sábado, 31 de dezembro de 2016

As Melhores Leituras de 2016 | por Gaby Marques


2016 foi um ano repleto de surpresas; algumas bem legais, e outras não tão legais assim. O blog cresceu, assim como nossa equipe. Foi o ano que passei por dois momentos bem difíceis e também o ano em que entrei na universidade, no curso de Biblioteconomia. Apesar de todos os tropeços, continuamos firmes e fortes com esse projeto que faz parte do meu dia a dia. E agradeço muito a todos os leitores que dedicam um pouquinho do seu tempo para vir ler o que escrevemos com tanto amor e dedicação. Obrigada!

Esse ano minha meta era ler 90 livros, e acabei fazendo 110 leituras. Infelizmente não foi um ano 5 estrelas, mas alguns desses livros ficarão em minha mente, e coração, para sempre. Vamos conferir?

Uma Vida Pequena (Hanya Yanagihara) foi o melhor livro que li esse ano, e com toda certeza um livro inesquecível, que me acompanhou por muitos meses depois da leitura. Os personagens e acontecimentos ainda vivos em minha memória. É um drama que conta a história de 4 amigos muito unidos que moram em NY e passam por difíceis situações, tanto financeiras quanto pessoais e emocionais.

Pequenas Grandes Mentiras foi com certeza um dos melhores thrillers que li na vida. O livro apresenta 3 personagens, mulheres fortes e imprevisíveis que ficam no meio de um grande acontecimento. Além do suspense principal, acompanhamos também a vida familiar dessas três protagonistas, que precisam cuidar da casa, dos filhos e uma das outras. Um livro que vai muito além do esperado, e fala sobre amor, família e amizade.
O Gigante Enterrado me conquistou pela capa, que é maravilhosa, e apesar de não ser do meu gênero favorito (agora fantasia é um dos meus gêneros favoritos SIM) eu resolvi ler e foi uma das melhores decisões que já tomei - há -, o livro é incrível, uma fantasia épica que fala sobre um dos meus temas favoritos na literatura: memória.


Alguma surpresa por aqui? Quem acompanha o blog já sabe do meu amor por esse livro. Morgenstern é um romance incrível com aquela pitada de drama e mistério que eu adoro e escrito lindamente pela Kelly Hamiso, autora parceirona aqui do blog. Leiam a resenha, o livro é maravilhoso e tem tudo para agradar os fãs de um bom romance.

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo foi um dos melhores livros Young Adult que li na vida, e olha que já li muitos. Um livro emocionante, que toca fundo o leitor e nos faz pensar sobre tudo e todas as coisas...
Aproveitando o gancho, Tudo e Todas as Coisas foi uma das surpresas do ano. Eu não esperava gostar TANTO da leitura e fui totalmente fisgada pelos dramas da Madeline, uma adolescente que sofre de uma rara doença, que a faz ser alérgica a tudo, vivendo trancada em sua casa sob os cuidados constantes de uma enfermeira e de sua mãe super protetora. O final é surpreendente e o livro todo é mega envolvente e original. Indico para todo mundo!

Vocação para o Mal é o terceiro livro da serie Detetive Cormoran Strike e simplesmente não poderia deixá-lo fora dessa lista, pois já é tradição ter algum livro da J.K.|Robert Galbraith nos melhores do ano. Esse foi o livro mais paradinho da série até agora, mas igualmente genial. Estava sentindo falta dos protagonistas e amei reencontrá-los e saber mais sobre eles. Se ainda não leu esses livros, leia!

E também não poderia deixar de fora dessa lista o curioso Distância de Resgate, que até hoje não sei se entendi muito bem, hahaha. O livro é o mais diferente dessa lista, misturando realismo fantástico e ficção científica de uma forma bem louca. Eu adorei!! Confiram a resenha para saber mais sobre ele, claro, sem spoilers.
Belgravia é um livro de época, que se passa lá em Londres no ano de 1840. Aqui conhecemos personagens que vivem de aparências e títulos, até que um um segredo tira dos eixos a vida perfeita de duas grandes famílias. Eu amo livros que se passam em Londres, e mais ainda no século 19. O livro é ultra envolvente, mantendo o leitor preso até o final e criando muitas intrigas e escândalos para alimentar nossa mente curiosa.
E por último, mas não menos importante, temos Outlander: A Viajante do Tempo, primeiro volume de uma serie imensa com dois protagonistas magníficos: Claire e Jamie <3 Melhor casal! É um super calhamaço (ainda maior que Uma Vida Pequena), mas de leitura super fácil e viciante. Estou louca para ler os próximos. P.s: ainda não tem resenha aqui no blog, mas logo farei um post sobre ele <3


Esses foram os meus escolhidos, agora quero saber sobre os favoritos de vocês neste ano. Temos algum título em comum? Vamos conversar!!

Desejo a todos os leitores aqui do blog um ano novo incrível, com muitas oportunidades maravilhosas e muito, muito amor. Ah, e livros!
Até a próxima!

15 comentários :

  1. Olá!! :)

    Eu adorei ler o teu post de fim de ano!! :) Gostei de conferir as melhores leituras!! :) ahah Muito bem, tenho vontade de ler quase todos!

    Como assim, 110 livros?? ahah Nossa! Bem, estou especialmente curioso com O Gigante Enterrado e Belgravia! :) Vamos ver se consigo! Bom Ano Novo!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode,com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabi

    Eu li Tudo e Todas as Coisas e Belgravia e também foram duas ótimas leituras para mim. Eu ainda tenho esperança do Julian lançar um outro livro, pois aquele final foi bem aberto, né? Quero ler Pequenas Grandes Mentiras porque vi o trailer da série e gostei bastante.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Olá...adorei suas leiuras.
    Que 2017 seja ainda mais especial, repleto de ótimas leituras

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista eu só li Belgravia e também foi para a minha lista de melhores do ano! Que romance de época incrível!
    Todas suas leituras me interessaram bastante, ainda mais por terem sidos escolhidos como as melhores. Algumas ainda não conhecia, então já vou procurar saber mais sobre.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gaby,
    Os únicos livros que li da sua lista foram Begravia e Tudo e todas as coisas. O primeiro entrou para a lista de favoritos e melhores do ano, o segundo não foi tão agradável, pois, diferente de você, esperava muito da obra.
    Estou bem curiosa para ler Outlander e fiquei contente de ter visto ele por aqui.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Infelizmente não tive a oportunidade de ler nenhum livro desta lista, mas espero conhecer algumas obras em breve. Você leu muito! 110 livros é um número bem alto, fico feliz por você ter alcançado essa meta e quase dobrá-la.
    Que esse ano você consiga ler mais livros maravilhosos e que toquem seu coração.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Estou curiosa para ler "Pequenas grandes mentiras", minha irmã o comprou e eu vi algo sobre o livro ganhar uma adaptação de série? o.O "Aristoteles e Dante" e "O gigante enterrado" são livros que eu quero muito ler, espero poder fazê-lo em breve. Não consegui gostar muito de "Belgravia", mas eu adorei "Tudo e todas as coisas".
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    É muito bom quando ultrapassamos a nossa meta de leitura não é? Eu também ultrapassei mais li apenas seis livros há mais do que o estipulado.
    Das suas melhores leituras estou doida para ler gigante adormecido e pequenas grandes mentiras que se não me engano eu li a resenha até por aqui mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa. Pelo visto esse ano não foi um ano 5 estrelas para ninguém. Tive poucas leituras que ficarão guardadas até porque eu achava que tudo era mais do mesmo. Eu pensei que era eu que estava ficando crítica mas parece que não. Foi bem geral isso. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Você leu tudo, que não li.rs
    Vocação para o Mal, é incrível como este enredo conseguiu me deixar instigado, vendo eles entre seus melhores, vou buscar ler neste 2017. Que este novo ano te traga ainda mais novas oportunidades em boas leituras.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem por aí?

    Que ótimas leituras! Eu quero muito ler "Vocação para o mal", mas antes eu preciso ler "O Bicho-da-Seda" antes, pois só li "O Chamado do Cuco" e amei! Nem sei o porquê de eu estar adiando a leitura dos dois livros seguintes. Te desejo ótimas leituras para 2017!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. 2016 foi um ano repleto de surpresas mesmo, lá no L&A aumentou a equipe e em 2016 mesmo voltou a ser só eu. Queria alguém pra ajudar, mas é difícil encontrar alguém de confiança, né?! rs
    Fico feliz sobre tuas conquistas, Gaby! Que o Uma leitora voraz cresça ainda mais em 2017!
    Dos melhores de 2016 o único que eu li foi Belgravia e curti bastante a leitura, mas não foi um dos favoritos. Sou louca pra ler Pequenas grandes mentiras, adoro thriller psicológicos! Também tenho curiosidade por Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo.
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie
    parabéns pelas leituras e que bom que teve tans leituras boas, dos citados eu quero muuuito ler Tudos e todas coisas e Pequenas Grandes Mentiras, espero conseguir ler ambos esse ano e gostar tanto quanto você, muitas leituras boas pra vc nesse novo ano

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pelo seu resumo, você fez excelentes leituras esse ano. Dos que você destacou, só li Belgravia e amei! Mas me interessei bastante por Morgenstern, o gigante enterrado pequenas grandes mentiras e uma vida pequena. Sua opinião sobre eles realmente me chamaram a atenção e vou procurar saber mais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Quanta coisa boa, quero ler a maioria!

    Que 2017 seja repleto de ótimas leituras. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!