sábado, 4 de novembro de 2017

Estou Atrás de Você, de John Ajvide Lindqvist

Resultado de imagem para posterAutor: John Ajvide Lindqvist
Título original: Himmelstrand
Editora: Tordesilhas
Ano: 2017
Páginas: 408
Skoob | Goodreads
*Exemplar gentilmente enviado pela editora Tordesilhas para resenha
Sinopse: É um lindo dia no acampamento. O céu está azul e a grama é farta e verde – mas algo está errado. Ontem havia vozes felizes, fumaça de churrasco e mosquitos. Agora tudo se foi. O que resta é um campo de grama infinito, quatro trailers, oito adultos, duas crianças, um cachorro e uma gata. Os personagens ainda não sabem, mas o pesadelo vivo está prestes a começar: a caminho deles, movendo-se no horizonte, aproxima-se o pior erro, o maior medo. Neste romance de terror, Lindqvist suga o leitor para um universo que só poderia ter sido criado por uma das escritas mais macabras e originais do gênero. Em seu mundo aterrorizante e original, Estou Atrás de Você faz o coração sangrar e a alma retorcer, confundindo a realidade com o pior pesadelo.

Vocês conhecem o autor John Ajvide Lindqvist? Ele é um renomado escritor sueco que fez bastante sucesso ao lançar seu título de maior impacto: Deixe Ela Entrar. A obra foi adaptada e se tornou um sucesso absoluto também nas telonas, levando diversos prêmios importantes e se tornando um clássico cult do gênero terror. Apesar de ser mais conhecido por Deixe Ela Entrar, Lindqvist escreveu outros livros de muito sucesso publicados aqui no Brasil, como A Maldição de Domarô e Melodia do Mal, ambos pela editora Tordesilhas que, agora em 2017, está lançando mais um de seus títulos: Estou Atrás de Você.

Eu sou uma grande fã de narrativas de suspense e terror, e ao ler a sinopse desse livro sabia que precisava lê-lo, afinal tinha tudo para me ganhar: além de ter uma premissa realmente bizarra, a trama não foca em um só personagem, mas em um grupo grande e realmente variado. A editora gentilmente me enviou um exemplar para resenha e aqui estou para contar minha opinião.

Estou Atrás de Você é um livro de terror gore, ou seja, existem aqui algumas cenas bem visuais de sangue, violência e sadismo; dito isso, estejam preparados ao iniciar a leitura. Não é, nem de longe, um livro leve. Mas, se você gosta do gênero, esse é um prato cheio e você precisa conhecer essa história!


A trama se passa em um cenário aparentemente pacífico: um acampamento de trailers. Várias famílias e amigos se divertindo em um lugar calmo, com belas árvores e um lago convidativo no verão. Perfeito, não? Não quando os nossos personagens acordam um dia e se deparam com um cenário bem, bem diferente.
"Eles tinham achado que o Sol ia reaparecer, que o Sol estava à espreita abaixo do horizonte, mas os minutos e as horas passam, e não há sol. É uma ausência tão tremente que é impossível compreender. As coisas a que não damos importância são as coisas de que mais sentimos falta quando desaparecem."
As árvores sumiram, e com elas o lago, os animais e até as nuvens. O céu mais parece uma reprodução de desenho animado, de tão azul e livre de nuvens, fumaça e pássaros. Quilômetros e quilômetros de um campo gramado vazio, sem sinal telefônico ou energia. Sem socorro. Ainda, vários trailers desapareceram, e ali se encontram apenas quatro, cada um com uma família, pessoas diferentes. Pessoas imprevisíveis.


Uma das coisas que mais me assustam no gênero terror é quando os personagens (seja em filmes ou livros) se encontram em lugares hostis, confinados, presos. E se você já leu ou assistiu algum filme com essa característica deve saber o que o súbito isolamento pode causar nas pessoas.

Primeiro, vem a curiosidade: Afinal, o que fazem ali? Qual o propósito daquilo tudo? Depois, o medo: O que acontecerá com eles? Será que vão morrer ali? Então, tudo e todos se tornam uma ameaça, e a sobrevivência fala mais alto que tudo. Começa a carnificina.
"Até que medida podemos transformar em realidade as nossas lembranças? Se um evento se imprimiu em nós com a violência de um ferrete de marcar gado, ou com a alegria da pura felicidade, ou se está encapsulado dentro de nós como um momento que viverá para sempre, isso também significa que podemos realmente recuar no tempo e voltar até esse evento, até certo ponto?"
Nem todas as tramas terminam em carnificina, claro; não é sempre que a presa encontra a caça. Mas no caso deste livro em especial o confinamento faz com que alguns personagens enlouqueçam, ou melhor, tirem a máscara da normalidade e mostrem quem realmente são. Quando isso acontece, os pesadelos começam. Ou melhor, os pesadelos se tornam realidade, tomam forma e ficam com fome, muita fome.

Qual o seu maior medo? O que te aterroriza mais? Do que você mais se arrepende? Os personagens de Estou Atrás de Você têm a resposta na ponta da língua, e são essas respostas terríveis que irão persegui-los nesta narrativa, um por um, até ficarem saciados.

Quando seus piores pesadelos tomam forma e vão atrás de você, é melhor correr.
"O que é mais real? Aquilo com que sonhamos, ou o que está bem à nossa frente?"
Esse livro já começa estranho, mas a cada capítulo ele vai ficando mais e mais bizarro. Quando você pensa que nada mais estranho pode acontecer ali, o autor mostra o quão errado você está, até o leitor se perguntar: ok, o que realmente está acontecendo aqui?. Bem, boa sorte ao tentar conseguir uma resposta para essa pergunta.


Eu simplesmente adorei fazer essa leitura e conhecer o tão falado Lindqvist, que sempre aguçou minha curiosidade. Agora posso dizer que li John Ajvide Lindqvist e, melhor, posso dizer Estou Atrás de Você foi o livro mais bizarro que já li na vida. E realmente foi.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi como o autor apresentou e desenvolveu cada personagem, dando uma história e um propósito a cada um. Outra coisa foi a imprevisibilidade da obra; quando eu esperava uma coisa, outra totalmente diferente acontecia. Eu adoro surpresas, pelo menos em livros, então esse foi realmente um ponto alto para mim. Por fim, eu gostei muito da ideia do autor em dar "vida" a pesadelos, tornar algo que só nos aterroriza enquanto sonhamos em algo real, algo palpável, algo mortal. É de arrepiar! Principalmente se você parar e perguntar: e se o meu pior pesadelo começa a me perseguir na vida real?

Lindqvist orquestrou muito bem essa ideia e, ao inserir os personagens nesse cenário bizarro e começar a atormentá-los, criou uma trama aterrorizante, sangrenta e instigante, capaz de fazer o leitor questionar cada parágrafo e olhar para trás de hora em hora; afinal, algo pode estar atrás de você, agora mesmo.

Se você gosta do gênero e de autores como Stephen King e Joe Hill, você precisa conhecer esse livro! Leitura certamente recomendada :)

Eu encontrei alguns poucos erros de revisão, e nada que atrapalhasse a leitura. A capa é linda e tem tudo a ver com a história. As páginas são amareladas e possui um bom espaçamento.

Leiam. E depois volta aqui e me conta o que achou dessa leitura. Vou adorar saber!

10 comentários :

  1. Olá, como vai?
    Eu não conhecia a obra, e, ao contrário de você, eu não sou fã de narrativas de suspense e terror, muito pelo contrário. As vezes gosto de sair da zona de conforto, mas pelo o que percebi em sua resenha, esse livro realmente não é para mim. Infelizmente, dessa vez eu passo a dica! :( Mas, sua resenha está linda, muito bem escrita. Para quem gosta do gênero, vai adorar o livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que capa!!!
    Só pela capa, já fiquei interessada. Mas gostei do enredo também e achoq ue seria uma leitura que agregaria muito.
    Ameia dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Ai, eu prefiro terror psicológico, tipo Caixa de Passaros, sabe? Cenas extremamente sangrentas não me chamam a atenção. Mas esse livro parece ser legal, essa coisa de pesadelos tomarem forma me interessou bastante. Adicionei a minha listinha de desejos na amazon, quem sabe um dia né? Hahaha

    Amei suas fotos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Como ainda não li nada do Stephen King e Joe Hill, não sei o que pensar desse livro. Mas mesmo assim, vou anotar a dica, será uma leitura bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Vou anotar essa dica, fiquei curiosa para ler.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabrielly!
    Caramba, sua resenha me assustou um pouco. o.o'
    Achei a trama um pouco confusa, mas mesmo assim digna de leitura. rsrs Quero ler, assim que criar coragem para tal! (terror não é bem o meu forte)
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona, menina confesso que sou medrosa para certos livros ainda mais com certas descrições, lendo sua resenha percebi o quanto o livro foi bem escrito e isso me chamou muita atenção, vou tentar colocar o medo de lado sair de minha zona de conforto. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente esse gênero não faz meu estilo, sou super medrosa e teria dificuldades para ler, mas já mandei o seu post para um amigo e creio que ele vá adorar! O autor é muito bem recomendado e pelos quotes a escrita dele me parece ser incrível.

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?
    Como é difícil achar uma resenha sobre livros que eu gosto huaehueahu
    Eu vi que tem horror gore e já falei: OPA, QUERO!
    Não conhecia o autor ainda mas agora já quero conhecer pra ontem e esse com certeza é um livro que já entrou pra minha lista de leitura.
    P R E C I S O!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Como assim eu nunca tinha visto falar desse livro?
    Eu amo um terror, essa pegada psicológica, cheia de sangue e que dá real medo no leitor por causa das situações que os personagens enfrentam...
    Com certeza vai pros meus desejados

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse autor, mas achei muito interessante a premissa desse livro. Terror não é algo que me atrai muito, contudo, acho que será uma leitura diferente, já que nunca li nada parecido.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!