sábado, 18 de fevereiro de 2017

Farmácia Literária, de Ella Berthoud e Susan Elderkin

Autoras: Ella Berthoud e Susan Elderkin
Título original: The Novel Cure
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 376
Skoob
*Exemplar recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração).
"Despejamos nossas doenças em livros - repetimos e apresentamos outra vez
nossas emoções, até dominá-las." _ D. H. Lawrence.

Está entediado, com crise de ansiedade ou até mesmo sofrendo por amor? No momento tudo parece dar errado, e nada é o bastante para diminuir sua agonia, então temos a cura: um romance. E você pergunta, como pode um romance ser a cura?  Ele pode não ser uma cura milagrosa, nem substitui os medicamentos que talvez esteja tomando (consulte um médico), mas pode aliviar, pode diminuir a ansiedade e pode mostrar novos caminhos a seguir, quando todas as portas parecem fechadas. É só pegar o livro certo, e essas autoras sabem do que estão falando.

Farmácia Literária é um verdadeiro oásis de indicações para leitores em sofrimento. Seja seu mal literário ou não, Ella Berthoud e Susan Elderkin, bibliófilas e leitoras vorazes, sabem exatamente a leitura que pode te tirar dessa zona de desconforto em que você se encontra. Elas não só indicam os romances, mas também fazem um resumo de cada livro e explica o porquê de ele estar ali, e como podem ajudar.


É só procurar a doença (o livro está em ordem alfabética, como podem ver nas imagens que selecionei) e então ver o livro indicado, ou a lista de leituras indicadas, ou até uma forma de curar um mal ligado a própria leitura. O que não falta neste livro é criatividade, emoção e amor à literatura.
"Nossa crença na eficácia da ficção como a melhor e mais pura forma de biblioterapia se baseia em nossa própria experiência com pacientes, incentivada por uma avalanche de evidências factuais. Às vezes é a história que encanta; em outras é o ritmo da prosa que funciona sobre a psique, acalmando ou estimulando. Às vezes, é uma ideia ou uma atitude sugerida por um personagem em dificuldade ou dilema semelhante. Seja como for, os romances têm o poder de nos transportar para outra existência e nos fazer ver o mundo por outra perspectiva."
Para quem está se perguntando sobre os livros indicados: são as mais diversas obras, de todo estilo e nacionalidade que se pode imaginar. Para quem curte leituras clássicas, isso é o que não falta nas prateleiras dessa farmácia. Literatura japonesa, brasileira, australiana, francesa... Um verdadeiro giro no mundo sem sair da nossa querida poltrona. E temos indicações para quem quer viajar e não tem $$ também, viu? Como eu disse, não falta criatividade.


Quem sofre com a agorafobia sabe o quão difícil é encontrar na ficção personagens que passem pela mesma situação; e sabemos como é difícil também passar por isso, esse misto de medo e ansiedade que nos paraliza. Neste caso, as autoras indicam Mulher das Dunas, de Kobo Abe, onde o personagem principal não é agorafóbico, mas se vê em uma situação totalmente nova, sem nenhum plano de fuga, com pessoas que não querem escapar.

Anotei essas e muitas outras dicas, mas como é um livro de consulta (li de uma vez só), acredito que ficará por tempo indeterminado na cabeceira, sendo lido e relido sempre que precisar de uma terapia específica, daquelas que só os livros são capazes de nos proporcionar.
"Qualquer que seja seu mal, nossas prescrições são simples: um romance (ou dois), a ser lido(s) a intervalos regulares. Alguns tratamentos podem levar à cura completa. Outros simplesmente oferecem consolo, mostrando que você não está sozinho. Todos produzem alívio temporário dos sintomas, devido ao poder da literatura de distrair e transportar."

As dicas para curar todos os problemas ligados à leitura também são ótimas! Me diverti muito lendo todas elas e já aderi algumas. A escrita do livro é tão fluida, com um efeito tão relaxante e envolvente que li de uma vez, mesmo sendo um livro "de consulta", pois as autoras conseguem deixar o leitor interessado, curioso pela próxima página, pelo próximo livro a se colocar na fila. Senti como se recebesse um abraço carinhoso das autoras, ouvindo as mesmas dizendo "Eu entendo seu amor pelos livros, eu entendo.".

Eu indico Farmácia Literária a todos os leitores vorazes. Sim, você mesmo, vai correndo comprar um exemplar e se jogar entre essas prateleiras encantadas, repletas de novos mundos a se visitar. E sim, eu sei, não abordei quase nenhuma doença, e sei que estão curiosos com as listas, então teremos mais posts sobre o livro! Aguardem. 

25 comentários :

  1. Olá
    Adorei, diferente, um livro que indica um livro para cada doença e tal. Nunca tinha ouvindo falar dele, mas me interessei, procurarei ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas super curti! Adorei sua resenha e vou adicionar a minha lista e ler em breve! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Gabrielly, tudo bem?
    Menina eu sou louquinha para ler esse livro que você nem imagina, gosto da edição e do enredo, adorei a sua resenha e vou adicionar novamente a listinha, pois suas fotos ficaram lindas e mostraram como a edição está encantadora.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei o livro interessante e nunca li nada da autoria. As fotos do post ficaram de muito bom gosto. Acho que leria com certeza o livro.
    Obrigado pelo indicação!

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Estou louca para ler o livro, quando tiver dinheiro vou comprar ele com toda certeza.
    Acho a capa e a diagramação tão bonita!

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  6. Que massa! Gostei muito da ideia do livro e como as autoras souberam desenvolver ele. A capa é bem fofa! Espero ter a chance de esbarrar nesse livro algum dia :)
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Penso que esse livro deve ter dado um trabalhão para ser escrito , o tanto de pesquisa que deve ter sido depositado nele, adorei a ideia e ele vai para minha lista de desejados com certeza.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar do livro e até li alguns quotes no facebook, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Amei a proposta do livro e fiquei curiosa. Acho que agregaria muito.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uau!
    Que máximo, mas imagino que tendo um livro desses o bolso que ficaria doente de vazio comprando os livros indicados!😋

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Amei a proposta desse livro e espero comprar ele me breve, pois fiquei curiosa sobre as indicações de livros que ele nos dá! E a capa então! muito linda! Irei indicar ele para todos os meus amigos leitores! kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Mas gente!! Como nunca tinha visto esse livro?!
    Que maravilhoso e criativo! Estou apaixonada e add na wish agora kkkk
    Fiquei curiosa com minha "doenças" que são tantas kkkk

    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Amei a proposta desse livro!! É bem diferente de tudo que já li e achei legal as autoras reunirem diversos livros como "remédios" e também fazerem um resumo explicando. Certamente também anotaria várias dicas e a dica de livro está anotada!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Oiii,

    Primeiro queria dizer que esta capa é MARAVILHOSAAAAA, mas apesar de achar a proposta do livro interessante, eu acho que não leria por não fazer muito meu estilo, gosto de histórias que se contam por si sós rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas já quero.
    Achei a ideia muito criativa e imagino o quanto de pesquisa esteve envolvida nesse trabalho. Sem dúvida, exigiu muita dedicação das autoras.
    Adorei sua resenha e as fotos! Já adicionei na minha lista de desejados e pretendo comprar em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Que diferente hein! Adorei a proposta que o livro traz e fiquei super interessada em garantir meu próprio volume pra já. Trouxe os meus problemas e gostaria muito de ter esse livro para consultar as dicar de outras obras que acalentassem meu coração <3 Ótima dica, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Apesar da sua resenha tão positiva ou mesmo empolgante, não fiquei muito interessada no livro. Quem sabe mais para frente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriela, como está?
    A tua resenha foi tão empolgante que me contagiou aqui! Além de que nunca tinha visto um livro tão da hora como esse! É tão peculiar que eu quase sinto vontade de comprar só para guardar na minha estante e lê-lo mil vezes seguidas!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!
    Esse livro parece ser genial e a ideia dele é totalmente nova.
    Gostei de conhecer suas impressões sobre a obra e achei bem interessante ele estar em ordem alfabética e ter dicas para quem está com pouco $$
    Como acho que os livros curam, esse livro é pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra mas achei simplesmente sensacional essa ideia dela! Realmente tem momentos que uma boa leitura ajudaria, então ter esse livro ao lado é ótimo, nos abre a novas possibilidades. Adorei a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Achei bem interessante a proposta desse livro. Bom saber que as dicas são ótimas e que a leitura é divertida, fluida e envolvente. Que bom que sentiu essa sensação ao ler o livro, não é qualquer livro que faz nos sentir a autora abraçando e ainda dizendo isso. Haha' Gabrielly Marques, você me deixou com vontade de ler esse livro!! Beijos'

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Acho a capa desse livro tão linda, e o título dele sempre me chamou a atenção...haha' mas eu não sabia que era "nesse formato". Achei muito interessante e diferente, mas, sinceramente, não sei se leria *-* pelo menos não agora, com uma pilha de livros para ler aqui....haha' mas a dica foi anotada :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu conheci esse livro no Mochilão da Record e tinha me esquecido completamente dele!! Que bom que vc resenhou, pq agora posso colocar nos desejados para não esquecer novamente. Acho a ideia por trás do livro genial e muito criativa, como ninguém tinha pensado nisso antes? Não sei! Hahahaha
    Espero conseguir comprar em breve.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá! Desde o lançamento desse livro estou ansiosa para o ter em mãos. Adorei a proposta dele, é super diferente e uma ótima forma de conhecermos novos títulos. <3

    ResponderExcluir
  24. Mas como é que um livro desses não tinha surgido antes??? É a necessidade de tantos leitores com ressaca literária que acredito que, se isso cair nas mãos deles o mais rapido possivel, acredito que nunca mais sofrerão desse male, haha!

    A ediçao do livro é muito bonita, gostei muito de saber que existe algo assim e já quero! Ótima indicação!!!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu simplesmente achei genial essa ideia de fazerem uma especie de guia de livros que tem a ver com doenças, como se eles fossem a cura. Com certeza está na minha listinha de desejados :)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!