quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Amor nos Tempos de #Likes, de Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Pedro Pereira e Hugo Francioni

Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Pedro Pereira e Hugo Francioni
Editora: Galera Record
Paginas: 272
Ano de lançamento: 2016
Sinopse: Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).


O livro O Amor nos Tempos de #Likes reúne três contos inspirados em três dos mais famosos clássicos da literatura mundial e foram escritos pelos youtubers: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira. 

'Próximo Destino: Amor'; este que é o primeiro conto que encontramos no livro; ele foi escrito pela Pam e foi inspirado em Orgulho e Preconceito.

Nele vamos conhecer Liziane, mais conhecida como Liz, uma das maiores youtubers da atualidade, que mora sozinha em São Paulo mas está viajando ao seu estado de origem para uma visita semestral aos pais e a irmã.

"Todo mundo pensa que eu sempre estou feliz e de bem com a vida. Que ganho tudo e, principalmente, que não tenho o direito de reclamar de nada. Na verdade parece que apenas as pessoas tem o direito de reclamar de quem eu sou, se escondendo por tras de um nome virtual qualquer."
Com a pressa da viagem ela acaba esquecendo que tem um vídeo muito importante para gravar sobre o Dia dos Namorados e que esse vídeo tem data marcada para ser postado; esse vídeo porém, acaba se mostrando seu maior desafio, pois ela é muito insegura quanto ao assunto; ela nunca teve experiências amorosas e sempre se manteve afastada disso.

Quando ela está no aeroporto esperando seu voo sair, acaba acontecendo uma tempestade e ele atrasa. Enquanto espera, já muito aborrecida, conhece William, ou simplesmente Will, um cara rico, que acabou ficando órfão depois que seus pais morreram em um acidente de carro, o deixando sozinho para cuidar não só da impressa da família, mas principalmente da irmã menor que tem câncer.

O primeiro contato deles é muito conturbado, em pouco tempo eles acabam discutindo; mas com o tempo, eles acabam conhecendo as histórias um do outro e conseguem finalmente se entender.

"O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes são usados como disfarce [...] É muito mais fácil odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável."

O segundo conto desse livro se chama Re(começos) e foi escrito pela Bel, ele é inspirado em Dom Casmurro.

Neste conto conhecemos Maria Eduarda, que prefere ser chamada de Madu, que acabou de sair de um relacionamento nada saudável e ainda está muito magoada. Como presente de aniversário e de férias de meio de ano, ela pede aos pais uma viagem à Búzios para tentar por a cabeça em ordem.

Lá ela conhece um pub que faz encontros às cegas, e decide entrar para conhecer o lugar; mas o que ela menos esperava, acontece, lá dentro ela conhece um garoto capaz de mudar sua vida.
"Pela primeira vez, Madu sentia que o amor não era apenas uma emoção, mas, sim, algo que a tomava completamente sem deixar espaços para qualquer sentimento destrutivo. Amor era, finalmente, sinônimo de certeza."

Em '337 Km', conto que fecha o livro, e foi escrito pelo casal #Pedrugo que tem como inspiração a peça Romeu e Julieta; conheceremos Julio e Ramon, dois garotos que se conheceram pela internet e vivem bem longe um do outro.

Julio tem o sonho de ser escritor e até publica alguns de seus textos em grupos no Facebook.

Ramon estuda jornalismo e trabalha em uma livraria; ele sempre acompanhou os textos de Julio, até que um dia resolveu o adicionar na rede social.

A partir dai eles começam a conversar todos os dias e acabam percebendo que estão gostando um do outro.

Um dia Julio, em um impulso, acaba chamando Ramon para lhe visitar, mas fica sem graça assim que percebe a expressão no rosto do garoto; e fica mais frustrado ainda quando percebe que ele se desconectou da rede social.

Ramon por outro lado fica em choque com o convite e não consegue responder a proposta de imediato; quando finalmente resolve fazer isso, percebe que acabou ficando sem internet.

Um dia inteiro se passa até que eles consigam se falar novamente e, quando o fazem, Julio vai logo se desculpando pelo convite precipitado; mas Ramon responde que quer sim esse encontro; e depois de mais algum tempo eles finalmente se encontram.
"Depois de muito papo, o silencio voltou a tomar conta. Mas não havia problema. Eles não precisavam mais de palavras agora que os olhares conversavam."

Sobre minha experiência de leitura: Acho que já me apaixonei pelo livro antes mesmo de sua publicação, pois amo os quatro autores/youtubers.

Seria muito difícil escolher um conto favorito, os três me prenderam desde o começo; e consegui ver muito dos autores nos personagens principais.

O conto da Pam é narrado em primeira pessoa e tem dois pontos de vista: o da Liz e o do Will; o conto da Bel é narrado em terceira pessoa e tem apenas o ponto de vista da Madu. Já o conto do #Pedrugo é narrado em terceira pessoa mas tem os pontos de vistas dos dois personagens.

Todas as narrativas são igualmente fluidas, os enredos são muito bem desenvolvidos e os personagens totalmente bem construídos, não existem furos, apesar de tão poucas páginas; nós leitores somos presos em todos os contos até o fim, e depois... fica aquele gosto de quero mais.

Um ponto do qual eu também gostei muito foram os temas, como a homossexualidade, os problemas familiares e o relacionamento abusivo, entre outros muito importantes, retratados nos três contos.

Sobre as inspirações de cada conto, infelizmente não posso comentar, pois nunca li nenhum dos clássicos.

Enfim, indico muito esse livro pra quem gosta de livros simples, bem escritos e apaixonantes.

36 comentários :

  1. Oi Gabi
    eu também já li esse livro e adorei cada um dos contos. Todos possuem seus diferenciais e vale a pena a leitura mesmo. As temáticas são muito importantes mesmo e gosto da forma como as cenas foram introduzidas. Sobre as inspirações, já li algumas e é só amor <3
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da leitura Fer. Esse livro é só amor mesmo. Beijos

      Excluir
  2. Eu cheguei a ver sobre este livro e achei super legal a ideia de escreverem histórias baseadas em clássicos. Acabei não comprando o livro pois fiquei apreensiva por causa do tamanho e fiquei com medo de ele não ter bem um "final". Estou repensado agora que li sua resenha e você disse que não existem furos e o que sobra é o gostinho de quero mais e não de história inacabada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro esta sendo bem comentado adorei sua resenha eu ainda não o tenho mais como é bem fininho dá para ler super rápido então vale bem a pena :)
    Bju.
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!
      Eu o li em apenas meio dia, a leitura é muito rapida. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  4. Ganhei este livro no fim de semana e estou mega animada para ler o mais rápido possível. Adoro o canal da Bel e tenho certeza que vou apreciar muito todos os contos.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Flor,
    Confesso que num primeiro momento não tinha curiosidade em ler esse livro, pois não queria ler mais livros de youtubers, mas, quando soube das inspirações dos contos, fiquei bem animada. Curti muito sua resenha e achei muito legal os temas tratados no livro homossexualismo, relacionamento abusivo e problemas familiares, são coisas atuais e não poderiam ser mais pertinentes.
    Espero ler muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  6. Oi, flor!
    Não tenho interesse em ler este livro, mas gostei muito de saber que sua opinião é tão positiva. Eu aprecio contos e certamente me encantaria por ler contos de tão alta qualidade. No entanto, sei lá, acho que preferia algo mais original do que inspirado por obras clássicas... Mesmo assim, vou anotar a sua dica. Não posso ceder a um possível "preconceito literário". :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Dê uma chance ao livro sim, pelo que sei ele, apesar de inspirado, não tem muito a ver com os classicos, vale muito a pena fazer essa leitura; espero que você mude de ideia. Beijos

      Excluir
  7. Olá,
    Embora não goste muito de contos, já vi várias resenhas bem positivas sobre a obra e estou pensando seriamente em manter a mente aberta e tentar fazer a leitura do mesmo.
    Acho bastante interessante que o livro aborde temas como homossexualidade e relacionamentos abusivos e fico curiosa para saber a forma como eles são tratados.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Faça sim essa leitura, tenho certeza que você vai gostar. Beijos

      Excluir
  8. Oie
    Realmente esse livro é incrível. Foi uma leitura rápida e agradável. Adorei a primeira história, pois foi bem moderna e uma releitura fantástica de Orgulho e Preconceito. As outras duas histórias também foram muito legais e divertidas, mas não senti muito a conexão das histórias com as originais (já que a proposta era uma releitura). Enfim, o livro é bom e recomendo, sim!!!! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogenes!
      Agora preciso ler os livros nos quais o contos foram inspirados. Abraço

      Excluir
  9. Olá, Maria

    Eu ganhei esse livro no sorteio do Mochilão da Record aqui do Rio. Dos quatro booktubers, a única que acompanho às vezes é a Pam, por isso tratei logo de dar uma folheada no conto dela. Achei bobo e parei. Talvez esse lance de releitura de Orgulho e Preconceito tenha sido muito pretensiosa.
    Vou dar uma chance ao livro novamente em breve, vamos ver se mudo de opinião.
    Que bom que você gostou! \õ/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Espero que você goste dos contos, leia com carinho, vai valer a pena. Beijos

      Excluir
  10. Esse livro está na minha wishlist faz um tempo, mas ainda não tive a oportunidade.
    Já ouvi falar nos clássicos, mas nunca cheguei a ler, mas achei bem legal eles terem se inspirados.
    Bom saber que todos os contos têm uma leitura fluída e rápida, me animou a ler logo!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  11. Adorei saber que o conto da Pam é inspirado em Orgulho e Preconceito, amo tanto essa história, agora fiquei muito mais animada para ler. Tenho esse livro porque comprei pra ir a um evento em que nem consegui ir, rs, mas achei que ficaria parado na estante por um bom tempo. Agora acho que vou arrumar um lugar na fila para ele. Dom casmurro e Romeu e Julieta também são histórias que eu amo, então fiquei ansiosa para conferir a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Leia sim, os contos são muito bons, garanto que você vai gostar. Beijos

      Excluir
  12. Oi!
    Eu vi o vídeo da Pam falando sobre o livro, mas na hora não tinha me interessado. Porém tenho interesse em saber como é a escrita deles, principalmente da Pam e da Bel, que são quem eu sigo e gosto demais dos canais delas.
    Acho muito legal os contos serem inspirados em clássicos. Só li "Dom Casmurro", mas é claro que conheço a história dos outros dois. Fiquei bem interessada no segundo conto!
    Quando tiver a oportunidade, espero ler e gostar igual você.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  13. Apesar de gostar de enredos simples e apaixonantes, como você salientou, conesso que este ainda não me chamou atenção, apesar dos elogios que você fez.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não se interessa pela leitura; mas espero que mude de ideia, pois esse livro merece muito uma chance. Beijos

      Excluir
  14. Olá, Madu (posso te chamar assim?). Tudo bem por aí?

    Eu acompanho a Pam há muito tempo e fiquei muito feliz ao saber que ela ia lançar o livro. Não gosto muito de livros/contos de romance, mas essa obra chamou a minha atenção, principalmente, por ser inspirada em outras obras. O livro está na minha fila de leituras há um tempo e eu ainda não o li porque outras leituras mais interessantes apareceram e o fui deixando de lado, mas pretendo lê-lo o mais rápido possível. Parabéns pela resenha!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleydson! Pode me chamar de Madu sim rs
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigado!
      Espero que gosta da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  15. Eu não curto muito os livros de youtuberes e desses quatro eu só gosto da Pam, mas mesmo assim eu acho que esse livro pode até me agradar um pouco e talvez eu dê uma chance para a leitura. Acho os contos bem legais e posso me surpreender muito com o que vou encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Dê sim uma chance ao livro, garanto que vai gostar. Beijos

      Excluir
  16. Não tive ainda a oportunidade de ler esse tipo de leitura,mas o tema é bastante interessante
    Realmente os tempos vão mudando e cada vez mais não temos mais amor. Vou procurar conhecer mais sobre o livro.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha interesse na leitura, Mairton; espero que goste quando a fizer. Abraço

      Excluir
  17. Também não li nenhum dos clássicos nos quais se inspiraram, mas amo os quatro e seus canais, por isso minhas expectativas estão altas, gostei muito do enredo dos três contos, alias o do Pedrugo chamou mais minha atenção por ter um romance homossexual, acho que o conto sera mais leve e o da Bel com uma personalidade forte, então já tenho o livro, que está com uma diagramação linda, espero gostar dos personagens e até sentir falta depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste dos contos quando fizer a leitura. Beijos

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Acompanho os yotubers autores dessa obra e esperei ansiosamente que o livro fosse lançado. Achei a ideia de os contos serem releituras de histórias conhecidas maravilhooosa. Tenho pena de ainda não ter tipo oportunidade de ler por ser de Portugal e o livro não ter chegado cá, mas torço para que isso aconteça.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Estou bem e você? Espero que tenha a oportunidade de fazer essa leitura o mais breve possível e que goste dos contos. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!