sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Lista | As Melhores Leituras de 2017 || Uma Leitora Voraz


Oláaa, leitores! Feliz ano novo!
Sei que andamos sumidas aqui no blog, mas estavamos precisando de uma semana para descansar e organizar todos os projetos que serão colocados em prática aqui no blog e na nossa conta do instagram (@umaleitoravorazblog).

Como já é tradição aqui no Uma Leitora Voraz mostrar as melhores leituras do ano, não podia faltar esse post! 2017 foi um ano incrível aqui no blog e tive o prazer de fazer leituras incríveis, muitas delas saindo da minha zona de conforto. Tem muuuita coisa legal, então vamos lá!

1 - A Senhora de Wildfell Hall, de Anne Brontë (Ed. Record)


A Senhora de Wildfell Hall é considerado o primeiro romance feminista, com uma protagonista feminina que desafia as convenções sociais do século 19 se separando do marido abusivo e criando sozinha o filho pequeno. A própria autora enfrentou duras criticas, mesmo sendo publicado seu livro sob um pseudônimo masculino, pois do contrário sua obra não seria publicada na época. Só por isso já chamou minha atenção, e sabia que a leitura seria incrível... mas o livro conseguiu me surpreender com uma trama mais intensa do que esperava, com passagens e diálogos que ficaram na minha cabeça por muito tempo depois que fechei o livro. Leitura mais que recomendada!

2 - Kindred: Laços de Sangue, de Octavia E. Butler (Ed. Morro Branco)


Kindred foi outro livro que me tirou o fôlego; uma história marcante e profunda onde conhecemos Dana, uma mulher negra do século 20 que acaba de se mudar com seu marido para um novo apartamento, mas durante a mudança ela sente um forte enjoo e cai; ao recuperar os sentidos Dana se vê em um cenário totalmente diferente: ela foi transportada, de algum jeito, para a Maryland do século 19. Depois desse episódio sua vida muda drástica e terrivelmente. Esse livro é um verdadeiro soco no estômago. Não tem como não se sentir mudado depois dessa leitura!

3 - Um Tom Mais Escuro de Magia, de V.E. Schwab (Ed. Record)


Alguma dúvida de que esse livro iria aparecer aqui? Quem acompanha o blog ou o nosso instagram já teve estar cansado de me ver falando desse livro, mas o que posso fazer? Um Tom Mais Escuro de Magia é mesmo tudo isso e vale MUITO a leitura. Essa é uma fantasia que acompanha a história de dois personagens que vivem em Londres diferentes (porque nesse mundo existem 4 Londres, a cinza, a preta, a vermelha e a branca): Kell, um antari da Londres Vermelha, a mais poderosa e vibrante em magia, e Delilah Bard, uma ladra bem esperta e sedenta por aventura que vive na Londres Cinza, onde há muito já não existe magia. Quando esses dois se encontram muita, muita coisa acontece. Personagens 10, enredo 10 e a escrita da V.E. é maravilhosa. Leiam!

4 - Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green (Ed. Intrínseca)


Se o John Green lançasse um livro por ano, muito provavelmente teríamos um livro dele em cada post de melhores leituras. Um sonho, na verdade! hahaha Quando Tartarugas Até Lá Embaixo saiu eu fiquei maluca para ler logo, devorando cada resenha que saia sobre ele até que enfim consegui meu exemplar e fiz a leitura no último mês de 2017. Que livro incrível! E não é pela história em si, como já conversei com vocês no instagram, mas a maneira que o Green encontrou para abordar a ansiedade e o TOC em um livro jovem adulto, de uma forma nua e crua e mostrando a realidade de uma forma tão real que, finalmente, vi algo que faz parte de mim sendo tratado da maneira certa, sem romantização ou panos quentes. Só por isso (só?!) o livro está aqui nessa lista.

Meio Rei, de Joe Abercrombie (Ed. Arqueiro)


Meio Rei não podia faltar nessa lista! Essa foi uma das primeiras leituras que fiz em 2017, e definitivamente uma das melhores fantasias que já li. Meio Rei conta uma história de aventura, superação e amadurecimento e nos apresenta um protagonista que, mesmo considerado meio rei, é um herói completo. Leiam!!!

MENÇÕES HONROSAS:

Um Verão Para Recomeçar Farmácia Literária A Menina Submersa: Memórias Resultado de imagem para bartleby o escrivão capa

Esse último ano foi recheado de leituras ótimas e vários livros novos nos favoritos, então não podia ficar só naqueles 5. Um Verão Para Recomeçar, Farmácia Literária, A Menina Submersa e Bartleby, O Escrivão também foram leituras incríveis que me tocaram profundamente e tiveram um grande impacto na Gaby leitora e também como pessoa mesmo.

Todos esses livros são favoritos da vida e mal posso esperar para reler cada um deles!

Agora me contem, quais os melhores livros que vocês leram em 2017? :)

2 comentários :

  1. Olá
    Não li nenhum da sua lista. Quero muito ler o novo do tio João Verde. Adoro a escrita dele e, pelo que li até agora, o protagonista tem TOC e eu tenho TOC também. Seria legal ler sobre.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Gaby!
    Não li nenhum dos livros citados, mas quero muito alguns. Já comprei o do John Green e o Kindred (esse, foi muito mais pelos seus comentário do que qualquer outra coisa rs). Espero gostar!
    Que 2018 tenha várias leituras incríveis!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!