terça-feira, 24 de julho de 2018

Resenha || A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler

Editora Morro Branco, 2018 || 417 páginas || Skoob
Sinopse: Quando uma crise ambiental e econômica leva ao caos social, nem mesmo os bairros murados estão seguros. Em uma noite de fogo e morte, Lauren Olamina, a jovem filha de um pastor, perde sua família, seu lar e se aventura pelas terras americanas desprotegidas. Mas o que começa como uma fuga pela sobrevivência acaba levando a algo muito maior: uma visão estonteante do destino humano ... e ao nascimento de uma nova fé.  

RESENHA ✍

A Parábola do Semeador é o segundo livro de Octavia E. Butler publicado no Brasil, e o primeiro de uma trilogia distópica que, infelizmente, não está assim tão longe da realidade e das previsões para as próximas décadas.

A história se passa em 2026/2027 e acompanhamos Lauren Olamina, uma garota de 15 anos que possui a síndrome da hiperempatia, que gera a ilusão de sentir o prazer e a dor do outro. Se ela bater em alguém, sentirá tanta dor quanto o outro; se ver alguém com dor, mesmo que não tenha sido causada por ela, é a mesma coisa. Esse é um segredo que ela guarda, principalmente em tempos como esse.

O mundo entrou em colapso. Nas ruas, as pessoas se matam por um pouco de comida, dinheiro ou drogas. Violência, pobreza e doença dominam o país. Uma nova droga faz com que seus usuários sintam um prazer intenso e doentio em queimar as coisas, e as pessoas. A família de Lauren mora em um bairro protegido por um muro, mas ela sabe que, em breve, as coisas podem piorar. E pioram, rápida e tragicamente; e ela, agora com 18 anos, precisa fugir e lutar pela sobrevivência em um país arruinado.

Na estrada, Lauren se depara com os piores cenários, mas também conhece pessoas de bem, com as quais se une. O Deus de Lauren é a mudança, e sua fé é na força, no trabalho e na contribuição com a realização do destino, sua religião é a Semente da Terra.
"O mundo está repleto de histórias dolorosas. Às vezes, parece que são o único tipo de histórias que existe e, ainda assim, me peguei pensando em como era linda aquela gota de água entre as árvores."

Octavia nos mostra uma realidade perversa e imprevisível, e que só piora enquanto as pessoas fingem que as coisas vão melhorar de uma hora para outra. Lauren é, em seu bairro, a única que parece compreender a deterioração do mundo, e se prepara para enfrentá-lo quando chegar a hora. Uma personagem pela qual torcer, se enxergar e se inspirar. Lauren é inteligente e corajosa; ao encontrar sua força faz o melhor uso possível dela. É uma mulher perigosa, justa e também amável.

A Parábola do Semeador é uma lição de perseverança, fé na mudança e no trabalho por ela, de respeito à natureza e ao outro. Aprendi muito com a Lauren, assim como aprendi com a Dana em Kindred e com a Octavia, uma mulher igualmente forte e visionária.

Essa é uma leitura que mexe com os nossos sentimentos e emoções, sentimos a dor e as dúvidas da personagem como se fossem nossas próprias, mudamos e nos transformamos com ela. É muito intenso acompanhar sua jornada e ver a genialidade da autora em mais um romance imperdível que entrou para os favoritos da vida.

9 comentários :

  1. Esse livro me aguçou a minha curiosidade, estou com muita vontade de ler agora. Espero poder fazer isso esse ano ainda.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabrielly, tudo bem? Eu não sou muito fã de distopia, mas gostei da premissa apresentada e o fato do livro mexer com nossos sentimentos e nos fazer refletir. Não é algo que lerei no momento, mas fica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Ahh que resenha linda!
    Não sabia que tinha mais um livro da Octavia E. Butler publicado aqui e já super animei a ler!
    Gostei da premissa e nem sabia que existia uma sindrome assim, nao deve ser nada facil viver sentindo os que outros sentem.
    Já vi que vou me emocionar mto com a leitura, assim como o primeiro livro e com certeza vou ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou procurando a oportunidade para ler o primeiro livro dela lançado aqui e agora temos mais este que parece ser muito bom. O que mais me chama atenção em distopias é sua trama plausível se comparada a maneira em que caminha a humanidade. Saber que esse livro também mexe com os sentimentos reforça minha vontade de conhecer a escrita da autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielly!
    Li o primeiro livro da Octavia e gostei muito e pela sua resenha deu para perceber que ela continua uma contadora de histórias de mão cheia. O enredo parece mesmo uma previsão do que será o futuro próximo né, é assustador e mais do que preocupante. Achei muito interessante que a personagem seja tão forte e um exemplo de perseverança, já quero ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade de conhecer sua escrita! Adorei esse futuro distópico - e não tão distante, se formos parar para pensar a respeito - desenvolvido por ela e já quero ver as provações que a personagem vai passar, principalmente devido a essa hiperempatia. Já anotei a sugestão! Espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gaby!

    Essa autora vem me chamando a atenção desde que li resenhas de Kindred. Estou louca para ler essa primeira história da Octavia publicada no Brasil. Ansiosa é pouco!

    A Parábola do Semeador também desperta meu interesse pelos assuntos abordados e por se tratar de uma distopia. Todavia, esses mesmos motivos me fazem saber que não é uma leitura para esse momento. Que lerei no futuro, mas ainda este ano, se Deus quiser, pretendo ler O Conto da Aia. E não aguento dois livros tão "densos" num mesmo período da minha vida.rsrs

    Confesso que é a primeira vez que ouço falar nessa síndrome que a protagonista tem. Nem quero imaginar o tormento que deve ser!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu vi esse sobre esse livro dia desses e gostei demais sobre os temas retratados. Ler sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conhecer sobre essa síndrome e conferir a escrita da autora que me parece bem envolvente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Gente, eu estou muito louca pra ler qualquer coisa desta mulher porque além dos elogios para seus livros serem muito intensos, os temas que ela aborda são muito pertinentes. Já quero ler agora.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!