terça-feira, 22 de março de 2016

Holy Cow - Uma Fábula Animal, de David Duchovny

"A ignorância é uma benção, mas o mundo tem mais a oferecer que isso, e é errado não aproveitar o que ele oferece. Não se pode ser bezerra para sempre."

Editora Record || Skoob || 208 páginas


Elsie Bovary é uma vaca feliz em toda sua simplicidade. Sua rotina na fazenda se resume em comer, ser ordenhada e dormir. Ela nunca quis nada além disso; nunca desejou morar em outro lugar. Até o dia em que sua vida virou de ponta cabeça, ou como ela diz: O Dia em que o Esterco foi Jogado no Ventilador.

Com muito humor, reflexão e trocadilhos, Elsie nos conta sua história. 
Depois do dia que viu no impiedoso Deus Caixa imagens de dor e sofrimento (vacas assassinadas e outros animais em situações cruéis), ela passa a ter outra opinião sobre os humanos. Ela agora sabe o que aconteceu com sua mãe, que pensou tê-la abandonado quando era uma bezerrinha, e não quer ter o mesmo destino. 

"Não quero ser mais uma no rebanho. Quero ser ouvida."

Elsie não está sozinha em sua indignação. 

Jerry, um porco que diz ter se convertido ao judaísmo e agora é chamado Shalom, também quer dá o fora dali antes de virar aquela coisa que começa com B. Ele quer ir para Israel, lugar onde acredita que nunca iriam querer comê-lo,o tanto que o odeiam. 

Outro a querer participar da fuga é Tom Turquia, um Peru que é só pele e osso, pois tem medo de engordar e virar prato principal no Dia de Ação de Graças. Tom será uma mão na roda, ou melhor: bico no celular; só ele pode usar o aparelho, já que usar touch screen com cascos não rola. Ele quer ir para a Turquia, pois onde já se viu comerem um peru da própria família? Com certeza irá se safar do forno. 

O destino de Elsie é a Índia, pois fica encantada com a forma como tratam as vacas por lá. Quer ser especial e ser tratada com respeito e reverência também. 

Quando essas três figuras embarcam nessa viagem com várias paradas, uma imprevisível aventura tem início, e terão que se adaptar a situações inusitadas para se livrarem de um destino em comum.

"Sei que muitos humanos consideram um insulto grave ser chamados de animais. Bem, eu nunca daria a um humano a honra de ser chamado de animal porque os animais podem até matar para viver mas não vivem para matar. Os humanos vão precisar reconquistar o direito de ser chamados de animais."

Holy Cow é um livro de humor, mas isso em nada o limita. O autor, conhecido por seu papel de destaque em Arquivo X, propõe ao leitor refletir sobre vários assuntos e dilemas que permeiam a narrativa; religião, amizade, família, aceitação, tecnologia, egoísmo; hábitos alimentares e até sobre processo de publicação de um livro.

O livro de maneira alguma se atém a apenas um caminho, e a cada virar de páginas nos deparamos com alguma discussão nova sobre a qual pensar. Não, isso não é chato. Se você acha isso vai logo mudar de ideia quando conhecer a charmosa e corajosa Elsie, a Vaca. Uma personagem engraçada, simpática e inteligente.

Li a maior parte dessa estória no ônibus e tive que disfarçar as risadas várias vezes. Os trocadilhos, piadas e referências utilizadas são hilárias (e ácidas)! Há muito tempo não me divertia tanto lendo um livro!

O livro é vendido como sendo um infanto juvenil, porém é certo que crianças abaixo dos 13 anos podem não entender algumas coisas durante a leitura, como algumas referências culturais, históricas e religiosas. 


As ilustrações que o livro possui são bem bonitas, mas ao meu ver não conseguiu retratar bem algumas cenas e personagens. 

Uma leitura rápida, divertida e enriquecedora. Nem de todo original, nem perfeito, porém um entretenimento  bem-vindo com tópicos importantes para discussão. Indico!

25 comentários :

  1. Olá Gabrielly
    Elsie Bovary é mesmo uma figura e li esse livro sem expectativas, por isso acho que gostei tanto da narrativa de David Duchovny, que eu conhecia só como ator nas séries mesmo. É uma leitura bem despretensiosa e diferente, e as aventuras dessa vaquinha divertida são mesmo demais. Não é um favorito, mas não deixa de ser uma leitura válida. Adorei sua resenha por falar nisso.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li com expectativas, confesso! Mas, ainda bem, adorei o livro! haha
      Ameeei acompanhar as aventuras da Elsie e companhia.
      Obrigada <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi
    Que história maluca....
    Um porco judeu é ótima..... Hehe
    Adorei, já tinha lido uma resenha desse livro antes mas não me conquistou, agora.... Essa tua me ganhou completamente.... Amei....
    Nossa, agora quero ler....
    Ótima resenha....

    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha bem maluquinha mesmo! mas um amor só!
      Fico feliz que tenha gostado <3
      Obrigada!
      Beijoos

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Desde que vi esse lançamento achei ele incrível!
    O livro parece trazer mensagens bem significativas e de uma maneira bem descontraída e usando de muito humor.
    Achei super interessante e inteligente da parte do autor criar cada animal com uma característica e com um sonho de chegar a um determinado lugar onde ele não será comido ou mau tratado.
    Espero ter oportunidade de realizar essa leitura em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara!
      É mesmo incrível! Espero que tenha sim a oportunidade de ler e goste bastante <3
      Beijos!

      Excluir
  4. Ola Gabri eu amo livros que são narrados por animais, imagino as aventuras desse trio. Gosto dessa mistura de humor inteligente e repleta de trocadilhos nos fazendo pensar em alguns pontos. A capa está perfeita. Esse livro já está em minha de desejados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro! Fábulas são sempre divertidas e trazem mensagens de amor, amizade e esperança. Espero que leia e goste bastante também :D
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá.
    Eu já li resenhas positivas sobre esse livro e parece ser uma leitura muito divertida. O livro trás uma reflexão muito interessante de como o animal vê o que a gente faz com ele. Aliás, o autor tem um humor muito inteligente e tenho certeza que vou gostar da leitura. Amei sua indicação e gostei bastante da sua resenha.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado em ler, Marina!! Espero que seja uma ótima experiência para você tbm :D
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi!
    Eu amei demais a leitura do livro. Flui tão bem, a Elsie é uma narradora muito divertida, dei boas risadas com ela. Achei o David muito genial ao tratar de um assunto de fuma forma bem descontraída. As ilustrações são tão bonitinhas também e as personalidades dos personagens então? Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elsie é um amor! Foi difícil ter que me despedir dela tão rápido.
      O David é incrível. Espero que ele lance mais livros logo <3

      Beijos!

      Excluir
  7. Nossa, estava vendo muitas fotos deste livro mas não tinha lido nada sobre ele até o momento. Adorei a forma como este livro foi escrito que nada mais é do que a verdade de nossa sociedade seja na visão de animais ou seja na visão de sociedade mesmo. E deve ser muito engraçado como você citou!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabrielly,
    O livro me parece mesmo bastante enriquecedor.
    Tenho muita vontade de lê-lo, pois sinto que irei gostar. Não entendo porque classificaram como infanto juvenil, pois acho que é um livro adulto com uma alta crítica social.
    Estou louca para ler e espero ganhar de presente de aniversário rs.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo David Duchovny, e quando soube do lançamento desse livro comprei ainda na pré-venda, e li na sequência. Meu sobrinho de 10 anos está lendo também e já passou da metade, mas não está tendo dificuldade em entender as referências, acho que isso vai de criança para criança.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  10. Já vi incontáveis resenhas desse livro pela blogosfera, a principio não me interessei, mas devido a tantas pessoas falando a respeito pensei que poderia considerar a leitura futuramente, agora no entanto estou quase correndo pra adquirir meu exemplar, por que não tem condição, se tanta gente se rendeu a essa história, deve ter alguma coisa de boa nessa história mesmo.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Outro dia eu li uma resenha mega positiva para a obra e a sua foi bem pé no chão para ela. Gostei! Acho que a obra foi feita para entreter e nos fazer pensar sobre algumas atitudes, mas tbm não me parece ser aquela obra que é obrigatória sabe?
    Gosto de livros ilustrados e já vi algumas imagens, mesmo vc falando que não retratou muito bem, me parece fofo.

    Não sei se leria no momento, mas não custa tentar :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Eu conheci esse livro acho que essa semana, a capa é bacana, a premissa também, principalmente por esse livro ser de certa forma uma crítica social, eu estou lendo A Revolução dos Bichos e esse livro me lembrou muito ele, e como estou gostando da leitura,acredito que posteriormente possa vir a gostar desse também.


    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Oi Gaby, eu sempre vejo esse livro e isso me causa uma curiosidade imensa! eu sou suspeita de falar pois adoro um bom infanto juvenil e esse parece ser dos bons. Ainda mais eu que adoro ilustrações no meio do livro! ahahha espero conseguir um tempinho e ir atrás desse livro em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Olha, esse livro nunca tinha chamado a minha atenção, tenho um certo preconceito com livros de humor, mas depois da sua resenha fiquei querendo ler! Adorei isso dos animais quererem fugir para escapar de serem mortos pelos humanos, como vegetariana apoio totalmente a atitude deles! rs... Parece mesmo uma leitura divertida e que de quebra nos faz pensar sobre coisas importantes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. EU vi essa resenha já em outro blog e achei até engraçadinho em se tratando de uma vaca que conta a estória. Deve ser bem divertido, mas eu não me senti atraída em ler o livro pelo menos por agora, mas quem sabe mais pra frente. Gostei da maneira como tu abordou sobre a estória e também sobre o seu ponto de vista. Me parece um livro bastante descontraido e espero poder gostar assim que começar a ler ele =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Esse livro está dividindo opiniões. Vejo resenhas favoráveis como a sua, mas também vejo cada uma criticando mesmo.
    Eu sei que preciso ler. Quero conferir de perto as aventuras dessa vaca fofa!
    Adorei sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Eu desconhecia totalmente esse livro, mas eu achei muito interessante, quero ler algo assim, que me faça rir e dar gargalhadas! Eu quero conhecer essa vaca revolucionária, acho que vou gostar! Gostei bastante da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Confesso que vendo pela capa não imaginava que o livro seria tão engraçado e cheio de dilemas.
    Adorei isso dos animais não quererem virar comida e então darem o pé da fazenda para ir a um país onde são adorados e não maltratados, isso levanta vários questionamentos sobre hábitos alimentares e maltratos a animais que hoje são discutidos.
    Imagino que deve ser muito engraçado mesmo, e não vejo a hora de poder ler.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    É primeira resenha que leio desse livro e já no início dá para perceber que é uma leitura divertida.
    Um porco que se converteu ao judaísmo rsrsrs eu preciso ler esse livro.
    O legal que o autor trata de vários temas, mas de uma forma leve, divertida e acessível ao leitor, gente que ideia genial.
    Eu adorei conhecer um pouco mais sobre esse livro e realmente parece ser uma leitura divertida, vou colocar ele na minha lista de compras.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!