sábado, 30 de setembro de 2017

Lista | Meus livros favoritos de não-ficção || Uma Leitora Voraz

Olá, leitores! Eu sempre li muito, e nunca me prendi a um só gênero ou estilo literário, pelo contrário, eu sempre procurei me arriscar em leituras diferentes, explorando assim centenas de teorias, universos e histórias diferentes; pessoas, personagens fictícios e momentos históricos diferentes. É sempre bom explorar todas as possibilidades, todas as nossas opções. Assim como também o é voltar ao nosso gênero-livro-estilo conforto depois de todas essas viagens.

O gênero não-ficção é imenso, e dentro dele podemos encontrar a autobiografia, diários, ensaios e memória, além de cartas e crítica literária. Os 5 livros que separei para falar um pouquinho hoje foram leituras que me marcaram muito, que me fizeram ver certas coisas por uma perspectiva diferente e, de alguma forma, tiveram também certa responsabilidade sobre a leitora e pessoa que sou hoje.

O Ano da Leitura Mágica, de Nina Sankovitch (resenha)


Em O Ano da Leitura Mágica conhecemos Nina Sankovitch, que propôs a si mesma uma longa jornada de leitura: ela leria um livro por dia durante um ano. Depois de perder sua irmã para o câncer ela começa a ir atrás da história de sua família, procurando entender cenas de sua infância e juventude e visualizar melhor os detalhes que fazem parte de sua própria história. Com quatro filhos e uma rotina maluca, ela não tem muito tempo para si mesma. Sempre foi uma leitura assídua, e dividia esse prazer com a falecida irmã. Nessa jornada literária ela passou a escrever em um blog pequenas resenhas para cada título que lia. Essa é uma história inspiradora, que acredito que todo leitor deveria conhecer. Aqui vemos a leitura como uma terapia, uma fonte inesgotável de prazer, entretenimento e filosofia.

Trecho: “(...) Porque as palavras são testemunhas da vida: elas registram o que aconteceu e tornam tudo verdade. Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis. Mesmo a ficção retrata a verdade: boa ficção é a verdade. Histórias sobre as vidas relembradas nos levam para o passado ao mesmo tempo em que nos permitem seguirmos em frente.”

Farmácia Literária, de Susan Elderkin e Ella Berthoud (resenha)


Aproveitando a deixa da leitura como terapia que vemos sendo colocada em prática no livro anterior, aqui temos mais de 400 títulos prescritos para ajudar na cura de diversos males. Farmácia Literária é um verdadeiro tesouro para os leitores vorazes. Tem títulos para curar coração partido, dor de cotovelo, ressaca e muito mais. Não levem tão a sério a palavra "cura" no livro, pois sabemos que qualquer doença precisa de atenção médica e profissional. Mas também não descartemos o quanto a leitura pode nos ajudar na busca por algo maior. Ella Berthoud e Susan Elderkin, as autoras, são leitoras vorazes que estudam a leitura como terapia, e colocam seus conhecimentos no livro junto com um montão de indicações INCRÍVEIS.

Sério, acho que todo mundo deveria ler esse livro! Tem um trecho muito bacana e pertinente para esse post até aqui: "Alguns tratamentos podem levar à cura completa. Outros simplesmente oferecem consolo, mostrando que você não está sozinho. Todos produzem alívio temporário dos sintomas, devido ao poder da literatura de distrair e transportar."

O Ano Em que Disse Sim, de Shonda Rhimes (resenha)


Acho que se você tem acesso à internet ou à televisão a cabo provavelmente já ouviu falar ou assistiu alguma série de tv da roteirista Shonda Rhimes. Não reconhece esse nome? Ela é a criadora das séries Grey's Anatomy, Scandal e produtora de How to Get Away with Murder. Uma mulher muito tímida e insegura que um bom dia resolveu dizer sim; Sim para si mesma, para seu empoderamento, seu amor próprio e seus sonhos. E ela também resolveu dizer sim para as coisas que mais a assustavam, como por exemplo falar em público e ir a premiações. Foi um ano decisivo em sua vida, e definitivamente um período transformador para Shonda em todos os setores de sua vida. Leitura inspiradora!!

Trecho: "A Promessa do Ano do Sim era um compromisso. Um contrato entre mim e minha maior adversária e juíza - eu mesma."

Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie


Eu li esse livro há mais ou menos dois anos, quando comecei a ler com certa frequência palavras como empoderamento, sororidade e, principalmente, feminismo. Chimamanda tem um jeito todo especial para falar sobre a questão de gênero, com as melhores palavras possíveis e usando exemplos realmente fantásticos. Esse é um livro (adaptação de um discurso) bem curto e objetivo, mas que traz bastante reflexão e, juro, derramei algumas lágrimas ao final da leitura .Leiam!!!

Trecho: "Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero."

 O Discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman


Sabe quando erramos e ficamos frustrados? Quando pensamos em desistir porque alguém disse que não "daria dinheiro" ou daria totalmente errado, que fracassaríamos? Com esse discurso Neil Gaiman diz que tudo bem; tudo bem errar, tudo bem fazer algo que não dá dinheiro ou satisfação para terceiros, contanto que você fique satisfeito, que você fique feliz com seu trabalho e sua vida, com seus rompantes criativos. Eu li esse livro quando estava em crise com minha escolha de curso e com o blog, quando queria desistir de tudo e sair correndo. As palavras aqui me fizeram ter um vislumbre do porquê de ter escolhido o curso e ter começado o blog, o quanto eu amo falar sobre livros e ficar sempre em contato com eles. Sempre que se sentir desmotivado, leia esse livro, sério.

Trecho: E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos e fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele. Façam boa arte."

Esses foram os livros que escolhi para indicar a vocês hoje. Todos maravilhosos! Indico cada um igualmente, para todo leitor, de todas as idades. E você, tem algum livro de não-ficção para me indicar? Deixem seus comentários :)

22 comentários :

  1. Não conhecia nenhum dos livros,mas o Farmácia Literária me chamou atenção e que bom que O discurso te foi útil. Espero ter a oportunidade de lê-los. Adorei conhecer os seus preferidos.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que faça boas leituras!! Fico feliz que tenha gostado do post, fiz com muito amor <3
      Beijos!

      Excluir
  2. O Ano em Que Disse Sim foi um dos melhores nao ficção que já li na vida de sempre recomendo para as pessoas. Vou anotar os outros que você selecionou porque acredito que vou amar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso, não é? Shonda é simplesmente incrível. Também indico a todo mundo!

      Beijoos

      Excluir
  3. Oi, Gabrielly!
    Não costumo ler não-ficção, a não ser livros de estudo. Mas Sejamos Todos Feministas é um que está na minha lista já faz um tempo. A leitura parece incrível!!! Obrigada pelas dicas!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sejamos Todos Feministas é indispensável! Tenho certeza que fará uma ótima leitura.
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Olá...
    Adorei o post!
    Não li nenhum dos livros mencionados, mas, me interessei por quase todos os títulos. Gosto bastante de não ficção, mas, ultimamente não ando lendo tanto quanto gostaria.
    Valeu pelo post... Foi muito útil, peguei muitas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou pelos livros, Diane! Fico feliz que meu post lhe tenha sido útil! Depois volta aqui pra me contar o que achou das leituras :D
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Dos livros listados, só conheço a história de "O ano em que disse sim", e simplesmente AMEI. Peguei ótimas dicas dos seus favoritos de não-ficção, e quero poder ler todos em breve. Estou precisando balancear e ver quais são meus prediletos também.

    Adorei o post e o blog. Beijão!
    https://bloggmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom que gostou! Fico feliz <3
      Quando ler volta aqui pra gente conversar sobre eles :D
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie!

    Conheço todos os livros de vista, mas nenhum desperta meu interesse! Não são o tipo de livro que costumo procurar para ler, por isso passo a dica deles, mas irei mostrar esse post para uma amiga, ela sim com certeza já leu ou vai querer ler algum desses livros!

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que pena! Mas eu entendo! :D
      Obrigada pela indicação ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Gaby!
    O único citado que já li foi o da Chimamanda, que eu adorei. Fui conferir inclusive o discurso no youtube, essa mulher é incrível. Os demais estou curiosa. Te indico A Casa do Céu, já leu? foi publicado pela Novo Conceito, ele nem parece não-ficção sabe? mas é a história real de uma americana que passou mais de um ano sequestrada na Somália.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  8. OIe,
    Adorei o seu POST!
    Eu costumo ficar bem presa na ficção e não tinha percebido o tanto de coisa boa que eu estou perdendo! Quero muito ler algum livro da Chimamanda <3
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Uaaau! Amei seu post! Nunca li nenhum dos livros, mas tenho muuuuita vonta de ler Sejamos Todos Feministas. Eu até tenho ele no Kindle, mas ainda não tive oportunidade de ler. Já vou furar a fila e ler logo essa belezura!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Gaby, tudo bem?
    Vendo seu post, notei que não leio muitos livros de não ficção e me decepcionei porque achei que lia mais kk
    Adorei a sua lista, mas li apenas Sejamos todos feministas dela e ele é um dos meus livros favoritos.
    Os outros não chamaram muito minha atenção, mas devo me arriscar daqui um tempo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Diferente de você eu também leio muito mas me prendo em um gênero já que li outros livro de outros gêneros e não me atraiu tanto como o meu gênero fav. Mas eu adorei o enredo de suas dicas, talvez eu me aventure em O discurso “faça boa arte” ❤️

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Acredita que não conheço nenhum dos livros dessa sua listinha e para falar a verdade eles não chamam muito a minha atenção. Acho que meu gosto literário é um pouquinho diferente do seu. Rsrs
    bj

    ResponderExcluir
  13. Quase não lei não-ficção, mas li e gostei bastante de Sejamos Todos Feministas de Chimamanda Ngozi Adichie. Também conhecia Farmácia Literária mais não me animo a ler. Os não ficão que mais gostei são antigos, como "Brasil Nunca Mais" e "Olga".
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Xeu te falar que faz tempo que não pego um livro de não-ficção pra ler viu? Tanto que nem lembro qual foi o último, acredito que tenha sido Operação harem e adorei! Acho bacana livros "reais", que inspiram, que emocionam, que propõem um reflexão ao leitor. Goatei das tuas dicas! Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu não leio muitos livros de não ficção, mas da sua lista Sejamos todos feministas eu li e com certeza entraria para um top 5 meu também, a autora é incrível e seu texto é muito verdadeiro e inspirador

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse não é um gênero que me chama muito a atenção, mas Farmácia Literária é um que morro de vontade de ler por causa da temática, que é uma que me chama muito a atenção. Mas adorei as suas outras escolhas também.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!