quinta-feira, 26 de maio de 2016

Se você gostou de... Poderá gostar de... #3 | Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven.

"Se você gostou de... Poderá gostar de..." é uma coluna onde irei dar 3 indicações de leituras que podem agradar os fãs de determinado(a) livro/serie de livros. Seja por ter uma premissa parecida ou possuir personagens que passam por situações semelhantes. Todas as indicações são de livros que já li e de cujas leituras eu gostei bastante." 

E aqui estou eu, depois de algum tempo sem atualizar essa coluna!
Para o post de hoje resolvi escolher um livro que trata de temas que eu particularmente gosto bastante; na literatura, claro. Luto. Todos esses livros abaixo possuem personagens que precisam lidar com uma perda recente que os deixam totalmente sem rumo. E aí entra outro tema também presente: a depressão. E, para completar: suicídio. Sendo esse último tema presente apenas em nosso protagonista, em Mathilda Savitch (não é o foco do livro) e em Eu Estive Aqui. 
Vamos lá?

Se você gostou de... 


Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Poderá gostar de...



      Mathilda Savitch  Redoma  Eu Estive aqui


1º Mathilda Savitch. Sinopse: Mathilda Savitch tem conflitos que extrapolam as dores comuns da adolescência: sua irmã mais velha é brutalmente assassinada, jogada na frente de um trem por um desconhecido. Com a angústia de uma nação em guerra contra o terrorismo e os pais enlutados pela tragédia familiar, Mathilda decide usar a maldade para provocar alguma reação neles, que estão completamente catatônicos. Eleito o melhor livro de 2009 pelo The Christian Science Monitor, pela Booklist e pelo The Globe and Mail, o romance de estreia do poeta e dramaturgo Victor Lodato retrata, de maneira impressionante, a vulnerabilidade e a aparente ousadia adolescente.

2º Redoma. Sinopse:  Se a vida fosse justa, Jam Gallahue estaria vivendo sua vida tranquila em Nova Jersey, assistindo a séries de comédia e abraçando seu namorado, Reeve Maxfield. Ela não estaria infeliz e sem vontade de se levantar da cama, nem estaria em um internato para adolescentes “emocionalmente frágeis”, com uma colega de quarto esquisita. Mas a vida não é justa, Jam perdeu seu primeiro amor e está completamente perdida. A mudança de escola parece a única possibilidade de recuperação para a garota, que passou quase um ano mergulhada em tristeza. No entanto, ela odeia a nova rotina e decide levar tudo com o menor esforço possível. Por isso, Jam fica bastante surpresa quando descobre que foi selecionada para a exclusiva e lendária aula de “Tópicos Especiais em Inglês”, da misteriosa Sra. Quenell.A turma tem mais quatro estudantes, todos com histórico de traumas ainda piores que os de Jam. Mesmo assim, a professora parece não se importar com a fragilidade de seus alunos quando escolhe o livro que trabalhará durante o semestre: A redoma de vidro, de Sylvia Plath. O romance, que narra a série de eventos que levariam a estudante Esther Greenwood a um colapso nervoso, parece a opção mais improvável, e talvez inadequada, para adolescentes que ainda estão superando experiências difíceis. Além das discussões sobre o livro, cada aluno tem a tarefa de escrever em um diário entregue pela professora. E é esse trabalho que leva Jam e seus amigos desajustados à Redoma, um lugar misterioso onde o passado pode ser revivido, e cada um dos alunos pode rever sua vida antes do momento traumático que levou ao internato. 

3º Eu Estive Aqui. Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...

A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível. 



Se já leu algum desses livros ou tem uma indicação, não esquece de comentar aqui em baixo! <3 
Espero que tenham gostado! 

12 comentários :

  1. Oi Gabi, desses eu só li Por lugares incríveis e adorei o desenvolvimento feito pela autora. Tenho muita vontade de ler os outros que você citou, especialmente Eu estive aqui.
    Obrigada pelas indicações!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu anda não li Por lugares incríveis mas morro de curiosidade. Eu li Eu estive aqui e gostei muito mas nunca havia feito essa associação com esse livro, gostei da dica e espero ler, acho que vou mesmo gostar da obra.

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Adorei a coluna!!
    Eu não li nenhum desses, mas quero ler Por Lugares Incríveis.
    Eu estive aqui também tenho curiosidade. gosto da autora.
    obrigada pelas indicações.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Me acebei com Por Lugares Incríveis, pois é uma história comovente, envolvente, real e brilhantemente escrita que toca a todos. Eu estive aqui também é uma leitura maravilhosa. Ainda não tive oportunidade de ler os demais! Amei suas dicas! Um grande beijo!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  5. Por lugares incriveis é lindo e cheio 0cheio) de reflexões para vida.
    Reconstruíndo Amélia, também é um livro que gosto muito.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adorei o estilo do post! Parabéns!
    Ainda não li Por lugares incríveis, mas já ouvi falar bastante. Acho que uma história bem legal, a premissa e etc, porém não é meu estilo de leitura. Por conseguinte, as indicações também não fazer muito minha praia.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!
    Dos livros que você citou, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum e uma amiga até me indicou Por Lugares Incríveis, mas pelos comentários a respeito dele, percebi que é um livro comovente e no momento não tenho vontade de ler. Eu estive aqui também está na minha lista e os outros eu só conhecia de nome mesmo. Amei as indicações!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu estou louca para ler o Por Lugares Incríveis que me pareceu ser bem interessante. O Eu Estive Aqui também me interessou muito, embora eu ainda não tenha lido nenhuma obra do autor. De qualquer forma, obrigada pelas indicações.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. POR LUGARES INCRIVEIS foi assim tipo, MUUUUUITO INCRIVEL mesmo!!! (rocadilho? Mas esse merece!)
    Choreeeeeeeeeeei rios :'( gente <3 Aquele Amor de livro que ao mesmo tempo que te arranca lágrimas, te machuca, mas te cura, te DESPERTA!!! FAZ REFLETIR MUITAS COISAS NA VIDA!

    Jen Niven (A autora) arrasa! Quero ler outros dela em breve!
    <3
    Beijos,
    (www.yasmimsramos.com.br)

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Gostei da coluna, bem legal para encontrar livros similares aqueles que tanto gostamos. Ainda não li Por Lugares Incriveis tenho muita vontada a história parece muito bonita.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei muito da ideia da coluna viu ;)
    Nunca li nenhum desses, porém são todos desejados. POR LUGARES INCRÍVEIS parece ser fantástico.
    Bjs

    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Tenho muita vontade de ler esses livros principalmente "Por lugares incríveis" e "Redoma". Adorei a ideia da coluna e amei o seu post. =)

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!