sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cinco Dias - Julie Lawson Timmer


Autor(a): Julie Lawson Timmer
Gênero: Drama
Nro Páginas: 368
ISBN9788581636955

Skoob
Sinopse:
Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?

Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.

Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.

Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.


Mara Nichols é uma advogada de sucesso, ou era. Nos últimos anos ela vem lutando contra os sintomas de uma doença terrível e sem cura, a doença de Huntington, que a impossibilita de trabalhar. Mas agora está disposta a acabar com seu sofrimento, e o de toda sua família e amigos, em cinco dias Mara irá tirar a própria vida. Para ela, essa é a melhor coisa que poderia fazer para evitar que seu marido e sua pequena filha, Laks, não precisem passar anos, cuidando de Mara, que talvez nem consiga mais andar, falar, ou até mesmo reconhecê-los em apenas alguns meses. Os sintomas chegam rápido e causando estragos irreparáveis na autoestima dela; apenas 5 dias e isso irá acabar... 

Scott Coffman é um professor dedicado e adorado por seus alunos do ensino fundamental; além de um pai dedicado, mesmo que não de sangue, para o pequeno Curtis. Acontece que a adoção é temporária e depois de um ano intenso e maravilhoso na companhia de Curtis, Scott terá que entregá-lo à mãe, que cumpre pena  na prisão mas em cinco dias será solta. Scott terá apenas 5 dias para dar adeus ao seu carinha, que aprendeu a amar como se fosse seu. Mas a mulher dele está grávida e, apesar de também gostar do menino,  gostaria que Scott desse mais atenção a ela e ao bebê que está a caminho. Porém a vida gosta de trazer surpresas, e em uma dessas a vida do casal irá mudar para sempre, e a de Curtis também. 

Ambos os personagens têm algo muito forte em comum além desses cinco dias decisivos. Mara e Scott não se conhecem, mas participam de um fórum onde vários pais e mães adotivos interagem. Ele, compartilhando sobre o tempo que passou com Curtis e seus sentimentos em relação a isso. Ela, sobre a adoção da pequena Laks, que assim como ela foi adotada na Índia ainda bebê. Eles não se conhecem, mas trocam mensagens de apoio sempre que podem.

Duas famílias, dois fortes personagens, cinco dias...


Narrado em terceira pessoa e sob dois pontos de vista diferentes, Cinco Dias é o livro de estréia de Julie L. Timmer, que não deixou à desejar, ou melhor ainda: se mostrou uma escritora de alto nível nesse drama incrível e muito bem estruturado. Apenas elogios à essa obra tocante e desconcertante


Além de tratar de diversos assuntos importantíssimos e muito pouco explorados como a adoção, tanto provisória como definitiva, a autora ainda dá um alerta sobre a doença de Huntington, ou DH, que até fazer essa leitura eu nunca tinha ouvido ou lido sobre. 

A autora trata também sobre suicídio, educação, família, casamento, amizade, entre outros. Tudo muito bem colocado e sem muito exagero, apenas a verdade nua e crua, mas escrita de uma forma muito bonita, que realmente emociona, que faz pensar, que cativa e que toca profundamente o leitor. É um super hiper drama, um dos melhores que já li na vida. 

O final foi muito bem bolado e não me decepcionei em nada. A autora realmente pega o leitor de surpresa. E aviso logo: preparem os lencinhos; uma caixa ou duas. 

Essa leitura me tocou de um jeito que há muito eu não sentia. Começa desafiando o leitor, fazendo-o se imaginar no lugar dos personagens, se colocando nas piores situações, realmente nos tirando da zona de conforto e até o fôlego, em certos momentos. Passei o livro todo com um peso, uma vontade imensa de chorar e com medo do que eu sabia que iria acontecer se concretizar. Se aconteceu ou não vocês irão ter que descobrir.


Sei que muita gente tem preconceito com o gênero, e boa parte não gosta dessa coisa mais emotiva. Pois eu digo que vocês precisam dar uma chance a esse livro! Tenho certeza que muita gente, assim como eu, irá adorar. Leiam e depois me contem o que acharam do livro :)

A NC caprichou bastante na edição e não encontrei nenhum erro de revisão ;) Achei essa capa simples, mas muito bonita. 

23 comentários :

  1. Olá Gabi.
    Depois que li Para Sempre Alice, eu despertei para esse tipo de leitura, achei o livro tão sensível, honesto com a leitura tão facil, que fiquei com vontade de ler outros livros do gênero. E pela sua resenha esse livro tem algo assim, ser obrigado a se desprender de coisas e pessoas, então acho que vou gostar muito desse livro, e desde já torço pelo professsor e pelo garoto.

    www.poyozodance.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler Para Sempre Alice, parece ser um dramão, hehe <3
      BEIJOS!

      Excluir
  2. Oie!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele bastante interessante. Anotei a dica! Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabi :)
    Fiquei super curioso em ler o livro. Acho que seria uma leitura bem interessante, a capa é bem simples e não chama muita atenção mas a premissa é interessante e depois de sua resenha com certeza vou dar uma procurada nele.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da simplicidade da capa <3 Que bom que se interessou, Elileudo :)
      Beijos

      Excluir
  4. Oiii!

    Eu tô fugindo de dramas no momento, mas quero ler esse livro porque quero entender a ligação dos dois personagens e só de saber dos 5 dias já fiquei super curiosa.
    Gostei muito da sua resenha. A NC arrasa nas diagramações né?


    Beijinhos!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e curta bastante, Ana :D
      Obrigada!! A NC arrasa muuuito!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!

    Eu preciso desse livro! A NC é um arraso quando o assunto é capa e diagramação, quando ela quer, só faz trabalhos espetaculares. Quero saber o que é a DH (vim saber que existia através de sua resenha) e porque o prazo é de apenas cinco dias. Obrigada por me trazer um livro que, com certeza, me arrancará lágrimas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A personagem resolve tirar a própria vida no dia do aniversário, para que a família não tenha duas datas para se lembrar dela, de morte e de aniversário; daí só faltam 5 dias :')
      Também vim conhecer a DH agora, depois da leitura e de pesquisar bastante a respeito...
      Sim, é um livro bem 'choroso' hehehe.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá

    Acho que esse livro não me atraiu!!! rsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu vi recentemente alguém falando desse livro e fiquei bem empolgada pra ler. Tenho entrado mais nesse tipo de leitura e espero que eu goste. A premissa desse livro é sensacional e eu não posso deixá-lo passar despercebido haha parabéns pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que era da NC, fui direto pra resenha que nem percebi na capa, por que não parece o estilo de livro que eles publicam... Mas gostei bastante da resenha!!

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro esses livros que me fazem chorar! Li um livro que tinha a premissa parecida dia desses, onde duas pessoas que não tem nada em comum acabam ligadas. Adorei a sua resenha, muito mesmo! Fiquei super empolgada pra ler!

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não estou em um bom momento para derramar rios de lágrimas haha. Quando você falou da doença incurável e em acabar com isso, me lembrou Como Eu Era Antes de Você, e sinceramente, esse livro meio que me traumatizou, tenho medo de todos livro que passe perto desse gênero desde então, mesmo se parecer incrível como esse Cinco Dias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro. E não iria conhecer se não lesse a resenha, confesso que não é uma capa que chame a atenção, o título em si chama mas é sempre a capa que nos faz pegar no livro na livraria.
    Enfim, gostei da sua resenha e me parece ser um livro lindo, com uma história triste e cheia de aprendizado.
    Espero ler algum dia, me interessei pela leitura! Parabéns pela resenha.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  12. Oi Gaby!
    Uma pena que tanta gente tenha preconceito com esse gênero, pois eu adoro! Adoro me comover com as histórias e chorar litros com personagens! Essa livro será minha próxima leitura e espero gostar tanto quanto vc.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Gaby,
    Recebi esse livro semana passada, e assim que li a sinopse já me apaixonei!! Agora com sua resenha, sinto que a leitura será perfeita!
    Amei a forma como apresentou a obra, e só fiquei mais curiosa ainda!
    Já furando a fila para ler ele

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  14. Achei uma leitura pesada e reflexiva, e isso quer dizer: achei uma leitura incrivelmente boa ❤️
    Personagens fortes cheios de fraquezas... Nossa, só a sua resenha já me impactou rs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  15. Amiga linda tudo bem?
    Estou passando aqui para dar uma olhadinha em sua resenha de 5 dias.
    Sabe que eu fiquei bastante receosa de solicitar esse livro e não gostar?
    Pois é. Achei sua resenha ótima, porque você passou tudo que eu queria saber e mais um pouco.
    Me parece ser um livro que contém uma estória envolvente e que nos passa uma mensagem bacana.
    Espero poder solicitar qualquer hora novamente, mas eu não sei se dá. Mas parabéns viu? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-legado-da-caca-vampiro.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Gaby, estou com esse livro na estante para ler, mas não sabia muito sobre o que era abordado na história. Fiquei muito feliz em saber que você se emocionou ao ler e que o final surpreendeu, isso me deixou ainda mais animada para fazer a leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? A Editora Novo Conceito como sempre surpreendendo com seus lançamentos. Ainda não conhecia esse livro, mas a proposta é bem interessante. Leituras mais emotivas me chamam a atenção, gosto de histórias que nos tocam. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!