quarta-feira, 8 de junho de 2016

Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível"


Depois de uma enxurrada de resenhas, uma chuva de trailers, uma irmã pegando no pé e uma amiga chorosa: li Como eu era antes de você. Livro esse que vem sendo elogiadíssimo, e não é de hoje! A novidade é que vai sair um filme, e bem, a internet está enlouquecida, e os fãs não veem a hora de chegar o dia 16 para irem correndo derramar lágrimas na sala de cinema. 

2009. O livro narra a história de Louisa Clark, ou simplesmente Lou. Uma jovem de 26 anos que acaba de ser demitida de seu emprego como garçonete em um café, onde trabalhou durante anos. Como sua família é simples e depende também de seu salário, ela logo vai à procura de um novo emprego. Porém, na crise que o país enfrenta, é difícil conseguir algo que ela realmente goste. De última hora, aparece a oportunidade de trabalhar como cuidadora de um deficiente físico. Lou nunca trabalhou na área, mas o salário é ótimo e aceita fazer uma entrevista. 

Will Traynor sofreu um grave acidente dois anos atrás, deixando-o tetraplégico. Amante de esportes, atividades ao ar livre, velocidade e aventuras, a vida para ele, agora, já não faz mais sentido, e ele deixa isso bem claro quando tenta contra a própria vida, cortando os pulsos. Agora, os pais já não podem mais deixá-lo sozinho, e é aí que entra a desastrada e animada Lou, a última alternativa de seus pais para animar o filho. 

Mal-humorado, carrancudo e sarcástico, não é nada fácil para Lou aturar Will, nem para ele ser vigiado como uma criança levada. Porém, com o tempo, eles aprendem a lidar um com o outro, e a convivência no pequeno anexo que ele vive vai se tornando mais agradável. 

Lou tenta de todas as formas devolver um pouco de cor e alegria aos dias do patrão levando-o a lugares e instigando-o a fazer passeios no jardim. Mas poderia ela fazê-lo recuperar a vontade de viver? 

“— Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama.”

Como eu era antes de você foi uma leitura envolvente, rápida  e muito, muito boa. Não esperava, realmente, gostar tanto do livro, e dos personagens! Lou foi uma personagem extremamente cativante, que tem uma personalidade única e me fez rir em diversos momentos. Além disso, é uma personagem que amadurece muito durante o enredo, mas não perde sua essência. Will também me cativou, porém não foi logo de cara, como aconteceu com a Lou.

Outros personagens, como a mãe e a irmã de Lou, foram muito bem construídos. São personagens bem "reais", daqueles que podemos esbarrar na rua. Essa foi minha segunda experiência com a Jojo Moyes e posso dizer que, neste livro, ela se supera de todas as formas.

Sim, o livro é tudo isso mesmo. E apesar de ter lido já sabendo praticamente tudo o que iria acontecer (até o final!) senti como se fosse tudo muito novo. E sobre o desfecho...

Sei que muita gente chorou litros e mais litros, e entendo bem isso. Porém não derramei lágrimas. Foi algo que eu esperava, e que não me chocou, pois entendi aquilo tudo e acabei por aceitar. Vocês sabem do que estou falando, não sabem? Mas gente, não sou de pedra. Sei que vou sofrer horrores assistindo ao filme!

E sobre o filme... Já posso surtar? Quero MUITO assistir logo essa adaptação! E, se depender do trailer que saiu e de todas as imagens e entrevistas, está super fiel à obra. Adorei tudo, principalmente a escolha dos atores.

“Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente – ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela – obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.”

LEIAM ESSE LIVRO! 

23 comentários :

  1. Oi, Gabrielly!
    Esse livro é lindo demais, né?! Acho que uma das razões para ele encantar tanto a gente é o fato dos personagens serem tão reais. Isso nos torna próximos deles e faz com que a gente mergulhe na história, se emocione junto. Também não chorei e também acho que isso vai acontecer na hora de ver o filme. Tá chegando!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo *-* Os personagens foram mesmo muito bem construídos. Super ansiosa para assistir!!
      Beijos

      Excluir
    2. O que não entendo é como ele cortou os pulsos se nao tem nenhum movimento

      Excluir
  2. um livro lindo, daqueles de fazer suspirar e chorar na mesma página! é encantador ver como Jojo trabalhou as emoções em sua trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gaby!
    Como assim tu conseguiu não chorar? Mulher tu é forte... peguei o spoiler antes de ler o livro, mas mesmo assim chorei. Fiquei com aquela esperança idiota que o meu livro fosse diferente hahaha A louca, né?! rs A Lou de cara me cativou também, o Will só depois, mas me apeguei demais (acho que por isso acabei chorando kkk). E de fato os personagens são bem reais, isso é que super interessante.
    Depois conta se chorou pelo menos com o filme! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferentona, né? hhahahha minhas amigas não acreditaram quando disse que não chorei. Mas achei tocante do mesmo jeito. A Lou é maravilhosa <3 E o Will não chega a irritar de fato, né? A gente acaba gostando dele de qualquer forma kkk.
      Hahahaha conto sim!!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá lindona.
    Eu simplesmente amei sua resenha. também resenhei esse livro no meu blog.
    Digo que ao contrário de você chorei litros lendo o livro. Eu vivi cada pedacinho dessa história e estou ansiosa aguardando o filme.
    Amei a resenha e esse post. parabéns pelo blog.
    Beijocas lindona.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Também estou ansiosa para assistir o filme.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!!
    Tem muitos leitores lendo esse livro antes do lançamento do filme, eu não li, mas vou assistir o filme, O tema do livro é dramático, mas envolve e conquista os leitores, tenho certeza que se eu gostar do filme vou acaber comprando o livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já quero ler ele ha um bom tempo, e só agora tive a oportunidade <3 Amei demais.

      Excluir
  6. Oi Gabrielly, sua linda, tudo bem?
    Eu achei a autora muito corajosa, pois geralmente em enredos como esse, a expectativa é de que a mocinha irá trazer vida para ele, irá fazer ele querer viver novamente. E o final acho que na época surpreendeu a todos. Eu ainda não li, mas já estou com ele aqui e claro que também quero ver o filme. Tenho certeza de que irei me emocionar!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie lindona, tudo bom? O final realmente surpreende, e a autora dá um show de coragem, e quebra nossos corações hehe. Espero que leia e goste bastante!
      Obrigada <3 <3
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Eu também não morri de chorar como praticamente todas as pessoas que já leram o livro e acho que, de certa forma, eu até esperava mais dele... o livro é realmente lindo, mas coloquei tanta expectativa nele que não foi tuuuudo isso pra mim. Agora, que os personagens são carismáticos, não dá pra negar.
    Acho que vou gostar mais do filme que do livro, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Tudo bem?
      Pois é, o livro é bem bonito. Não entrou para os meus favoritos, mas levou 5 estrelas. Os personagens são uns amores. Hahaha irei assistir o filme assim que der, e espero mesmo gostar.
      Beijos

      Excluir
  8. Eu quero ver o filme, pois como já sei tudo do livro por causa de tantas resenhas lidas. Bom, mas o fato é que esse livro me faz lembra de outras narrativas que tem esse premissa de pessoa tetraplégica e que tem problema para aceitar. Bom, mas parece que a escrita da autora é muito boa, né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita dela neste livro está maravilhosa, Nilda. Espero que goste do filme, estou louca para assistir.
      Beijos <3

      Excluir
  9. Oie, Gaby, tudo bem? O livro é um dos meus favoritos, um dos que eu mais gosto mesmo e me apaixonei pela Jojo Moyes através dele. Não vejo a hora de assistir ao filme <3

    ResponderExcluir
  10. Estou ansiosa pelo filme! Mesmo ainda não tendo lido o livro, uma amiga me contou a história e eu fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
  11. Oie
    muito legal a resenha, eu sou supeita pois amooooo esse livro e faz uns bons anos que li, estou mega ansiosa para ir assistir o filme, muito legal sua dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu tentei ler esse livro mas sinceramente, acho ele com um drama exagero demais pra mim e a leitura não fluiu.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!