sábado, 14 de janeiro de 2017

A Parede Branca do Meu Quarto, de Marina Oliveira


Autora: Marina Oliveira
Editora: Thesaurus
Ano: 2015
Páginas: 384
SinopseApós ter um vídeo postado no Youtube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietudes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiências e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência. E quanto à parede branca do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma.
Neste livro vamos conhecer Mariana, uma jovem brasiliense, que nunca foi muito popular no colégio; por ter o QI acima da media, ela sempre foi rotulada como "a esquisitona" ou "a CDF"; Mariana foi obrigada a mudar de colégio depois de ter protagonizado o maior surto da historia do PAS (uma especie de vestibular dividido em três etapas que são realizadas a cada termino de ciclo do ensino médio), ter seu surto publicado no youtube e o vídeo ter se tornado um viral, transformando-a assim em uma celebridade instantânea.

Ela agora é aluna do colégio Joana D’Arc, mas esta redondamente enganada se pensa que as coisas no novo ambiente escolar vão ser mais tranquilas; a primeira coisa que acontece quando ela pisa no local é a tipica cara de "te conheço de algum lugar!?" por parte da maioria dos outros alunos e as piadinhas.


A garota ignora a tudo e a todos, pois seu único interesse ali são as aulas; ela não tem interesse nenhum em fazer amizades, pois acha que isso pode atrapalhar no seu objetivo, mas isso se torna impossível, pois, Lara e Mauricio, dois colegas que se sentam perto dela na sala de aula, se aproximam, e mesmo contra sua vontade, uma amizade muito forte e verdadeira vai nascer e servir para abrir seus horizontes.
“OK. Comecei a gritar e gargalhar que nem uma louca, dancei a Hula e acabei destruindo a cadeira em que estava sentada. Os fiscais poderiam ter parado a prova e me retirado da sala, ou chamado os bombeiros e até mesmo arranjado alguém para atirar um dardo tranquilizante em mim. Mas não. Em vez disso, eles ficaram em estado de choque. Paralisados, quer dizer. Alguns alunos, então, não querendo perder a oportunidade, resolveram filmar toda a minha histeria e colocar no Youtube na mesma hora.”
Sobre Minha Experiencia de Leitura: A Parede Branca do Meu Quarto pode parecer só mais uma historia boba sobre adolescência, mas é muito mais que isso; é uma historia linda e tocante sobre amizade, família, auto-descobertas e crescimento que me surpreendeu e mexeu comigo totalmente.


A Mariana não me ganhou desde o começo, no primeiro capitulo achei ela muito esnobe, mas com o passar da leitura ela foi me convencendo, ela se mostrou uma menina que aparenta ser forte, mas que possuí muitas fraquezas e inseguranças como todos os jovens de sua idade. Gostei muito de como ela é com os familiares, mesmo com todas as diferenças e dificuldades é nítido o amor que ela sente por todos, principalmente por sua vó.
“ – Bom, veja o seu quarto. Ele poderia ser o quarto de qualquer pessoa. Branco, sem graça. Não há personalidade, você não se preocupa com isso. Aliás, você só se preocupa com os estudos. É isso que está na sua frente, saca?”
A amizade entre ela a Lara e Mauricio é muito verdadeira, eles brigam, como qualquer outro grupo de amigos, mas estão sempre juntos quando um precisa do outro. Por falar em amizade, a Mariana deixou um melhor amigo para trás, o Ian, os dois brigaram depois que ela descobriu a homossexualidade do amigo, por quem era apaixonada; essa parte me fez desgostar de novo da Mariana, mas depois eu entendi o por que de ela ter agido daquele jeito.


Como em todo bom jovem adulto, neste também não poderia faltar um romance totalmente fofo e viciante, daqueles que nos fazem ficar na torcida antes mesmo de ele dar o primeiro sinal de existência. O romance LGBT não é tão trabalhado quanto eu gostaria que tivesse sido, mas mesmo assim passa uma verdade linda, nada estereotipada.
“ – Vou te dizer o que acho, Mariana – ele voltou a falar. – Seguindo a analogia da parede branca, acho que todos nós somos paredes coloridas e enfeitadas com as mais diversas coisas. Só que, por vários motivos, em algum momento da vida, nos pintamos de branco para proteger a nossa essência. Fazemos isso para não mostrarmos que somos imperfeitos; somos humanos. Sentimos raiva, tristeza e inveja. Só que esses sentimentos foram taxados como “ruins”. E ser ruim, bem, é ruim. É ai que passamos o branco em cima de nós mesmos, para homogeneizar nossa aparência. Para aparentarmos ser perfeitos.”
A escrita da autora Marina Oliveira é muito viciante e gostosa de ler, eu não consegui me afastar da leitura por muito tempo; todos os seus personagens são muito bem construídos e trabalhados ao longo da historia, e também são extremamente apaixonantes e verdadeiros. As descrições dos ambientes são muito completas, o que ajuda o leitor a imaginar cada cenário perfeitamente.

Essa leitura me trouxe varias reflexões importantíssimas, mas acho que não importa o quanto eu fale sobre a minha experiencia com esse livro, vocês só irão entender verdadeiramente o quão importante ela é, ao lê-lo, então, leiam! Só posso dizer que não vejo a hora de ler mais obras da Marina.

57 comentários :

  1. Olá
    Eu já conhecia essa obra e tenho muita vontade ler a mesma. Li algumas resenhas e todas elas são bem recheadas de elogios e tals, e isso é o que amei me empolga. Eu amo romances fofos e livros que nos façam refletir, e esse tem os dois kkkjj, quero de mais. Adorei ler as suas opiniões e até mais ver .
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel! Fico feliz que tenha gostado da dica é espero que essa leitura seja tão maravilhosa pra você quanto foi pra mim. Beijos e até mais!

      Excluir
  2. Olá
    Eu já conhecia essa obra e tenho muita vontade ler a mesma. Li algumas resenhas e todas elas são bem recheadas de elogios e tals, e isso é o que amei me empolga. Eu amo romances fofos e livros que nos façam refletir, e esse tem os dois kkkjj, quero de mais. Adorei ler as suas opiniões e até mais ver .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. É um gênero que chama muito a minha atenção e pelo que pude compreender, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Fico feliz que tenha interesse em fazer essa leitura, você não vai se arrepender, garanto! Beijos

      Excluir
  4. Olá,
    eu não conhecia a obra, mas gostei bastante da temática. O fato de Mariana ser esnobe no começo, não se deve ao seu mecanismo de defesa ? Bom saber que tem uma pitada de romance e que a escrita da autora prende. Fiquei bem interessada e o livro foi para a lista.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele! Pois é, o jeito esnobe da Mariana é uma forma de defesa sim. Fico feliz em saber que tem interesse em realizar essa leitura, espero que goste. Beijos

      Excluir
  5. Tudo neste livro me instiga,a começar da questão de ter um momento vulnerável exposto na internet, até a questão na nova escola. Quero muito ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivo! Que bom que tens interesse em fazer essa leitura, garanto que você não vai se arrepender. Beijos

      Excluir
  6. Oie! Nossa já adicionei na minha lista de desejados do Skoob, amei a sua resenha e a sinopse do livro é o tipo de trama que gosto de ler, com certeza vou amar esse livro tanto quanto você amou! E já me identifiquei com ele só pela parte do CDF, só eu sei o que eu passei por causa disso!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste dessa leitura tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  7. Oi, Maria Eduarda!
    Tadinha da Mariana! Que surto! rsrsrs...
    Parece quer uma história bem bacana e com momentos de emoção.
    Os quotes são maravilhosos. Adorei principalmente o último quote.
    Beijão!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
    http://www.lagarota.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislaine! Pois é menina, foi um senhor surto o dela hahaha
      A história é linda, parece só boba, mas se mostra maravilhosa a cada página virada; e tem muitos quotes maravilhosos também! Beijos

      Excluir
  8. Não conhecia nem o livro nem a autora mas fiquei encantada com a história. Gosto de leituras assim, reais, coisas que podem acontecer com qualquer um e pegar o gancho dos vazamentos no youtube é fantastico, afinal isso pode acabar com a vida de um adolescente.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa! Pois é, realmente o gancho com o vazamento de vídeos no YouTube foi muito inteligente da parte da autora, e ela soube abordar esse tema de forma muito competente! Beijos

      Excluir
  9. Oi, realmente esse livro é muito mais do que apenas uma história boba de adolescente. Onde o que acontece é narrado no livro é algo que realmente, nos alunos de Brasília, sofremos. É tanta pressão envolvida em ter que sair bem, onde uma prova vai definir seu futuro, que você meio que não tem como não surtar. Você soube apresentar a história maravilhosamente bem e quem não ler estará perdendo uma grande obra. Eu devorei o livro e assim como você, não consegui ficar longe da leitura por muito tempo. Fico feliz que tenha gostado e espero ver coisas da Marina em breve (uma autora que é um amor de pessoa e que tive a chance de conhecer aqui em Bsb).
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Também não vejo a hora de ler mais obras dá autora, ela realmente é um amor de pessoa e muito talentosa. Beijos

      Excluir
  10. Oi Maria Eduarda!

    Tudo bem? Então, para começo de conversa eu ADORO livros com personagens que possuem um QI acima da média, isso sempre torna a história divertida de uma forma bem diferente (pelo menos os que eu li até agora kk). É uma pena que o romance LGBT não tenha sido tão bem trabalhado, esse seria um grande diferencial da história ao meu ver.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie! Estou bem e você?
      Pois é, ler uma obra com um personagem principal com o QI acima da média é sempre bom. Beijos

      Excluir
  11. Oi, Maria!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e é muito bom saber que é uma leitura envolvente, gostaria muito de conhecer a protagonista e a relação dela com o Maurício , pois gosto quando os personagens são bem construídos.
    Com certeza é um livro digno de ser lido.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli! Fico feliz que tenha gostado da resenha; espero que tenha a oportunidade de realizar essa leitura e que goste tanto quanto eu dessa história e personagens incríveis. Beijos

      Excluir
  12. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas me interessei bastante pela premissa. Essa coisa de pressão social e convívio em grupo chega até mesmo ser brutal na adolescência né? Aquela coisa de querer se encaixar e ser tida como a esquisita, sofrer bulliyng entre outras coisas. Gostei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cat! Sim, passar por essas coisas na adolescência pode acarretar em problemas pra vida toda! Fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  13. Olá,

    Adoro livros com essa pegada juvenil e acho muito legal o tema de auto-descoberta. Apesar de que as atitudes da personagem parecerem esnobe, que ótimo que no decorrer da leitura isso muda. Nunca li romances com tema LGBT e esse parece ser um ótimo livro para iniciar uma leitura nesse estilo. Adorei a resenha!

    http://www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora! Se gosta de livros desse tipo, aposto que vai adorar essa leitura. O romance LGBT aqui não tem muito destaque, mesmo assim é ótimo. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que tenha a oportunidade de realizar essa leitura algum dia. Beijos

      Excluir
  14. Oi.

    Estou tentado lembrar onde eu vi esse livro. Me lembro do título, mas não me lembro quando conheci a obra. Mas bem... Fiquei interessada na história, e também pelo romance LGBT que foi citado na resenha. Me interesso muito por esse tema e sei que vou amar esse livro quando ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Uma amiga já me falou muito bem desse livro, mas não sabia que tinha essa temática LGBT, o que torna a história mais interessante ainda. Gostei muito da premissa e acho que com certeza me aventuraria na história, até porque grandes reflexões parecem poder ser retiradas do enredo e isso sempre me conquista. Adorei a dica e futuramente vou dar uma chance a esse livro.


    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne! Que bom que gostou da dica e que se enteressa em fazer essa leitura; espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  16. Não conhecia a autora ea obra. O Título é bem interessante, assim como a capa do livro... Mas não passam muita informação do que encontraremos dentro do livro.

    Mas que injusto a menina ter um transtorno mental e ser expulsa do colegio por isso!!! Diretores intransigentes!

    Gostie muito da sua apresentação do livro, eu não daria nada pra ele sem ler a sua resenha. Gosto de livros sobre autodescobertas, com descrições bem escritas e fluídas. Personagens bem trabalhados é o que teria que ser obrigatório em todas as histórias!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura também quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  17. Olá. Não conhecia a obra e fiquei bastante curiosa com a mesma, principalmente por ser ambientada em Brasília e envolver o PAS. Lembro o quanto sofria de ansiedade no ensino médio todo final de ano quando ia fazer a prova.
    Gostei do enredo original do livro e pelo fato de abordar um tema tão comum no nosso dia-a-dia e nunca ter sido colocado em livro, como os vídeos virais na internet e como ficam as pessoas que os protagonizam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia! Pois é, posso imaginar a pressão que é essa prova. Esse tema dois vídeos virais é mesmo muito interessante; espero que goste da leitura caso a realize algum dia. Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Confesso que tive a primeira impressão de se tratar de um livro bem superficial mesmo, mas mesmo sendo uma trama bem profunda, a história de alguma maneira não me chamou muito a atenção. Não curto muito premissas que focam em relações pessoais então prefiro deixar essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Que pena que não tem interesse nessa leitura! Beijos

      Excluir
  19. Oi, tudo bem?
    Ei normalmente não tenho muita paciência de ler dramas que envolvam adolescentes pois na maioria das vezes eles são bem imaturos mas achei a premissa desse bem gostosa de ler e fiquei curiosa sobre o surto dá Mariana nas provas sendo que ela é uma menina tão inteligente e de QI elevado. E infelizmente é tão normal que as pessoas inteligentes e que pensam que si própria sejam apontadas, julgadas é motivo de piada. Quando ao contrário as pessoas deveriam se espelhar nelas.
    Vou deixar a dica anotada para ler futuramente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, estou bem e você?
      Pois é, acho que a inveja se sobrepõe nesses casos, infelizmente! Espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?
    Gostei muito dessa diagramação e do enredo em si da obra. O romance LGBT apesar de não ter sido muito aprofundando me passou um tom de seriedade sobre o assunto, sem deixar muito caricato. Gostei de como os personagens são apresentados no decorrer do livro e como o romance entre eles vaia amadurecendo. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem e você? A diagramação desse livro é maravilhosa é o enredo apesar de simples é igualmente maravilhoso. O romance LGBT é muito real e interessante. Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  21. Olá! Há alguns dias eu o vi na Amazon e desde que li a sua premissa estou extremamente interessada por ele. Porém, depois de ler a sua resenha tenho certeza de que preciso o adquirir, rs. Adoro livros fofos, porém com um certo teor de reflexão. Enfim, adorei poder conferir suas impressões a respeito do livro!

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilena! Fico feliz que minha resenha tenha te deixado mais curiosa pela leitura; espero que goste dessa experiência tanto quanto eu, pois ela é maravilhosa, garanto! Beijos

      Excluir
  22. Olá!
    Lembro de ter visto esse livro há um tempo, não sei porque ele não foi parar na minha lista do skoob. Parece ser muito fofo, eu morei um ano em Brasília, adoraria ler algo que se passa na cidade. Dica anotada (e dessa vez foi pra lista!).
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana! Sim, esse livro é muito fofo; espero que tenha o prazer de fazer essa leitura o mais rápido possível. Beijos

      Excluir
  23. Oiiii,

    Adorei sua resenha, a maneira como você demonstra os pontos em que o livro te conquistou são interessantes, mas eu estou meio cheia deste universo escolar sabe? As polemicas da adolescência e tal, mas os temas abordados parecem ser interessantes, porém desta vez vou deixar a dica passar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha! Poxa, que pena que não tem interesse em fazer essa leitura... Mas fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que possa dar uma chance a essa obra algum dia. Beijos

      Excluir
  24. Oii!!!
    Não conhecia esse livro. Gosto muito desse tipo de livro, nos faz relembrar um pouco por coisas que passamos na adolescência. Saudade dessa época, se eu tivesse a mesma experiência que tenho hoje, teria me safado muito melhor de muitas coisas. Ser conhecida por ter tido um surto e ainda por cima isso ser postada na internet, complicado hein.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Pois é, ser conhecida por esse tipo de coisa deve ser barra pesada, é esse livro mostra bem isso, sem deixar de ser fofo, claro. Beijos

      Excluir
  25. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei ele bem interessante. Gostei de saber que não é só mais um livro adolescente e que faz o leitor refletir sobre diversos pontos. Também achei bem legal a protagonista não ter te convencido logo de cara, mas ter feito isso no decorrer da leitura. A amizade entre ela e o Maurício parece ser crível mesmo e vou super anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Num primeiro momento essa leitura parece ser algo bobo e clichê, mas não é nada disso; a Mariana parece ser uma personagem muito chata e esnobe no começo, mas depois que o leitor a conhece bem, vê que ela é maravilhosa. A amizade entre ela e o Maurício é muito verdadeira e vai se transformando em amor aos poucos, é muito interessante acompanhar. Fico feliz que tenha gostado da dica! Beijos

      Excluir
  26. Olá
    eu também ja tive a oportunidade de ler o livro e gostar bastante apesar de que esperava um pouquinho mais no geral, mesmo assim também conseguiu me trazer reflexões, que bom que gostou da resenha e só desejo sucesso para a autora, ótima dica e ótima resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  27. Olá!
    Gostei da resenha. Mas a premissa não me atraiu.
    Essa dica eu vou passar.

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tem interesse em fazer essa leitura! Mas fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  28. Oi, tudo bem?

    Já conhecia A parede branca do meu quarto diante de várias resenhas, mas nunca pude conferir a história em si.

    É uma ótima pedida para quem é apaixonado, de um jeito ou de outro, pelo universo psicótico. Esta leitura está em minha lista para ser realizada faz um tempinho e pela sua resenha pude resgatá-la do final da fila.

    Irei procurar um meio para estar realizando a leitura o mais rápido possível! Parabéns pela resenha (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, estou bem e você?
      Fico feliz que minha resenha tenha reavivado a tua vontade de realizar a leitura e espero que goste tanto quanto eu quando a fizer. Obrigada! Beijos

      Excluir
  29. Olá,
    Fico feliz em saber que a trama não é apenas sobre uma típica adolescente que passa por alguns problemas, mas sim que esses problemas são temas bastante relevantes e bem abordados no decorrer do enredo.
    A premissa é bem interessante e fiquei curiosa para saber mais sobre essa amizade entre Mariana, Lara e Mauricio que é muito verdadeira e me parece bem palpável.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele! Espero que possa dar uma chance a essa leitura e que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!