sexta-feira, 8 de julho de 2016

Eu Me Possuo, de Stella Florence | #Euleionacional

Autora: Stella Florence
Editora: Panda Books
Páginas: 184
Ano: 2016
Skoob
"Sim, Karina sabe como é viver com medo. Qualquer mulher sabe. As ruas não nos pertencem: obedecemos a um eterno toque de recolher. Metrôs e ônibus nos acossam enquanto nos transportam. Tribunais de Justiça nos constrangem enquanto nos defendem. E até o vento, quem diria, pode nos amedrontar."

Karina, que cursa Odontologia para agradar o pai, vê sua rotina mudar completamente quando aceita ajudar a amiga Renata a cuidar do seu bar por um tempo. Trabalhando ali ela conhece um amigo antigo de Renata, Thiago, por quem ela se interessa. 

Karina, com seus traumas, medos e receios, resolve dar uma chance à vida, vivendo essa aventura com o agradável rapaz. Mas as sombras do passado teimam em persegui-la, prendendo a jovem mulher ao chão quando ela quer voar... 

Acontece que Karina, aos 17 anos, foi estuprada, deixando-a  infeliz e temerosa de começar um romance, e explorar sua sexualidade. Agora aos vinte e poucos e depois de passar por uma desilusão ela está preparada para dar continuidade a sua vida, arriscar, mudar a rotina e ser feliz com seus próprios sonhos, seus desejos e vontades; enfrentando todos os dias a dor de ter sido violentada, quando enfim chega o momento de quebrar o silêncio e enfrentar quem tanto lhe fez mal, para então alcançar a almejada liberdade. 

"A força que hoje me habita é criação minha. Eu me possuo. Ninguém mais."



Apesar do tema pesado, a leitura de Eu Me Possuo não poderia ter sido mais prazerosa e rápida, feita em poucas horas. Mas ainda que o livro seja de fácil leitura, a autora Stella Florence aborda temas muito pertinentes, dos quais é preciso falar. E Stella faz isso muito bem!

Com uma protagonista irreverente, com dramas e inseguranças reais, embarcamos na vida de uma mulher que aos poucos entende o que de fato lhe aconteceu, e que de nada tem culpa ou deve se envergonhar. Karina enfrenta diariamente os medos que todas nós sentimos, o que fez com que eu me sentisse ainda mais ligada a ela. Apesar de ser narrado em terceira pessoa, a autora descreve tão bem os sentimentos de sua personagem que é impossível não criar uma ligação.

Os personagens foram muito bem construídos, mas o grande destaque mesmo fica para nossa protagonista, que amadurece muito e, a partir do momento que resolve enfrentar seus fantasmas, ela inspira os leitores que passaram por algo semelhante a fazer o mesmo; não que aconteça de forma instantânea, mas é algo que vai sendo trabalhado com o tempo; e ela mostra que é possível.

A autora escolheu a Karina como personagem, mas essa poderia ser a história de milhares de mulheres que são violentadas e humilhadas todos os dias. Gostaria que esse livro chegasse a todas elas. 
"... eu sei muito bem o que aconteceu e esse saber foi a minha libertação, assim como pode ser a sua. 

Enfim, a única coisa que me incomodou um pouquinho foi o final, mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado de fato, e sim que esperava um pouco mais. Nada que tenha atrapalhado a classificação: 5 estrelas.

Sobre a arte gráfica do livro, não  tive o que reclamar. Pelo contrário, só elogios. A capa é simplesmente linda e tem tudo a ver com a narrativa! Até a cor do cabelo na ilustração é uma referência. E essa beleza se estende por entre as páginas também, pois cada capítulo tem um detalhe e, no fim de cada um, um pássaro. Achei muito meigo.

Concluo essa resenha indicando fortemente essa leitura, que foi uma gostosa surpresa e, tenho certeza, vai conquistar você também.

16 comentários :

  1. Adorei a resenha, a escolha dos trechos, os comentários! Faço minhas as suas palavras: "A autora escolheu a Karina como personagem, mas essa poderia ser a história de milhares de mulheres que são violentadas e humilhadas todos os dias. Gostaria que esse livro chegasse a todas elas." Beijo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico MUITO feliz que tenha gostado da resenha, Stella! Seu livro é uma lindeza!
      Mil beijos!

      Excluir
  2. Olá
    Eu estou bem curiosa para ler esse livro, ainda mais diante de tantos comentários positivos que venho lendo a respeito, sem contar que possui uma temática bem significativa. Fiquei bem curiosa sobre o desenvolvimento e personagens. Sem contar que estou simplesmente apaixonada por essa capa e pelos detalhes que você comentou, deve ser muito especial. Espero ler em breve!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer, tudo bem? Espero que você consiga ler em breve e goste bastante da leitura também! O livro é mesmo uma belezura!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Oi

    Livros com tema pesado assim ou são muito bons ou muito ruins. Meio termo é complicado. E que bom que esse foi muito bom!

    Viver o que a personagem viveu ais 17 anos pode destruir todo um futuro. É complicado abordar.

    Gostei da sua resenha. Se eu ler será por causa dela...

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Denise! É um tema bem pesado sim, mas a autora conseguiu abordar isso com muita sensibilidade. Fico feliz que tenha gostado da resenha <3

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nossa, eu não conhecia esse livro! Ele me ganhou primeiro pelo título, depois me ganhou mais um pouco pela capa e acabou me ganhando totalmente por sua resenha. Sinto que preciso lê-lo!

    Eu curto muito histórias com esse gênero e tenho certeza que irei amar esse livro! Fiquei muito interessada em conhecer a historia de Karina, ver sua superação e amadurecimento ao longo das páginas. Também to curiosa quanto as referências.

    Obrigada pela dica! ;)

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda! Pelos seus comentários você curtiu muito esse livro, confesso que fiquei encantado pela sua resenha e já estou com vontade para ler ele. Apesar que estou sem grana, vejo se encontro aqui na biblioteca da cidade.

    ResponderExcluir
  6. Oie, primeiro vamos falar da capa desse livro que resenhou, que lindeza, a meu ver diz muito a respeito do conteúdo do livro, seja pela imagem da capa, ou pela delicadeza que remete a delicadeza da mulher.
    O conteúdo é ainda mais interessante, já coloquei na lista de comprinhas rsrrs.

    Parabéns pela resenha.

    Beijokas.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu acho muito triste que "a protagonista poderia ser outras várias mulheres", já que a cultura do estupro é um mal enraizado na nossa sociedade! Não conhecia o livro e, sinceramente, não compraria pela cama. Porém, sua resenha foi bem esclarecedora e sem dúvidas algumas já entrou na minha lista de desejados. Um abraço apertado e até mais.

    ResponderExcluir
  8. Que capa mais linda ♥ Nao conhecia a obra, nem a autora, mas ja de cara pelo titulo jah me conquistou. Amei esse titulo, sua resenha so aumentou minha curiosidade e o conteudo denso encontrado nas paginas do livro tbm faz muito o estilo de livros que leio. Mal vejo a hora de ler esse livro.


    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oiii Gabrielly, como vai?
    Menina do céu que livro é este garota, realmente me apaixonei. Creio e pelo que percebi é um livro que relata todas as aflições nós como mulheres sentimos diante de tantas coisas <3 realmente me apaixonei pela obra, pela capa e sua resenha. Parabéns mesmo, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    realmente, é um tema que poderia ter qualquer uma de nós como protagonistas. Eu tenho dificuldade de ler livros que aconteceram violências desse tipo, mas cada dia mais vejo pessoas superando seus medos e receios por meio dessas leituras. É muito bom saber que livros nos ajudam!
    A capa é realmente lindíssima!
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  11. Oioi! Tudo bem?
    EStou muito curiosa pra ler Eu Me Possuo.
    Muita gente tem falado bem do livro e o tema é mto tenso, abuso sexual para mim é mto grave e nao consigo lidar mto bem com isso nos livros, mas quero saber mais a respeito.
    A capa está linda demais e carregada de simbolismo.
    Valeu pela dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Que capa linda! Gostei da imagem da gaiola aberta e o pássaro voando, sobretudo por se tratar de uma obra cuja personagem possui traumas em virtude de um estupro. Passa-me a ideia de que ela se liberta disso. Esse é um assunto que nunca é demais discutir. Gostei muito da premissa da obra, já anotei a dica.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Oie
    que legal que gostou da leitura, gostei da capa e do enredo, parece ser realmente uma delicia de leitura, vou arriscar sim qualquer hora se tiver oportunidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!