quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

TOP 5 LIVROS DE 2018 | As Melhores Leituras do Ano


Olá, leitores! Tudo bem por aí? 2018 finalmente acabou e chegou aquele momento em que mostro as melhores leituras que fiz; e se tem uma coisa que eu fiz em 2018 foi ler. Li 119 livros, e agora estou frente a uma missão bem complicada: escolher os cinco melhores. Mas chega de ladainha e vamos começar para o post não ficar muito longo.


A Quinta Estação, de N.K. Jemisin

A Quinta Estação
Não seria meu top 10 se esse livro não estivesse ocupando o primeiro lugar. A Quinta Estação (fantasia científica espetacular) foi o melhor livro que li em 2018, e a melhor fantasia/ficção científica que leio em anos. N. K. Jemisin é incrível. Sua escrita envolve o leitor, nos faz imaginar cada detalhe dessa trama tão rica e original; nos emociona com o drama das personagens. É um livro rico, completamente apaixonante e com um universo (A Quietude) gigantesco a ser explorado ainda -- felizmente é uma trilogia. Leiam!

Mamãe & Eu & Mamãe, de Maya Angelou

Mamãe & Eu & Mamãe
Não sei mais o que escrever sobre essa obra para convencer a todos a fazer a leitura. Esse foi meu primeiro contato com a Maya Angelou, e ler essa autobiografia me deu uma noção de sua grandiosidade como mulher, escritora e ativista. Sabe aquele livro que te segue muito depois de concluir a leitura? Foi o que aconteceu. Até hoje esse livro me persegue, me faz querer voltar pra ele, pra história bonita e dilacerante de Maya; como uma pessoa pode sofrer tanto, perder tanto, e ter forças para se reerguer? Inspiração!

A Parábola do Semeador, de Octavia E. Butler

A Parábola do Semeador
Esse aqui foi o segundo livro que li da magnífica Octavia E. Butler. Outra escritora que não tenho palavras para tentar descrever. Que mulher genial! Suas obras são sempre agridoces; nos fazem sofrer, sorrir, sonhar com um mundo melhor, imaginar o pior dos mundos... A Parábola do Semeador mexeu demais comigo. Imaginar esse mundo distópico me deixou um pouco doente. E saber que estamos tão perto... Leiam Octavia!


Fique Comigo, de Ayobami Adebayo

Fique Comigo
 | Resenha |
Outro livro que anda comigo muito depois de o ter lido... Fique Comigo é uma história inteligente, bem escrita e totalmente cativante - e igualmente dolorosa. Ler sobre as injustiças, o desespero da protagonista, suas perdas, seu luto, sua dor profunda... Livros sobre relações familiares, especialmente a maternidade, mexem comigo. Muito. E não foi diferente com esse aqui. Foi fisicamente doloroso. Me senti na pele Yejide. Meus medos, expostos. A dor dela foi a minha enquanto eu lia; e ficava pensando: como ela suportou? É além de tudo um livro sobre a força da mulher para se reerguer. Maya Angelou e Yejide não são muito diferentes. A força delas me inspira. Me dá forças também.

Um Amor Perdido, de Alyson Richman

Um Amor Perdido
E eis aqui outro livro que me emocionou: Um Amor Perdido. Já li por aí que livro bom mesmo é aquele que traz alguma reação física. Concordo. O livro tem que ser muito bom, ou muito ruim, pra fazer alguém chorar. Mas aí Alyson vai falar sobre um casal apaixonado separado pelos horrores da Segunda Guerra. Sobre memória, amor e despedidas. É um livro lindo, completamente apaixonante, e mereceu um lugar aqui nesse top, pois definitivamente marcou meu ano.


Outros muitos livros marcaram meu ano e fizeram 2018 mais suportável. Pensando nisso, para não deixá-los de fora, faço algumas menções honrosas:

A Nuvem A Página em Chamas Em Chamas O Portão do Obelisco

2018 foi provavelmente o ano em que mais li sequências de séries e trilogias; e favoritei vários!
M
A Nuvem - esse é o segundo livro da nova série (?) do incrível Neal Shusterman, autor também de um dos meus livros favoritos, Fragmentados. A Nuvem, sequencia de O Ceifador, me surpreendeu demais! Sempre fico com medo de ler segundo livro de série pois foram muitos os que odiei, mas esse aqui foi muito bem elaborado. Cheio de ação, surpresas e mistérios, além de novos personagens e mais destaque a personagens que já conhecemos e amamos. E o final... Não poderia ter sido mais arrasador. Até agora não acredito, e espero que o terceiro livro não demore a sair.

A Página em Chamas | Resenha | - esse é o terceiro livro da série A Biblioteca Invisível, e quem acompanha o blog sabe que no momento é uma das minhas favoritas. Fiquei muito feliz ao receber esse livro, e mais ainda lendo a obra e reencontrando os personagens que fazem a série tão original e especial para mim. Genevieve não decepciona com esse livro e monta uma trama extremamente inteligente e empolgante, da primeira a última página.

Em Chamas - acho que esse aqui a maioria de vocês já conhece, e muitos já leram. Em Chamas é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, que finalmente tomei vergonha na cara e concluí no último ano. Como já disse aqui, tenho medo de segundo livro em séries, mas essa foi outra surpresa incrível e muito bem vinda. Se eu já tinha gostado do primeiro, esse aqui superou as expectativas. Em Chamas é exatamente seu título. Pega fogo do inicio ao fim.

O Portão do Obelisco - essa é a sequencia de A Quinta Estação (primeiro livro do top 5), também o segundo livro de uma trilogia... e outra surpresa. Não esperava nada menos da autora, para falar a verdade. Lendo o primeiro livro (e relendo depois) já sabia que ela tinha criatividade de sobra para escrever mais dez livros nesse universo. O Portão do Obelisco começa um pouco lento, misterioso, tem um desenvolvimento que pede ao leitor uma atenção maior para não deixar escapar detalhes importantes e decisivos. Mas depois... nada segura nossas personagens (Essun eu te amo), e a orogenia corre solta aqui.


Apenas um entre todos esses livros foi escrito por um homem. Todos os outros, autoras mulheres. Minha metade de ler mais mulheres em 2018 foi um sucesso, e esse post é uma prova disso. Mulheres incríveis em gêneros antes dominados pelos homens. Mulheres na ficção científica, na fantasia, na distopia... Mulheres inteligentes, fortes e implacáveis, vencedoras de prêmios importantíssimos, e nada pode detê-las. Leiam esses livros, leiam mais e leiam mulheres <3

Agora me contem, quais seus favoritos de 2018? Já leu algum desses?

13 comentários :

  1. Oii, tudo bem?

    Adorei saber um pouco sobre suas leituras. Se eu tivesse que escolher os melhores livros de 2018, ficaria doida kkkk cada um foi especial de um jeito diferente, e isso é o mais incrível.
    Eu estou louca para começar A Quinta Estação, sou apaixonada por fantasia/ficção científica. Tem pouco tempo que esse livro chegou na minha estante, mas já quero passar com ele na frente dos outros.
    Todos os livros são incríveis, mas o que me chamou mais a atenção foi Um Amor Perdido.

    Obrigada pelas dicas!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Fique Comigo da Ayobami Adebayo também foi uma das minhas melhores leituras em 2018 e estu louca pra ler mais coisas dela. Curiosa pra ler qualquer coisa da Octavia Butler.
    Que 2019 seja outro ano glorioso de livros tops pra vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parecem ótimas leituras! De todos os citados só li Em Chamas. Os gêneros de distopia e fantasia são os meus favoritos, então vou considerar muito os livros que você citou. Muito bom ver mulheres se destacando no mercado literário, e sempre que possível dou preferência às autoras também.

    ResponderExcluir
  4. Li o ceifador, mas ainda não li a nuvem. Preciso fazer isso esse ano, pois amei o primeiro livro e a nuvem com certeza é sensacional quanto o ceifador. Adorei seu top 5, muitos títulos interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi!!!
    Nossa que foi muita leitura que você leu ano passado em menina e realmente fica difícil escolher preferidos em meio a tanta leitura.
    Que bom que você conseguiu cumprir as metas que se estabeleceu e fico feliz que suas leituras tenham sido prazerosas, e sim em Chamas é um livro de incendiar de verdade.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gabrielly!
    Quantas leituras boas você conseguiu em 2018.
    Conhecia algumas dessas, outras não, mas já foram anotadas na minha lista de consumo!
    Não sou a maior fã de distopias, mas os livros da Octavia Butler me gradam demais. Vou pensar nesse novo ano em dar uma chance para eles.
    Sua lista ficou bem legal, e o fato de ver tantas mulheres reunidas, lindas e poderosas juntas, me deixa otimista quanto ao futuro da literatura.
    Obrigada pelas dicas!

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei seu top livros. Tenho visto muitas indicações com a leitura do Neal Shustermann. Quero ler ainda no primeiro trimestre do ano essa série. Acho que vou gostar muito!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Menina, você leu bastante!!! Parabéns! A última vez que consegui ler mais de 100 livros no ano foi em 2010. Nunca mais consegui atingir essa meta.

    Dos livros que você citou eu sou louca para ler: A Parábola do Semeador (na verdade tenho maior interesse no outro livro dessa autora, o Kindred), Fique Comigo (já sei que vou chorar bastante) e Um Amor Perdido. Este último eu já devo ler em breve, pois é o único que tenho desta lista.

    Sim, é preciso que as pessoas leiam mais mulheres. Eu sempre li mais livros escritos por mulheres do que por homens e nem era proposital. Simplesmente eram histórias que me interessavam.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, 119 livros! Parabéns! Espero que tenham sido boas leituras!
    Das suas melhores leituras, li apenas Em Chamas. Quero muito ler o da Octavia E. Butler, já li algumas resenhas muito positivas de seus livros. Espero que esse ano você leia ainda mais livros e que tenha ótimas experiências com eles!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Seu 2018 foi muito bom em questão de leituras. O único livro que eu li da lista foi o Em Chamas, sou apaixonada por essa trilogia. Fico feliz que você tenha gostado também.
    Que 2019 tenha ótimas leituras assim como em 2018!

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Você fez ótimas leituras ao longo do ano em ? eu li 80 livros, esse ano quero aprender a me organizar no skoob para saber a quantidade exata de livros que eu leio rsrs. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros que você citou, mas tenho muita curiosidade em ler os livros do Ceifador, pois falaram que é uma leitura maravilhosa e o livro Fique comigo também.

    Espero que 2019 seja repleto de ótimas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Gabi!
    Parabéns pelas leituras! Da sua lista não li nenhum livro, mas há alguns que tenho curiosidade de ler.
    Talvez tenha chance de ler esse ano!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!