quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Resenha || Força é a Nova Beleza, de Kate T. Parker

Editora Rosa dos Tempos, 2018 || 256 páginas || Skoob
Sinopse: Nas 175 fotos Força é a nova beleza, você vai ver meninas empoderadas, engraçadas, aventureiras, assertivas, barulhentas e criativas. Garotas que amam esportes e garotas que amam artes. Guerreiras. Sobreviventes. Garotas com os pés calejados em sapatilhas de balé e garotas usando camisas de futebol. Garotas desafiadoras e orgulhosas, mostrando suas cicatrizes, cabelos bagunçados e pés encardidos. Garotas aconchegadas no sofá, brincando ao ar livre, reivindicando sua independência diante das adversidades, cantando e tocando instrumentos. Este livro captura sua essência em palavras e sorrisos, com fotografias que inspiram — e servem como prova da máxima de que o que somos por dentro é o que conta. 

RESENHA ✍

Não é incomum encontrarmos imagens de garotas todas produzidas, participantes de concurso de beleza mirim, modelos de maquiagem, de roupas de grife, de salto alto e parecendo bem mais velhas do que realmente são. A industria da beleza não polpa as crianças, e hoje em dia é algo mais escrachado; a quantidade de denuncias, de repúdio, não vencem o sistema, que propaga a imagem de meninas agindo como adultas. Até no dia a dia, nas rotinas familiares, vemos isso ser aplicado de forma mais sutil: as garotas precisam se sentar "como mocinhas", estar com os cabelos sempre bem penteados, sempre limpas e com roupas passadas; pés limpos, calçadas, bem vestidas, sempre rosa.

Eu lembro que já ouvi tudo isso, desde bem pequena sempre ouvia como deveria me comportar, como deveria me vestir ou usar meu cabelo. Aos sete anos, vestidos rodados eram meu pesadelo, e eu chorava para não ter que usá-los, mas tinha que usar mesmo assim. Hoje vejo isso sendo imposto ainda na minha família, a questão da cor, dos modos... Mas só com as meninas. Sempre com as meninas.
"Todos nós levamos rasteiras da vida. Caímos. Falhamos. No trabalho, nas brincadeiras, na escola. (...) Independente disso, a mensagem é a mesma: em alguns momentos, a vida será difícil. (...) Uma escolha errada é apenas uma escolha errada. Uma oportunidade perdida representa que outras virão. A vida derruba essas meninas, mas elas não ficam no chão - elas nunca ficam no chão." p. 73
Neste livro a fotógrafa Kate T. Parker celebra a arte de ser livre, a beleza de ser quem você é, de fazer o que ama e se deliciar com isso. São 175 fotos que mostram garotas sendo corajosas, brincando, sujas de lama, praticando esportes, com cabelos emaranhados e roupas encardidas, rasgadas na euforia das brincadeiras ao ar livre; elas tocam instrumentos, cantam, descobrem sua voz, sua força, sua garra. Elas querem mudar o mundo, ser reconhecidas no mundo, e encantam com suas palavras doces e sinceras, e seus sorrisos enormes. "Força é a nova beleza" é um livro inspirador. Adorei conhecer cada uma dessas crianças incríveis, criativas e espertas...

É um livro de fotografias, cada uma com uma frase da garota ali, seu nome e idade. É mais um livro da editora Rosa dos Tempos de conteúdo empoderador e inspirador, que com certeza irei emprestar e incentivar a leitura.

Conheça algumas das meninas do livro:

"Pular nas folhas é a melhor coisa!" Alice, 6 anos.
"Gosto de manter a mente aberta para ser mais criativa." Faith, 18 anos.
"Acho que todas as garotas deveriam se concentrar mais em quem são por dentro e bem menos na aparência. Me senti muito mais forte quando parei de me importar. Cabelo molhado de água do lago? Tô nem aí!" Haley H., 10 anos
"Tenho artrite juvenil e não gosto quanto tenho que usar minha cadeira de rodas. Mas quando preciso usá-la, fico no controle e não preciso que ninguém me empurre." Emme, 7 anos.

Lembrou de alguma garota? Que tal dar esse (ou outro livro) de presente neste Natal? Tenho certeza que alguém ficará muito feliz :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!