sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Resenha || Filha da Fortuna, de Isabel Allende

Bertrand Brasil, 2018 || 378 páginas || Skoob
Sinopse: Edição com nova capa de um dos maiores clássicos da autora do best-seller A casa dos espíritos. Abandonada ainda bebê no Chile do século XIX, Eliza Sommers foi criada por uma prestigiosa família inglesa em Valparaíso, onde se apaixonou por Joaquín Andieta, um dos empregados do tio adotivo. A descoberta de ouro na Califórnia em 1849 mobiliza metade do país, que não hesita em içar velas e correr atrás da fortuna — inclusive Joaquín, que lhe promete um casamento tão logo volte com os bolsos cheios de ouro. Mas Eliza não está disposta a esperar e parte clandestinamente para a Califórnia em busca de seu amado. Viajando escondida no porão de um veleiro na companhia de homens e mulheres atraídos pela febre do ouro, a jovem conhece Tao Chi'en, um médico chinês que a conduz por uma inesquecível jornada pelos mistérios e contradições da condição humana. Retrato vibrante de uma época marcada pela violência e pela cobiça, Filha da fortuna é um livro sobre a redescoberta do amor, da amizade, da compaixão e da coragem, e é povoado de personagens que ficarão para sempre na memória e no coração dos leitores.  

RESENHA ✍

Filha da Fortuna é um clássico da autora chilena Isabel Allende,  um dos nomes mais reconhecidos e aclamados da literatura em língua espanhola e vencedora de diversos e importantes prêmios, como Hans Christian Andersen em 2012 por sua série As Aventuras da Águia e do Jaguar, também publicada pela Bertrand Brasil. Meu primeiro contato com o trabalho da escritora foi pelo seu romance mais conhecido, A Casa dos Espíritos, que li e resenhei em 2018 (aqui). O estilo da autora é emaranhar suas narrativas a fatos históricos; suas tramas tendem a ser mais descritivas por isso.

Filha da Fortuna foi uma leitura extraordinária. Comecei o livro com poucas expectativas, confesso, mas fui arrebatada e surpreendida pelo que encontrei aqui. Uma trama também repleta de detalhes e fatos históricos sobre o Chile e a Califórnia (como também outros lugares, mas com enfoque nesses dois) de 1843 a 1853.

Aqui encontramos não só uma aventura com personagens intensos, grandes amores e perdas, mas mergulhamos em uma história que, a cada capítulo, cresce e se transforma, apresentando personagens e suas histórias, trágicas e infelizes; sobre romances interrompidos, improváveis e, acima de tudo, transformadores.
"Aquilo que esquecemos é como se não houvesse acontecido, mas muitas eram as suas lembranças, reais ou ilusórias, e assim, para ela, foi como viver duas vezes."

O livro é dividido em três partes, cada uma com sete capítulos que vão acompanhar primeiramente a família Sommers, ingleses que se mudam para Valparaíso, elegantes e prestigiosos, que adotam, ainda bebê, Eliza Sommers, que foi abandonada na porta da família e criada como parte dela. Assim, conhecemos cada um dos Sommers, seus segredos, seu poder e fraquezas naquelas terras que guardan seus próprios costumes, rituais e lendas. Eliza cresce e se apaixona perdidamente por Joaquín Andieta, um empregado de seu tio, pobre e sem um nome para ter o direito de pedir sua mão sem ofender sua família adotiva, mas isso não é nada para os jovens, que se encontram as escondidas.


Quando Joaquín, cansado da situação de pobreza e disposto a enriquecer resolve ir para a Califórnia atrás de ouro. Eliza, doente de saudades, vai atrás do rapaz, fugindo de casa e se arriscando em um navio atravessando as águas do Pacífico, onde conta com a ajuda de Tao Chi'en, médico chinês que será também um personagem indispensável no enredo.

A partir daí a narrativa toma um novo rumo, agora tendo como plano de fundo A Corrida do Ouro, que começa em 1848 quando foi espalhada por diversos países a notícia de que encontraram ouro em Sutter's Mill, Califórnia. 
"Ao longo de seu caminho, perguntaria mil vezes a si mesma se tivera a oportunidade de fugir daquela paixão arrasadora que lhe torceria a vida, ou se naqueles breves instantes poderia ter dado meia-volta e salvar-se, mas, cada vez que fazia essa pergunta, concluía que seu destino estava traçado desde o começo dos tempos."
Filha da Fortuna é intenso, complexo e cheio de reviravoltas. Leitura surpreendente e informativa, me fez querer pesquisar sobre o contexto histórico no qual estão inseridos os personagens. Não é um livro para ler em uma sentada, e requer mais atenção, pela quantidade de detalhes, mas não deixa de ser um livro prazeroso, altamente recomendado. Me deu vontade de sair lendo tudo da autora agora, e espero ler mais de suas narrativas espetaculares esse ano.

A resenha já ficou imensa e sinto que não falei nem metade do gostaria sobre a obra, mas é um livro realmente fantástico e quero que todos leiam e conheçam a escrita da autora. É uma viagem longa e exuberante, que dá muito no que pensar e refletir sobre destino, amor e os laços que nos envolvem e une almas.

Favoritado!

15 comentários :

  1. Oie,
    nunca li nada dessa autora e já ouvi falar muito dela acredita?
    É um romance bem de época mesmo. Imagina ela se apaixonar por um empregado, naquela época era quase um crime, a gente ainda de ler isso, temos alguns exemplos em séries de televisão.
    Certamente uma leitura maravilhosa de se fazer,

    ResponderExcluir
  2. Eu só assisti A Casa dos Espíritos e é uma obra clássica! Este aí é bastante interessante pelos fatos históricos que você relatou e eu amo quando um livro traz este tipo de coisa. Além de que a obra em si é linda.

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Nunca tinha ouvido falar da autora eu acho, mas achei super interessante não só a história em si (porque a corrida do ouro por si só já é um elemento forte), mas pela dinâmica que as coisas parecem ter na obra. Fiquei curiosa para saber se ela vai encontrar o grande amor dela na Califórnia, porque não deve ser fácil rastrear alguém naquele tempo e também para saber o que ela aprendeu com o médico Chinês e se ele terá um papel maior na história do que só estes ensinamentos. Dica mais do que anotada e espero poder conferir a leitura em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que leio uma resenha sobre a obra, e o nome do autora não me é conhecido, exceto pela capa do livro, que já devo ter visto em algum lugar.
    Gostei da premissa, pois além da temática sobre a febre do ouro, certamente o médico terá um papel bem importante na história, pois após seu encontro com a protagonista o enredo toma um novo rumo. Gosto dessa "tensão" rsrs Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra, mas fiquei interessado, pois ela parece ter um enredo intenso e surpreendente. Fiquei com a curiosidade aguçada em saber da história na íntegra.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre vi os livros dessa autora fazendo muito sucesso mas infelizmente nunca me interessei por nenhum título, acho uma pena porque sinto que de certo modo deixo de aproveitar ótimas histórias. Em todo caso, a Bertrand vem fazendo um excelente trabalho nessas edições, que coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nunca li nada dessa autora e confesso que me deixa curiosa essa trama e como ela se divide. Pelo visto é uma história bem reflexiva e emocionante.
    Acredito que iria gostar se tivesse oportunidade de ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gaby!

    Eu já ouvi falar muito bem dos livros da autora e por isso morro de vontade de apostar em suas histórias. A mais famosa parece ser A Casa dos Espíritos, mas eu comprei no idioma original outro livro da autora (La Isla Bajo el Mar) e pretendo começar por este. Está nos meus planos lê-lo ainda este ano.

    Gostei muito de saber que o livro possui um grande conteúdo histórico e fiquei bem interessada em saber mais sobre a Corrida do Ouro e a situação política e social da época em que a história se passa. Será que é uma ilusão torcer pelo amor de Joaquín e Eliza? Sou uma romântica, então fico com aquele desejo de que as coisas deem certo para os dois.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gaby, eu tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa autora, pelos seus comentários o enredo parece esta bem construído e ambientado, trazendo esse período que parece bem interessante que é a Corrida do Ouro *-* Espero ter a chance de lê-lo também *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabrielly!
    Essa é uma autora que tenho muita vontade de ler, mas ainda não tive chance. Mesmo sendo uma leitura mais densa com certeza vou ler os livros da autora em breve. Já vi várias resenhas elogiando os livros dela então com certeza vou gostar da leitura. Adorei a leitura!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Me senti uma Et aqui, eu nunca tinha visto o nome dessa autora por aí, e pelo que você apresentou ela é super! o.o
    Bem, quanto ao livro, gostei bastante da premissa, gosto de livros que nos deixam reflexivos, fiquei curiosa, título anotado!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Livros que nos deixam reflexivos são tudo! Adorei a premissa da historia e estou bem surpresa pelo fato de não conhecer essa autora. Anotei a sua dica e por conta da curiosidade pretendo ler esse livro em breve

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu tenho tanta vontade de ler os livros dessa autora. Ainda não tive a oportunidade, mas adorei o enredo desse e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler. Parece ser uma leitura intensa, com muitas reviravoltas, mas que traz reflexões muito interessantes. Deu para perceber o quanto você gostou do livro e foi impossível não ficar curiosa, pois parece ser uma história muito bem desenvolvida mesmo.
    Adorei a resenha e já anotei a dica. Espero poder ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OI, preciso logo dar um jeito de ler dois livros da autora que tenho aqui, acho muito bacana isso de ela construir a história com ligações com fatos reais. Ainda não conhecia esse livro mas achei a premissa do moço pobre e da garota fugitiva muito interessante.

    ResponderExcluir
  15. Olá Gabi!!!
    Eu não conhecia a autora e nem o livro, mas já fui sugada pelo mesmo ao ver a capa dele.
    Gostei da história ser dividida em partes e nos mostrar um pano de fundo acerca dessa família e se sua resenha tá grande por conta do livro e você sentiu que não falou nem tudo que queria é porque o mesmo é bom de fato.
    Já estou indo no skoob porque não tem como não querer colocar esse livro na minha lista de livros que quero ler ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!