segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Enclausurado, de Ian McEwan

Resultado de imagem para enclausurado ian mcewan
Autor: Ian McEwan
Título original: Nutshell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016
Páginas: 200
SinopseO narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.


Neste livro vamos acompanhar em seus mínimos detalhes, o plano ardiloso orquestrado por Gertrude, uma mulher gravida, em seu nono mês de gestação, junto a seu amante, e cunhado, Claude, para matar seu marido, e pai de seu filho, e assim poder vender a mansão da família e fugirem juntos. Esse seria só mais um suspense policial, não fosse o improvável narrador dessa estória, um feto na barriga da mãe.

Em Enclausurado, mais recente lançamento do autor Ian McEwan publicado pela Companhia das Letras, passamos toda a narrativa acompanhando as sensações, angustias e medos de um feto e isso é diferente de tudo o que já me foi apresentado.


"Então aqui estou, de cabeça para baixo, dentro de uma mulher. Braços cruzados pacientemente, esperando, esperando e me perguntando dentro de quem estou, o que me aguarda. Meus olhos se fecham com nostalgia quando lembro como vaguei antes em meu diáfano invólucro corporal, como flutuei sonhadoramente na bolha de meus pensamentos num oceano particular, dando cambalhotas em câmera lenta, colidindo de leve contra os limites transparentes do meu local de confinamento, a membrana que vibrava, embora as abafasse, com as confidências dos conspiradores engajados numa empreitada maléfica. Isso foi na minha juventude despreocupada. Agora, em posição totalmente invertida, sem um centímetro de espaço para mim, joelhos apertados contra a barriga, meus pensamentos e minha cabeça estão de todo ocupados. Não tenho escolha, meu ouvido está pressionado noite e dia contra as paredes onde o sangue circula. Escuto, tomo notas mentais, estou inquieto. Ouço conversas na cama sobre intenções letais e me sinto aterrorizado com o que me aguarda, pela encrenca em que posso me meter."
Todos os sentimentos do bebê em formação, são passados ao leitor de forma clara, o que nos deixa completamente imersos a estoria, acompanhar a formação de um plano de assassinato desde seu inicio sob o ponto de vista dele e ver sua angustia e sentimento de incapacidade de salvar seu próprio pai é extremamente angustiante.

A maneira como o autor fala das mazelas do ser humano de forma poética é maravilhosa; seus personagens são muito bem construídos  e apesar de o livro ser curto, apenas 200 paginas, nada na narrativa é corrido, tudo acontece no momento certo.

Conheci o autor através do livro Reparação, lançado em 2011 também pela Companhia das Letras, e me apaixonei por sua escrita poética e fluida, e esse novo livro só veio para reforçar ainda mais meu amor por McEwan.

24 comentários :

  1. OOi Maria,
    Nossa achei muito genial a premissa do livro, extremamente inovador! Gosto muito do Ian, minha primeira experiência literária com ele foi com o seu livro Serena que me encantou profundamente, depois li uma das suas primeiras obras ainda na sua fase macabra o jardim de cimento e achei bem diferentona das atuais! Agora quero muito ler esse da sua resenha! Fiquei bem animada!
    Beijinhos Bi

    http://janeladela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Sou apaixonada por tudo que esse homem escreve, espero que Enclausurado tanto quanto eu. Beijos

      Excluir
  2. Pra falar a verdade, quando vi esse livro achei que fosse ficção cientifica e nem perdi tempo lendo a sinopse, se tivesse feito isso teria solicitado ele para ler com a editora... kkkk... me dei mal. Achei a premissa interessante, bem inusitada, para não dizer original... tá difícil achar originalidade no mar do mesmo que tem hoje em dia, mas... já foi pra minha lista... fiquei curiosa para saber o desfecho dessa trama... rs

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa! Mesmo que esse livro fosse uma ficção científica eu leria com certeza só por ser escrita pelo McEwan. Espero que faça essa leitura o mais rápido possível e que se apaixone assim como eu. Beijos

      Excluir
  3. Ola Maria muito interessante a premissa desse livro, a visão de tudo através do feto, um tema pouco presente nos livros o que me chama ainda mais atenção devido a esse fato. não conhecia o livro, dica mais que anotada para ler e conhecer o autor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! Esse livro é incrível, espero que goste da leitura quando tiver a oportunidade de realizá-la. Beijos

      Excluir
  4. Oi, Maria Eduarda.
    Esse livro já está na minha lista de desejados há um tempo, mas sua resenha serviu para me deixar ainda com mais vontade de ler o livro!
    Beijos
    Camis- blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste tanto quanto eu da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  5. Maria que livro surpreendente, eu nunca pensei que alguém pudesse escrever um livro com esse narrador e confesso que fiquei animada para realizar a leitura. Creio que muitas pessoas deveriam ler e isso mudaria alguns pensamentos atuais que estamos vivenciando, parabéns pela resenha querida, ficou ótima e sincera.
    Beijinhos Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana! Pois é, também fui pega de surpresa por esse narrador, fico feliz em saber que tem interesse em realizar a leitura e espero que goste tanto quanto eu dessa experiência. Obrigada e beijos

      Excluir
  6. Olá
    Já tinha visto o livro, até achei bem curioso e inusitado, mas fiquei com um pé atras com esse negócio de feto, deve ser muito angustiante, já que só teremos seu pensamento sobre o que pode estar acontecendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele! É bastante angustiante sim, mas vale totalmente a pena fazer a leitura. Espero que a faça algum dia e que goste da experiência. Beijos

      Excluir
  7. Oiii!!

    Eu não li esse livro ainda! MAs achei ótimo! Todas as resenhas elogiam a criatividade do autor e eu não ficaria longe disso... Gostei de saber que é bem escrito e que podemos nos envolver durante a leitura.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Espero que tenha a oportunidade de fazer essa leitura o mais breve possível e que se apaixone tanto por ela quanto pela escrita do autor assim como eu. Beijos

      Excluir
  8. Olá Maria!
    Acho interessante a visão do autor em abordar essa visão de mudar as características do narrador. Geralmente acompanhamos um personagem maduro ou construindo seus ideais. Que luta pelo que quer, ou pelo menos se defende quando necessário. Gostei muito dessa proposta e espero ler em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy! Fico feliz que tenha interesse na leitura e espero que goste quando a fizer. Beijos

      Excluir
  9. Nossa, eu tb nunca vi nada parecido. Super intrigante, fiquei mega curiosa! O_O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bianca, essa premissa realmente é muito intrigante, e maravilhosa principalmente, espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir
  10. Eu vi uma entrevista do autor para o GloboNews Literatura falando sobre o processo criativo dele e justamente a escolha do ponto de vista do narrador da história. Fiquei curiosa. Seu texto veio completar a sensação de que posso me interessar por livro. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beta! Espero que a resenha tenha te convencido a fazer essa leitura incrível. Beijos

      Excluir
  11. Olá!

    Quero demais ler esse livro! Li diversas resenhas dele e tá difícil não querer conhecer esse feto maravilhoso!!!! E a capa da Cia. das Letras tá linda demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila! Espero que possa fazer essa leitura o mais breve possível e que se apaixone tanto quanto eu por essa obra tão incrível. Beijos

      Excluir
  12. OOI1

    Achei essa premissa bem estranha e única, e ótimaaa! kkkk Muito interessante essa coisa do feto narrando a história. Não conhecia o livro, é a primeira resenha que vejo, mas também, que de cara já me conquistou. Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carine! Pois é, essa premissa é bastante peculiar mesmo, espero que goste da leitura quando a fizer. Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar!