segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris


Clarice Starling é uma agente do FBI em treinamento e formada em psicologia que é enviada para interrogar o perigoso psiquiatra Hannibal Lecter no manicômio onde ele está preso à 8 anos por matar e devorar suas vitimas. 
Clarice está ali para pedir que Lecter trasse um perfil psicológico de um perigoso serial killer: Buffalo Bill. Mas não será tão fácil e o doutor usará de charadas para "ajudar" nas investigações. Eles precisam de sua ajuda e ele se diverte com isso.  

Buffalo Bill é um apelido usado pelos tiras e a identidade do assassino é um completo mistério que o FBI está disposto a desvendar a qualquer custo.  
Ardiloso e impiedoso, Buffalo Bill esfola suas vitimas, todas mulheres e todas acima do peso e com pele macia. Arranca pedaços de suas peles e depois joga os corpos no mar e em diferente regiões. Não deixa rastros. Na garganta dos cadáveres é encontrado o casulo de uma borboleta rara naquela região. Permanece com suas vítimas por 3 dias antes de desovar seus corpos. Buffalo Bill tem um padrão. 

Catherine Martin, filha de uma importante senadora, foi sua última vitima. O burburinho e o interesse particular do presidente no caso faz as investigações correrem mais rápido. 3 dias. Precisam correr contra o tempo para resgatar Catherine antes que seja tarde demais. 

Clarice, apesar de estar em treinamento, é quem vai atrás de pistas e quem enfrenta Hannibal. Ele não tem interesse na vida em jogo, mas sim no que pode ganhar enquanto oferece sua ajuda para encontrar o assassino, que ele parece conhecer muito bem. 

"Mas realmente não tinha imaginado que às vezes os seres humanos produzem, atrás da aparência humana, uma mente cujo prazer era aquilo que jazia na mesa de porcelana em Potter, West Virginia, na sala forrada de papel decorado com rosas. Saber que existia tal tipo de mente chocou-a mais do que qualquer coisa que pudesse ver em mesas de autópsia. Tal conhecimento ficaria entranhado na sua pele para sempre, e ela sabia que tinha de criar uma barreira ou aquilo a penetraria."  (página 130)


O livro é narrado em terceira pessoa, assim conseguimos visualizar os acontecimentos sob diversos pontos de vista e isso é importantíssimo aqui. 

Thomas Harris instiga e brinca com o leitor, fazendo-o acreditar e até simpatizar com o mais ardiloso psicopata neste livro repleto de suspense e terror. A leitura tem bom ritmo do começo ao fim, não existe tédio quando o assunto é Hannibal Lecter, que rouba a cena até da "protagonista" com toda sua confusão psicológica, seus métodos bizarros e sentidos apurados. 

A personagem Clarice Starling é uma verdadeira sobrevivente. Sua infância foi marcada por morte e abandono e as coisas não ficam mais fáceis durante o tempo. No caso Buffalo Bill ela é a unica mulher que participa das investigações e por isso é vítima do machismo e muito assediada. Ainda assim ela não se deixa abater, ela está disposta a pegar o assassino e a enfrentar seus próprios fantasmas para isso. 


Vai parecer mórbido se eu disser que Hannibal Lecter ganhou meu coração? Vai? Ok, então não vou dizer isso. Vou dizer apenas que o dr. Lecter foi o personagem mais cativante e bem construído em toda a trama e que eu adorei conhecê-lo. 

Se você tem estômago fraco para descrições de assassinato e canibalismo mantenha-se a distância, você não vai querer saber o que o nosso psiquiatra faz com suas vítimas.

Esse Thriller psicológico foi uma das melhores e mais surpreendentes leituras do ano. Se você gosta do gênero e ainda não conhece esse texto de Thomas Harris leia!

Adicione no Skoob (aqui)

Espero que tenham gostado do post. Se já leu o livro ou tem curiosidade comenta aqui embaixo e vamos dialogar! :D

42 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Fiquei bem intrigada com o enredo deste livro, li um livro que me lembrou sua resenha. O livro 72 horas para morrer, gostei do fato de ser um thriller policial um gênero que eu me identifico. Pena que quase não ganho livros deste tipo. Adorei o fato de ter uma personagem feminina importante no meio de tanto sangue e carnificina. Bjs, e já estou seguindo seu blog.

    http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-as-faces-da-luz.html#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo, e com você? :D
      Se ler depois me conta o que achou da leitura. Vale a pena! :)
      Beijos e obrigada <3

      Excluir
  2. Oi, Gabrielly! Tudo bem?

    Puxa, que resenha legal! Gostei muito! :)
    Embora não sou fanático em Hannibal, eu gostei demais dele, por ter seu jeito "estranho".

    Parabéns pela resenha e belo belíssimo blog! á estou seguindo! \o/

    A convido a conhecer o Irmãos Livreiros e nos seguir. Ficarei muuuito feliz! :)

    Ah, também estamos no Youtube! Acesso o canal Irmãos Livreiros e se inscreva para receber os vídeos em primeira mão!

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e com você?! :D
      Que bom que gostou!! Fico feliz.
      Já passei lá e adorei seu blog.
      Beijos!

      Excluir
  3. Parece ser um livro eletrizante, foi a impressão que tive, às vezes, curto uns livros assim, para passar tempo, não conhecia, ou não recordo de já ter visto, mas anotei sua dica. O que mais gostei foi saber que simpatizamos com um psicopata :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito eletrizante!! Mas o autor tem senso de humor e a leitura é bem fluida.
      Siiim, o Hannibal é um amor <3 kkk

      Excluir
  4. Oiiie
    Eu não li nenhum livro nesse estilo ainda, mas tenho muita curiosidade.
    Gostei da premissa e fiquei feliz em saber que a escrita é tão boa que faz com que o leitor se simpatize com uma pessoa psicopata, realmente a escrita tem que ser muito boa.
    Ameiiii mesmo sua resenha, não conhecia o livro ainda.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/caixa-do-correio-junho-9-2015.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Eu já assisti mil vezes ao filme (Meu pai era fã), mas sempre deixei o livro de lado, porque se o filme já é meio hard, imagina o livro... Não tem como não se apaixonar por personagens bem construídos e Lecter é um caso a parte, não É? Adorei a sua resenha <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o filme assim que conclui a leitura e adorei, ficou muito fiel ao texto de Harris :D
      Que bom que gostou, Lu!
      Beijos <3

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Ainda não li este livro, mas adoro Thriller. Queria muito poder conhecer a narrativa do autor.
    Com certeza deve ser ótimo pelo que falou. Um bom suspense é quando nos instiga do início ao fim mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro Thriller, tento ler pelo menos um por mês (esse mês já foram dois!!).
      Beijos

      Excluir
  7. Gaby, eu não li o livro e nem tenho vontade porque sou muito medrosa e não leio esse tipo de livro nem sob tortura.
    Meu namorado leu e adorou, é bem o estilo que ele gosta e ele tem muita vontade de ler os outros.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriele tudo bem? Eu amooooooo os livros da saga Hannibal e lógico os filmes tbm! Quero muito fazer a releitura que para mim já um clássico. Existe a série de TV mas infelizmente foi cancelada =( Os fãs choram!

    Ahhh não conhecia o seu cantinho ainda e amei, já estou seguindo! Se quiser conhecer o meu será super bem vinda!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, mais alguém que gosta. Quero muito ler os outros da saga, tenho certeza que irei amar. Estou assistindo a serie de TV. Fico triste em saber que cancelaram pois estou adorando.
      Obrigada <3

      Excluir
  9. Olá!
    Esse é um thriller psicológico que sou doida para ler!
    Quero muito conhecer a história e saber como foi desenvolvida. Com certeza é um clássico que está na minha lista.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Olá; gostei da resenha. Eu já vi uma adaptação do livro para o cinema, lembro que era bem chocante e ainda assim, interessante, mas não consigo me lembrar do final da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti ao filme e adorei. Leia o livro, pra lembrar do final, hehehe.
      Beijos!

      Excluir
  11. Parece ser um livro muito interessante, já havia ouvido falar dele, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. O autor ganha meu coração quando aquele que era para ser o vilão consegue ser meu personagem preferido, certamente esse seria um livro que eu gostaria. Já adicionei na lista para leitura futura rs.
    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Maria, é muuuito bom. Espero que aprecie a leitura :D
      Beijo

      Excluir
  12. Oi Gaby, Hannibal realmente exerce um verdadeiro fascínio em que gosta desse gênero, pois ele é um personagem muito bem construído pelo autor. Eu vi todos os filmes que fazem parte da saga, mas nunca li um livro, infelizmente. Depois da sua resenha, vou procurar ler, com certeza!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro, Gleyse. O filme é muuuito bom, mas o livro é ainda melhor.
      Bjs

      Excluir
  13. oi ^^ não tem como ele não ganhar seu coração <3 todo mundo fala tão bem desse personagem que eu já estou apaixonada mesmo sabendo o que ele fez.
    sou muito curiosa para ler esse livro e espero gostar da leitura ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, Hannibal é um amor (ou quase) <3 Leia sim, espero que goste! :D

      Excluir
  14. Amiga eu super amei a sua resenha, mas sinceramente eu não sou muito chegada nesse gênero.
    Gosto mais do tipo aventura/fantasia e Romance principalmente. Você já deve ter notado isso também =x Mas gostei da maneira que você desenvolveu a sua resenha, porque ficou muito bem escrita viu? =] Tenho visto você fazendo umas resenhas muito boas e por conta disso tenho que te dar os parabéns. Continue assim !!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-lagoena-o-portal-dos-desejos.html

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros do gênero, quero muito ler a obra faz tempo, mas ainda não tive oportunidade.
    parece ser uma leitura incrível, adorei sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Caramba, adorei sua resenha!
    Eu nunca vi nenhum filme do Hannibal, e também nunca li esse livro.
    Não sabia do que a trama tratava em si, só sabia o que o personagem principal fazia.
    Fiquei bastante interessada e com toda certeza farei essa leitura!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Eu já tenho muita vontade de ler esse livro, com a sua resenha então, estou apaixonada, rs. Tenho muita curiosidade em relação ao que acontece no final e ao mesmo tempo um friozinho na barriga ao imaginar as cenas mais tenebrosas.
    Super beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Jpa me recomendaram essa leitura, mas eu confesso que eu não tenho muito interesse em fazer essa leitura. Não sei, acho que é um livro que eu preciso muito estar com vontade de ler pra encarar, sabe?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele me pareceu ser bem interessante.
    Realmente darei uma oportunidade para ele, pois fiquei super curiosa em saber o final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Não é mórbido, flor, porque Hannibal conquista os corações de qualquer leitor/espectador. Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro. Gosto bastante dos filmes com esse personagem emblemático. A Clarice me pareceu uma excelente protagonista: forte, ousada e determinada a apanhar um assassino. Adorei sua resenha.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Bom, claro que já ouvi falar do famoso Lecter por causa dos filmes. Sabia que era adaptação, ou inspirado, em um livro, mas como eu sempre fugi de terror, nunca assisti aos filmes e nunca tive interesse em pegar o livro.
    Mas sua resenha está tão bem escrita que fiquei com vontade superar meus "medos" e conhecer mais de perto o psicopata mais famoso da literatura!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  22. Só no primeiro parágrafo, que fala dele matar e devorar suas vítimas, já conclui que não era pra mim. Aí no final você ainda disse pra quem tem estômago fraco pra descrições de assassinato e canibalismo se manter à distância, e é o que pretendo fazer. Não leria de jeito nenhum.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Esse tipo de leitura não é pra mim,por ser uma leitura forte diria que eu ia para na primeira linha,Então não leria de forma alguma
    Beijo
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Fiquei muito curiosa para ler este livro. Nunca ouvi falar sobre ele infelizmente mas a premissa parece ser incrível e os personagens muito bem construídos.
    Espero ler realmente em breve.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bom?
    Eu gosto muito da série Hannibal e fiquei muito triste quando soube que ela foi cancelada. Realmente não sabia que existiam livros. Mas concordo quando você fala que Hannibal é um personagem que nos conquista por ser muito bem construído. Na série de televisão, não temos Clarisse, e sim um outro homem. Mas gostaria de ver esta questão do machismo nas telinhas. Beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Nossa, estou bastante dividida sobre ler ou não ler esse livro.
    Comecei a ler terror faz pouco tempo e não sei se ainda estou preparada para algo assim tão detalhado, na verdade acho que esse livro nem é classificado como terror é?
    Mas que sua resenha me deixou bastante curiosa, ahhh isso sim.
    Adorei.

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Apesar do livro não ser uma leitura que gosto muito, sua resenha ficou bem legal e explicadinha. Eu acho legal a capa, e o ´titulo também é bem atraente. Já coloquei na lista, pois fiquei muito curiosa.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Não curto muito esse estilo de leitura, ainda consegui ver o filme mas ler já é demais.
    Curti muito sua resenha, achei a capa bem intrigante assim como o enredo do livro.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?
    Sou apaixonada pelos filmes de Hannibal, mas só descobri sobre os livros faz pouco tempo, mas claro que quero lê-los, haha. Eu amoo o Hannibal, cara, ele é um psicopata que te faz amar ele, não é? Impossível não gostar dele. Adorei a sua resenha, pretendo ler os livros em breve.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!