quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Sereia, de Kiera Cass

A SereiaAutora: Kiera Cass
Título original: The Siren
Editora: Sequinte
Ano: 2016
Páginas: 328
Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal , logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Há oitenta anos Kahlen foi transformada em sereia, quando os tripulante do navio onde viajava com a família  sofre o ataque da Água. Naquele dia Kahlen escolheu a vida, e assim recebeu a sentença de 100 anos trabalhando para Ela; cantando, encantando e matando.

Fora esse simples detalhe em sua vida, e também o fato de sua voz ser letal para os humanos, Kahlen vive normalmente, morando com as melhores amigas e trocando de cidade de tempos em tempos para não causar desconfiança. Essas sereias não precisam de sono ou comida, e são indestrutíveis, além de possuírem uma beleza desconcertante.

Mas a vida calma que leva em Miame muda quando encontra o lindo, engraçado e gentil Akinli, que parece enxergar além de sua aparência e não  se importar tanto com o fato de ela ficar sempre em silêncio. Em seus oitenta anos como sereia, ela nunca pensou que encontraria alguém, e muito menos alguém como Akinli. E apesar de seus medos sobre a segurança dele e também do segredo dela e de suas amigas, não demora muito até Kahlen se ver totalmente apaixonada.
"Eu não podia amar. Eu assassinava o amor toda vez que cantava."
Mas ela terá que enfrentar situações que vão além do seu controle. Terá que enfrentar a fúria da Água. Agora Kahlen ficará entre completar sua sentença totalmente fiel à Ela e esconder mais um segredo, o que pode colocar em risco todos que ama. 

A Sereia é um romance de leitura viciante que me prendeu desde a primeira página. Iniciei a leitura com as expectativas não muito altas e fui surpreendida. Kiera Cass poderia ter clichê como sobrenome, mas escreve muito bem e, ao escrever sobre as sereias e sua relação conturbada com a Água, dá um toque original no romance que, sem esse  diferencial, seria apenas mais um YA.
"Não havia muitas regras, mas todas eram absolutas. Permanecer em silêncio na presença dos outros, até a hora de cantar. Quando essa hora chegasse, deveríamos cantar sem hesitação. Quando não estivéssemos cantando, não deveríamos fazer nada que pudesse expor nosso segredo."
Outra coisa bem legal no livro é a personalidade dos personagens secundários, todos tão interessantes e únicos. A Kahlen me irritou em alguns momentos com algumas de suas atitudes, mas em um todo ela é uma protagonista cativante.

A Água aqui também é personagem, e se comunica com suas servas, especialmente com sua favorita, Kahlen. Definitivamente Ela não é boazinha, e sua ira se manifesta em alguns momentos do livro. Ela não é crual, e não gosta de provocar tantas mortes, mas precisa se alimentar para manter outros milhões a salvo. Sua relação com nossa protagonista é de mãe e filha. Quando alguma sereia se volta contra ela de alguma forma, a punição é fatal.

O final do livro foi típico de conto de fadas, onde tudo dá certo, mas foi impossível não abrir um sorriso diante da felicidade dos personagens, e se entristecer um pouco com o final de um personagem em especial. Senti que as coisas se resolveram de um jeito muito fácil em algumas partes da trama, mas no gênero isso já é esperado, não é mesmo?


Vou me abster de falar mais sobre o conteúdo do livro, para não influenciar ou estragar de alguma forma sua experiência de leitura. Mas para quem gosta de romance, sereias e finais felizes esse livro de Kiera Cass é super indicado. Não esperem tanto sobre a mitologia, mas ainda assim é interessante.

Leitura rápida e super envolvente, que fiz em apenas um dia. Indicado! :D 

24 comentários :

  1. Oi Gaby!
    Adoro a escrita da Kiera, mas fiquei receosa por esse livro, talvez por ser o primeiro dela... bem não sei, mas que bom que superou as tuas expectativas, que não eram grandes kkk Gostei que os personagens secundários são cativantes e tem certo destaque. Fiquei curiosa pela relação da Água com a protagonista.
    Sobre você ler em um dia, Gaby, você lê super rápido então nem vem! XD
    Me despertou interesse no livro, quero ler agora! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amiga, tudo bem? Leia simmm. Acho que irá gostar :D
      kkkkk ah, mas é super rapidinho mesmo viu <3
      Beijooos

      Excluir
  2. Eu sempre tinha visto a capa desse livro por aí, sempre ouvi falar sobre a escritora também, mas nunca dei bola. Não imaginei que fosse ter um enredo tão legal e que a leitura fosse tão viciante como você comentou. Acho que vale a pena eu dar uma chance.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma chance sim, Eduarda! É uma leitura super prazerosa.
      Beijos!

      Excluir
  3. Hey, tudo bem?
    Então, ainda não li nada da autora e dentro todas as obra dela já publicada a que mais tenho vontade de lê é essa. Eu gosto bastante de contos de fadas, então é provável que eu goste do final com os felizes para sempre haha A sua resenha me deixou mais curiosa com a obra do que já estou haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que se interessou pela leitura! Espero que goste! :D
      Beijão

      Excluir
  4. Este foi o único livro da Kiera que eu li e gostei bastante, inclusive, estava inclinada anão gostar, mas o livro me convenceu, mesmo com o final de conto de fadas, também sorri quando a história se concluiu.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava inclinada a não gostar! Foi uma grata surpresa.

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!

    Eu ainda não tive nenhum contato com a autora, mas muita gente fala super bem. Confesso não ter tanto interesse assim pela obra, mas como você disse, é uma leitura leve e acho que leria apenas em um dia mais tranquilo mesmo. E bem, gosto de finais felizes haha e pelo o que li na sua resenha...

    Parabéns pelo post, beijos =)

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Parece mesmo ser um clichê, principalmente por conta do final feliz que a gente já imagina antes mesmo de começar a ler o livro, mas é bom ler livros assim de vez em quando, né? Eu adoro a Kiera, a forma como ela escreve e seus personagens, então estou muito curiosa para ler "A sereia", e também porque eu vi muita coisa boa a respeito dele, então...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste bastante, Dryh! Essa foi uma das melhores surpresas do ano.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oie!
    Eu já li esse livro e achei o começo dele um tanto chatinho, mas depois acabei gostando da trama.
    A narrativa da autora eu acho deliciosa! Claro que tem aqueles momentos clichês, mas eu não me importo. Um livro que acabei gostando no passar dos capitulos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo também não me fisgou de cara, mas não consegui parar de ler :D
      Que bom que gostou!
      Beijos

      Excluir
  8. Olá,

    Só por ser um livro da Kiera Cass, eu já quero! Mesmo que eu tenha ouvido alguns comentários negativos, estou bem empolgada para fazer essa leitura, gosto muito da temática sereias, porém não há tantos livros sobre e estou curiosa para saber como Kiera abordará essas criaturas tão fascinantes *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do livro, Thayenne!!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  9. Olá!
    Li os livros da série A Seleção da autora e morro de curiosidade de ler esse, pois parece ser bem diferente.
    Gostei de conhecer sua opinião e achei muito interessante imaginar a relação da Água com Kahlen como se fossem mãe e filha. Deve ser bem ruim viver com uma maldição, mas acho que, antes de o personagem masculino aparecer, a protagonista era feliz.
    Vou anotar a dica e espero gostar da leitura, minhas expectativas subiram.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A protagonista parecia mais conformada que feliz, antes do mocinho. Acho que a chegada dele foi importante para ela crescer e conseguir imaginar uma vida sem a maldição.
      Espero que goste!! :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá!
    Fiquei encantada com sua resenha.
    Nunca li nada sobre sereias e da mitologia muito pouco. O que eu quero mesmo é ficar viciada e ter o prazer de ler uma bela história, assim como vc ficou. rs
    Portanto dica anotada!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Marcia!! <3
      Que seja uma ótima leitura para você também *-*
      Beijoos

      Excluir
  11. Olá! Acho que por ser um livro único a autora não quis deixar pontas soltas né, por isso as coisas tenderam a se resolver fácil demais, eu também me incomodaria com isso, mas acho que não deva ter tirado a qualidade do livro né. Sou louca para ler esse livro e após sua resenha só me animei, você escreve muito bem! ótimas fotos, também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se animou para ler, Lilian! Muito obrigada <3
      Beijão

      Excluir
  12. Olá!!
    Que resenha linda!!
    Eu sou uma fã assumida da Kiera e quero muito ler esse livro... concordo com o que disse sobre a escrita da Kiera... e sobre o final, não tenho dúvidas de que o final seja maravilhoso. Achei interessante a água ser um personagem também e acho que nunca li nada de sereia, por isso acredito que será uma experiência única.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu me apaixonei com a escrita da Kiera por A Seleção, então estou com muita vontade de realizar a leitura desse também. Achei muito interessante e curioso o fato de ela colocar a água como uma personagem, e sobre o final triste de um personagem secundário.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!