuscritos de escritores iniciantes, que sonham em ver seu trabalho publicado, mas nem sempre esses livros o instigam de verdade, não tanto quanto O Livro dos Espelhos, um manuscrito parcial escrito por Richard Flynn, que escreveu também uma intrigante carta de apresentação, que foi o que convenceu Peter a dar uma chance aquela leitura.

A história do livro é a do próprio autor, Flynn, de quando estava na universidade. Um homem tranquilo, sem vícios, que leva a vida sem grandes extravagâncias, sem grandes segredos ou mistérios, não até conhecer sua nova colega de apartamento, Laura Baines, por quem logo se apaixona. Ela o apresenta então ao professor e amigo Joseph Wieder, famoso na área da psicologia criminal, com quem tem uma relação no mínimo estranha, e a quem está ajudando a escrever um livro, sobre o qual nenhum dos dois parece querer falar.

A relação entre Laura e Wieder logo deixa Richard desconfiado, e mais ainda os segredos que ambos escondem, as mentiras e os jogos de manipulação e poder.


Mas o manuscrito não está completo, e a história termina em um ponto importantíssimo. O que se sabe é que Wieder foi assassinado, mas o porquê não foi revelado ali, nem o autor do crime. Curioso, o agente vai atrás de Flynn para conseguir a parte final do livro, porém descobre que ele está entre a vida e a morte no hospital. Então ele vem a falecer e, com aquela parte da história em mãos, Peter irá atrás de mais informações sobre aquele crime, e contrata um jornalista para fazer a investigação. Quem sabe eles poderiam conseguir completar a obra, pois com certeza venderia muito.
"Eu prefiro manter minhas lembranças, sabe, não importa o quão dolorosas sejam. Às vezes eu as uso como os católicos usam um cilício: eles são abrasivos e você os amarra em volta da cintura ou na coxa. Isso me ajuda a nunca esquecer do que alguns seres humanos aparentemente normais são capazes, e que, às vezes, por trás das aparências se escondem monstros."
Escavando mais e mais aquele caso, o jornalista John Keller se depara com uma teia de intrigas, segredos e mentiras, com becos sem saída e novas descobertas sobre o caso fechado tantos anos atrás. Conseguir respostas será ainda mais difícil do que imaginou.

E o que temos aqui, então? Um livro dentro de um livro. Um assassinato, dois manuscritos desaparecidos e três homens em busca de respostas quase 30 anos depois. O Livro dos Espelhos é um Thriller misterioso e de leitura frenética que não foca simplesmente em quem matou; é um livro sobre os motivos e, acima de tudo, sobre as peças que a mente humana é capaz de pregar, como as pessoas lembram, de formas diferentes, os mesmos episódios. E o preço que elas pagam por isso.


Eu adorei a leitura e também o fato de o autor focar mais na tensão, no mistério e nos personagens, desenvolvendo todos com maestria. A trama não possui tanta ação, o que não me incomodou, pois o que ganha mais destaque é mesmo a investigação.

Chirovici é um autor de destaque da Romênia, vendendo cem mil exemplares de seu primeiro romance, The Massacre, ainda não publicado do Brasil. O Livro dos Espelhos é seu primeiro livro traduzido para o português e está conquistando os fãs do gênero ao redor do mundo. E não é para menos, pois com sua escrita fluída ele consegue envolver o leitor desde a primeira página, e quando vemos já acabou.
"Todos erraram e enxergaram apenas suas próprias obsessões pelas janelas através das quais tentavam ver, janelas essas que na verdade nada mais eram que espelhos. Um grande escritor francês disse certa vez que a lembrança das coisas passadas não é necessariamente a lembrança das coisas como aconteceram. Acho que ele estava certo."
Indico a leitura a todos os fãs do gênero, sem exitar. Eu realmente gostei da leitura! A edição está muito bonita, com essa capa que faz jus ao teor da obra. A fonte e diagramação tem ótimo tamanho, tornando a leitura muito confortável.

Leiam!

19 comentários :

  1. Oi Gaby!
    Que bom que gostasse da obra, de fato não tem muita ação, mas fisga o leitor da mesma maneira. E eu gostei muito disso, de investigar e descobri junto, apesar do final não ter sido tão satisfatório pra mim justamente por não ter tido aquele clímax, que estou acostumada em livros do tipo. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fisga e muuuito, especialmente na narrativa do Richard! Eu sou bem chata com desfechos kkkk

      Beijos!

      Excluir
  2. Que livro incrível! Achei o enredo super interessante e já estou intrigada com esse mistério e curiosíssima para saber quem é o assassino. Sua resenha está ótima, a capa é realmente linda e combinou muito com a história. Espero ler em breve, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste bastante, Jennifer! Obrigada <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Oie tudo bem?!? Estou super de olho nesse livro não é de hoje e adoreiiii a resenha!!! Se eu tinha dúvidas não tenho mais.
    Já está na minha lista de desejados e em breve pretendo lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Anastacia <3 Fico muito feliz! E espero que goste bastante da leitura também :D

      Super beijo!

      Excluir
  4. Olá! Já ouvi muito sobre este livro e sempre me deixou com a sensação de que é "livro pra roer unhas". Ou seja, fico nervosa, tensa, mas pre-ci-so saber o final. Obrigada por compartilhar suas reações conosco. Me deu mais parâmetros sobre o livro. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Beta! Realmente é um livro que deixa o leitor tenso, e não só pelo suspense, mas pela complexidade da história e personagens, que se desenrolam maravilhosamente.

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá
    Nossa que curiosidade, já tinha visto a capa desse livro nos lançamentos mas não fazia ideia do que se tratava, e agora fiquei mega curiosa para saber o que aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e desvende logo esse mistério, Daniele :D

      Beijos

      Excluir
  6. Parece ser um romance policial bem intrigante. Fiquei realmente curiosa e vou anotar a dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, gosto da capa e do título desse livro. Pela sua resenha, fiquei curiosa para ler e descobrir mais sobre esse livro dentro de outro livro e como foi essa história do assassinato ocorrido tantos anos antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito instigante, Mari! Espero que tenha a oportunidade de ler e curta a leitura :D

      Beijos!

      Excluir
  8. Oii,

    Vi esse livro rolando na minha timeline do Facebook, mas não dei muita atenção. Simplesmente adorei o enredo e esse mistério com a busca pela parte final do livro. Já estou mega curiosa para saber mais sobre a história. Parabéns pela resenha e por me deixar mais curiosa..hahaha.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Você disse romance policial? Pois eis aqui uma humilde fã. Me interessei muito pela história e também pelo autor, nunca li nada de ninguém nascido na Romênia, o que me chama mais atenção ainda. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabrielly, sua linda, tudo bem?
    Achei a história super interessante, ele estava escrevendo sobre um assassinato e acabou sendo morto antes de revelar tudo o que sabia. E o assustador, o assassino está vivo e solto mesmo 30 anos depois. Achei interessante essa parte também da nossa mente pregar peças, fazendo com que as pessoas não se lembrem da mesma forma do episodio que testemunharam. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Eu não conhecia essa obra, o enredo é bem bacana e parece ser bem montado a ponto de nos deixar envolvidos. Gostei!
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ola Gaby lindona, quando lançou o livro já fiquei bem curiosa, lendo sua resenha acertei em cheio, adoro um bom suspense sendo bem construído e acredito que o livro não deixe pontas soltas e prende a atenção do leitor, irei ler com certeza. beijos ótima resenha

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!