quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Eu Sou o Número Quatro, de Pittacus Lore

Eu Sou o Número Quatro
Autor: Pittacus Lore
Título Original: I Am Number Four
Série: Os Legados de Lorien
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 352
Skoob
Sinopse: Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Conseguimos fazer coisas que vocês apenas sonham fazer. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos do que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — porém, somos reais.Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. Vivemos nas sombras, em lugares onde nunca seremos procurados, tentando não ser notados. Vivemos entre vocês sem que vocês saibam. Mas eles sabem.O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra.E o Número Três, no Quênia. Todos foram mortos. Eu sou o número Quatro. Eu sou o próximo.
Enquanto enfrentavam a invasão de seu planeta, nove crianças lorienas foram enviadas à Terra, para viverem em segurança enquanto desenvolvem seus legados, com a esperança de um dia voltarem a Lorien e restaurarem a glória do planeta. Cada criança foi designada à um Cêpan, uma espécie de guardião que o ajudará no desenvolvimento e treinamento de seus legados. Cada par recebeu uma arca que só pode ser aberta com o Garde (os lorienos que desenvolvem os legados) e seu cêpan. As nove crianças estão protegidas por um feitiço em que só podem ser mortos em ordem; seus inimigos, os mogadores, não podem ferir ou matar os lorienos sem ter matado seu antecessor, mas se os lorienos se encontrarem o feitiço de proteção se acaba. Quando um deles morre, uma cicatriz surge em volta do tornozelo dos demais.

Tendo matado seu planeta os mogadores invadiram Lorien para sugar a vida do planeta. Mataram todos os lorienos e se apropriaram do planeta. Agora eles caçam os lorienos restantes enquanto planejam dominar a Terra.
“Antes desta noite os eventos eram apenas parte de mais uma história, não muito diferente de tantas outras que li nos livros. Mas agora vi o sangue, as lágrimas, os mortos. Vi a destruição. Ela é parte de quem eu sou."

Daniel Jones é o número quatro. Durante um passeio de barco a terceira cicatriz aparece, e isso significa que o número três está morto, e ele precisa fugir imediatamente. Seu Cêpan, Henri, arruma todas as coisas e seguem para o próximo destino: Paradise, Ohio.

Seu novo nome é John Smith, a história é que seu pai escritor foi buscar inspiração para o novo livro na afastada casa do campo, sua mãe morreu quando ele era jovem e ele tem asma, por isso apesar de sua boa constituição física não pode praticar esportes. Seu primeiro dia na escola lhe traz algumas complicações na forma de uma linda garota chamada Sarah, e seu ex-namorado chamado Mark. John não pode chamar atenção já que os mogadores estão em sua cola e a qualquer sinal de perigo eles precisarão mudar novamente.

John se aproxima cada dia mais de Sarah e Sam, e se tona o alvo de Mark e seus seguidores. Cansado de suportar as mudanças, os treinamentos exaustivos com Henri e a pressão de se manter em constante vigilância, John resolve que enfrentar Mark é sua melhor opção. Enquanto enfrenta as peças que Mark prega nele, John vai conhecendo ainda mais Sam e sua obsessão por alienígenas.
“Ajudamos os humanos, os ensinamos a fazer fogo, demos a eles as ferramentas para o desenvolvimento da fala e da linguagem, por isso nossa linguagem é tão semelhante à da Terra. E, embora nunca tenhamos abduzido humanos, não significa que isso nunca tenha sido feito."
Após o sumiço do pai, Sam acredita que ele foi abduzido por alienígenas e desde então procura por teorias e provas que esses seres existem. Sam tem a assinatura de uma revista chamada Eles Estão Entre Nós, que traz uma nota sobre a raça mogadore e seus planos de dominação mundial. Alarmado com as informações, Henri resolve investigar mais a fundo essa revista e a fonte dessa informação e acaba sumindo. Resta a John ir atrás de Henri e descobrir o que aconteceu.

Com um de seus legados desenvolvidos o Lúmen – luzes nas mãos e resistência ao fogo – John vai contar com a ajuda de Sam para descobrir o que aconteceu com Henri.

Feliz depois de muito tempo, John tem tudo que sempre quis. Um amigo (Sam), uma namorada (Sarah), um cachorro (Bernie Kosar ♥ ), uma escola legal e uma boa vida com Henri em Paradise. Sem jamais esquecer o treinamento e a caça incansável por sua cabeça, John se esforçará o máximo que puder para se manter discreto e longe dos radares mogadores. O que ele deseja acima de tudo é manter a segurança de todos ao seu redor.


Eu Sou o Número Quatro foi um achado na minha vida que vou agradecer a Deus eternamente por isso. Achei um anjo na Terra vendendo 10 (dez) livros N O V O S por apenas R$ 50,00! Eu quase morri quando vi. Eu e a Gaby compramos e dividimos. Nos meus escolhidos veio esse livro, quando comecei a leitura não esperava muita coisa e demorei um pouco para me habituar ao estilo de escrita do autor, mas quando engatei na leitura não consegui mais parar.

A história evolui de uma forma bem legal, o relacionamento de Sarah e John vai acontecendo os poucos, naturalmente, e achei isso excelente. O personagem do John também evolui durante a trama não só em seus legados, mas também como pessoa. Ele começa a tomar decisões importantes para sua vida e se libertar um pouco da tutela de Henri, o que vai dando um tom de maturidade ao longo da história. Amei o Bernir Kosar, o cachorro do John!

Pittacus Lore é um pseudônimo para James Frey e Jobie Hughes, que escreveram junto a série Os Legados de Lorien, a escrita do livro é feita em primeira pessoa e bem descritiva. No início isso me incomodou um pouco, mas depois que me acostumei com esse estilo a leitura fluiu facilmente. O final foi bem eletrizante e me animou bastante para o próximo livro.

Os Legados de Lorien é uma série de ficção científica/juvenil, composta por sete livros. Alguns livros que contém arquivos perdidos (histórias que passam geralmente entre um livro e outro) da série só foram lançados em formato digital pela Editora Intrínseca.
Apenas o primeiro livro foi adaptado para o cinema em 2011, desde então não há sinal de sequência nas telonas, infelizmente!

18 comentários :

  1. Ola Ka lindona, eu não li o livro mas assisti o filme e gostei bastante do roteiro, não tenho como fazer comparações ao livro, mas a história prende e fiquei bem curiosa com a continuação. Menina que achado esses preços hein. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,
      A história no livro também prende bastante quando você se acostuma com a escrita do autor, e fica muito gostosa de se ler.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Kamy! Tudo bem?
    O livro não li, mas o filme eu vi e gostei. Não sabia que se tratava de uma série e que pena que saiu só um filme, parece ser muito interessante, pode ser que venha a ler! Adorei sua resenha! Dica anotada! Bj

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Amei a resenha :D tenho curiosidade sobre os livros e desde que eu assisti o filme, fiquei na curiosidade para saber se o livro é melhor rs achei a ideia bem interessante e como gosto de livros que tem ação, esse seria uma boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu cheguei a comprar os três primeiros livros da série, mas ainda não parei para ler. Preciso começar a leitura, pois achei a premissa bem interessante.
    Uma ótima dica.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      estou doida para adquirir os próximos volumes e continuar essa história tão legal. Estou mega curiosa a respeitos dos outros legados.

      Beijos

      Excluir
  5. Sempre tive curiosidade com esse livro, mas sempre vou deixando pra depois.
    Sua resenha me deu vontade de deixar para agora!!!
    huauhauhuha
    Adorei!!

    beijinhos!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu comecei ler esse livro e acabei deixando de lado (sinceramente eu não sei o motivo, é ótimo haha). Inclusive estava marcado para sair resenha semana passada! Deu uma dorzinha aqui pois comprei só o primeiro por 25 hahaha'
    Vou voltar a ler assim que entrar de férias, sei que é um ótimo livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Vitor. Esse livro vale muito a pena.
      Também estou esperando as férias para ler bastante.
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá!
    Sempre vi muita gente falando muito bem desse livro, mas sempre tive uma visão meio negativa porque assisti ao filme e não gostei, acredita? hahaha mas confesso que a sua resenha me deu uma vontade de realizar a leitura, então vou adicionar na minha lista.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Tudo bem?
    Então eu sempre tive vontade de ler essa serie e só não o fiz pela quantidade de livros eu não gosto de series grandes acabo perdendo varias leituras boas por conta disso.
    Já li o filme e o amo tenho 2 livros da serie assim que completar pretendo tomar coragem e lê-lo
    Adorei a reesenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  9. Olhei a adaptação e já faz um tempinho que torcia por uma sequência que infelizmente acho que não irá rolar, enfim... Os livros da série estão na minha lista de desejados e acredito que irei gostar muito de realizar a leitura!
    Que sortudas vocês são, 10 livros por 50 O.O, fiquei impressionada! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      também torci muito para uma continuação da adaptação. Espero ter dinheiro logo logo para comprar os outros livros. Rsrsrsrrs
      Beijos.

      Excluir

Obrigada por comentar!