quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Belgravia, de Julian Fellowes

Resultado de imagem para Belgravia capaAutor: Julian Fellowes
Título original: Belgravia
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 432
Skoob
*Livro gentilmente cedido pela editora
Sinopse: Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala. No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square.

1815.
Pouco antes da Batalha de Waterloo a duquesa de Richmond oferece um baile lendário, que termina com a notícia de que o país estava sendo invadido por Napoleão naquele momento. A notícia não os pega totalmente de surpresa, já que a iminência da guera era evidente; mas isso não bastou para que as damas sofressem menos ao se despedirem de seus filhos, maridos e noivos. Aquela noite mudaria suas vidas para sempre. 

James Trechard é um rico comerciante que está sempre tentando subir nos degraus da alta sociedade, porém sem muito sucesso. Sua filha, Sophia, conquistou a admiração do jovem Edmund Bellasis, único filho da duquesa de Richmond. Os dois vivem um romance em segredo, e foi ele quem conseguiu os convites do baile para os Trechard, que nunca seriam convidados de outra forma. Mas a relação secreta de Sophia e Edmund termina  quando ele é morto em combate, deixando-a devastada e com um segredo que abalaria ambas as famílias.
"Esta é uma história sobre pessoas que viveram há dois séculos e, ainda assim, muito do que eles desejaram, muito do que se ressentiram e as paixões arrebatadoras em seus corações eram bastante parecidas com os dramas que vivemos agora, em nosso tempo..."

1840
Vinte e cinco anos depois do famoso baile, as coisas mudaram muito para os Trechard. Agora James é sócio de um negócio muito lucrativo na área de construções e conseguiu conquistar muitas das coisas que almejava, apesar de ainda não fazer parte de tudo o que gostaria. Sua mulher, Anne, não compartilha das mesmas ambições do marido, mas não se opõe à maneira como vivem. Quando ela reencontra a duquesa Caroline Richmond, que se tornou uma mulher muito triste e amarga depois da morte do filho, o peso do segredo que guardou por 25 anos volta a incomodá-la, agora com mais intensidade.

Quando então uma revelação vem à tona, um novo personagem surge, e com ele muito mais intrigas, segredos e reencontros; além de traições e novas paixões. Depois de tantos anos alguns laços precisam ser refeitos e algumas histórias recontadas, mas nem todos estão satisfeitos com isso, e algumas conspirações são criadas para acabar com tudo, antes que seja tarde demais.


Belgravia é um romance de época escrito por Julian Fellowes, criador da premiada serie de TV Downton Abbey, e publicado no Brasil pela editora Intrínseca recentemente. Neste livro o autor desenvolve múltiplas tramas que vão se juntando durante a narrativa, feita em terceira pessoa, deixando o leitor totalmente preso na leitura do começo ao fim. 

Ainda que possua uma base histórica e descrições de época e costumes, a narrativa é muito fluida e a escrita do autor excelente. Ainda que seja um livro de leitura fácil e rápida, isso não diminui de maneira alguma a qualidade da obra e, posso dizer a vocês, foi um dos melhores livros que li este ano. 

O autor não se detém em nada que não seja necessário, e todas as descrições contribuem para uma leitura rica e interessante, que de tão incessante me fez imaginar estar assistindo a uma serie de TV, e o fato do autor ser um ótimo roteirista só me deixa mais animada para que Belgravia seja adaptado para as telas. As roupas, os modos, as aparências, a ambientação... tudo fez com que eu me sentisse parte do livro, na era vitoriana.


O final foi satisfatório, só gostaria que ele tivesse começado com a resolução de alguns problemas um pouco antes, para que não ficasse muito corrido. Ainda assim foi um final digno e eu adorei o fim que ele reservou para os personagens.

A edição está belíssima e não encontrei erros de revisão. Essa capa é simplesmente maravilhosa e retrata bem o clima da narrativa.

Definitivamente é um livro que indico a todos! Entrou para os favoritos e, pasmem, já estou com vontade de reler :D

29 comentários :

  1. Aiiinnnn,
    Quero ler!!!!
    Adoro romances e de época e com uma trama no meio só deixa o livro mais tentador. Gaby, arrasou na resenha viu. Ficou maravilhosa! E essa fotos então...
    😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Olá
    quero muito ler esse livro por conta do enredo ter o lado histórico e lor conta desses elementos de mistérios. Sua resenha só me deixou mais motivada ainda para conferir. Ah, quero assistir também a série ao qual o autor é criador. As fotos ficaram maravilhosas!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada na leitura, Fer! Espero que goste do livro.
      Obrigada!!!
      Beijão

      Excluir
  3. Romances de época sempre são mais interessantes quando acompanhado de fatos históricos, talvez seja aí o tamanho da minha curiosidade com a obra, e claro, o segredo. Estou quase para roer as unhas para saber que fato é esse que mudará tanto as duas famílias e as consequências dessa revelação.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Tammy, tudo bem? Espero que leia o livro e aprecie bastante essa trama. Eu adorei!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Quero muito ler esse livro! Deve ser realmente muito interessante ler o livro de uma roteirista - e impossível não imaginá-lo adaptado rs Já quero saber logo qual segredo é esse e o desenrolar da trama. Saber que você terminou a obra com vontade de relê-la só me deixou ainda mais curiosa pela leitura. Só estou com um pouco de medo do final ser corrido demais,mas, ainda sim vou arriscar rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Polly! É muuuito bom. Quero muito uma adaptação de Belgravia pra ontem!! :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Gabrielly,
    Estou lendo esse livro e cheia de expectativas em relação a ele. Acho que a obra é bem construída e estou gostando a personalidade do James, ele parece ser bem determinado e um homem que vai atrás de seus sonhos. Fiquei intrigada em relação ao final que você achou meio corrido. Talvez se o autor começasse a desenrolar antes a história não ficaria assim.
    Adorei a resenha e a foto e espero não me decepcionar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna, tudo bom? Espero que tenha gostado dessa leitura! :D O final é realmente um pouquinho corrido, mas ainda assim gostei do desfecho.
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá! Estou mega curioso para ler esse livro, já li algumas resenhas e todas são positivas, assim como a sua. Adoro romances de época, mas esse em especial me chama mais a atenção e parece se diferenciar dos outros pela trama misteriosa. Além disso, tenho curiosidade em saber como o autor relaciona todas as subtramas e o desfecho de toda essa história. Espero poder ler logo esse livro e tirar minha próprias conclusões!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu conheci este livro hoje num resenha que li! :) Mas gostei de ver outros pontos na tua resenha! :) ahah Bem, eu não sou muito de romances de época...

    Mas concordo que a capa e linda! E não gosto de finais muito corridos!! ahah :) Também...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Já faz alguns dias que venho vendo várias resenhas sobre esse livro. E apesar de não gostar muito do gênero romance de época, esse me interessou demais por causa da parte histórica, de Napoleão invadindo e da Guerra de Bruxelas...
    Acho muito importante quando o autor não foca muito em detalhes desnecessário. Gosto quando ele é direto ao ponto. A leitura vai mais rápida.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá amore!
    Não curto muito esses livros de época pra ser sincera...
    Parabéns sua resenha está uma graça!
    E as fotos um espetáculo.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?

    Li esse livro recentemente, e assim como você, eu amei a leitura. Esse foi o meu primeiro contato com Julian Fellowes, e posso dizer que fiquei encantada com o seu poder de cativar o leitor. Amei o conteúdo históricos que ele introduziu na história, e a personalidade dos personagens fez com que a trama ficasse mais reais. Amei!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Amei a tua resenha, é uma linda capa da editora Arqueiro e além da narrativa me deixou interessante um romance de época que quero ler muito!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Beijos!
    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Parece mesmo que a gente está vivendo na época ao ler o livro, né? Eu ainda não o finalizei, estou perto da página 250, mas estou gostando, apesar de não me sentir completamente envolvida na história até agora. Espero que isso mude um pouco daqui em diante, pois a premissa é interessante, assim como os personagens.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Desconheço a escrita do autor, mas gosto bastante de livros do gênero e tenho visto ótimas criticas acerca da obra, o que me faz ficar ainda mais interessada e mal posso esperar para começar a leitura.
    Os personagens parecem ser bem construídos e a trama realmente cativante. Embora já sei que esse segredo entre as famílias não é lá tão surpreendente, ainda fico curiosa para saber o que é e me aventurar pela história.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Gabrielly

    Também recebi o exemplar da editora e fiquei encantada com a edição e a xícara, coisa mais linda.
    As resenhas que tenho lido têm me deixado muito satisfeita, a sua não foi diferente.
    Em breve começarei a leitura e espero gostar bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa, você falou tudo que senti ao ler o livro, e também foi um dos meus preferidos esse ano!
    A trama foi realmente muito bem elaborada, com descrições da época na medida certa, que nos fazem ficar curiosa pra saber mais sobre os anos de 1800, né?
    Também fiquei super curiosa pra assistir a série dele, mas acredita que logo agora que tomei coragem de assistir, a Netflix vai tirar do catálogo?
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  16. Esse livro esta sendo bem comentado ultimamente e apesar de estar amando fazer algumas leituras de romance de época ultimamente esse ai não me chama muita atenção a premissa é muito interessante mais sabe quando um livro não te fisga? Este é o meu caso.
    Enfim vou esperar ver se essa cisma passa e quando acalmar um pouco eu tento a leitura.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  17. Oi que bacana ver que você gostou desse livro e assim como você fiquei imaginando tudo aquilo retratado na tela. confesso que o segredo não me surpreendeu tanto mas mesmo assim me vi envolvida por toda a trama, o autor é ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Eu quero muito ler esselivvro, pois amo Downton A. e quero muito conhecer mais sobre o autor. Tem bastante gente gostando muito da obra e eu espero gostar também, já que amo romances de época. Acredito que isso do autor tornar a história rica e interessante com os fatos que apresentam, vai me fazer ficar fascinada. Haha.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Mais uma resenha que leio sobre "Belgravia", provavelmente a décima, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Desse jeito não vou descansar até ler esse livro, que a cada coisa que leio sobre ele, torna-se ainda melhor e me deixa com mais curiosidade.
    Ainda mais sendo do criador do "Downton Abbey", que eu sei ser uma série muito bem elogiada. Portanto, ganha mais pontos ainda comigo.

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona a capa está linda e esse mimo que veio junto com o livro é pura delicadeza, pretendo ler esse livro em breve, gosto de livros que tem tramas que no final são reveladas de forma surpreendente, li muitos elogios a o autor, espero gostar desse lindo romance de época. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Estou vendo apenas boas opiniões sobre este livro. Estou muito curiosa para realizar a leitura dele, pois adorei o fato de ser embasado em fatos historicos e cheio de mistérios e dramas. O enredo parece ser rico e bem elaborado.
    Adoraria realizar a leitura!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Oi Gaby!
    Esse livro é a minha leitura do momento e estou super curtindo! Deu vontade de pegar o livro agora e devorar tudo. Estou bem curiosa pelo desfecho da trama, mas com receio de acabar. hahaha Pena que o final fica um pouco corrido. :/
    Bela resenha e ótimas fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá =) Apesar de gostar mais de romance sobrenaturais esse livro parece ser legal. Eu gosto de ler livro que relata outras época mas eles costuma ter uma leitura não muito fácil, fico feliz por esse ter. Realmente é ruim quando deixa para resolver os problema lá pro final, isso pode deixa bem corrido. Gostei bastante da sua resenha e adorei a capa do livro. www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oiee Ivi! Que bom que gostou do livro também <3
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!