quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Um Tom Mais Escuro de Magia, de V. E. Schwab

Autora: V. E. Schwab
Título original: A Darker Shade of Magic
Editora: Record
Ano: 2016
Páginas: 420
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez... a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam permanecer vivos.

Kell é um Viajante; um mago com a habilidade rara de viajar entre as Londres paralelas. Nascido na Londres Vermelha e adotado pela realeza, ele foi criado desde os seus cinco anos ao lado do príncipe Rhy Maresh, e é seu fiel protetor. Mas apesar de Kell ser tratado como parte da família, ele tem um papel muito importante e perigoso ali, pois cabe a ele a tarefa de realizar a entrega da correspondência entre os líderes dessas Londres.

Com o fim da Londres Preta há muitos anos atrás, houve uma separação irreversível entre esses mundos, cujas paredes invisíveis apenas os Viajantes conseguem atravessar. A magia desses mundos também se comprometeu, e agora é algo raro na Londres Cinza. Na Londres Vermelha, ainda há muita magia, mas ela não controla o reino nem seus habitantes. Na Londres Branca, a mais perigosa, as pessoas se matam por um pingo que seja de vitalidade, de sangue e magia.
"A magia em si pode transitar. Mas o problema da magia - acrescentou Kell - é que ela se apodera tanto dos obstinados quanto dos fracos de espírito, e um desses mundos não foi capaz de se controlar. As pessoas se alimentaram da magia, e a magia se alimentou delas até devorar seus corpos, suas mentes e então suas almas."
Mas Kell tem um hobby que guarda em segredo: ele coleciona objetos obtidos nessas Londres através de trocas feitas com pessoas dispostas a pagar o preço que for por um vislumbre de magia. É algo totalmente proibido, mas Kell não consegue parar. Quando, na Londres Branca, ele é abordado por uma misteriosa mulher que precisa de sua ajuda para enviar uma carta e um pequeno objeto até a Vermelha, Kell sabe que seria perigoso, mas mesmo assim o faz, e as consequências disso o levarão a conhecer Lila, uma ladra da Londres Cinza.

Lila é uma ladra procurada por toda a cidade, mas sua verdadeira identidade, por baixo de todo o disfarce masculino que usa, poucos conhecem. Seu maior sonho é ter um navio e viver aventuras em alto mar, mas por enquanto ela rouba algumas carteiras de transeuntes desavisados. É quando rouba uma pequena pedra preta, aparentemente sem valor algum, que a maior aventura de sua vida tem início.

O encontro de Kell com Lila é marcado por desconfiança mútua, muita ação e conflito de interesses. Mas, se quiserem algumas respostas, no caso de Kell, ou agarrar a oportunidade perfeita para dar o fora dali, no caso de Lila, eles terão que trabalhar juntos.
"_Por que minha língua não consegue aprender o idioma da magia?
_Porque você não pode seduzir os elementos com seu charme, seu sorriso ou seu status - respondeu Kell.
_Eles me desrespeitam - disse Rhy com um sorriso árido.
_A terra sob seus pés não liga se você será rei. Nem a água em seu cálice. Nem o ar que você respira. Deve falar com eles de igual para igual ou, ainda melhor, suplicando."

Um Tom Mais Escuro de Magia é o primeiro livro de uma série chamada Shades of Magic, da premiada autora V. E. Schwab, nome com o qual assina seus livros adultos. Seus livros mais voltados para o publico juvenil, como A Guardiã de Histórias (publicado pela Bertrand Brasil em 2016), são assinados como Victoria Schwab.

Esse é um livro que exala magia e fantasia em todas as páginas e linhas preenchidas. Os cenários são espetaculares e os personagens únicos, e bem diferentes um dos outros. A autora teve o cuidado de apresentar cada uma das Londres, mas tudo em seu devido tempo. Apesar de ser o primeiro livro de uma série (o segundo e terceiro já foram publicados lá fora), esse é o começo da aventura em si, e não apenas uma introdução ao mundo criado. É uma leitura muito envolvente, e são várias as cenas de ação que movem a narrativa e seus personagens, o que mantem o leitor preso na história do início ao fim.
"Uma euforia deliciosa percorreu seu peito, estimulada pela proximidade do perigo, e Lila se perguntou, não pela primeira vez, se havia algo errado com ela."
Meu primeiro contato com a escrita da autora foi com o livro A Guardiã de Histórias, que foi uma ótima leitura no gênero sobrenatural, com personagens bem interessantes, mas uma narrativa bem juvenil. Nesta nova série, mais adulta, a escrita da autora se mostra mais detalhada, e mais madura também, onde os dramas juvenis ficam um pouco de fora e dão lugar a batalhas sangrentas, traições e segredos obscuros. Além de personagens de personalidade forte que não são totalmente bonzinhos nem vilões.


O universo criado por Schwab, suas múltiplas Londres, é rico e bem explorado, com uma base histórica crível e inteligente. É um universo intrigante que tem muito ainda a ser explorado e explicado, o que me faz acreditar que a autora foca ainda mais nesses pontos no segundo volume da série, além de focar também no relacionamento de Kell e Lila.

Há sim um quê de romance pairando entre esses dois personagens, mas (e fico muito feliz com isso) não é o que move a história, é mais um vislumbre de algo que pode ser abordado nos próximos volumes. Bem, como podem ver, minhas expectativas para Um Encontro de Sombras (já em pré-venda!) estão bem altas, e mal posso esperar para tê-lo em mãos.


Um Tom Mais Escuro de Magia foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, sem dúvidas. É um livro de fantasia tão obscuro quanto divertido, e imensamente criativo. Se você é fã do gênero e procura uma nova série para acompanhar, indico fortemente essa aqui!

A edição é muito bonita, com uma capa que traz elementos marcantes do enredo, como a caracterização do personagem Kell com seu casaco muito peculiar (com a cor de sua casa, Vermelha) pisando em círculos com as cores branco, cinza, vermelho e preto. As páginas são amareladas, a fonte tem um ótimo tamanho e não encontrei erros de revisão. Abaixo, a capa do segundo volume:

Resultado de imagem para Um encontro de sombras


Leitura altamente recomendada!

P.s: V. E. Schwab é autora confirmada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano! Então, se tiver a oportunidade de ir ao evento, não deixem de levar seus livros para autografar :D

26 comentários :

  1. Oi, Gabrielly! Sempre leio resenhas positivas desse livro e já tem um tempo que quero ler. Aliás, já o adquiri em formato e-book, mas e a pilha de livros que só aumenta? rsrs
    Queria mto ir na Bienal, seria uma ótima oportunidade para comprar os livros físicos.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço bem essa pilha de livros que só aumenta! hahahha Tenho uma aqui nesse momento me encarando.
      Adorariaaa ir na Bienal, mas não vai dar :(

      Beijoos!

      Excluir
  2. Oi Gaby! Eu adoro quando os autores já no primeiro livro consegue conquistar muito o leitor. A gente vê muito só introdução e sempre espera o melhor pra depois. Mas nesse aparenta que já começa bom, curti isso. Eu estou com saudades de pegar um livro que nos deixe ansiando pela continuação, então já quero. Cadê a verba? :( rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amooo! E coloque esse livro no topo da listinha logo <3 É impossível não se apaixonar por essa história e seus personagens! <3

      Beijooos

      Excluir
  3. Este livro faz parte de um gênero que não tenho costume de ler, mas tenho lido tantos elogios para com a autora, que é impossível não ficar curiosa quanto ao enredo. Vou dar uma chance e espero gostar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance sim, Ivi! Depois me conta o que achou <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Gaby!
    Quando conheci a série, ele ainda não havia sido lançada aqui. Eu amo toda essa trilogia e fico muito feliz dela está recebendo o devido reconhecimento <3 <3
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!! Como não amar esse livro?! Estou maluca pelo segundo!

      Beijos

      Excluir
  5. Não conheci o livro,mas a sinopse dele já faz a imaginação da gente voar longe,a questão dos universos paralelos parecem ser bem interessantes! Só o que me desanimou é ele fazer parte décima série, geralmente fujo delas quando posso rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também costumo fugir de algumas séries (principalmente quando são mais de 5 livros!), mas sério, dê uma chance a essa aqui <3 É INCRÍVEL!

      Beijoos

      Excluir
  6. Oieeee
    Que resenha mais maravilhosa!!! Só fiquei mais ansiosa por esse livro... tenho ouvido muitos comentários maravilhosos sobre esse enredo e ele já está na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha, levantou pontos importantes e conseguiu me instigar mais ainda
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa <3 Feliz em ler isso!
      Espero que goste bastante da leitura também <3 Depois me conta o que achou!!
      Super beijo!

      Excluir
  7. O livro não é de um gênero que me agrade, embora eu possa reconhecer que alguns valores que são trazidos em seu enredo sejam muito importantes. Adorei a sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?

    Vi bastante essa capa por ai, mas não sabia sobre o que se tratava a obra, mas agora com a sua resenha noto que é uma fantasia muito boa e que com certeza irei querer conhecer mais de perto, mas como é uma série irei esperar ou pelo menos tentar se a curiosidade não vencer, a editora lançar todos os livros para lê-los, mas vamos ver o que acontece kkkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Tô louca para ler. Sou apaixonada por esse estilo, mas decidi esperar um pouco por ter mais livros na minha wishlist! Tu escreve muitíssimo bem ♡

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Estou bem curiosa com essa história, mas como está saindo o segundo volume, vou aguardar para fazer a leitura rs
    eu já li um livro da autora, onde eu gostei muito da narrativa, por isso que estou curiosa para fazer a leitura dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Hi baby, tudo bem? Magia não é algo que eu gosto muito, tanto que não sou grande fã de obras como HP e outros livros com a temática mas esse livro parece ter um toque de elegância e difere de outros em algumas coisas, por isso com sua ótima resenha fiquei intrigada! acho que é uma leitura que possa fazer no futuro, obrigada pela dica

    Lilian Valentim
    https://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Também amei essa obra, com certeza é também minha melhor leitura do ano! A autora é mega talentosa <3
    Achei que a caracterização de cada Londres foi trabalhada com maestria, cada uma com diferentes cultura e povo, sendo que V. E. Schwab até mesmo criou uma língua para cada Londres e eu adorei isso! Ainda não estou preparada para me desapegar desses personagens incríveis e quero mais do que tudo ler esse segundo volume!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Esse livro parece ser incrível! Eu não sou muuito de ler histórias com magia e muita fantasia, mas sou doida para colocar minhas mãos neste livro. Achei a capa do segundo livro muuito linda!
    Fico feliz em saber que você gostou tanto da história e a achou envolvente, espero que a editora traga o terceiro livro logo (nem leu o primeiro e já quer o terceiro, pra você ver...haha')
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não tinha ouvido falar da obra, mas minha nossa, desde a sinopse eu já fiquei mega interessada sobre a obra! A edição do livro realmente é bonita e definitivamente irei pesquisar mais sobre esse livro. Amei a sua resenha. ❤️
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Que lindas as suas fotos. Eu adorei a história não fazia ideia de que se tratasse sobre isto e eu até pensei que fosse parecida com aquela da Torre Negra do Stephen King sabe, mas acho que a sua resenha deixou bem clara a questão. Vou procurar no Skoob e adicionar aos que quero.

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    LI o livro semana passada, e minha nossa... EU AMEI!! Quando recebi o e-mail falando do livro, pensei que fosse ser uma leitura agradável e mais nada. Mas me surpreendi muito com o que li. A autora soube criar uma história muito boa, ótimos personagens e uma trama muito envolvente. Estou louca agora pelo segundo livro, torcendo par que alguém me dê de presente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Gaby,
    Estou lendo muitos elogios para esse livro e, por ele ser de um gênero que adoro, acho que você consegue imaginar minha ansiedade. Fiquei muito curiosa para conhecer esses personagens e a trama. Também quero ver como esse que de romance foi trabalhado.
    Para ter sido uma de suas melhores leituras do ano, o livro deve ser extraordinário e quero ele para ontem.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu amo fantasia, é o meu gênero preferido e toda vez que eu vejo uma livro do gênero eu já corro pra adicionar na minha lista e não será diferente com esse. A capa realmente é linda e vejo que tem muito a ver com a história. Por falar nela, eu fiquei impressionada, parece ser bem diferente, única e por isso conquista tantos leitores, pelo menos é o que parece pra mim. O livro parece que tem muitos elementos, como todas essas Londres. Fiquei curiosa para conhecer quais são as características de cada uma. Dica mais do que anotada, fiquei muito curiosa para ler esse livro!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  19. Olá, Gabi

    Eu adorei esse livro, e olha que eu não sou lá muito fã de fantasia. E depois que fui ao encontro especial promovido pela editora com.os parceiros virei fã, pois ela é uma pessoa incrível! Ainda ganhei o segundo livro no evento, vou começar a ler em breve, pois tenho certeza que será ainda melhor que esse.
    Eu gostei muito do romance não ser o enfoque nesse livro, gostaria que Kell e Lila se envolvesse, mas prefiro que fique em segundo plano mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!