segunda-feira, 29 de maio de 2017

Um Dia de Cada Vez, de Danielle Steel

Título original: One Day at a Time
Autora: Danielle Steel
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 294
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: As mulheres Barringtons formam uma família atípica: a famosa escritora Florence Flowers é uma viúva cheia de vida que está namorando em segredo um homem 24 anos mais novo que ela. Jane, sua filha mais velha, é uma das maiores produtoras de Hollywood e vive há dez anos com sua companheira, com quem planeja ter um filho. A caçula, Coco, é a ovelha negra da família – trocou a faculdade de direito e o glamour de Los Angeles por uma vida simples numa pequena cidade no litoral norte da Califórnia, onde ganha a vida trabalhando como passeadora de cães. Quando Jane precisa se ausentar por alguns dias, pede à irmã mais nova que fique em sua luxuosa casa em San Francisco para cuidar de seu buldogue. Lá Coco tem uma incrível surpresa. Sem aviso, surge um hóspede: o charmoso Leslie Baxter, um dos atores mais badalados de Hollywood, que está fugindo de uma ex-namorada emocionalmente instável. O mundo dos dois não poderia ser mais diferente, porém a atração entre eles é imediata. À medida que Coco imagina um futuro ao lado de uma das maiores estrelas do cinema e sua mãe e irmã estabelecem vidas inteiramente novas, velhas feridas cicatrizam e novas famílias se formam — algumas delas bem tradicionais, outras nem tanto, mas todas unidas pelo amor.

Coco Barrington é uma mulher de 28 anos que mora em uma aconchegante casa em Bolinas, um lugar paradisíaco e pouco frequentado por turistas, longe de todo o movimento de Los Angeles. A filha mais nova de uma família famosa e muito rica, Coco abdicou de todo o glamour e a vida luxuosa, e também desistiu da faculdade de direito, para desgosto de toda a família, e agora trabalha como passeadora de cães, o que lhe traz muita muita alegria, mas é mais um ponto em que sua família gosta de pôr o dedo de vez em quando.

Sua mãe, Florence, é uma escritora de romances muito famosa, com uma legião de fãs e inúmeros best-sellers, e seu falecido marido foi um grande agente de Hollywood. Sua irmã mais velha, Jane, é uma grande produtora, chegando a ser indicada ao Oscar; e mora com sua companheira de longa data, Liz, e o casal planeja ter um bebê. Jane é uma mulher muito autoritária e pouco dada a demonstrar sentimentos quando o assunto é a irmã, a quem trata como empregada e é a maior crítica, reprovando qualquer passo que Coco resolva dar. Florence não é muito diferente. Coco teve todos os motivos do mundo para sair de casa e ficar longe das duas.


Quando Jane e Liz precisam ficar alguns meses afastadas da cidade para rodar um filme, é a Coco que elas pedem para cuidar da casa nesse tempo, ou melhor, Jane quase obriga a irmã. E ela, que não sabe dizer não, aceita. Mas o casal dá abrigo a um convidado inesperado, o ator mais famoso da atualidade, Leslie Baxter, que também é o artista favorito de Coco.

Sozinhos naquela casa eles se conhecem e logo ficam amigos, compartilhando seus sonhos, receios e lembranças, e vendo um no outro o que ninguém mais parece enxergar.

Um Dia de Cada Vez é um romance contemporâneo da autora Danielle Steel, que tem quase oitenta livros publicados pela editora Record aqui no Brasil.


Eu adoro romances, mesmo os mais clichês (quando bem escritos) sempre me ganham, e quando vi esse lançamento fiquei bem empolgada para realizar a leitura pois, além de ser um romance, é de autoria dessa autora mega elogiada e lida pelo mundo todo.

Com uma narrativa em terceira pessoa, conhecemos nossa protagonista, Coco, e apesar de a autora passear por outros personagens pelo olhar dela, nenhum recebe tanto foco, apesar de a sinopse sugerir que três histórias seriam contadas. Talvez, se o livro tivesse outros pontos de vista, a leitura seria mais envolvente e dinâmica, pois a Coco se torna muito repetitiva em alguns trechos.

O romance estava indo muito bem, começando com uma bela amizade, mas de uma hora para outra desandou tudo e, depois de uma noite apenas juntos, os personagens declaram seu amor um pelo outro e planejam o futuro, e de forma nada convincente. É um romance água com açúcar que passeia por temas bem bacanas como diferença de idade no caso de uma mulher mais velha com um homem mais novo, além do drama familiar, que é algo bem desenvolvido.


Essa foi uma leitura bem rápida, que me divertiu em alguns momentos, e a indico especialmente aos fãs do gênero e a quem já leu outros livros da autora; não foi uma primeira experiência tão boa, mas penso sim em dar mais uma chance a suas obras no futuro.

No mais, foi uma leitura interessante, e acredito que muitos fãs de romance irão apreciar essa trama. E o fato de não ter funcionado tanto comigo não quer dizer que é um livro ruim; então, leitores, leiam e tirem suas próprias conclusões.

Um comentário :

  1. oi Gabrielly, gostei muito de passear por aqui para saber um pouco mais do livro: Um dia de cada vez. Na verdade eu não o li ainda e como vou participar de uma "tertúlia" hoje à noite sobre o romance, resolvi procurar alguma informação sobre o mesmo, afim de não ficar tão por fora do assunto. Achei suas anotações muito completas e seu parecer sobre a obra de profundo respeito para com a autora e a literatura em si. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!