sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Grau 26 - A Origem, de Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski

Resultado de imagem para grau 26Autores: Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski
Série: Steve Dark #1
Título Original: LEVEL 26
Editora: Record
Ano: 2009
Páginas: 434
Skoob
Sinopse: O primeiro volume da série, Grau 26: A origem, apresenta Steve Dark, um agente aposentado do FBI que volta ao trabalho para deter um assassino em série como o mundo nunca viu. Os agentes da lei sabem que assassinos são categorizados em uma escala de 25 graus de perversidade, desde os mais simples oportunistas do Grau 1, aos torturadores metódicos do Grau 25. O que quase ninguém sabe é que uma nova categoria está prestes ser criada. Comandado pelo talentoso detetive Dark, um grupo de investigadores de elite segue o rastro de um assassino tão terrível — responsável por matar, violentar, mutilar, envenenar e torturar brutalmente 35 pessoas em seis países durante 23 anos — que não se encaixa em nenhum dos 25 graus de psicopatia conhecidos, obrigando a lei a criar uma nova classificação de crueldade para encaixá-lo. Seu nome é Sqweegel. Seus alvos: Qualquer um. Seus métodos: Ilimitados. Sua classificação: Grau 26.

Normalmente os assassinos são classificados de 1 a 25 graus de perversidade, começando pelos oportunistas (grau 1) até os torturados metódicos (grau 25). Até que aparece Sqweegel, um novo tipo de assassino, que leva a policia a criar um novo nível de assassinos: o Grau 26.

Ele mata suas vítimas de maneira sádica, e o pior: filma tudo. Mas nunca deixa pista concreta que faça com que a policia finalmente o capture, por mais que cheguem perto disso muitas vezes.

Em meio a tantos assassinatos cometidos por Sqweegel, somos apresentados a Steve Dark, um ex-detetive que decidiu deixar seu trabalho para dedicar-se a mulher gravida.

Mas, mesmo depois de tanto tempo afastado do trabalho, Dark foi chamado de volta para tentar por fim a crueldade desse assassino, já que ele foi uma das pouquíssimas pessoas que chegaram perto de capturar o “monstro”, forma como Dark chama Sqweegel. O que ninguém sabe é que o ex-detetive tem motivos pessoais para estar atrás dele.

Dark então fica dividido entre acabar com Sqweegel e proteger sua mulher; mas ele enfim se decide quando o “Monstro” da sinais de que esta mais perto do que ele poderia imaginar.

Sobre minha experiencia de leitura: Quando comecei essa leitura, por indicação de uma amiga, tive medo de me decepcionar, pois vim de outra tentativa de livro de terror (Carrie, do King) e me decepcionei com ele, achei muito fraco.

Mas me surpreendi logo de cara;  no primeiro capitulo eu já estava arrepiada e com o coração a ponto de sair pela boca. Esse livro não é vendido como terror, mas aposto que é mais assustador que muito livro do gênero.

O Sqweegel é um verdadeiro monstro, daqueles que fazem picadinho de suas vitimas, isso, acreditem, pra dizer o mínimo sobre o grau de perversidade desse ser. Mas de personagem bom, para por ai, não gostei de nenhum outro.

A história de Grau 26 é extremamente envolvente. Ele é um romance interativo, no final de alguns capítulos, o leitor encontra senhas para entrar em um site e assistir a vídeos que, acredito, tornam a leitura muito mais eletrizante (disse acredito por que não assisti a eles, pois a leitura já estava pesada demais sem sua ajuda rsrs). Segundo li em resenhas por ai, esses vídeos, hoje, podem ser encontrados no youtube, já que o site do livro não existe mais.

Na minha opinião, a perversidade e a origem extremamente misteriosa do assassino, são os pontos que tornam o livro tão interessante. A narrativa eletrizante também é um ponto muito forte, faz com que o leitor não consiga, nem muito menos queira, ficar longe dessa historia por muito tempo.

Mas, por outro lado, só as cenas em que o Sqweegel aparece são assim; as cenas da investigação são muito lentas e monótonas.

As escritas dos autores Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski em conjunto é  muito fluida; a diagramação do livro é muito caprichada, no final de alguns capítulos, além das senhas para os vídeos também encontramos ilustrações muito perturbadoras, o que torna a leitura um pouco mais rápida. Com certeza esse livro entrou para minha lista de favoritos.

Enfim, essa é uma excelente indicação para os fãs de CSI, já que um dos autores é também criador da série, e para quem gosta de livros com bastante violência, tortura e sangue. Mas atenção para quem tem estomago fraco: algumas cenas são extremamente detalhadas e pegam o leitor totalmente desprevenidos.

24 comentários :

  1. Um romance interativo. Que ideia genial! Acho que iria adorar estar lendo e me deparar com senhas e conteúdos externos para acessar. Fiquei muito curiosa e irei anotar a dica sim. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cat! Esse livro é incrível mesmo, espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  2. Olá
    Adoro romances policiais. E esse li faz um bom tempo, e achei incrível.
    E essa interatividade é muito legal.
    Bom mesmo seu aviso sobre as cenas mais fortes, qdo li eu não fazia ideia. Mas assisti a cada vídeo...
    Boa resenha :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Que bom saber que também adorou fazer essa leitura; com os vídeos a experiência deve ter sido muito mais incrível, né? Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada! Beijos

      Excluir
  3. Olá,

    Já tinha ouvido falar nesse livro, porém não tinha lido nenhuma resenha sobre. Adoro livros com ação e por ter lido alguns livros de serial Miller, estou acostumada com essa brutalidade. Enfim, fiquei bem curiosa e na expectativa de fazer essa leitura, pois promete dar muitos arrepios, espero ler o mais breve possível.


    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne! Se você já gosta desse gênero e está acostumada com esse tipo de narrativa mais brutal, tenho certeza de que vai adorar essa leitura. Beijos

      Excluir
  4. Oie!
    Já vi que esse é aquele tipo de livro que quando começa não consegue parar, e ainda precisa ter mente aberta para não se impressionar com as cenas descritas.
    Muito interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Sim, essa leitura é daquelas que não nos deixa querer ficar muito tempo longe. Beijos

      Excluir
  5. Nossa! Esse livro deve ser realmente sensacional!
    Amo CSI e amo ainda mais suspense!!!
    Adorei a resenha e a dica!!!
    Obrigado!!!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Se você já gosta de CSI e de suspense, esse livro com toda certeza é pra você. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  6. Oi, que interessante, um romance interativo, acho que por causa disso, não teria coragem de ler esse livro, pois depois de você ter dito que é livro pesado que assusta mais que muito livro de terror, acho que não teria estomago e psicológico para lê-lo, mas ele parece ser um livro incrivel. Parabéns pela leitura.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane! Esse livro é incrível sim, espero que dê uma chance a leitura e que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    Confesso não ser grande fã do gênero mais fiquei super curiosa para conferir a obra e como o caso será resolvido por Dark e porque é uma questão pessoal para ele.
    Não sei se teria estomago para tais cenas detalhadas e que pegam o leitor desprevenido, mas pretendo arriscar em breve a leitura.
    Dica anotada! Adorei a capa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de realizá-la. Beijos

      Excluir
  8. Olá, Maria. Eu sou fã de livros policiais, tipo, muito fã mesmo. A história já me deixou bastante curiosa a respeito, mas você citou sobre a narrativa, me deixou mais curiosa ainda.
    Livros com uma narrativa fluída são ótimos, ainda mais se tratando desse gênero.
    Adorei a dica e com certeza já a anotei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Se você já é fã desse gênero, com certeza vai adorar fazer essa leitura. Beijos

      Excluir
  9. Violência, tortura e sangue não são pra mim, meu estômago é mega fraco e de jeito nenhum tentaria fazer uma leitura dessas. Não gosto nem de imaginar os vídeos, ia querer passar longe, ainda bem que você não viu... Hehe... A sinopse já me deu arrepios e a leitura acabaria comigo, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Que pena que não tem interesse em fazer essa leitura, mas eu entendo, tem que ter um estômago de aço pra realizá-la. Beijos

      Excluir
  10. Leitura pesada, e eu já desvio do livro haha Queria muito gostar do gênero, mas pra mim é difícil gostar de qualquer coisa envolvendo terror. Deixo essa dica para quem se instiga com eles
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool! Que pena que não tem interesse na leitura. Beijos

      Excluir
  11. Eu lembro de quando o livro foi lançado que era super legal essa coisa interativa que ele propõe, pena que o site não está mais no ar (mas que bom que dá para encontrar os videos no YT, mesmo não sendo a mesma coisa do que acessar um site especial e colocar a senha).
    Não sei se eu teria estômago para o livro, fora o fato de que essa coisa de assassinos desse nível me deixarem morrendo de medo. O livro não é vendido como terror mas me parece que deveria...rs
    Achei a ideia da história bem interessante, e como fã de CSI curtiria muito arriscar a leitura, mas ainda não decidi se quero ou não ler... Oh, dúvida cruel!!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lica! Se já é fã de CSI essa leitura é indispensável para você; espero que goste da leitura quando resolver realizá-la. Beijos

      Excluir
  12. Ola Lica estou doida para ler esse livro, adoro esse gênero e com o diferencial de ter alguns capítulos interativos só me agrada, li muitos elogios a esse livro e confirmei com sua resenha que irei amar a leitura. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! Fico feliz que tenha interesse na leitura e espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!