terça-feira, 24 de julho de 2018

Resenha || Uma Dobra no Tempo, de Madeleine L'Engle | Uma Dobra no Tempo #1 💫

HarperCollins Brasil, 2017 || 240 páginas || Skoob
Sinopse: Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço. Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.  

RESENHA ✍

Uma Dobra no Tempo é um livro juvenil de ficção científica escrito por Madeleine L'Engle em 1962 e nele conhecemos a jovem Meg Murry, de 13 anos, que em uma noite de tempestade se reúne na cozinha de sua casa com sua mãe e seu irmão mais novo, o pequeno Charles Wallace, um garotinho para lá de inteligente que parece ler seus pensamentos, tanto que as conhece. Não seria uma noite muito estranha... até que recebem uma visita inesperada.

Depois dessa noite, e após conhecer a excêntrica e misteriosa Sra. Quequeé, Meg embarca, junto à Charles Wallace e Calvin O’Keefe, garoto mais velho e muito inteligente que logo faz amizade com os irmãos, em uma viagem para lá de maluca pelo universo na companhia de três criaturas mágicas. .

O grande incentivo dessa viagem é descobrir o que aconteceu com o pai de Meg, que desapareceu em uma missão há muito tempo, missão sobre a qual ninguém parece saber nada. Essa é a primeira vez que Meg se sente realmente próxima de reencontrar o amado pai, e fará tudo o que estiver ao seu alcance para isso. Mas essa viagem revelaria muitos perigos, mais do que esses jovens poderiam imaginar, entre eles a Coisa Escura.
"Não olhamos para as coisas que você diria que são vistas, mas para as coisas não vistas. Pois as coisas vistas são temporárias. Mas as coisas não vistas são eternas."
Se eu pudesse usar apenas uma palavra para definir esse livro seria estranho. Inteligente, também, e com passagens realmente ótimas, mas ainda assim bem estranho. Isso por que as coisas parecem acontecer sem nenhuma razão aparente, o que confunde o leitor. Além disso, alguns diálogos e passagens específicas me pareceram fora do contexto. Claro, eu posso não ter entendido nada, mas foi minha impressão.

💫 Contudo essa foi certamente uma leitura divertida e um ótimo começo de série, pois apresenta os personagens e cenários de uma forma bem instigante, deixando muitas possibilidades para o segundo livro, Um Vento à Porta.

Vale lembrar que o livro foi escrito na década de 60, ou seja, muito antes de muitos dos livros com a mesma “pegada” que a gente conhece hoje. Madeleine foi, definitivamente, uma mulher à frente de seu tempo, e está sendo delicioso aprender mais sobre ela.

Uma Dobra no Tempo é um exercício para a imaginação!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!