terça-feira, 27 de junho de 2017

Top 5 | Livros LGBTQ+


Oi gente, como vocês estão? Sou a Duda e esse é meu primeiro TOP 5 aqui no blog, então se eu não for muito boa com as palavras, me perdoem, é a falta de prática com esse tipo de postagem (hahaha).

Hoje irei falar de um assunto do qual eu adoro e acho importantíssimo de ser abordado: o universo LGBTQ+ na literatura. E não tem data melhor para falar sobre o tema do que esta, 28 de Junho, pois é o dia em que se é comemorado o Dia Internacional Do Orgulho LGBT.

Quem acompanha minhas resenhas já deve ter percebido que li alguns livros da temática, e alguns desses acabaram se tornando meus favoritos; irei lista-los para vocês e espero que gostem. E clicando nas imagens vocês serão redirecionados para a resenha do livro ou a sua página no skoob. Vamos lá então?


Para começar vou falar de um livro nacional sobre relacionamento amoroso entre mulheres que mexeu muito comigo; Mulheres Que Não Sabem Chorar, de Lilian Farias, é uma obra ao mesmo tempo crua e poética que passa ao leitor mensagens muito importantes sobre preconceito, pudor e medo, e me fez ver a vida de uma maneira completamente diferente.


Interlúdio do autor anglo-brasileiro James MCSill foi outra obra que mexeu muito comigo, ela fala sobre a homossexualidade de dois garotos, um brasileiro e um americano filho de um casal de mórmons, que sofrem muito com o preconceito dentro da própria família; esse foi um dos livros mais chocantes que já li dentro da temática LGBTQ+, pois aborda todo o sofrimento que o ser humano é capaz de causar em nome da religião.


A Garota Dinamarquesa: Este livro conta a história real da pintora Lily Elbe, primeira transexual a fazer a cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo) na década de 1930; essa foi a primeira biografia que li nessa temática, e  por mais que ela tenha sido romantizada, conseguiu me passar todo o sofrimento que ela teve que passar, todo o preconceito daquela época, e seu final cortou meu coração de uma forma inexplicável.


Menino de Ouro é uma obra que fala sobre intersexualidade de um garoto chamado Max, que aparentemente tem uma vida perfeita, mais que além de sofrer psicologicamente, ainda sofre com as tentativas de seus pais de esconder e deixar seu problema de lado. Essa foi uma obra que me trouxe sentimentos muito fortes, a obra é narrada em primeira pessoa por vários personagens diferentes, o que me trouxe um entendimento muito mais completo sobre a intersexualidade, coisa da qual nunca tinha ouvido falar, e também sobre todo o sofrimento que uma pessoa intersexual passa pelo preconceito alheio.


Todos, Nenhum: Simplesmente Humano: essa foi a última obra do gênero que li e que me chocou de uma forma como poucos tinham feito antes, pois mostra de maneira nua e crua a vida de uma pessoa que tem gênero fluido (ou seja, que não se identifica com um gênero especifico, um dia acorda se sentindo menino, no outro menina, ou até um pouco dos dois), esse livro me tocou pois além de tratar do tema com a maior naturalidade possível, é um livro cheio de representatividade e bastante informativo, não só sobre esse tema mais sobre todo a comunidade LGBTQ+. Logo temos resenha dele por aqui!

Bom! Foram essas as obras do gênero que mais mexeram comigo; e vocês, á leram algum livro do gênero? Quais foram? Algum te tocou de forma especial?

Espero muito que tenham gostado da lista. Beijos e até a próxima!

40 comentários :

  1. Que lindo. Obrigada por me citar. Aliás, a lista ficou maravilhosa, quero A Garota Dinamarquesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lilian; obrigada você por esse livro lindo! A Garota Dinamarquesa é maravilhoso também. Beijos

      Excluir
  2. Adorei as escolhas! Quero ler menino de ouro, Lindo post!!


    Www.livroseoutrostrecos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Menino De Ouro é um livro maravilhoso, espero que goste da leitura quando à fizer! Fico muito feliz que tenha gostado das dicas. Obrigada! Beijos

      Excluir
  3. Oi, Maria!
    "Todos, Nenhum: Simplesmente Humano" é um livro que quero há tempos, mas nunca encontro uma boa promoção para comprar. Alguns dessa lista eu não sabia da existência e gostei da premissa de "Menino de Ouro".
    Existem tão poucos livro no mercado com a temática LGBT, né?
    Já li dois livros nesse estilo, o "Simon vs. a agenda Homo Sapiens" e o "Apenas Um Garoto".
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislaine!

      Todos, Nenhum: Simplesmente Humano é um livro maravilhoso e super forte, espero muito que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Menino De Ouro é outro livro pelo qual sou apaixonada. Pois é, o mercado editorial ainda não dá muito espaço para esse tipo de literatura, mas ao poucos isso está mudando!
      Dos dois livros que você citou, eu já tive a oportunidade de ler Simon Vs a agenda homosapiens, apenas um garoto está na minha lista. Beijos

      Excluir
  4. Ola
    Já li Menino de ouro dessa lista e super recomendo a leitura. Gostaria de poder conferir Mulheres que não sabem chorar e A garota dinamarquesa. Adorei as suas indicações, especialmente porque não conhecia alguns títulos citados acima, apesar de poder acrescentar outros..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Menino De Ouro é um livro maravilhoso! Mulheres Que Não Sabem Chorar e A Garota Dinamarquesa são livros lindos e fortes, espero muito que goste das leituras! Fico muito feliz que tenha gostado das dicas, logo mais farei outra postagem nesse estilo para indicar outros livros desse gênero. Beijos

      Excluir
  5. Oi Duda
    Não li nenhum dos livros citados acima mas gostaria de ler a garota dinamarquesa. Acredito que esses livros são fundamentais para diminuí com o preconceito ainda existentes na nossa sociedade. Eu também assim como você gosta do tema.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela!

      A Garota Dinamarquesa é um livro maravilhoso! Não sei se esse tipo de literatura diminue o preconceito, mas serve para informar as pessoas que não tem muito acesso ao tema, e isso já é uma coisa muito boa. Beijos

      Excluir
  6. Olá
    Eu infelizmente ainda Ana oli nenhum livro com a temática lgbt mas confesso ter bastante curiosidade em conhecer um bom livro. Vejo muitos booktubers dizendo que Menino de Ouro é realmente muito incrível etudo mais, principalmente o Victor do Geek Freak. Adorei as dicas e ate ver

    ResponderExcluir
  7. Que seleção ótima. Dos seus escolhido, só li O Menino de Ouro e foi uma leitura incrível para mim. Anotei os outros e espero ler em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!

      Fico feliz que tenha gostado! Menino De Ouro é um livro maravilhoso, foi muito importante pra mim ter feito essa leitura. Espero que goste das outras leituras também! Beijos

      Excluir
  8. Oi Duda!
    Já li Mulheres que não sabem chorar e chorei. É um livro muito reflexivo e importante mesmo! Eu tenho o livro Menino de Ouro como desejados há anos, mas sempre tem um precinho que não é muito atrativo para o meu bolso, mas a curiosidade por ele só aumenta. Já quero. Já ouvi falar muito bem de A Garota Dinamarquesa, pelo seu breve comentário me despertou interesse. Os demais não conheço.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla!

      Mulheres Que Não Sabem Chorar é maravilhoso, né? Foi um leitura muito importante pra mim; Menino De Ouro e A Garota Dinamarquesa são obras incríveis também, espero muito que goste dessas leituras. Beijos

      Excluir
  9. Oi,
    alguns desses livros estão na minha meta de leitura a bastante tempo, inclusive recentemente dei oportunidade a minha primeira leitura do gênero e já amei, foi o livro Quinze dias dos Vitor Martins, que está um amor, pense num romance apaixonante, super recomendo hahaha vou dar uma procuradinha nesses pois tenho interesse real em investir nessa literatura tão atual.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Delmara!

      Quero muito ler Quinze Dias, só vejo opiniões positivas sobre ele. Espero que muito que goste dessas leituras quando às fizer! Beijos

      Excluir
  10. Oie...
    Adorei o post!
    Achei suas escolhas maravilhosas e digo que tenho muita vontade de ler A GAROTA DINAMARQUESA e MULHERES QUE NÃO SABEM CHORAR, sempre leio comentários positivos sobre essas obras e tenho certeza que irei amar <3
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diane!

      Fico feliz que tenha gostado, obrigada! Espero que goste dessas obras tanto quanto eu, pois são maravilhosas e muito importantes. Beijos

      Excluir
  11. Nossa, que bacana, só encontrei novidade aqui, gosto disso.
    O único livro que conhecia por alto é a garota dinamarquesa por conta do filme.
    Todos, Nenhum: simplesmente humano é o que mais quero.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, fico feliz que tenha gostado!

      A Garota Dinamarquesa e 'Todos, Nenhum: Simplesmente Humano', são leituras muito emocionantes. Beijos

      Excluir
  12. Hey, tudo bem?
    Fiz um post assim também, pois adoro livros do gênero.
    Ainda não li nenhum desses livros, mas quero ler muito Menino de Ouro. Não sabia que Interlúdio era LGBTQ e fiquei muito contente e igualmente curiosa para ler.
    Dicas anotadas, sem dúvidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, estou bem e você?

      Depois vou passar no teu blog para conferir o post!
      Menino De Ouro é um livro maravilhoso e Interlúdio foi uma leitura muito impactante, espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu adorei o post e as dicas. Ainda não li nenhum desses livros, mas estou bastante curiosa para ler Todos, Nenhum: Simplesmente Humano, apesar de que vou esperar conferir algumas resenhas para decidir se leio ou não, para saber se não é um livro pesado. Já "Menino de ouro" é um que descarto totalmente, pois já sei que tem momentos pesadíssimos, incluindo uma cena extremamente detalhada de estupro.
    De qualquer forma, adorei o post e vou pesquisar mais sobre os livros indicados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, estou bem e você?

      Fico feliz que tenha gostado das dicas; 'Todos, Nenhum: Simplesmente Humano' e Menino De Ouro são leituras bastante fortes sim, mas valem muito a pena. Beijos

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?
    Adorei a TAG, eu já li e amo o livro da Lilian, e a garota dinamarquesa para mim é o melhor dentre os outros apresentados no post.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayanni, estou bem e você?
      Fico feliz que tenha gostado do post! Mulheres Que Não Sabem Chorar é um livro maravilhoso, né? Eu amo!
      A Garota Dinamarquesa também é incrível. Beijos

      Excluir
  15. Olá, Maria

    Infelizmente não li nenhum livro da postagem, mas o primeiro chamou minha atenção. A capa é linda e o enredo parece ser muito enriquecedor.
    Eu nunca nem li um livro LGBT, acredita? Mas vou comer com Him, conhecem? Faz bastante sucesso lá fora.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Mulheres Que Não Sabem Chorar é um livro lindo e foi muito importante para mim; a capa é realmente muito bonita!
      Não conheço o livro que você mencionou. Beijos

      Excluir
  16. Boa tarde!

    De um tempo para cá estou louco na literatura LGBTQA, apesar de ter lido somente um livro com a temática nesses últimos meses, minha vontade de ler mais livros do gênero aumenta gradativamente!
    Ganhei ''A Lógica Inexplicável da Minha Vida'' e ''Aristóteles e Dante'', de um mesmo autor, em um sorteio e estou louco para conferi-los.
    Gostei muito de todas as recomendações, já conhecia alguns do livro, e os que não conhecia me deixaram igualmente curioso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia!

      Livros LGBTQ+ são muito importantes para nosso emrrequecimento como seres humanos e a quebra de preconceitos. Ainda não li nenhum dos livros mencionados, mas quero muito! Fico feliz que tenha gostado das dicas. Beijos

      Excluir
  17. Oii
    De todos eu só conheço A Garota Dinamarquesa e ainda pelo filme e não pelo livro (não sabia que tinha livro). Li pouco sobre a temática e de todos os citados o único que me interessou foi Todos, Nenhum; Simplesmente humano pois sei pouco sobre Gênero Fluido e gostaria de saber mais sobre e acho que nada responde melhor a estas perguntas do que livros bem escritos.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!

      O livro A Garota Dinamarquesa é bastante desconhecido ainda, infelizmente, mas é incrível! 'Todos, Nenhum: Simplesmente Humano' é maravilhoso também é super informativo, espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Amei seu post, não conhecia alguns desses livros, e não li nenhum, e vou colocar na lista com toda certeza.
    Adorei trazer esse post nessa data tão importante.
    Parabéns

    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah!
      Fico feliz que tenha gostado do post, obrigada! Beijos

      Excluir
  19. oie, adorei seu top cinco, e desses livros, todos, nenhum, simplesmente humano, menino de ouro e a garota dinamarquesa estão na minha listinha. Também tenho certa curiosidade por mulheres que não sabem chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, que bom que gostou!

      Sou suspeita para falar de qualquer um desses livros, pois tenho um amor imenso por cada um deles, então só posso torcer para que goste das leituras tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  20. Adorei as escolhas e os livros, acredito que em breve lerei a Garota Dinamarquesa

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!