sábado, 13 de maio de 2017

Mentiras Como o Amor, de Louisa Reid


Autora: Louisa Reid
Título original: Lies Like Love
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 473
Skoob
*Exemplar cedido em parceria com a editora
Sinopse: Audrey sabe que sua mãe está certa quando tenta salvá-la de si mesma. Ela sabe que tem sido injusta, por isso precisa, por seu irmão mais novo e por sua mãe, seguir em frente. Audrey tenta manter todos felizes. Juntos, eles estão em busca de dias melhores. A mãe de Audrey, à sua maneira, tenta ajudar a filha a controlar a doença para que ela possa encontrar um recomeço seguro. Então Audrey conhece Leo, mas ele torna a vida dela realmente complicada, pois essa amizade faz com que ela deseje ousar ser ela mesma, enfrentar a vida. Agora, Audrey precisará decidir: cuidar de sua família especialmente de seu irmão ou continuar sonhando com a vida que tanto deseja?
Audrey mudou-se junto com sua mãe e seu irmão caçula para uma outra cidade em busca de um recomeço depois que seu pai foi embora, ela ficou doente e sua antiga casa foi incendiada.

A garota faz de tudo para manter a família o mais unida possível, mais a paz e a união da família está abalada com o aparecimento de Léo, pois essa amizade fará com que ela ouse ter a liberdade que sua doença e principalmente sua mãe nunca lhe permitiram ter. E isso lhe levará a um empasse: continuar em sua vidinha de sempre, cuidando de seu irmão, ou buscar a vida pela qual ela sempre sonhou

Mentiras Como o Amor, escrito por Louisa Reid, mesma autora de Corações Feridos, é um livro extremamente tocante e surpreendente sobre família, amor, e mentiras.

Sobre Minha Experiencia de Leitura: O livro tem um inicio um pouco vagaroso. Até mais ou menos a pagina noventa, a autora mantem o suspense sobre o passado de Audrey e sua família, principalmente em se tratando de sua doença, mas depois que tomamos conhecimento sobre essa parte da história, a leitura flui de forma surpreendente, e faz com que o leitor fique cada vez mais imerso na leitura.
"Há quanto tempo eu fazia parte dessa mentira? Há quanto tempo eu era um fantoche? O que era verdadeiro a meu respeito. Eu não sabia."
E nossa imersão na leitura é tamanha que não é possível largar o livro antes de seu desfecho, é impossível não se sentir envolvido na historia tão triste da Audrey, e não sentir raiva de sua mãe conforme o decorrer da narrativa, pois tudo o que ela faz para manter a filha perto dela é totalmente asqueroso.


O livro é narrado em primeira pessoa pela Audrey, mas também acompanhamos o ponto de vista do Léo, em terceira pessoa de forma intercalada, mas um fato que faz com que a leitura se torne mais rápida e instigante.

Esse é o segundo trabalho literário da autora, anteriormente ela havia escrito Corações Feridos, que eu já tive a oportunidade de fazer a leitura e recordo de ter gostado bastante. Seus personagens são construídos de maneira incrível, são todos tão verdadeiros, tão humanos, nenhum deles é bom o tempo todo, o que torna tudo mais interessante.

O Leo por exemplo é um personagem bastante ambíguo, ele tomou algumas atitudes durante a historia que me fizeram odiá-lo em alguns momentos, mais no final eu percebi que tudo o que ele fez foi para tentar ajudar a Audrey e acabei a leitura amando-o.


Todo o medo da Audrey por deixar seu irmão sozinho quebrou meu coração e me deixou angustiada durante toda a narrativa. Por mais doente que ela estivesse, ela só pensava no bem estar do seu irmão, e isso me tocou muito.

O romance é muito fofo, mais ao mesmo tempo é bem tenso; a cada página lida eu torcia para que os dois conseguíssem ficar juntos, mas sempre tinha algo para atrapalhar, principalmente a mãe da Audrey. E, por falar nela, faz um bom tempo que não odiava tanto uma personagem como aconteceu em relação a ela, pois ela é uma mulher totalmente insuportável e surtada.


Voltando ao clima de suspense do livro: durante toda a leitura fui criando várias teorias diferentes para explicá-lo, como por exemplo "A Audrey realmente está passando por isso ou é tudo uma invenção de sua cabeça? Uma forma de fugir de algum trauma do passado?", e conforme o decorrer da narrativa, me veio a resposta, e ela explodiu minha cabeça totalmente.

Confesso que fiquei com algumas perguntas na cabeça após o termino da leitura, gostaria que elas tivessem sido respondidas, mas mesmo assim, fiquei bastante satisfeita com seu desfecho.

62 comentários :

  1. Olá, Maria Eduarda.
    Eu amei esse livro. Teve uma hora que eu quis jogar o livro na parede de tanta raiva que estava da mãe dela. E o pior que ninguém enxergava. Foi um dos livros que mais mexeu comigo esse ano.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!

      Pois é, também senti muita raiva da mãe da Audrey. Esse livro é muito forte! Beijos

      Excluir
  2. Oi Maria, tudo bem? Eu não li o livro, mas pela sinopse eu n que já esperava algo estranho da mãe da protagonista, mas agora só lendo pra descobrir rsrsrsrs Que bom que no final das contas vc gostou do desfecho, para ser um ótimo livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a mãe da protagonista é a pior mãe ever rsrs
      Espero que goste da leitura caso tenha a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  3. Olá tudo bem? Adorei sua resenha, as fotos ficaram lindas demais, e a capa do livro é muito chamativa, é o tipo de leitura que faria com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, estou bem sim e você?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha. A capa desse livro é bem bonita mesmo, espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de fazê-la. Beijos

      Excluir
  4. Percebi que é uma história muito bonita.
    Fiquei muito apaixonada por esse livro.
    Foi muito bom saber suas impressões sobre ele.
    Achei a capa e o título muito bonitos também.
    Parabéns pela qualidade da resenha!
    Adorei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliziane!

      Essa história é muito forte e tocante e a capa é bem bonita também, espero que goste da leitura se for fazê-la. Fico feliz em saber que gostou da resenha. Obrigada! Beijos

      Excluir
  5. Ola
    Esta é a primeira resenha que leio deste livro, e eu fiquei bem empolgada pela premissa. A sinopse já tinha me deixado bem intrigada com alguns elementos, e sua resenha só comprova algumas das minhas hipóteses sobre o desenvolvimento. mas é claro que fiquei curiosa com as características. Desde o começo já havia me encantado por essa capa, e espero ler em breve!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei. Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    Não conhecia essa autora e nem um dos dois livros dela.
    Gostei da sua resenha, mas não senti atração pela estória e nem me senti cativada pelos personagens.
    Apesar que fiquei curiosa sobre a doença da Audrey, e sobre as coisas que o Leo fez para você odiá-lo no decorrer do livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem a autora nem suas obras são muito conhecidas no nosso país, mas as leituras valem muito a pena. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que mude de ideia quanto a dar uma chance para a leitura e que goste da experiência. Beijos

      Excluir
  7. Oi Maria Eduarda!

    Adorei sua resenha e me surpreendi com a trama do livro. Sabe aquela mania de julgar um livro pela capa? Então, eu comecei vendo a capa e pensei se tratar de uma historinha boba. Acontece que ao final da resenha fiquei (estou) bem convencida a ler o livro e me inteirar mais sobre a doença da Audrey e sobre todo esse cuidado que ela tem para com o irmão. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid!

      Pois é, eu também tive um pouco de pré-conceito com essa capa no começo, achei tipo vibe alto-ajuda, mas o enredo em si é maravilhoso, vale muito a pena fazer a leitura, espero que goste. Fico feliz que tenha gostado da resenha! Beijos

      Excluir
  8. Já vi a capa desse livro por aí, e apesar da sua resenha ter sido bem positiva, não fiquei muito curiosa pra ler.
    Que pena que ainda restaram perguntas no final do livro, será que não tem continuação? Esse é um dos motivos que me deixaram com um pé atrás pra ler...
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Não sei se tem continuação, provavelmente não, mas se tiver, eu lerei com certeza. Pena que não tem interesse na leitura!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada! Beijos

      Excluir
  9. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro, confesso que o fato de ter essas questões se resposta no final me deixaram bem desanimada. Odeio livros assim, parece que o autor não se preocupa em finalizar a obra corretamente. Por conta disso, vou passar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Pena que não tem interesse em fazer a leitura. Beijos

      Excluir
  10. Oi Maria,
    Tenho muita vontade de ler Corações Feridos e nem estava sabendo que saiu esse novo livro da autora. Já percebi que temas familiares é o estilo dela.
    Olha achei a premissa e principalmente o suspense interessante. Só já perde ponto comigo por ter um incio lento, cada vez mais procuro livros que me envolvam muito e que que não fiquei com essa sensação de vagarosidade.
    Mesmo assim dica anotada, a curiosidade fala mais alto.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiana!

      Apesar de o início lento, a leitura é bastante instigante e emocionante, vale muito a pena. Espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  11. Olá, Maria

    Eu acho essa capa tão bonita! Acredito que eu iria curtir bastante a leitura, pois geralmente curto essas histórias mais familiares. Que bom que, apesar do início vagaroso, a história pegou ritmo. Não sabia dessa parte mais de suspense, me deixou ainda mais curiosa!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!

      Essa capa é muito bonita mesmo e passa bem o clima dramático da leitura. Apesar de não ter me envolvido de imediato, aos poucos fui me apaixonando por ela, espero que aconteça o mesmo contigo! Beijos

      Excluir
  12. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas a história parece ser muito tocante, eu fiquei morrendo de vontade de ler durante sua resenha. Dramas e romances não são meus gêneros preferidos, mas há elementos nessa história que me chamam muita atenção. Eu fiquei curiosa para saber sobre a situação da personagem, entender melhor o que acontece com sua família. É ótimo quando nos sentimentos instigados assim, só lendo uma resenha, o que foi o efeito causado em mim ao ler a sua. Adorei! Dica anotadíssima!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!

      Fico muito feliz em saber que minha resenha tenha aumentado teu interesse nessa leitura! Esse é um livro muito tocante e surpreendente, espero de verdade que goste da leitura tanto eu. Obrigada! Beijos

      Excluir
  13. Oiee,tudo bem? Já li alguns livros assim, que começam arrastado mas depois da metade envolvem o leitor de uma forma que acaba valendo a pena. Embora a história não tenha nada de extraordinário, me pareceu uma leitura que eu faria e gostaria.E claro, odiaria a mãe da Audrey igual...afinal de contas deixar tudo nas costas da filha...tem que ter um bom motivo pra isso!Bjosss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! Estou bem e você?

      Sim, essa leitura acabou me surpreendendo bastante! E a mãe da Audrey é a pior mãe da literatura, na minha opinião! Vou torcer para que dê uma chance para essa leitura e para que goste da experiência. Beijos

      Excluir
  14. Vi este livro entre os lançamentos da Novo Conceito e achei a capa muit caprichada. A sua resenha só aumentou minha empolgação e as fotos que você fez do seu exemplar me deixaram animada me comprar o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!

      Fico feliz que tenha interesse em fazer essa leitura e espero muito que goste dela. Beijos

      Excluir
  15. Olá!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro quando vi que a Novo Conceito ia lançar, acho muito importante que livros com essa carga de dramas tenham um enredo bem construído porque do contrário fica maçante pra mim. Gosto muito do fato de ter perspectivas de diferentes personagens na narração também, espero ler em breve. Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!

      A leitura pra mim foi bem massante no começo, mas depois fluiu muito bem e acabei me apaixonando por ela. Ter perspectivas diferentes foi essencial para a profundidade do enredo! Espero que goste da leitura quando à fizer. Fico muito feliz que tenha gostado da dica! Beijos

      Excluir
  16. Também recebi essa livro da editora , e não vejo a hora lê-lo! Fico feliz de ter lido sua resenha, pois quando me deparar com o início meu arrastado não vou desanimar! Que bom que apesar de algumas perguntas sem respostas (ou com respostas pouco desenvolvidas) você gostou da leitura. Esse será o primeiro livro da autora que vou e espero gostar. A capa está uma fofura , não é ? Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wes!

      Vai com tudo pra essa leitura, não desanima no começo que no fim das contas vale muito a pena! Eu esperava mesmo que o final fosse mais desenvolvido, mas a história em si me tocou tanto que eu não me importei muito com essa parte hahaha
      A capa é fofa sim. Espero que goste da leitura! Beijos

      Excluir
  17. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha fiquei com muita vontade de ler, a premissa do livro é muito interessante. Adorei as fotos, ficaram lindas.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, estou bem e você?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura caso tenha a oportunidade de fazê,lá! Obrigada. Beijos

      Excluir
  18. Oie! Tudo bem?

    Fico feliz que tenha gostado da leitura desse livro, infelizmente para mim o tema abordado na obra não chama a minha atenção e na maioria das vezes quando leio algo com essa tipo de trama, a experiencia não é muito boa, por isso passo a dica, mas não nego que amei a capa da obra! Linda demais!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay, estou bem e você?

      Que pena que não tem interesse em fazer a leitura! A capa é linda mesmo. Beijos

      Excluir
  19. Oi!
    Eu estava super a fim de ler uma resenha sobre esse livro, pois a capa é linda e estou morrendo de vontade de lê-lo.
    Adorei saber que apesar de o começo ser um pouco lento ele logo pega o rítimo e a leitura se torna muito interessante.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, pois gostei muito de tudo que ele aborda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!

      Não desanima com o começo lento, depois que engata a leitura flui que é uma beleza rsrs
      Espero que goste da leitura também! Beijos

      Excluir
  20. Aaaah, odeio livros que deixam pontas soltas. É uma decepção. Adorei sua resenha, deu muita vontade de ler, mas perguntas não respondidas já me deixaram traumatizada antes. Acho que vou deixar esse passar. kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamily!

      Não são bem pontas soltas, é mais aquela sensação de "quero saber mais", sabe? Não é nada que atrapalhe o entendimento da história. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada! Espero que mude de ideia, pois vale muito a pena fazer a leitura. Beijos

      Excluir
  21. Oie!
    Sabe que eu li esse livro e não gostei tanto da história.
    Tem hora que eu acho que vou gostar do livro, mas quando começo a leitura, acabo me decepcionando. E também não gosto quando fica algo faltando na história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!

      Que pena que a leitura não deu certo para você! Isso acontece às vezes comigo e é bem frustrante mesmo. Beijos

      Excluir
  22. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar dessa história mas achei bem interessante você começar a se questionar sobre os acontecimentos do livro ao decorrer da leitura, se tinham de fato acontecido ou se eram coisa da cabeça da personagem. Quanto a essa postura mais complexa do personagem citado, que faz coisas que são justificadas no final, fiquei bem curiosa! A unica coisa que me deixou meio desanimada é essa questão de nem todas as suas questões terem sido respondidas ao final do livro. Enfim! Ainda pretendo dar uma chance a ele.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pollyana! Estou bem e você?

      Esse livro é tão misterioso que fica impossível não se questionar sobre as atitudes de cada personagem! Fico feliz em saber que tem interesse na leitura e espero que goste. Não se preocupa com essas perguntas não respondidas, não tem nada a ver com o enredo em si, foi só curiosidade minha por saber mais dos personagens mesmo, não atrapalha em nada o entendimento ao final da leitura. Beijos

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas ainda não sabia sobre o que ele tratava e por isso fiquei animada com sua resenha. Bom, a premissa do livro é muito interessante e o mesmo é do tipo que me deixa curiosa, principalmente porque gosto de histórias sobre família e amor, além de também gostar de histórias que abordem alguma doença. Enfim, parece ser uma bela obra e bem tocante mesmo, por essa razão vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa! Estou bem e você?

      Espero que tenha uma ótima experiência com essa leitura, assim como eu, de início pode não parecer, mas vale muito a pena! Beijos

      Excluir
  24. Oiii,

    Que vida conturbada em? Doença, abandono, incêndio, muita coisa pra uma pessoa só tadinha kkkk Mas já quer o muito conhecer a história e me apegar tanto assim com ela, apesar de ter ficado com o pé atras porque eu não gosto de histórias que deixam questionamentos pra trás sem que o livro tenha uma sequencia para responde-las.

    beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pois é, a vida da Audrey não é nem um pouco fácil, principalmente com essa mãe surtada que ela têm! Espero que goste da leitura, não liga muito pra essas perguntas do final não, vai na fé que dá certo, você vai ver. Beijos

      Excluir
  25. Olá, tudo bem?
    Confesso que quando li a sinopse desse livro achei muitoooo clichê. Eu sei que tem alguns livros assim, mas que a gente acaba gostando do mesmo jeito, mas fiquei com a sensação de que esse é um que não iria me agradar.
    No entanto, depois de ler a sua resenha fiquei mais curiosa para conhecer a história. Apesar de ainda achar a trama clichê, acho que o casal iria me cativar.
    Adorei sua resenha e vou deixar a dica anotada para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luiza! Estou bem e você?

      Fico feliz que tenha gostado da resenha! A história tem alguns clichês sim, mas a carga emocional e o suspense deixa a leitura mais instigante, vale muito a pena conferir! Espero que goste da leitura quando à fizer! Beijos

      Excluir
  26. Olá!!

    Primeiro quero dizer que adorei as fotos, agora sobre sua resenha achei que você espressa seu ponto de vista com muita verdade e ao mesmo tempo cuidado e isso é muito importante de verdade, gostei muito. Sobre o livro eu não conhecia nem mesmo a autora, mas achei uma história interessante que parece ter uma carga emocional bem intensa, só o que me incomodou foram as 90 páginas lentas, mas da para suportar se o final for bom. Fiquei curiosa para saber o que a personagem tem de fato e como ela supera seus dramas. Estou confiando em você e adicionando mais ease (ai meu deus são tantos) livro a lista de leitura, espero ter a oportunidade de conferir em breve.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayza!

      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e das fotos, ambas foram feitas com muito carinho, obrigada! A carga emocional dessa leitura é realmente muito intensa, e é isso que torna a leitura tão impactante. Não se prende muito ao início lento, depois de um tempo ela vai engatar tão fácil que você nem vai perceber o tempo passar, garanto! Espero que se apaixone tanto pela triste história da Audrey quanto eu. Beijos

      Excluir
  27. Olá,
    Desconhecia o livro, mas de cara já fiquei encantada por essa capa, que me tirou um suspiro.
    A premissa é bem interessante e fiquei um pouco triste por saber que a leitura foi um pouco vagarosa para você até cerca da página 90, mas a personalidade de Léo chamou bastante minha atenção exatamente por ser um tanto ambígua e despertar diferentes sentimentos no decorrer da trama.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!

      As primeiras 90 páginas vagarosas infelizmente são necessárias no processo de paixão por esse livro, mas garanto que vale muito a pena persistir! Os personagens são todos maravilhosos, até a insuportável da mãe da Audrey. Espero muito que goste! Beijos

      Excluir
  28. Essa coisa de ela querer "liberdade" da família depois de conhecer Leo me lembrou Tudo e Todas as coisas. O enredo parece bem interessante e queria ver o desenrolar desse relacionamento com a família e com o Leo
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Essa leitura me fez lembrar exatamente desse mesmo livro, pelo qual também sou apaixonada, devo ressaltar; a vibe é bastante parecida, apesar de Mentiras Como O Amor ser mais pesado e misterioso! Espero que goste da leitura quando à fizer. Beijos

      Excluir
  29. Hm... Você disse que é impossível não se envolver na história mas, apesar de adorar um suspense, preciso dizer que a premissa não me atraiu nem um pouco, ainda mais por saber do início vagaroso. Acho que passo a dica :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Espero que mude de ideia quanto a realizar essa leitura, pois vale muito a pena, apesar do início ser um pouco lento. Beijos

      Excluir
  30. Olá,

    Você acredita que eu não tinha me ligado que é a mesma autora de Corações Feridos? Hahaha, sou muito distraída! Enfim, quero muito ler esse livro, ele tem uma premissa muito bacana e que me atrai, saber que é de uma autora que conheço e que gostei de ler algo dela, só me deixou mais curiosa e tentada a fazer essa leitura muito em breve. Além disso, me parece que a protagonista está num alto encruzilhada, que caminho ela escolherá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!

      Se já conhece e gosta da autora, vai com certeza gostar dessa leitura! A vida da Audrey não é nada fácil, acompanhar ela tendo essas questões foi algo que me cortou o coração, muito forte. Beijos

      Excluir
  31. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas tinha vontade, pois é de um gênero que adoro. Achei ruim o começo ter sido devagar e a autora ter mantido tanto suspense também não parece ser bacana. Também não gostei muito de você ter ficado com alguns questionamentos ao final da trama.
    Acho que vou deixar a dica de lado por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Apesar dos pontos negativos que abordei, o historia em geral é ótima e vale muito a pena fazer essa leitura; espero que goste dela caso mude de ideia em algum momento! Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!