terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Dois Irmãos, de Milton Hatoum

Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2007
Páginas: 266
Skoob
Sinopse: "Dois Irmãos" é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. É a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros. Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.
Neste livro vamos acompanhar a historia da rivalidade entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, eles tinham tudo para ser iguais, mas as diferenças entre os dois são muitas e notórias; enquanto Yaqub sempre foi saudável, obediente e inteligente, Omar já nasceu problemático, doente, fraco e rebelde, ninguém conseguia segurá-lo; mas o que mais os diferenciava e afastava era o amor e a preferencia de sua mãe pelo filho rebelde.

Mas o estopim dessa rivalidade aconteceu em sua adolescência, quando Omar flagrou Yaqub junto a uma garota por quem ele era apaixonado, ele ficou furioso e acabou agredindo o irmão com um caco de vidro que o deixou com uma cicatriz enorme na face.
"Mas as palavras parecem esperar a morte e o esquecimento; permanecem soterradas, petrificadas, em estado latente, para depois, em lenta combustão, acenderem em nós o desejo de contar passagens que o tempo dissipou. E o tempo, que nos faz esquecer, também é cúmplice delas. Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras.”

Tempos depois, vendo que Yaqub ficava cada vez mais calado e retraído, os pais dos gêmeos, Zana e Halim, decidem mandar o filho para o Líbano, pais de seus antepassados, jugando que assim a rivalidade entre os irmãos acabaria; mas eles estavam muito enganados, a rivalidade entre os garotos só aumenta com o passar dos anos.

Sobre Minha Experiencia de Leitura: Em um primeiro momento Dois Irmãos pode parecer um livro sobre a rivalidade entre dois irmãos, e esse é sem duvidas o pano de fundo da historia, mas por trás desse tema, o livro esconde uma coisa muito maior; esse é um livro sobre um casal apaixonado que teve no nascimento dos filhos a sua derrocada.
“Quando os meninos nasceram, Halim passou dois meses sem poder tocar no corpo da Zana. Ele me contou como sofreu: achava um absurdo o período de resguardo, e mais ainda a devoção da esposa pelo caçula. Ele passa o dia na loja, entretido com os fregueses e os vadios que perambulavam pelos arredores do porto […]”
A adoração de Zana por Omar, seus cuidados excessivos com o filho, e seu desleixo quanto ao outro filho e seu casamento, são, para mim, a verdadeira razão de ser desse livro.

Imagem da hq "Dois Irmãos", de Fábio Moon e Gabriel Bá, também publicado pela Cia das Letras.

Em muitos momentos durante a leitura tive muita raiva de Zana, por proteger tanto as farras e revoltas de Omar contra Yaqub, enquanto deixava o outro filho aos cuidados das empregadas e também de Halim, por sua incapacidade de contrariar a mulher, e de ter puço firme com o filho rebelde, e também sua falta de afeto por ambos.
"Zana não se despegava dele, e o outro ficava aos cuidados de Domingas, a cunhantã mirrada, meio escrava, meio ama."
É bem mais fácil odiar Omar do que Yaqub, já que só nos é narrada a parte da historia que o narrador que é o filho da empregada e de um dos gêmeos, tem conhecimento sobre a historia da família; mas com o passar da narrativa, vemos que nenhum dos dois jogam muito limpo. O retrato dos gêmeos é feito cheio de manipulação, e o leitor fica sempre em cima do muro, sem saber no que ou em quem deve confiar.

Imagem da hq "Dois Irmãos", de Fábio Moon e Gabriel Bá, também publicado pela Cia das Letras.

Por falar no narrador, ele não é muito apresentado durante a narrativa, só no fim da historia sabemos quem ele é, e isso é muito interessante, pois quando finalmente sabemos de quem se trata, ficamos de queixo caído com todas as revelações ao redor dele, já que ele narra a historia como uma forma de buscar suas raízes e de saber finalmente a identidade de seu pai, coisa que sua mãe nunca lhe revelou por medo; e essa revelação é o impacto final do livro.

Emfim, eu me apaixonei completamente por essa historia, sua leitura não é muito fácil, mais a escrita do Milton Hatoum é viciante, ele sabe como ninguém nos prender na historia; devo confessar que não simpatizei em especial com nenhum dos personagens, foi mesmo a historia em si e a escrita do autor que me fizeram favoritar o livro. Essa leitura é mais do que recomendada, com certeza!

34 comentários :

  1. adorei a resenha, quando estreou a minissérie. Fiquei curiosa para ler o livro, sua resenha só intensificou, a minha vontade, de lê-ló. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste tanto dessa leitura quanto eu. Beijos

      Excluir
  2. oie!
    Confesso que não conhecia essa história, e ela me deixou bem intrigada.
    Não é um genero que eu costume ler, mas estou bem curiosa para poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Fico feliz que tenha gostado da dica e espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  3. Oiii!

    Desde o lançamento da série eu vejo comentários sobre essa obra. Tenho curiosidade de conhecer a escrita do autor e saber desse odio que um irmão tem pelo outro. SUa resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que goste da leitura também. Beijos

      Excluir
  4. Olá, Maria Eduarda. Tudo bem?

    Leitora viciada e com amigas tão viciadas quanto eu, conheci o livro pouco depois do lançamento. Comecei a ler enquanto esperava uma amiga terminar de se arrumar e minha opinião sobre o livro foi a mesma que a dela: poderia ter sido bom se o autor não fosse lento. Faltou agilidade, faltou um gancho para prender o leitor. É o tipo de livro que eu largo para ir ao cinema e não lembro onde deixei.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel! Que pena que a tua experiência com a leitura não foi positiva! Beijos

      Excluir
  5. A história, sem sombra de dúvidas, é muito instigante e, apesar de não ter lido, posso manter um posicionamento, ainda que imaturo, entre os personagens. Sua resenha foi muito clara e eu não consegui desgrudar os olhos da tela do celular até terminar de lê-la. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Fico muito feliz em saber que gostou da resenha e espero que a tua experiência com a leitura seja tão positiva quanto a minha. Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas achei super legal a premissa. Vou anotar na minha lista, porque ele foge e muito da zona de conforto, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! Fico feliz em saber que tem interesse em fazer essa leitura e espero que a experiência seja prazerosa. Beijos

      Excluir
  7. Oie, eu vi alguns capítulos da minissérie e fiquei curiosa sobre o livro. Pretendo procurar para mim. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu até vi alguns capítulos da minissérie baseada no livro mas não vi o final, então quero mais ainda ler o livro e conhecer melhor a história. Sua resenha está muito boa, mostrando facetas interessantes dos personagens, fico mais animada para ler e ver o que acho de cada um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste da leitura também. Beijos

      Excluir
  9. Olá linda,

    Fui lendo a resenha e nem me atentei ao título do livro e cheguei na metade e pensei: Putz, isso é a minissérie Dois Irmãos! Depois que vi que é a obra na qual foi baseada a produção cinematográfica haha.
    Realmente a história é mais sobre o casal principal que era "perfeito" até a chegada dos filhos e se instala a rivalidade fraternal e o favoritismo de um em detrimento do quase abandono do outro.

    Espero ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joanice! Espero que sua experiência com a leitura seja tão positiva quanto a minha. Beijos

      Excluir
  10. Oiii Maria, como vai menina?
    Desde que vi os episódios na televisão que saiu a série, fiquei bem animada a realizar a leitura do livro, dizem que ele é ótimo e vou ver se encontro em um sebo para comprar, ótima resenha e achei essa capa linda.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Estou bem e você?
      Esse livro é maravilhoso! Ainda não vi a série, acredita? Mas estou louca para ver, vou procurar na internet! Espero que goste da leitura. Beijos

      Excluir
  11. Oi Maria!
    Conhecia o livro pela edição do Fábio Moon e do Gabriel Bá, que também são gêmeos. Eu super achava que o livro era uma biografia deles haha Ledo engano!
    Gostei bastante do enredo e me interesso por personagens conflitantes e tramas complexas. Não sei se leria no momento, pois estou numa fase mais de fantasia. Mas certamente dica anotada e vou preferir ficar de olho na edição hq.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Agora que li a obra original estou louca pela HQ. Espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu coloquei este livro em minhas metas esses dias, e vendo sua resenha agora, preciso agilizar a leitura... O autor sabe como deixar o leitor extasiado. Ele conseguiu criar personagens de personalidade forte, e com muita chance de encantar o leitor. Gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou bem e você? Aconselho que passe essa leitura na frente das outras o mais rápido possível, você não vai se arrepender! A escrita do Hatoum é maravilhosa! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos

      Excluir
  13. Olá, tudo bem? Eu coloquei esse livro como uma das minhas leituras obrigatórias esse ano. Adorei a série que a Globo fez e isso me instigou a lê-lo. E agora ao saber que o plano principal é a questão do casal, me interessei mais ainda. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carool! Estou bem e você?
      Ainda não vi a série, mas estou muito curiosa para conferi-la!
      Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. Obrigada!

      Excluir
  14. Olá,
    A premissa é bem interessante e fiquei intrigada para saber mais sobre os dois irmãos.
    Confesso que tenho certeza que irei odiar a forma divergente que a mãe trata os dois meninos.
    Adorei saber que a escrita do autor é viciante e isso provavelmente fará toda a diferente no decorrer da leitura para me cativar.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. Oiee Maria Eduarda ^^
    Sabe que eu não sabia da existência desse livro (ou sabia, mas não lembrava dele) até ver a série da Rede Globo? Pois é, mas eu tenho MUITA curiosidade de conhecer. Esta foi a primeira resenha a respeito da obra que eu li, e posso dizer que você conseguiu me deixar ainda mais curiosa. Fico feliz em saber que gostou tanto da história :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! Eu também só tomei conhecimento dessa obra a partir de um vídeo no YouTube e fiquei um bom tempo sem fazer a leitura e fiquei feliz demais de ter amado esse livro. Ainda não vi a série, mas vou correr pra ver. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha te deixado com ainda mais vontade de fazer essa leitura maravilhosa. Espero que goste! Beijos

      Excluir
  16. Essa parte da resenha chamou muuuito minha atenção " Omar já nasceu problemático, doente, fraco e rebelde, ninguém conseguia segurá-lo " --- como assim??? hahahhaha
    Eu tenho certeza que também ficaria com raiva de Zana por acobertar tudo que Omar faz... Fiquei curiosa para saber mais sobre o narrador e o mistério.
    Enfim... não conhecia o livro e já está na minha lista. ótima premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha pois é, a Zana é uma personagem bem complicada. Fico feliz em saber que tem interesse em fazer essa leitura e espero que goste pois essa história é maravilhosa! Beijos

      Excluir
  17. Olá,
    Eu já conheço a história de Dois Irmãos que foi muito bem divulgada nas redes sociais e até por causa do seriado da globo. Fiquei bastante curiosa com a história e queria ler o livro para saber como finaliza a questão da rivalidade entre os irmãos.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Espero que tenha a oportunidade de fazer a leitura o mais breve possível e que goste da história. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!