quinta-feira, 15 de junho de 2017

Prometo Perder, de Pedro Chagas Freitas

Título: Prometo Perder
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Verus
Ano: 2017
Páginas: 308
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: A mais recente incursão do escritor português, que é sucesso na internet, por um universo poético e cheio de sensações, do qual leitor algum sairá o mesmo. Em uma viagem intimista e desconcertante, Pedro Chagas Freitas caminha, em Prometo perder, até o interior da emoção: da saudade ao desejo, da rebeldia à submissão, da dor ao amor, nada ficará por tocar. Permita-se sentir. “Prometo perder. Prometo por vezes fraquejar, por vezes cair, por vezes ser incapaz de ganhar. Nem sempre conseguirei superar, nem sempre conseguirei ultrapassar. Nem sempre poderei ser capaz de ir tão longe como você me pede, de te dar exatamente o que você merecia que eu te desse. O que desesperadamente te quero dar. Nem sempre conseguirei sorrir, também. “Prometo perder”. Prometo ainda me manter vivo depois de cada derrota, resistir ao peso insustentável de cada impossibilidade. Há de haver momentos em que sem querer te magoarei, momentos em que sem querer tocarei no lado errado da ferida. Mas o que nunca vai acontecer é desistir só porque perdi, parar só porque é mais fácil, ceder só porque dói construir. “Prometo perder”. Porque só quem ama corre o risco de perder; os outros correm apenas o risco de continuar perdidos. “Prometo perder”. Porque só quem nunca amou nunca perdeu.”
Olá coleguinhas, hoje eu quero dividir com vocês a inquietante experiência que é ler Pedro Chagas Freitas. Para início de conversa deixo-os avisados de que essa não é uma leitura fácil e nem rápida, mas calma que isso não é ruim. A leitura pode não ser das mais fluidas, mas compensa gloriosamente em sua profundidade.

Ano passado ganhei Prometo Falhar de Gaby e lembro que a cada quote maravilhosa (e olha que são muitas), eu mandava uma mensagem pra ela contando, como diz a expressão: é um tiro atrás do outro. Com Prometo Perder não foi muito diferente, ao final da leitura o livro está com tantas flags que eu fiquei bem pobre de marcadores.



“E que nenhuma palavra se diga para magoar, e que nenhum grito se dê para ferir – e que eu seja o que mesmo desgraçado consegue sorrir. “
Então queridos leitores, este tipo de leitura é super indicada para aqueles que gostam de se sentirem incomodados; envolvidos com a leitura, mas não de um jeito ruim. O estilo de Pedro Chagas leva o leitor a uma profunda reflexão sobre temas como dor, sofrimento, amor, saudade, perda, culpa e alguns outros sentimentos conflitantes, que ele consegue colocar no papel tão bem.  
“A humanidade tem medo da dor, e por isso sofre. “
O livro como um todo não conta uma história, hora é uma carta, hora um diálogo, hora uma frase apenas, mas todas com um tom de desabafo, de colocar para fora o que muitas vezes sentimos e de alguma forma não conseguimos explicar.


Como não conta uma história não tenho como falar muita coisa pra vocês, apenas espero imensamente que possam em algum momento desfrutar de todo sentimento guardado em cada página desse livro tão rico. Gosto de pensar que alguns livros apenas lemos e outros nós sentimos, esse com certeza meus amigos, é um livro para ser sentido.
"Quando gostar de alguém, não tenha medo. Não seja covarde. Não seja poucochinho. Não se esconda em semipalavras, em semiatos. Quando gostar de alguém, vá com tudo, vá contigo todo, com tudo o que você é, com tudo o que sente, com tudo o que tem pra dar. Seja romântico, seja cafona, seja incansável, seja sonhador e faça sonhar. Seja utópico - por que não?"
Sobre a edição não tenho nada a reclamar, a capa está linda, a revisão está de parabéns, então, só posso esperar pelo próximo presente do Pedro Chagas.

16 comentários :

  1. Olá adorei sua resenha, acredito ser uma obra rica em conteúdo e isso faz toda a diferença, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu já estava curiosa para ler esse livro, agora que eu vi a sua resenha eu fiquei ainda mais. Parece ser um livro que mexe com o leitor e espero gostar da leitura também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      tenha certeza de que essa é uma leitura que vai mexer bastante com sua cabeça e seu coração. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo e que aproveite a leitura.
      Beijos

      Excluir
  3. Não conhecia o autor, nem a obra.
    Fiquei intrigada com o livro devido sua resenha. Me pareceu poemas/poesias.. Como disse, não há uma história mas mesmo assim, a leitura é profunda e até um pouco dificil...
    Eu não consigo entender poesia, acho que não sou tão inteligente ao ponto... rs.
    Fiquei com vontade de tentar essa leitura...
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica.
    Acho que vou tentar sim! :D

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      adorei seu comentário. ♥
      Então, eu também não me acho inteligente o suficiente para entender a arte da poesia.
      Espero que você leia! Muito obrigada!!!
      Beijão

      Excluir
  4. Oi, Kamy
    NUnca li nada do Pedro, mas pelo que vejo os livros deve são recheados de sentimentos. Isso com certeza me atraí em uma leitura. Vejo opiniões bem divididas quanto a esse livro, mas gostei de ver que gostou e recomenda. Adoraria ler. Gostei da dica.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro assim são difíceis de ler, mas vale muito a pena.
      Obrigada Letícia! Beijão.

      Excluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Desde o lançamento que eu to de olho no livro de Pedro Chagas Freitas.
    Eu vi mta gente falando mto bem do seu trabalho e o tanto que esse livro é bonito e por nao ter uma história apenas, acaba que pode fazer a leitura aos poucos.
    Vou tentar ler, ou melhor, senti-lo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso Suzzy. Aproveite a leitura.
      Beijinhos!!

      Excluir
  6. Oi, Kamylla!
    Vi o lançamentos anterior do autor, mas nunca me interessei em ler o livro.
    Cada capítulo é uma "história" diferente? Parece um livro com um estilo bem diferente. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislaine,
      É um livro com um estilo bem diferente do que estamos acostumadas, mas vale a leitura tá!
      Beijão.

      Excluir
  7. OOi!
    se não me engano, vi o livro no facebook da editora. Mas conhecia apenas pela capa mesmo.
    O livro parece ter um format diferente, mas confesso que não chamou muito minha atenção. Ainda assim, se tivesse a oportunidade de lê-lo o faria com prazer pois também parece ser uma obra que passa bastante emoção ao leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catrine,
      Emoção é o que não falta nesse livro. Obrigada por conferir a resenha.
      Beijos!

      Excluir
  8. MA-RA-VI-LHO-SO! Achei simplesmente um livro encantador e apaixonante. Sério mesmo!
    Amo livros assim. Que me fazem refletir, que me instigam a mudar...
    Gosto de leituras um pouco mais complexas. Não que eu não aprecie livros leves e bem humorados ou algo assim... mas para mim, as melhores leituras, são as leituras intensas e com alta qualidade de escrita, como essa parece ser.
    Amei cada quote e cada pedacinho da sua resenha.
    Gosto de dizer que alguns livros eu quero e outros eu preciso e este se aplica ao segundo caso. rsrs
    Gratidão pela dica! Amei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliziane,
      Amei sua empolgação com o livro. Espero de coração que você tenha a oportunidade de lê-lo.
      Beijos querida!

      Excluir

Obrigada por comentar!