quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Resenha || Deserto e Asfalto, de Munique Duarte

Kazuá, 2018 || 120 páginas || Skoob
Sinopse: O que você faria ao notar que sua vida é uma monotonia sem fim? Para fugir dos dias sempre iguais, em “Deserto e Asfalto”, Rebeca cismou com uma garagem trancada à chave, localizada em um bairro estranho chamado Ária. Todos os dias, ela investiga um pouco mais, até “ver-se coberta de lama até o pescoço”. O intrigante Omar, vizinho da construção, não dará trégua à menina enxerida, que acabará descobrindo muitos mistérios, alguns deles bem perigosos.  

RESENHA ✍

Deserto e Asfalto é o segundo livro da escritora brasileira Munique Duarte que tenho o prazer de ler. O primeiro, O Salto do Guepardo, me encantou pela força da trama, a construção dos personagens e toda a questão psicológica que a autora desenvolveu; então, quando soube do lançamento de Deserto e Asfalto fiquei bem animada! A Munique é uma mulher incrível, talentosa e criativa, e gentilmente me enviou um exemplar (autografado!) para ser lido e resenhado aqui no blog.

Essa é uma aposta da autora mais voltada ao mistério. O livro acompanha vários personagens que possuem como ligação o bairro onde vivem: Aria. Um lugar calmo, quente e monótono, onde cada um cuida da própria vida no cenário hostil que ele proporciona. Mas esse lugar, tão tedioso para alguns, se torna a obsessão de uma dessas personagens, Rebeca, que um belo dia, em uma  viagem de ônibus, repara em uma garagem trancada com a palavra danger pichada bem em frente. A garagem, localizada em Aria, e seu misterioso conteúdo se tornaria a obsessão da estudante, que passa a visitar todos os dias aquela rua, imaginando o interior da garagem.

Nem os misteriosos assassinatos que ocorrem naquele lugar, bem em frente ao danger escrito no portão da garagem, a fazem desistir de especular e tentar desvendar o enigma que aos poucos se alimenta de sua sanidade. 
"Ária é um grande palco de vidas que se cruzam. Vidas desconhecidas uma das outras e que se revelam mais próximas do que se pode imaginar. Proximidade que demonstra ódio ou simpatia. Que pode durar para sempre ou apenas dois segundos. Tudo depende da intenção dos autores."

Outro personagem protagonista nessa trama é Jânio, um homem em seus cinquenta anos, solteiro, que se apaixona a primeira vista por Carla, uma jovem vendedora de loja de eletrodomésticos. Ele logo fica obcecado, mas não imagina que essa relação platônica pode se transformar em algo perigoso...


Como esses dois personagens, tão diferentes, podem ter seus destinos cruzados? Deserto e Asfalto é uma narrativa árida, envolvente e instigante que apresenta personagens difíceis, obsessivos, que desafiam o leitor a tentar defini-los, entender suas ações e intenções. Munique tem uma escrita que envolve e faz o leitor refletir, e fico feliz por poder continuar acompanhando seu trabalho e seu crescimento. Recomendo muito! O Salto do Guepardo e Deserto e Asfalto são dois títulos que merecem a leitura, e Munique Duarte é um nome para ficar de olho ;)

6 comentários :

  1. Oie!
    Ainda não conhecia esse título, e gostei muito da dica.
    E é interessante quando conseguimos acompanhar o trabalho do autor, vendo o quanto eles evoluem com suas histórias.
    Com certeza, vou ler esse livro, fiquei curiosa para conferir, gosto de tramas envolventes. Muito interessante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a autora nem seus livros, mas confesso que fiquei bem intrigada com essa premissa e muito curiosa para saber o desfecho dessa trama e como o destino de personagens tão distintos pode acabar se cruzando para enredar a trama.
    Saber o quanto você gostou e o quanto a trama te envolveu só me deixou ainda mais curiosa para conferir. Dica mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas gostei de saber mais sobre a composição dos personagens e sempre que a trama me deixa com aquele gostinho de quero mais de tão envolvente é sinal de que merece ser lida.
    Como apreciada de bons mistérios espero ter oportunidade de conhecer em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora. Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro e que a escrita da autora tenha te agradado mais uma vez. No entanto, confesso que não faz muito meu estilo de leitura. Eu raramente leio suspense e esse eu confesso que não me atraiu muito. Talvez por ter uma pegada mais psicológica, com personagens obsessivos, não pareceu o tipo de livro que eu leria.
    No entanto, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia a autora e agora estou bem animada pra conhecer o seu trabalho em função dos elogios que você fez para o livro. Gosto desta trama de mistério e com esse cenário de bairro por trás me deixou interessada.
    Valeu pela dica.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabi!!!
    Eu ainda não conhecia a autora até você falar sobre o livro da mesma aqui e essa áurea de mistério acaba sendo atrativa para o leitor e interessante de está tentando acompanhar.
    Adorei o enredo e esse pedacinho que você deixou do livro chama atenção.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!