sexta-feira, 13 de julho de 2018

Resenha || Mulheres de Cinzas, de Mia Couto | As Areias do Imperador #1

Companhia das Letras, 2015 || 344 páginas || Skoob
Sinopse: Primeiro livro da trilogia As areias do Imperador, Mulheres de cinzas é um romance histórico sobre a época em que o sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza. Em fins do século XIX, o sargento português Germano de Melo foi enviado ao vilarejo de Nkokolani para participar da batalha contra o imperador que ameaçava o domínio colonial. Lá, ele encontra Imani, uma garota local de quinze anos que lhe servirá de intérprete. Enquanto um dos irmãos da menina lutava pela coroa de Portugal, o outro se uniu aos guerreiros tribais. Aos poucos, Germano e Imani se envolvem, apesar de todas as diferenças entre seus mundos. Porém, num país assombrado pela guerra dos homens, a única saída para uma mulher é passar desapercebida, como se fosse feita de sombras ou de cinzas.  

RESENHA ✍

Mulheres de Cinzas é o primeiro livro da trilogia As Areias do Imperador, do premiado escritor moçambicano Mia Couto. Esse foi o primeiro romance do autor que li, e não podia ter começado melhor! Esse livro se trata de uma ficção histórica, e nele conhecemos a incrível Imani.

No fim do século XX o sargento Germano Melo foi enviado ao vilarejo de Nkokolani, em Moçambique, em plena batalha do império contra o domínio colonial. Lá o português conhece Imani,  uma menina de 15 anos que foi designada como intérprete entre os portugueses e seu próprio povo.
"A guerra é uma parteira: das entranhas do mundo faz emergir um outro mundo. Não o faz por cólera nem por qualquer sentimento. É a sua profissão: mergulha as mãos no Tempo, com a altivez de um peixe que pensa que ele é que faz despontar o mar."

Eles se encantam um pelo outro, um misto de desejo e curiosidade, enquanto a guerra assola nas vizinhanças, ameaçando o lugar "protegido" pelas alianças com Portugal. Os dois irmãos de Imani lutam, mas em lados diferentes na batalha; um se uniu a tribos guerreiras enquanto o outro serve à coroa. Esse impasse causa grande confusão na família, e no meio do derramamento de sangue causado pelos homens o que resta às mulheres é lutar suas próprias guerras e tentar passar despercebidas, nas sombras e nas cinzas.

A narrativa se dá sob dois pontos de vista: o de Imani, em primeira pessoa, e o do Sargento, através das cartas que escreve. A escrita do Mia Couto é de uma beleza arrebatadora, e o livro possui passagens tão intensas, profundas e mágicas que se movem dentro do leitor, nos fazendo visualizar e sentir na pele a narrativa, os diálogos e os personagens. Cada um possui uma força e beleza única, e junto aos cenários e os costumes dos nativos da vila tornaram Mulheres de Cinzas uma obra extraordinariamente bela e de uma fluidez incrível.
"Talvez não soubéssemos viver sem medo. Dançando com fantasmas, acabávamos por os domesticar. O problema dos fantasmas é que estão sempre com fome. Um dia devoram-nos e tornamo-nos, nós mesmos, as nossas assombrações."

Essa trama também possui características do realismo mágico, nas quais Mia Couto passeia livremente, colocando ainda mais poesia através das metáforas e da história rica desse povo. Outra coisa muito bacana é a construção das personagens femininas. Fortes e resistentes, elas se transformam, se descobrem e renascem. Imani passou por muitas mudanças interessantes no decorrer do livro, mostrando novas faces conforme o andar da guerra e suas consequências.
"A estrada é uma espada. A sua lâmina rasga o corpo da terra. Não tarda que a nossa nação seja um emaranhado de cicatrizes, um mapa feito de tantos golpes que nos orgulharemos mais das feridas que do intacto corpo que ainda conseguirmos salvar."
Essa foi uma leitura extremamente rica e cativante, que me manteve envolvida do começo ao fim, devorando em questão de poucos dias suas 342 páginas. A escrita do Mia Couto é única! Recomendo fortemente essa leitura e mal posso esperar para iniciar o segundo da trilogia, que já tenho em mãos. 

15 comentários :

  1. Gosto muito de livros com traços históricos e esse me atraiu pelo fato de se passar em Moçambique, acho que se li foi apenas 1 livro que se passou nesse cenário, mas não tenho certeza e gosto de ter ma visão de como os livros são escritos em diversas partes do mundo. Ele está em minha lista.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor, mas saber que o livro possui uma construção de personagens femininas interessante e esse realismo mágico que mencionou me anima, assim como a dinâmica de narrativa com dois pontos de vista diferente. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Achei interessante demais a premissa deste livro! Adoro histórias contadas na Africa, e esta por ter esse traço histórico é mais animadora ainda! Achei diferente essa mistura de guerra e a descoberta do romance entre os dois personagens principais e a ambientação, com as culturas e contrastes do velho continente. Não conhecia a obra ou o autor, e estou encantada! Obrigada por essa resenha linda!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Fico muito contente em saber que você curtiu essa leitura.
    A trama parece ser bem interessante, mas já tentei ler outro livro do autor e a escrita dele não me cativou... Uma pena, porque suas histórias parecem ótimas e essas edições estão lindas!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielly!
    Mia Couto tem o poder de nos enfeitiçar durante suas narrativas (ele foi um dos autores que conheci durante a graduação e que tenho muito apreço por todos os seus livros). Mulheres de Cinzas é tão bem construído que chega a ser difícil comentar qualquer coisa que não só elogios, acho sua ambientação incrível, seus personagens ótimos e seu encerramento muito bom. Fico muito feliz que você tenha curtido a leitura e espero que possa ler mais livros dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que não costumo ler romance histórico, sabe? Mas ser um livro ambientado em Moçambique me deixou curiosa, pois nunca li nada ambientado nesse país. Bom, gostei de conferir seus comentários sobre a obra, principalmente sobre as personagens femininas serem bem construídas, pois isso me deixou ainda mais animada com a obra. Enfim, vou anotar a dica!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Mesmo não sendo um tipo de livro que a capa me chamaria atenção, adorei a composição da trama e por trazer bons elementos históricos, personagens bem fundamentados. Só por ai já fiquei com a impressão de ser uma leitura bem rica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muito bem desse autor, mas ainda não li nenhuma obra dele. Confesso que, apesar da sua resenha ser muito positiva, não fiquei muito interessada. O livro parece ser uma leitura bem intensa e com achei interessante a forma como as personagens femininas foram construídas, porém, o enredo não despertou minha curiosidade e parece ser uma leitura que foge muito do meu estilo.
    Mas adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado do seu primeiro contato com a escrita do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei de conferir suas considerações sobre esse livro, quero muito ler algo do Mia Couto e achei super interessante os conflitos abordados nessa trama.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gabi, sempre ouço falar muito bem do Mia, mas nunca li nada de suas obras. Adorei saber que é um enredo lindo e assim fluído, e gostei das personagens femininas fortes. Acho que é um livro que pode me arrebatar, vou lê-lo logo, pois já está na minha listinha há tempos.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li nada do Mia Couto, mas confesso que sinto muita curiosidade em função dos elogios que ouço sobre sua escrita. Adorei a sua resenha e acho que vou começar por este livro aqui para conhecer o autor.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    O que mais me chamou a atenção ai foi o escritor ser moçambicano. È tão raro esses livros chegarem nas nossas mãos, a trama parece ser bastante interessante, vou adiciona lo a minha lista.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  13. Oi Gaby!

    Tuso bem? Acho que nunca ouvi falar desse livro, mas chamou a minha atenção e inclusive a nacionalidade da escritora só me deixou ainda mais curiosa porque é bem difícil conseguir livros traduzidos aqui que não seja americano ou britânico (não que eu tenha problema com isso, mas é bom conhecer outros talentos).

    Com certeza já adicionei na minha lista de desejados porque realmente não da pra deixar uma dica dessas passar com a quantidade de elogios que você fez.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Gabi!!!
    Apesar de não ter ouvido falar do livro até hoje, eu já tinha dito um contado com um conto do autor e sim sei como sua escrita é maravilhosa.
    Adorei saber que o mesmo trouxe para seu enredo mulheres fortes e que se destacam dentro dele, isso torna a leitura mais atrativa e interessante.
    Adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Adorei muito a sua resenha, já tinha visto algo sobre o livro mais não sabia que ele viajava pelo realismo fantastico também. Personagens femininas como essa ,fortes e lutadoras me deixa bem animado por uma leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!