terça-feira, 24 de outubro de 2017

Um Pequeno Favor, de Darcey Bell

Resultado de imagemAutora: Darcey Bell
Título original: A Simple Favor
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2017
Páginas: 336
Skoob | Goodreads
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Livro apontado como sucessor de Garota exemplar e A garota no trem, “Um pequeno favor” inclui traições e reviravoltas, uma pessoa morta e a questão recorrente: quem está enganando quem? Quando sua melhor amiga, Emily, pede a Stephanie para buscar seu filho Nicky na escola, ela alegremente concorda. Nicky e seu filho, Miles são melhores amigos — exatamente como ela e Emily. Mas Emily não volta. Ela não atende ao telefone ou responde às mensagens. Stephanie sabe que algo está terrivelmente errado. Aterrorizada, ela busca ajuda nos leitores do seu blog. Até que ela e Sean, marido de Emily, recebem notícias chocantes: Emily está morta. O pesadelo de seu desaparecimento finalmente chegou ao fim. Ou será que não?
Stephanie é o modelo de mãe coruja; após ficar viúva ela se dedica exclusivamente ao filho, Miles, e ao seu blog sobre maternidade. É na escola de seu filho que ela conhece Emily, mãe do melhor amigo de Miles, Nicky; desde então, elas se tornaram melhores amigas, uma confiando à outra pequenos segredos.

Emily, com suas roupas de grife, seu emprego fabuloso e rotina agitada, não poderia ser mais diferente da amiga, mas elas se dão bem desde o começo. Quando Emily pede um pequeno favor a sua melhor amiga, dizer "não" não é uma opção. Será que Stephanie poderia pegar Nicky na escola e levá-lo para sua casa, por favor? Como Emily viaja muito a trabalho e já pediu o mesmo favor antes, Stephanie não questiona nem desconfia de nada; a amizade das duas é simples assim.


Mas quando a noite chega e sua amiga não vai buscar o filho, nossa protagonista fica preocupada, principalmente por não receber nenhuma mensagem ou ligação. Então, quando mais um dia se vai sem nenhuma resposta, Stephanie e Sean, marido de Emily, começam a ficar realmente preocupados com o sumiço de Emily, e assim as autoridades locais iniciam uma busca. Muitos dias se passam até terem uma resposta: Emily está morta. Com a resposta, surgem dúvidas, e então um verdadeiro pesadelo tem início.

Quem está mentindo? Quem está falando a verdade? Um Pequeno Favor é um thriller psicológico que a cada capítulo planta uma nova semente de dúvida na mente do leitor. Afinal, o que realmente está acontecendo?
"Talvez a perda me destrave. Talvez a tristeza libere algum demônio que, de outra maneira, permaneceria guardado nas profundezas do meu ser."
Um Pequeno Favor é o livro de estréia de Darcey Bell, lançado lá fora em Março deste ano (2017). O livro já foi comparado pela crítica com dois dos thrillers mais lidos e aclamados da atualidade: A Garota no Trem e Garota Exemplar. O livro, inclusive, está sendo vendido como o sucessor desses dois títulos. Como leitora voraz do gênero, não pude deixar de conferir a obra.

O livro tem inicio com um post do blog da Stephanie, onde ela comenta com seus seguidores sobre sua amiga desaparecida e o quão preocupada ela está com isso. Ainda neste post, ela comenta sobre a amizade das duas e também sobre os seus filhos, melhores amigos. Os capítulos são intercalados entre essas postagens, capítulos narrados em primeira pessoa pela Stephanie e, na segunda metade do livro, mais dois pontos de vista ganham espaço.


Eu simplesmente amo thrillers psicológicos. Se você acompanha o blog desde o início sabe o quão apaixonada sou pelo gênero. Sempre que tenho a oportunidade de ler algo novo, não deixo escapar; e foi assim com esse livro também. Ele ter sido comparado com Garota Exemplar, um dos meus livros favoritos, teve sim sua importância na hora de escolher minha leitura, mas tentei ir sem expectativas, e posso dizer que essa foi a melhor escolha.

Um Pequeno Favor é um livro que aborda alguns temas, como maternidade, amizade, relacionamentos abusivos e, mais que tudo, segredos. A relação entre Stephanie e Emily foi, digamos, moldada por segredos; alguns pequenos, outros maiores. E a partir daí surge uma nova questão a ser refletida: até que ponto devemos confiar a alguém nossos segredos? Temos ideia do poder que estamos dando a outra pessoa? Seria o suficiente para nos destruir?

Darcey Bell criou aqui uma trama que possui um bom ritmo, um mistério instigante e personagens que vão se revelando aos poucos; seus podres, o passado de cada um, suas motivações, e conseguimos visualizar bem as características de cada um, por diferentes ângulos.


Eu não curto muito fazer comparações, mas preciso dizer que Um Pequeno Favor não é, mesmo, o novo Garota Exemplar. Consegui captar alguma coisas que me lembraram da trama desse segundo, que também seguia a linha "quem está enganando quem", mas nada além disso. Os personagens de Bell são bons, mas nada original. E o final, devo dizer, me deixou com mais perguntas que respostas, e, no caso de Um Pequeno Favor e toda sua trama, algumas questões não deveriam ter ficado em aberto.

Apesar dessas leves mancadas, a leitura me prendeu bastante. A escrita da autora é ótima e espero poder ler mais dela no futuro. Esse não foi um livro excelente e peca em alguns pontos, mas é sim uma leitura que recomendo, especialmente para quem quer começar a ler o gênero. Vai fundo!

A Bertrand Brasil fez uma edição simples e bonita para essa tradução; começando pela capa e o ar de mistério que ela traz. Não encontrei erros de revisão e o espaçamento é ótimo.

8 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Nossa, trazer como peso ser sucesso de tal ou outro livro é tenso. Acho que cada história é única, e às vezes isso pode trazer uma expectativa a mais ou falta dela em um livro que pode ser totalmente diferente. É complicado, e confesso que não curto. Não sou muito de ler o gênero, mas dá para ver pela sua animação que temos um bom enredo. Quem sabe futuramente eu dê uma chance?! Gostei bastante da sua resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem? Eu não sou nada fã do gênero, thrillers psicológicos não faz parte da minha vida literária, mas te confesso que fiquei bastante curiosa para saber o que aconteceu, como Emily morreu, quem estava mentindo, como as coisas seguiram seu rumo... enfim, saber de todo o mistério. Sua resenha está linda e muito instigante. Parabéns pelo trabalho! Já adicionei o livro na lista de desejados.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Também amo thrillers!! FIco bem focada no livro e custo a adivinhar quem está enganando quem hahaah.
    Gostei de saber mais sobre a história e que bom saber que nao se compara assim a Garota Exemplar, pq eu amooo demais.
    A capa está bonita e simples, gosto assim.
    Ainda quero ler no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabrielly!
    Eu curto muito thrillers, gostei de Garota Exemplar, porém não li A garota do trem, não tive uma boa recomendação dele. Já a sua resenha atiçou a minha curiosidade, mas vou ler sem muitas expectativas, senão é capaz de me decepcionar. rs
    Eu não curto quando fazem comparações ou falam "esse é o novo Garota exemplar". A trama tem que ser boa por si só para chamar a atenção. Bom saber que é um livro bom, pelo menos. Fica a dica!
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Já vi gente falando bem e mal dessa obra, ela para mim não despertou minha curiosidade, gosto bastante desse gênero mas são poucos que despertam meu interesse, mas irei deixar a dica anotada aqui para quem sabe futuramente realizar a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não sou acostumada a ler livros de suspense, mas só de ler sua resenha e fez imaginar uma série na minha cabeça. Não conhecia o livro, nem o autor. Através da sua resenha a gente consegue mergulhar na história mesmo sem ter lido. Parabéns!

    Beijos!
    TrÊs Livrólatras
    www.treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gaby!
    Eu recebi esse livro e estou bem curiosa, pena que deixa algumas pontas soltas, é bem chato quando isso acontece. Mas ainda sim estou curiosa, em breve irei lê-lo, claro que sem grandes expectativas. rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!