terça-feira, 16 de agosto de 2016

O Bisturi de Ouro, de Chaiene Santos

O Bisturi de Ouro
Autor: Chaiene Santos
Editora: Novo Século  (Talentos da Literatura Brasileira)
Paginas: 206
Data de lançamento: 2013
Skoob
*exemplar cedido em parceria com o autor
SinopseDuas vidas onde os destinos se cruzam. Dois estudantes: um sonha ser médico e o outro se torna um criminoso. Quais serão as consequências dessas escolhas? Você acredita que pessoas mortas possam voltar para assombrar as vidas de seus algozes? Um estudante enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. O leitor conhecerá os amores da vida de Eduardo Balavante Penedo, sua busca pelo sucesso profissional e o grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão. Trata-se de uma obra de ficção que reúne romance, suspense, casos sobrenaturais e intrigas inerentes à investigação policial.



Este livro conta a historia de Eduardo; desde pequeno, o garoto tinha o sonho de ser medico e para que esse sonho pudesse se tornar real ele se esforçava muito, sempre foi muito inteligente e focado em seus estudos e sempre se destacou em suas turmas no colégio.

Mas a vida de Eduardo nunca foi fácil, ele vem de uma família muito humilde, seu pai é operário e sua mãe costureira, a situação financeira deles não trazia nenhuma esperança de que o sonho do garoto pudesse se tornar realidade.

“Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante” 


E com o passar do tempo esse sonho foi ficando cada vez mais distante; seu pai foi transferido de emprego e com isso Eduardo também foi transferido para um colégio particular no qual ele recebeu uma bolsa de estudos com a duração de um ano por conta do novo emprego de seu pai; com essa bolsa veio o animo que faltava para que ele pudesse seguir com seu sonho.

Mas como nada em sua vida foi fácil, essa nova etapa infelizmente não foi diferente; sua inteligencia e esforço nos estudos o trouxe amigos, mas também a inveja de colegas como Glauco, um garoto de família rica que nunca quis nada com a vida.

Algum tempo depois, sua mãe acabou sendo assassinada em um assalto que fizeram a sua casa, o assassino de sua mãe acabou levando o dinheiro que ela tinha levado tanto tempo juntando para pagar a faculdade do filho.
"Você é meu sangue e foi muito mais que mãe, foi amiga e companheira. Nas horas difíceis, esteve ao meu lado e me dizia tudo que eu precisava para seguir o meu caminho. Será para sempre um pedaço de mim. Tenho orgulho de ser seu filho."

Com esse acontecimento, veio também mais dificuldades financeiras; Eduardo teve que começar a trabalhar para ajudar seu pai com as contas da casa e com isso teve que por de lado seus planos para a faculdade; enquanto trabalhava ele também decidiu entrar para um curso técnico de administração.

Muito tempo e obstáculos depois, Eduardo consegue realizar seu sonho de entrar para a faculdade; mas ao contrario do que ele pensava, essa não é a luz no fim do túnel de que ele tanto precisava.
 "Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...” 
O fantasma da morte de sua mãe insiste em perturba-lo e ele então começa uma jornada em busca do homem que destruiu a sua família.

Eduardo tem suas suspeitas, mas não consegue provar nada; enquanto ele tenta com todas as forças dar um fim a esse mistério e por o assassino de sua mãe atras das grades, ele começa a ser perseguido e a receber ligações muito estranhas de uma pessoa que ameaça a ele e a sua família.

Sobre minha experiencia de leitura: Quando vi a capa desse livro e li sua sinopse, logo me interessei em fazer essa leitura, pois juguei que se trataria de um suspense psicológico, gênero que eu amo, e logo entrei em contato com o autor para tentar fechar uma parceria, e ele aceitou rapidamente; quando o livro chegou, fiz a leitura o mais rápido que pude, tamanha era minha curiosidade; mas quando comecei a lê-lo, me deparei com a historia de superação de um jovem em busca de seu maior sonho: Se tornar medico.



Mas mesmo que o livro tenha se mostrado muito diferente do que eu esperava, acabei me envolvendo com sua história; todos os personagens são muito bem construídos e as ambientações muito bem descritas; a leitura é muito rápida.

"Mas o destino escreve certo por linhas tortas, e o futuro a Deus pertence" 

O suspense que rodeia toda a trama é bem previsível, mas não deixa de ser muito bem desenvolvido e interessante.

Enfim, indico muito essa leitura para quem gosta de historias de superação e que tenham um toque de suspense.

38 comentários :

  1. Olá!

    Eu também pensei que se tratava de um suspense psicológico mas parece ser bem diferente mesmo.
    Gosto muito de histórias de superação e fiquei curiosa com essa, ainda mais se tem um suspense no meio.
    Vou acrescentar as minhas leituras!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  2. Eu adoro livros que trazem historias de superação eu tinha achado esse livro para troca no skoob uma vez acabei fazendo outra troca e ate hoje não tive a chance de ler.
    Muito boa sua resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de fazer essa leitura e que goste quando a fizer. Obrigado! Beijos

      Excluir
  3. Oi Maria!
    Que legal que o livro te surpreendeu. As vezes o livro ser diferente do que esperávamos e algo bom. Eu pessoalmente não me senti atraído pela a história do Eduardo, infelizmente. Não faz meu estilo de leitura e eu nao gostei dessa capa não.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David!
      Eu concordo que é bom quando um livro nos surpreende. Que pena que não tem interesse na leitura! Abraços

      Excluir
  4. Nossa! Quanta informação na sinopse! Por isso que não curto muito lê-las. Ainda bem que tinha a sua resenha! Que está ótima por sinal!
    História interessante. Mas a capa, meio que assusta...

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa sinopse ta cheia de spoiller e a capa é bem tosca! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  5. Oi, confesso que achei a capa meio estranha e a premissa não me agradou e ao ler a resenha e ver que era outra coisa diferente que a sinopse propunha, ainda não consegui me interessar pela historia, não consegui me conectar com o personagem, simpatizar com ele, por isso, não leria.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não tem interesse na leitura Thatyane! Beijos

      Excluir
  6. Olá Maria Eduarda...
    Não conhecia esse livro... Pelo título eu imaginei assim como você que se trataria de um thriller psicologico, mas conforme você foi me apresentando a história, mais encantada ia ficando.
    Eu leria sim esse livro, sem duvidas


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de realiza-la. Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Logo de cara eu também achei que se tratasse de um suspense psicológico. É bom saber que mesmo não tendo sido o que você esperava, você curtiu a leitura.
    Gostei de saber que os personagens são bem construídos e que a obra possui ambientações bem descritas, além de fluir muito bem.
    Não é um enredo que me deixe louca pela leitura, mas eu não descartaria esse livro.
    Dica anotada.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica. Beijos

      Excluir
  8. Oi!!
    Nossa esse livro parece ser muito marcante, mostra a questão de como alguns precisam lutar muito para realizar seus sonhos, realmente a vida desse garoto não foi nada fácil.
    Parece ser uma leitura muito proveitosa, histórias de superação sempre me emocionam bastante e servem como um incentivo para seguir em frente em busca da realização de meus sonhos.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liz!
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  9. Olá.
    Se não me engano li o livro ano passado e infelizmente ele não me agradou tanto, acho que um dos fatos foi justamente o que aconteceu com você, eu esperada um suspense psicológico e a história não é bem assim.
    Mas é um livro que passa uma mensagem linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A mensagem que o livro passa no final é bem bonita mesmo. Beijo

      Excluir
  10. Oi. Quando vi a capa desse livro, pensei que se tratava de algum terro rsrs. Mas acho que me enganei. Parece ser bem alegal, mas infelizmente não seria um livro que leria no momento. Quam sabe mais pra frente?!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Essa capa bizarra engana muito mesmo rsrs
      O livro é bem legal sim! Beijos

      Excluir
  11. Oie!
    É gosto quando o livro surpreende. Quando se espera algo, mas é surpreendido com algo totalmente diferente. Eu não conhecia essa publicação, mas sua resenha me deixou bastante curiosa para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste do livro quando fizer a leitura. Beijos

      Excluir
  12. Não sei explicar direito mas eu esperava um outro tipo de história... Acho que foi a capa, não sei. Mas pela sua resenha fiquei com a sensação de que não é um livro para mim - e que eu não aproveitaria tanto a leitura, embora tenha a certeza de que muitos leitores irão curtir, principalmente por ter um clichê mas ser bem construido!!!
    Eu não tenho nada contra clichês, eu até curto eles mas tem que ser bem colocados e tive a impressão de que nesse ponto a história acerta. Não vou dizer que é um livro que não leria, afinal, é sempre bom sair um pouco da zona de conforto. Mas no momento, eu passo a dica.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Tive a mesma impressão que você quando vi a capa, que é sensacional. Mas apesar de parecer ser uma boa trama acho que a história não me prenderia por completo,pois não é o tipo de leitura que tenho feito no momento. Mas darei uma chance sim, no futuro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Espero que goste da leitura quando a fizer. beijos

      Excluir
  14. Olá,

    Em breve vou iniciar essa leitura e estou ansiosa para o que vou encontrar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    menina, sua resenha foi muito boa, a capa do livro é instigante, mas algo na história não me prendeu... Pode ser o meu momento, eu estou lendo demais, então não tenho tido paciência de ler por lazer... Chato, posso garantir! rsrsrs

    Vou guardar a dica para estiver mais tranquila.

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel, estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  16. Olá
    não é um gêenro que aprecio mas gostei bastante do enredo e com certeza irei indicar a alguns amigos, que vão gostar bastante, legal a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, Catharina. Beijos

      Excluir
  17. Olá Maria Eduarda!!!
    Realmente a capa desse livro é daquelas que todo mundo fica curioso em ler a sinopse e já quer pelo simples fato de ser algo que parece mexer com psicológico. Porém, como você disse está mais para uma superação e crescimento do personagem em si.
    A história é interessante e tem um enredo que parece ser melhor a cada virada de página, sei que quem gosta desse gênero vai amar ter o livro ;)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônia!
      É verdade, pra quem gosta do gênero, esse livro é ótimo.

      Excluir
  18. Oi
    É sério que ele não é um suspense? Jurava que sim pelo nome e sinopse! Olha, o livro me interessou mais quando achei que era suspense rsrs Livros de história de superação são sempre uma boa pedida, é sempre bom relembrar que precisamos seguir em frente, mas no momento eu tenho tanta coisa para ler (em físico e digital) que estou refinando bastante o que vou adquirir e ele não entrou nessa lista. Pelo menos por agora.

    Talita - www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita!
      Se antes de fazer a leitura eu soubesse a verdadeira história desse livro, ele também não seria uma prioridade rsrs
      Mas espero que possa dar uma chance para ele algum dia e que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  19. Opa! Dica mais que anotada, adoro livros com aquela pitada de suspense, você deixou sua resenha com uma pitada de LEIA O LIVRO, JÁ! Vou fazer isso e procurar sobre autora. Muito bom conhecer excelentes livros de escritores nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      P.s. É um autor rs

      Excluir

Obrigada por comentar!