sábado, 25 de novembro de 2017

As Garotas de Corona Del Mar, de Rufi Thorpe

Resultado de imagem para as garotas de corona
Autora: Rufi Thorpe
Título original: The Girls from Corona Del Mar
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 288
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Amizade entre garotas pode ser intensa e, no caso de Mia e Lorrie Ann, não há dúvidas de que isso é verdade. À medida que crescem, a vida de Mia e Lorrie Ann é preenchida com praia, diversão e passeios ao shopping. Por outro lado, como toda amizade, há conflitos e dores. Mia e Lorrie Ann convivem há muito tempo e possuem personalidades opostas. Mia é a bad girl , vivendo em uma família problemática. Lorrie Ann é linda e amável, quase angelical, e tem uma família que parece ter sido arrancada de um conto de fadas. Mas, quando uma tragédia acontece, a vida perfeita sai fora de controle...
Neste livro vamos conhecer Lorrie Ann e Mia, duas amigas que se conhecem desde sempre e que mesmo com personalidades completamente diferentes eram inseparáveis. Enquanto Mia era a “bad girl”, cheia de problemas familiares e displicente com os estudos, Lorrie Ann sempre foi a "perfeitinha", tinha uma família exemplar, sempre foi obediente e amava estudar. E são exatamente esses motivos que fazem com que Mia sempre tenha invejado a amiga, pois sempre desejou que sua vida fosse assim.

Após um acontecimento inesperado, suas vidas seguem caminhos opostos; durante vários anos elas não têm nenhum tipo de contato e isso acaba fazendo com que essa amizade acabe; mas seus caminhos se cruzam novamente quando Lor engravida; a partir disso, elas vão fazer uma viagem ao passado, e isso pode dar certo. Ou muito errado.


As Garotas de Corona Del Mar da atora Rufi Thorpe é um livro extremamente verdadeiro sobre amizade, amor e reencontros.

"Normalmente, amizades entre meninas são guardadas em caixas com cartões-postais e canhotos de entradas, mas o que quer que houvesse entre eu e a Lorrie Ann não era assim tão fácil de colocar de lado."
Sobre minha experiencia de leitura: A narrativa dessa obra é feita de forma intercalada, em um capitulo somos apresentados ao presente e no outro ao passado delas, tudo sob o ponto de vista da Mia; podemos ver nitidamente o contrate entre as vidas dessas duas garotas, as alegrias e confusões da adolescência, a inveja da Mia em relação a Lor, entre outras coisas; já no capitulo seguinte o leitor volta ao presente e passa a acompanhar as consequências das escolhas que ambas fizeram lá atrás. 

O livro tinha tudo para ser super emocionante e até para entrar na minha lista de favoritos, sua premissa é bastante interessante: mostrar que a vida de ninguém é perfeita; que a pessoa que aparenta ter a vida mais perfeita, pode estar sofrendo pelos mesmos problemas ou problemas até maiores que os nossos.


Isso é relatado de forma verdadeira e crua durante a leitura, mas a estória foi, durante boa parte dela, morna, principalmente durante a parte em que é narrada suas adolescências, demorei muito para me sentir introduzida, na verdade acho que isso não aconteceu em momento algum, pois senti pouquíssima empatia pelas protagonistas, as duas me irritaram muito durante toda a leitura. 
"Eu costumava pensar que de alguma forma havia certa quantidade de coisas ruins que precisavam acontecer com as pessoas, e que normalmente essas coisas eram bem distribuídas, mas de alguma forma você deu um jeito de ficar com a minha parcela. Coisas horríveis aconteceram com você, e coisas boas que eu não merecia nem em um milhão de anos aconteceram comigo. Eu queria poder trocar de lugar com você...".
As atitudes tomadas pela Lor quando mais velha me assustaram bastante, principalmente em relação a seu filho; muitas vezes me peguei pensando em como alguém é capaz agir assim; mas depois de algum tempo me peguei me fazendo a pergunta: "será que nessa situação eu também não agiria assim?".

Meu único questionamento sobre a Mia ao final da leitura foi: "será que sentir inveja da amiga durante a vida inteira trouxe algo de bom pra ela?".

O livro não é ruim, foram só as personagens principais que não me conquistaram mesmo; a escrita da autora é muito boa, simples e fluida, a construção dos personagens foi excelente, todos muito humanos, cheios de defeitos, mas também com qualidades evidentes.
“Até nos meus momentos mais autênticos eu tinha um sopro de artificialidade, um tremor que traía a força com que eu fingia ser eu mesma.”
O desfecho da trama me causou um impacto muio grande, foi bem emocionante.  A amizade entre as duas protagonistas não teve um desfecho propriamente dito, mas foi bastante condizente com toda a trajetória das personagens até aquele momento, então foi satisfatório para mim. 

Enfim, se você gosta de livros sobre amizade e dramas familiares, esse livro é para você! A edição está lindíssima e não encontrei erros de revisão.

14 comentários :

  1. Olá! Adorei a premissa do livro, com a questão da amizade entre duas pessoas de personalidades completamente diferentes, a viagem que posteriormente ocorre ao passado e os dramas que permeiam a história. Que pena que pra você a história foi morna, realmente é difícil quando falta empatia pelos personagens... Se a escrita é fluida, mais um ponto positivo, vou procurar saber mais para ver se entra para minha lista de leitura ou não.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!!
      A premissa do livro é realmente muito boa, mas pra mim não funcionou, infelizmente.
      Espero que caso dê uma chance a leitura, tua experiencia seja mais positiva que a minha. Beijos

      Excluir
  2. Oi Maria!
    Eu não conhecia a premissa do livro, mas parece bem legal mesmo... pena que a maior parte do tempo parece ser morna, isso me causa um receio. Mas ainda sim, fiquei curiosa.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa da história é ótima, mas o desenrolar dos fatos deixou muito a desejar, infelizmente; mas espero que caso venha a fazer a leitura, tua experiência seja positiva.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Maria Eduarda!
    Li esse livro recentemente e não curti. Vejo que muito dos seus pontos foram os mesmo que os meus. As protagonistas não me conquistaram. Não me conectei com elas.
    Também tem a escrita, que apesar de bacana, o desenrolar não funcionou. Só o final mesmo que foi aquele impacto! E disso eu gostei. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro nunca me despertou curiosidade, então nunca li uma resenha até então. Pelo q vi não é o tipo de leitura q me agrade, nao gosto qnd demoro a ser fisgada pela trama, normalmente acabo me cansando do livro logo.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    É tão ruim quando não conseguimos nos apegar aos personagens dos livros parece que realmente falta algo. De minha parte não achei tão interessante a história então deixarei passar a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Interessante a premissa do livro, já tinha ouvido falar mas não sabia do que se tratava. Obrigada pela dica, vou inclui-lo em minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    EU já li o livro, mas não gostei tanto da leitura.
    Preciso fazer a leitura em outro momento, quem sabe eu venha a gostar dessa história. UQem sabe em outro momento´.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Heellooo!!
    Ainda nao conhecia o livro, confesso que ando bem por fora dos lancamento da Editora.
    Gostei da premissa, seria um livro que leria com prazer, adoro esses dramas mais reais e sobre amizade e familia, acho que mexe com a gente de alguma maneira.
    Vou tentar ler depois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Realmente a premissa desse livro é bem emocionante.
    Mas por causa de você ter citado que é bem difícil simpatizar com as protagonistas e entendê-las eu acho que prefiro não me arriscar nessa leitura, pois com certeza sentiria o mesmo

    ResponderExcluir
  10. Oi Duda!!
    Já tinha visto essa capa por aí, mas essa é a primeira resenha que leio, uma pena o livro ser de difícil conexão, porque pela premissa ele realmente tinha tudo para ser extraordinário.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser interessante, uma pena você não ter gostado das protagonistas, não sei se leria.


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Eu sou muito ~ aquelas ~ que julga um livro pela capa. E cheguei a me interessar por essa, mas li algumas coisas que acabaram me fazendo desisti da leitura.
    Sua resenha está muito boa e interessante e só veio a confirmar que realmente esse livro não é para mim.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!