sexta-feira, 29 de junho de 2018

Resenha || LoveStar, de Andri Snaer Magnason

Editora Morro Branco, 2018 || 336 páginas || Skoob
Sinopse: LoveStar, o enigmático e obsessivo fundador das Corporações LoveStar, desvendou o segredo para transmitir informações em frequências emitidas por pássaros, finalmente libertando a humanidade de dispositivos e cabos, e permitindo que o consumismo, tecnologia e ciência tomem conta de todos os aspectos da vida diária. Agora, homens e mulheres sem fio são pagos para gritar propagandas para pedestres desavisados, enquanto o programa REGRET elimina todas as dúvidas sobre os caminhos não escolhidos. Almas gêmeas são identificadas e unidas através de um sistema altamente tecnológico. E enviar os mortos aos céus em foguetes se torna um símbolo de status e beleza, um show catártico para aqueles deixados para trás. Indridi e Sigrid, dois jovens amantes, têm seu mundo perfeito ameaçado, quando são calculados para outras pessoas e forçados a chegar a extremos para provar seu amor. Sua jornada os coloca em uma rota de colisão com LoveStar, que está em sua própria missão de encontrar o que pode vir a ser a última ideia do mundo.  

RESENHA ✍

Este é o segundo livro do premiado autor sueco Andri Snaer Magnason publicado no Brasil pela Editora Morro Branco. Seu primeiro livro, A Ilusão do Tempo, foi um sucesso de críticas e agora temos o prazer de adentrar novamente em um universo criado por essa mente genial.

A Ilusão do Tempo foi um dos melhores que li no último ano, então minhas expectativas com LoveStar não estavam nada baixas. Sabia o que esperar: uma trama única e criatividade a mil na construção do universo. Felizmente foi exatamente o que encontrei, e aproveitei cada hora que passei na leitura.

LoveStar é a mente por trás da criação das Corporações LoveStar, que há anos vem dominando todo o mundo com suas ações de marketing que são, no mínimo, bizarras. Ele encontrou uma forma de passar informações através de sinais sonoros emitidos por pássaros, e agora as pessoas já não precisam se preocupar com fios e máquinas, não exatamente os libertando do mundo virtual, mas elevando a um nível altíssimo o consumismo e a tecnologia.
“Uma ideia é um ditador. Sequestra o cérebro, põe sentimentos e memórias de lado, faz você ignorar amigos e relacionamentos e orienta você na direção de um único objetivo, o de lança-la no mundo.”
Pessoas são contratadas para gritar propagandas nas ruas. O programa REGRET, quando acionado, permite que seus usuários saibam como teria sido caso tivessem tomado um caminho contrário ou uma decisão diferente. Inevitavelmente eles teriam morrido. É nesse universo meio utópico meio distópico que vivem nossos personagens principais, Indridi e Sigrid, um casal apaixonado que não se desgrudam nem por um instante. Não por muito tempo, pois a poderosa LoveStar e seus mecanismos de "juntar almas gêmeas" acreditam que essa união é uma pedra no sapato do mundo, e fará de tudo para separados.

No meio de tudo isso, a descoberta de uma semente no centro do universo. Para dar uma incrementada na trama, o fim do mundo se aproxima.

Publicado pela primeira vez em 2004, ainda na era da internet discada e televisores gigantes, o autor criou uma trama hiper inteligente nesse sentido. Acabei não curtindo os personagens, e algumas partes da trama foram, a meu ver, um pouco aleatórias, deixando os protagonistas em um plano mais distante. De qualquer forma, indico a leitura! Foi uma viagem bem maluca e extremamente interessante. Quem curte Black Mirror vai amar esse livro aqui :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!