quarta-feira, 30 de maio de 2018

Resenha || Um Amor Perdido, de Alyson Richman

Bertrand Brasil, 2018 || 336 páginas || Skoob
Sinopse: Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial. Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

RESENHA ✍

Lenka é uma jovem estudante de arte na Praga pré-guerra; quando conhece Josef, o irmão mais velho de sua melhor amiga, Lenka se apaixonada perdidamente pelo rapaz. Recíproco, o amor que eles sentem um pelo outro só aumenta, e enquanto descobrem esse novo e arrebatador sentimento e a si mesmos, a Segunda Guerra Mundial se aproxima.

Com as dificuldades cada vez piores e o ar sufocante de um país prestes a ser invadido, eles se casam e planejam viajar até a América. Mas uma reviravolta inesperada faz com que Josef empreenda a viagem sozinho, deixando Lenka, e esse era seu desejo, para trás com toda sua família.

Na América Josef, não sem dificuldades, continua seus estudos na medicina. Em um campo de concentração, Lenka e sua família sofrem as mais crués humilhações e privações. Um acredita que o outro está morto. Décadas depois, eles se reencontram.

Um Amor Perdido é um livro que me levou em uma montanha-russa de emoção e diferentes sentimentos, pois narra uma história de amor extremamente bonita, para depois interrompê-la tão tristemente. Senti lá no fundo todo o drama dos personagens, só podendo imaginar o sofrimento de ambos. Lenka foi uma das personagens femininas mais fortes que já conheci! No campo de concentração, vendo a vida se esvair do olhar de seus amados familiares, ela se apoia na arte, quando é escalada para trabalhar fazendo pinturas para os nazistas. Uma sobrevivente. Me lembra aquela frase: “Nós somos mulheres. A força nos encontra”.

E é devastador acompanhar a Lenka nesse terror de medo, dor e fome. E mais triste ainda é saber que tudo o que ela passou, neste livro de ficção, foi vivido por outras milhões de pessoas na vida real. É revoltante, repulsivo. E é também importante saber desse período da nossa história que ceifou tantas vidas e entristeceu tantas outras. Pesquisem sobre o holocausto, sobre o nazismo, e sejamos conscientes do que passamos para não darmos um passo atrás.

Leiam!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar!