sábado, 2 de setembro de 2017

Top 6 | Livros que se passam na escola | Parte 2


Olá, leitores! Há alguns anos eu fiz um post com 5 indicações de livros que se passam na escola (link aqui), ou melhor, durante o ano letivo. É uma das postagens mais visualizadas aqui no blog e, vendo as indicações antigas, notei que já li outros vários livros na mesma temática; resolvi então trazer mais um post com seis novas indicações para vocês :)


Inventei Você?
Inventei você?
Sinopse: Alex está no último ano do ensino médio e trava uma batalha diária para diferenciar realidade de ilusão. Armada com uma atitude implacável, sua máquina fotográfica, uma Bola 8 Mágica e sua única aliada — a irmã mais nova —, ela declara guerra contra sua esquizofrenia, determinada a permanecer sã o suficiente para entrar na faculdade. E Alex está bem otimista com suas chances, até se deparar com Miles. Será mesmo aquele garoto de olhos azuis com quem ela compartilhou um momento marcante no passado? Mas ele não tinha sido produto da sua imaginação? Antes que possa perceber, Alex está fazendo amigos, indo a festas, se apaixonando e experimentando todos os ritos de passagem tipicamente adolescentes. O problema é que ela não está preparada para ser normal. Engraçado, provocativo e emocionante, com sua protagonista nada confiável, Inventei você? vai fazer os leitores virarem as páginas alucinadamente, tentando decifrar o que é real e o que é invenção de Alex.
Quando Escolheram Por Mim 
Quando Escolheram Por Mim
Sinopse: E se existisse um aplicativo capaz de dizer o que lhe faria feliz? Qual roupa vestir. Com quem sair. Em qual escola estudar. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada? Essa é a realidade na qual vive Rory Vaughn, uma jovem de 16 anos com um futuro promissor: ela acabou de ser aceita em uma exigente escola preparatória. Mas tudo está prestes a mudar, pois alguma coisa parece estranha por trás das aparências da escola de elite. É quando Rory começa a se envolver com North, um charmoso garoto morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior que foi ensinada a ignorar – uma escolha que capaz de mudar a maneira como enxerga toda a realidade.

Por Lugares Incríveis 
Por Lugares Incríveis
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
 Eleanor & Park
Eleanor & Park
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
As Vantagens de Ser Invisível
As Vantagens de Ser Invisível
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
A Lista Negra 
A Lista Negra
Sinopse: O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Todos esses livros são protagonizados por jovens entre 15 e 17 anos e todos eles se passam durante o ano letivo no ensino médio, com exceção de Quando Escolheram Por Mim, que se passa em uma escola preparatória. Todos vem muito a leitura. Espero que gostem, e não esqueçam de deixar suas indicações aqui pra gente também :)

4 comentários :

  1. Oi Gaby! Dos citados só li Por lugares incríveis e Eleanor & Park. Quero muito ler Inventei você, tem uma premissa bem legal. Eu curto bastante livros que se passem durante o ano letivo.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inventei Você? É um livro beeem legal, Kamilla! Espero que goste <3
      Beijoos

      Excluir
  2. Eu tenho As vantagens de ser invisível aqui em casa. Vou ler junto com um amigo meu. A lista negra está na minha lista de desejados a um bom tempo. Quero muito ler ele. Parece incrível. Mesmo já tendo passado dessa fase do ensino médio e tals, gosto muito de livros que se passam na escola.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Vantagens é um livro incrível, Lary!!! Espero que vocês façam uma ótima leitura. A Lista Negra é ótimo também! Também adoro livros que se passam na escola!

      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!