sexta-feira, 24 de março de 2017

Sempre Haverá Você, de Heather Butler

Autora: Heather Butler
Título original: Us Minus Mum
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 256
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: A mãe do George e do Theo é genial. Ela conta histórias incríveis, acena mais rápido do que qualquer pessoa do planeta e, o mais importante, foi ela que sugeriu que eles adotassem um cachorro porcalhão chamado Goffo. Os meninos acham que ela é invencível. Mas eles estão errados. Porque a mamãe está doente. E cabe ao George e ao Theo fazer a mamãe continuar sorrindo. O que, muito provavelmente, vai envolver galochas, tortas de carne e a participação do Goffo no Concurso de Talento Animal... Agora que a mamãe ficou doente, está cada vez mais difícil sorrir e inventar versos com o Theo. Sempre haverá você conta sobre uma família diferente da sua, mas um pouquinho parecida. E de um menino que está aprendendo algumas coisas. Você quer ser amigo dele?

George tem 11 anos e é um menino muito inteligente, sempre com algo na mente e um sorriso no rosto. Na escola, o menino tem problemas com o valentão da turma, mas sempre pode contar com a ajuda de seu melhor amigo. Seu irmão mais novo, Theo, estuda na mesma escola, e os irmãos estão sempre juntos, inseparáveis. Quando os pais dos meninos resolvem adotar um cão a vida deles fica ainda mais divertida, com o pequeno e trapalhão Goffo.

A mãe de George é uma mulher inteligente e está sempre por perto com suas brincadeiras e sábias palavras. Mas tem algo errado com a mamãe; ela está doente e agora precisa de cuidados, e os meninos não sabem lidar com essa nova realidade. O que podem fazer para animá-la?

Para fazer a mamãe sorrir, eles vão aprontar poucas e boas, envolvendo um cachorro superanimado, um concurso de talento animal e tiradas geniais do pequeno Theo, que não entende muito bem o que está acontecendo.


Sempre Haverá Você é todo narrado em primeira pessoa pelo George, uma criança estudiosa, brincalhona e muito esperta. Um personagem que envolve o leitor de um jeito inexplicável; ao mesmo tempo que nos faz sorrir, ele nos deixa a ponto de se desfazer em lágrimas com sua inocência e perspicácia. Esse é um livro sobre amor, sobre amizade e, acima de tudo, sobre família. Ah, tem um cãozinho maravilhoso no meio que vai arrancar muitas risadas. O irmão do George, o Theo, é um amor só! Impossível não sentir vontade de adentrar a história e dar um abraço nesse menino levado.

Os personagens foram muito bem construídos. A autora realmente retratou as crianças como elas são: crianças. Elas aprontam, elas brincam, elas choram... E achei isso fantástico. O livro me trouxe uma sensação de leveza muito bem-vinda, e realizei a leitura em poucas horas. Mas não pensem que o drama fica de fora.

Crianças + doença + cachorro = lágrimas. 


Foi muito comovente acompanhar as diversas fases pelas quais os meninos passam vendo a saúde da mãe se deteriorar e sem entender muito bem o que realmente está acontecendo; e também como os adultos abordam o assunto, omitindo um pouco aqui e ali, mas depois, e com bastante delicadeza, mostrando a verdade para eles.

O George tem uma relação muito bonita com as palavras, assim ele escreve suas favoritas em negrito e as palavras que ele não gosta são escritas em uma fonte bem menor, assim.

O livro está um capricho só! Com uma lousa no começo de cada capítulo onde o George enumera fatos, a arte gráfica está impecável. A fonte tem um ótimo tamanho e o espaçamento também. Não encontrei erros de revisão.


Indico essa leitura para todas as idades! Tenho certeza que o George e sua grande família irá encantar a todos :)

16 comentários :

  1. Que graça de edição!
    O que mais me chamou a atenção foi o fato de algumas palavras serem escritas diferentes de acordo com o gosto do protagonista, que é uma criança - Li Extraordinário com medo de ser entediante por ser narrado por uma criança e mordi minha língua MUITO forte! - . Espero ter a chance de ler esse livro e me emocionar também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição está mesmo um capricho! Leia, sim! Espero que goste bastante <3
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Gabrielly!
    Vejo lágrimas e mais lágrimas com essa leitura. Deve ser muito difícil ver a mãe passar pela doença. :'(
    Adorei essa interatividade do personagens George com as palavras.
    Esse parece um livro lindo e estou muito curiosa para ler. Em breve ele vai chegar aqui em casa e estou louca para fazer a leitura.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma leitura emocionante, e os personagens são tão incríveis! Espero que faça uma ótima leitura <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!
    Só de ler a resenha meus olhos já marejaram, deve ser uma história muito bonita e triste de se acompanhar. Acho linda a iniciativa dos filhos animarem a mãe mesmo sabendo quase nada do que ocorre com ela. Fico feliz de conhecer uma história como essa porque gosto de obras emocionantes. Espero adquiri-lo em breve e conhecer mais desse universo e principalmente esse cachorro <3
    Beijos e muito sucesso!
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo muito bonita, e um pouquinho triste também. Leia simmm, tenho certeza que irá amar <3
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Apesar de ter sido conquista pela capa e sinopse, não pretendo ler. Ando fugindo de sick-lits por motivos de: não sei lidar depois, fico de coração partido sempre, principalmente com crianças e cachorros. Mas adorei a sua resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Robm tudo bom? Ah, que pena! Mas entendo você :) Quem sabe um dia você acaba dando uma chance ao livro :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Gaby!
    Estou louca por esse livro, pois ele tem uma combinação que me agrada ao extremo.
    Gostei de saber que a leitura te agradou e achei a edição um primor. Deve ser, mesmo, muito emocionante acompanhar todas essas fases.
    Esse livro me lembrou um pouco de Sete minutos depois da meia-noite.
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica, Bruna!! Espero que faça uma ótima leitura <3
      Beijooos

      Excluir
  6. Olá,

    Essa é a segunda resenha que leio do livro, estou com muita vontade de fazer a leitura dele, mas infelizmente, eu ainda não tive oportunidade. O fato de envolver crianças e animal me anima muito, deve ser uma história muito, muito, muito boa. Adorei a sua resenha, ela me animou bastante e assim que eu fizer a leitura do livro compartilho minhas opiniões com você!

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, esse livro chegou aqui em casa essa semana e me despertou bastante o interesse com sua capa e fiquei curiosa para saber do que se tratava. Mas como estava mais ansiosa e curiosa sobre outros que chegaram eu acabei nem me ligando no momento para procurar! kk Então ver aqui essa história que trata de um assunto tão triste, com a visão inocente de uma criança é algo que já me fez ver que vou chorar e não será pouco! Estou ansiosa para conferir e saber mais sobre, espero gostar tanto quanto você. Já vou separar meus lencinhos aqui <3
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem???

    Amo livros narrados por crianças, e sim, se mistura essas 3 coisas significa que muitas águas irão rolar.
    Vou adicionar aos meus desejados.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oiii.
    Recebi esse livro para ler, ele parece ser muito fofo, já separei aqui para iniciar a leitura.
    Gostei muito de saber suas considerações sobre a obra.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!