domingo, 20 de agosto de 2017

A Montanha, de Lori Lansens

Resultado de imagem para snow creek palm springs
Autora: Lori Lansens
Titulo Original: The Mountain Story
Ediora: Bertrand Brasil
Ano: 2017
Paginas: 322
*Exemplar recebido em parceria com a editora
Sinopse: Uma história emocionante de aventura, sacrifício e sobrevivência na natureza implacável de uma montanha lendária Assim que completa 18 anos, Wolf Truly pega o teleférico para o topo da montanha que se ergue sobre a cidade em que vive. Ele planeja tirar a própria vida. Em vez disso, acaba se deparando com três mulheres vagando pelas florestas, estranhas que mudarão o rumo da sua vida. Quando uma série de infortúnios deixa esse grupo preso em meio à natureza selvagem, eles logo percebem que podem contar apenas um com o outro para se defenderem da brutalidade da floresta. Conforme dias sem resgate começam a passar e sua desventura se transforma em pesadelo, essas quatro almas perdidas formam um laço inquebrável, impulsionando-se mais longe do que jamais consideraram possível. A Montanha é uma história de redenção e sacrifício; da realidade brutal da natureza; do amadurecimento a qualquer idade; e das formas singulares como forçamos uns aos outros a sobreviver.

Neste livro vamos conhecer Wilfred Truly, o Wolf, quando criança, ele perdeu a mãe de forma trágica, e aos 13 anos mudou-se com o pai do Michigan para a Califórnia, para morar com sua tia Kriket. Chegando lá, descobre que irá morar na Vila de Lata, uma especie de favela de trailers, num ambiente lotado de gente esquisita e perigosa. E ao contrário do que pensava,Wolf não encontrou uma vida melhor neste local, seu pai, que nunca foi muito próximo, acaba se envolvendo com drogas, álcool e jogo, e numa noite bêbado, acaba atropelando um casal e sendo preso.

Mas nem tudo nessa nova cidade foi ruim, ali Wolf conheceu Byrd, e os dois logo se tornaram grandes amigos. Uma das coisas que os dois mais gostavam de fazer juntos era ir à Montanha. Numa de suas aventuras, junto com duas garotas, seu amigo sofre um acidente gravíssimo, e a partir daí, Wolf se vê sozinho no mundo.
"Frank disse que eu era pequeno demais para me lembrar dela - só tinha 4 anos quando ela faleceu -, mas eu me lembro. Glory Elizabeth Truly. Na minha lembrança favorita, ela esta com um vestido de seda branco com mangas-morcego, um que eu nunca vi em nenhuma fotografia. Está de pé diante do espelho de uma penteadeira, sorrindo para nosso reflexo. Atras de nós há um outro espelho, ode descubro a nossa infinidade. "sempre", eu digo. Minha linda mãe ri e me diz como sou esperto antes de cobrir meu rosto de beijos suaves e me rodopiar entre sus braços. Olho a gente de relance a cada giro. Glory parece um anjo com aquele vestido branco."

No seu aniversário de dezoito anos, Wolf toma uma decisão trágica: acabar com a própria vida. E o lugar escolhido é o seu favorito, o topo da montanha, de onde pretendia se jogar. Mas seus planos vão por água a baixo quando ele encontra três mulheres: Nola, uma viúva que foi comemorar seu aniversário de casamento pela primeira vez após a morte do marido, Bridget, sua filha e Vonn, sua neta; e eles acabam se perdendo por 5 dias por causa do mau tempo e por estarem fora do caminho das trilhas da montanha. A partir desse encontro começa uma jornada pela sobrevivência, que transformará suas vidas para sempre.


A Montanha da autora Lori Lansens é um livro repleto de drama e conflitos familiares, que nos faz refletir muito sobre vida, família, amizade e companheirismo.
"Uma pessoa precisa ter vivido um tanto para apreciar uma historia de sobrevivência. É o que eu sempre disse. Prometi a mim mesmo que, assim que você tivesse idade o suficiente eu lhe contaria a minha. Não é uma história para crianças, mas você não é mais uma. Já é mais velho do que eu era quando me perdi na floresta da montanha. Cinco dias no frio congelante sem comida, água ou abrigo. Essa parte você já sabe, além de que estive lá com três desconhecidas e que nem todas sobreviveram. O que aconteceu ali mudou a minha vida, Danny. Ouvir essa historia mudará a sua."
Sobre minha experiência de leitura: Quando surgiu a oportunidade de solicitar esse livro em parceria com o Grupo Editoria Record, não tive dúvida nenhuma que o queria, pois a história já me cativou desde sua sinopse. Mas no fim das contas fui muito mais surpreendida do que imaginava. O livro é um relato em forma de carta do próprio Wolf para seu filho que está prestes a entrar na faculdade.

A história de vida do Wolf é trágica desde o início, ele tinha uma vida tranquila com sua família, principalmente com a mãe que o amava muito, e depois de sua morte tudo na vida do garoto se transformou de uma maneira inimaginável.

Foi muito triste acompanhar as lembranças que ele tinha de sua vida até o momento que ele decidiu que viver não seria mais uma opção para ele. E o relato de seus dias perdido com aquelas três mulheres foi mais arrebatador ainda, senti uma empatia enorme por cada um deles.


O Wolf é um personagem maravilhoso e bastante verdadeiro, mesmo com sua ânsia de acabar com a própria vida, ele pôs a sobrevivência de suas acompanhantes em primeiro lugar, mesmo em meio aos perigos e ao medo, ele estava sempre pronto para ajudar e sempre falava que tudo iria acabar bem, mesmo duvidando disso.
"As pessoas que se dão melhor em situações impossíveis são as que tem certeza de que vão sair dessa e que continuam pensando assim, mesmo que morram tentando"
A escrita da autora me cativou desde o início, tudo foi narrado de maneira extremamente visível eu consegui imaginar tudo como se eu estivesse ali com os personagens, o que tornou tudo mais angustiante para mim.

A história é tão instigante e apaixonante que eu não consegui parar de ler por muito tempo, sempre com aquela vontade de saber o que iria acontecer na próxima página, e quando finalmente cheguei ao final da leitura, quase me perdi em meio ao turbilhão de emoções que essa obra me trouxe.

Enfim, não sei mais o que falar sobre esse livro tão incrível, senão: leia!

26 comentários :

  1. Oi Maria Eduarda!
    Esse livro parece ser bem emocionante mesmo, não tinha lido nenhuma resenha da obra, mas já estou bastante curiosa. Adoro drama e conflitos familiares! Então acho que iria gostar.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      Eu também adoro livros que abordam esses temas. Espero muito que goste da leitura! Beijos

      Excluir
  2. Oi Maria eu fiquei bem interessada em ler o livro, parece ser incrível e ainda mais de abordar dramas familiares, no qual sempre nos revelam uma incrível mensagem ao terminarmos de ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!

      Essa história é mesmo incrível, espero muito que goste quando fizer a leitura!

      Beijos

      Excluir
  3. Adoro livros que trazem conflitos familiares e fazem a gente refletir a partir da história dos personagens. Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa!

      Eu também amo esse tipo de livros. Espero muito que goste da leitura!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Fiquei interessada em ler esse livro. Já fiquei balançada só de ler sua resenha. Histórias que trazem conflitos e reflexões são bons. Não são os meus favoritos, mas gosto de ler. Vou anotar a dica, pois não conhecia esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero muito que goste da leitura quando a fizer! Beijos

      Excluir
  5. Ola´!

    Não o conhecia, mas gostei do que li, parece ser uma ótima leitura. Vou pesquisar mais sobre ele e incluir em minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! é uma excelente leitura, espero muito que goste. Beijos

      Excluir
  6. Adorei seu post, muito completo. Não preciso nem dizer que curti demais a descrição desse livro!
    A capa é incrível e o tema parece ser muito sensível. Vi um trailer de um filme parecido com essa história, que se passa em uma floresta no Japão conhecida por muitos suicídios que acontece lá (mas esqueci o nome).

    Anotei a dica e irei procurar para ler!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hugo! Fico muito feliz que tenha gostado da dica e espero muito que goste também da leitura. Beijos

      Excluir
  7. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro e achei um enredo bem interessante. Pesado mas não tanto, sabe? Fiquei aflita só de ler a descrição, faria a leitura com o maior prazer!!

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!

      Sim, é pesado mas é uma leitura bastante fluida e instigante; espero que goste quando à fizer! Beijos

      Excluir
  8. Olha, não conhecia a obra, mas digo logo que muito obrigado por apresentar ele aqui porque amei a ideia que ele passa e estou mega curiosa em ler.
    Adorei sua resenha e já vou anotar com toda certeza essa dica!!
    <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Que om que gostou da dica. Que você tenha uma ótima experiencia com essa leitura maravilhosa! Beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Nossa, só pela capa eu já iria ler esse livro. Ele tem uma premissa interessante e as suas impressões aumentaram muito mais meu interesse!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa capa é mesmo muito linda; e sua historia, apesar de triste e angustiante, é igualmente linda, espero muito que goste. Beijos

      Excluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia essa obra, mas não sei se ela faz o meu estilo de leitura, parece ter uma história muito boa, mas faltou algo em si na obra que despertasse meu interesse, mas irei procurar mais sobre e quem sabe futuramente a ler!

    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!

      Que pena que não tem interesse na leitura; mas espero que mude de ideia e a leia algum dia, tenho certeza de que irá gostar. Beijos

      Excluir
  11. Olá tudo bem?
    Achei a obra muito interessante e fiquei curiosa com Nola, sua filha e neta. Será que elas conseguirão fazer Wolf desistir da ideia de suicídio? Só lendo mesmo para saber! Gosto de personagens instigantes e tramas envolventes e é exatamente essa sensação que essa obra me passa! Já adicionei a listinha!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Estou bem e você?

      Fico muito feliz que tenha gostado da dica; esse livro é exatamente como você descreveu, instigante e envolvente, espero muito que goste da leitura! Beijos

      Excluir
  12. Olá! Adoro livros com temas fortes e polêmicos, como alcoolismo, acidentes fatais de carro, prisão e suicídio e acho que essa questão da luta pela sobrevivência dá uma boa pegada a uma história. Se você admirou, sentiu empatia pelos personagens e gostou da leitura, fiquei ainda mais curiosa. Vou procurar para ler.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!

      Se gosta dessas temáticas, tenho certeza de que vai adorar essa leitura! Beijos

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Nossa, consegui sentir a tristeza e angustia da história pela sua resenha. Gosto de livros com temas reflexivos da vida, e esse parece ser recheado. Pela sinopse já imaginei que seria um enredo forte, e sua resenha só me deixou mais convicta ainda. Gostei e com certeza dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Estou bem e você?

      Se a resenha já te fez sentir essas coisas, com certeza a leitura vai te trazer essas sentimentos duplicados. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!