quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Traços, de Eduardo Cilto

Autor: Eduardo Cilto
Editora: Outro Planeta
Ano de lançamento: 2016
Páginas: 272
Sinopse: Quando Matheus aceitou acompanhar Beatriz na festa do colégio, jamais imaginou que terminaria a noite participando de um ritual místico (de veracidade duvidosa) para saber o que o futuro reservava para ele e a amiga. Assim que as velas que os cercavam se apagam e uma resposta esquisita encerra a cerimônia, Beatriz leva o resultado a sério e entende que deve fugir da cidade pequena para se encontrar com seu destino nas ruas da capital de São Paulo. Perdido no meio de tudo, Matheus é obrigado a repensar o que considera certo ou errado quando é convidado para participar do plano maluco de fuga e decide que precisa passar por cima dos limites impostos pelos pais para finalmente ser capaz de entender quem realmente é. Os dois amigos partem sozinhos para São Paulo e carregam consigo não somente as malas nas costas, mas também o peso de todos os problemas que achavam que estavam deixando para trás. Sem ter ideia do que estão enfrentando, Matheus e Beatriz descobrem mais sobre si mesmos, criam, quebram laços e encaram desafios que jamais pensaram que confrontariam enquanto contavam as moedas para realizar esse grande plano que iria mudar suas vidas para sempre.

Nesse livro vamos conhecer Matheus, um garoto de 16 anos que se mudou com seus pais e irmã para uma cidade pequena no interior de São Paulo após a morte de seu irmão.

Matheus é viciado em desenho e histórias em quadrinho, não é popular e tem pouquíssimos amigos; sua melhor amiga se chama Beatriz, por quem ele tem uma queda desde sempre; numa noite ele vai a uma festa junina de fim de semestre em sua escola, muito a contra gosto, só para fazer companhia para sua amiga.

Em certo momento da noite, eles ficam bêbados e acabam indo junto com dois amigos, Ivo e Fernanda, para a casa da menina, para participar de um ritual muito bizarro, que promete revelar o futuro dos dois.
"Apesar de não acreditar totalmente no que estávamos fazendo, eu tremia. Puxei todo o ar que podia para meus pulmões e respirei fundo para tentar controlar meu corpo, pois não queria transparecer o que estava sentindo. Tentei convencer a mim mesmo de que tudo aquilo não passava de uma brincadeira que adolescentes levemente bêbados estavam fazendo para matar o tédio."
Depois de uma frase aparentemente sem sentido dita por Fernanda em meio a uma convulsão, Beatriz julga ter entendido o que aquilo significa e acaba tendo a ideia de ir para São Paulo e convida Matheus para acompanha-la.

De início ele acha o plano totalmente sem noção e tenta convencer a amiga a desistir; mas ao ver que ela já está decidida, acaba aceitando ir junto, afinal ele não pode deixar sua amiga (e crush) sozinha correndo riscos na cidade grande.

Eles então saem escondidos de todo mundo e começam a viagem; muita coisa bizarra acontece a partir disso, mas essa viagem também servirá para que eles encontrem as respostas de que tanto precisam, mesmo sem ter noção disso, para suas vidas.
"Certas pessoas subestimam o que sentimos baseando nossos sentimentos em questões que colocam para si mesmas; criam um padrão inexistente e só consideram valido aquilo que se encaixa em suas tabelas imaginarias, porque é muito mais fácil julgar um sentimento do que tentar entendê-lo."
Sobre minha experiência de leitura: Quando soube que esse livro seria lançado fiquei muito animada, pois sou espectadora assídua do autor em seu canal literário no YouTube, o Perdido Nos Livros.

Fiz a compra o mais rápido que pude e fiz a leitura assim que deu; logo de início me identifiquei com o personagem principal, por seu jeito desajeitado e nada popular de ser, apesar de que ele faz umas piadas que achei meio forçadas.

Fiquei louca também pra saber o verdadeiro motivo por trás da ida dele e sua família para o interior, e quando descobri... minha cabeça explodiu!

"O mundo pode ser extremamente assustador e hostil quando você é forçado a encará-lo sem estar preparado. Mas é assim que as coisas sempre acontecem."

Gostei muito das críticas e temas abordados ao longo do livro, que me fizeram pensar muito; e também das varias citações a super-heróis, musicas, livros e até a novela teen mexicana.

A coisa que mais me incomodou foi a frase "opção sexual" que encontrei; também não gostei da Beatriz, achei ela bem nojenta e egoísta, principalmente a partir da segunda metade do livro.

A Escrita do Eduardo Cilto é super fluida, seus personagens e ambientações são muito bem desenvolvidos, o enredo em si é totalmente envolvente.

Tenho que fazer menção também a editora Planeta; a capa e diagramação do livro que estão lindas.

Enfim, Traços foi um ótimo livro de estréia; espero que o Edu escreva muito mais.


24 comentários :

  1. Eu também assisto o Edu e quando soube que ele iria lançar um livro queria muito ler! Tive a sorte de fazer amizade com uma blogueira que tem parceria com a Planeta e ela me convidou para ser colaborador dela. Ela solicitou o livro e eu li... Gostei bastante da estória não me arrependi de ter lido.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.
    Link RESENHA do livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria! Tudo bem?
    Adorei sua resenha e a sinceridade nela. Gosto muito de livros com temáticas adolescentes, mas esse não despertou minha curiosidade para a leitura. Pode ser que em outro momento leia, mas por ora vou passar. Mas valeu pela dica!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophia, estou bem e você? Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que possa dar uma chance a leitura algum dia. Beijos

      Excluir
  3. Oiii Maria, tudo bem?
    Menina confesso que fiquei apaixonada pela sua resenha e da dica, eu quero realmente muito ler, só imagino como deve ser linda essa edição <3 gostei do tema abordado pelo autor<3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Estou bem sim e você? Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica; espero que goste também da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  4. Oi, achei a premissa do livro meio sem graça, não sei, o livro e os personagens não conseguiram me cativar, não consegui me sentir conectada com os personagens e suas historias, por isso, não leria o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tem interesse nessa leitura, Thatyane. Beijos

      Excluir
  5. já ouvi falar do autor e seu canal mas os poucos vídeos que vi percebi que não temos os mesmos gostos literários, então acabei deixando de acompanhar... sobre o livro... pela premissa já percebi que realmente não faz meu tipo de leitura...
    bj...

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não acompanho o canal do autor, na verdade não acompanho nenhum canal kkkkk Mas a premissa desse livro é interessante, fiquei curiosa para saber o motivo do protagonista e a família terem se mudado e também para acompanhar a viagem dele com a melhor amiga. Bom, parece ser uma história bacana, apesar da Beatriz ser chatinha kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Estou bem e você? A história é muito boa sim, espero que goste quando fizer a leitura. Beijos

      Excluir
  7. Oi Maria, não conhecia o livro e apesar da sua resenha positiva, não fiquei interessada na leitura. Também não conheço o canal do autor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose! Que pena que não tem interesse nessa leitura. Beijos

      Excluir
  8. Sabe um livro que você tem certeza de que vai gostar antes mesmo de ler a primeira página? É o que tô sentindo com esse livro! Já o vi poucas vezes por aí, mas a cada resenha só sinto mais vontade de lê-lo! Parece um amorzinho, mas intenso. Já quero, sim! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Hahahahaha espero que goste mesmo quando fizer a leitura. Beijos

      Excluir
  9. Oi Maria...
    Não conhecia o livro e nem o autor, confesso que não assisto muitos canais.
    Gostei da sua resenha e do que falou sobre o livro. A capa é linda e a sinopse sem dúvidas interessante.
    Eu o leria se tivesse oportunidade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  10. Maria Eduarda, eu assisto um vídeo ou outro do Eduardo, mas achei a capa tão linda que já me encantei.
    Adorei sua resenha e fiquei bem curiosa para ler.
    Parece ser um livro muito fofo e que ganha a gente fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer; O livro é muito fofo e fácil de ler sim. Beijos

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu conheço o canal do autor mas, não acompanho, apesar de parecer ótimo! Estava vendo esse livro por todo lugar a achei a capa uma lindeza mas, só agora lendo sua resenha que vi que é do Eduardo Cilto, acredita?

    Eu achei sinopse interessante, a premissa parece ótima, a resenha positiva é bem instigante, mas, não sei... tem algo que não chama minha atenção no momento, sabe? Talvez mais pra frente eu fique muito interessada em ler esse livro. Porém, no momento eu não estou fazendo questão.

    Beijos e até a próxima!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane!
      Espero que dê uma chance para essa leitura algum dia. Beijos

      Excluir
  12. Não conhecia o autor mas pela premissa( eu amei) e pelo que pude notar na sua resenha ele tem tudo para ser um sucesso!
    Eu adoro esse tipo de historia e essa capa é muito linda!
    Quero ler com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica; esse livro é mesmo muito bom, espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!