domingo, 27 de março de 2016

Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo, de Benjamim Alire Sáenz

“A todos os garotos que tiveram de aprender a jogar com as regras diferentes. ”


Skoob || 392 páginas
Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Oi, eu sou o Elton e hoje vou falar um pouquinho a respeito de um dos livros que mais amei ler e quero todo o mundo o conheça...

O livro narra a história de Aristóteles (Ari, como ele prefere ser chamado). Quem conta a história é o próprio Ari e tudo se inicia num verão. Ele tem quinze anos, mas já tem vários questionamentos a respeito de sua vida, personalidade sua e dos pais, família, e claro, como todo adolescente: seu corpo.
“Lembra-te
do verão chuvoso...
Deves deixar cair tudo o que quiser cair."

Karen Fiser

A princípio, achei que a história poderia ser apenas mais um conto teen, bem boa, sabe?! Mas me enganei redondamente. Desde as primeiras páginas fiquei preso a Ari, Dante e todas as dúvidas que norteavam suas mentes tão brilhantes. O que me fez questionar vários assuntos que deixei para trás também.



“Por toda minha juventude te busquei, sem saber o que buscava."W. S. Merwin.



Em vários momentos me peguei refletindo acerca do livro e de questionamentos que são apresentados no decorrer da narrativa e que nos fazem relembrar certos momentos que vivemos, coisas que sentimos, coisas que deixamos passar. Cada capitulo eu queria saber mais e mais sobre Ari e Dante que se tornam grandes amigos e você se vê encantado com a amizade dos dois.
“O verão não era feito para garotos com eu. Garotos com eu pertenciam a chuva. "
O livro é muito fluido e você não sente as horas passarem. Não é de maneira alguma uma história tediosa. Espero que todos possam vir a conhecer esses dois rapazes alegres e brilhantes e se apaixonarem assim como eu fui pego.




Escrito por Elton Nascimento:



Pernambucano, 21 anos, Geminiano, leitor, escritor amador, fotografo amador nas horas vagas, amante de música e animais. E futuro bibliotecário. E dono da página Músicas, livros e afins (Visite). ^^





Gostaram do texto do nosso convidado? Elton é um amigo muito querido que também compartilha do nosso amor pelos livros! Fiquei encantada por Aristóteles e Dante..., que ainda não li, mas quero muito. E você, já leu? Quer ler?

Beijos e até a próxima! 

18 comentários :

  1. Muito bom ver que existe escritores que se preocupam em escrever sobre filosofia de um modo que interesse os leitores de hoje.
    Gostei muito da temática do livro me parece muito gostoso de ler.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana! Acredito que você vai amar, sim! Valeu por ler minha resenha! ^^

      Excluir
  2. Que resenha linda Elton! Já entrou pra minha lista de desejos. 😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. Elton, esse é um de meus livros favoritos. Sensível, encantador e super merecedor dos elogios. Não consigo nem expor minha opinião sobre, tamanho meu amor. <3 Que bom que você gostou! Também sinto que todo mundo deveria ler! beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimm! Esse livro é perfeito, né?! E fico feliz que mais gente tenha gostado. <3

      Excluir
  4. Gente, eu não conhecia esse livro e pensei até que se tratasse de outra coisa ou uma história tediosa. Mas já fiquei muito afim de ler, e com certeza irei me apaixonar pelos personagens e pela a história.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar. Pode voltar aqui pra dizer, viu?!

      Excluir
  5. Olá,

    já tinha lido uma resenha desse livro, parece ser muito bom, encantador, com personagens bem construídos e carismáticos, com uma temática interessante e com filosofia. Parabéns por nos trazer essa obra. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Achei a premissa do livro bem interessante e por colocar Aristóteles e Dante novinhos. Uma curiosidade,os personagens se tratam dos verdadeiros Aristóteles e Dante, ou apenas jovens com os mesmos nomes dos filósofos? Adorei sua resenha e adorei conhecer o livro.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamella! Fico muito agradecido por você ter gostado da resenha! E não, não são os filósofos mais novos. São nomes inspirados neles, mas acredito q a mentalidade deles é digna dos nomes, viu?! Bjs!

      Excluir
  7. Olá, já tinha ouvido falar dessa obra há algum tempo, a premissa parece ser muito boa, a sua resenha, também me deixou curiosa.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Oie
    ouvi falar bastante do livro e parece ser muito legal, eu comecei a criar interesse epela filosofia recentemente por estar tendo a matéria na faculdade de uma forma muito legal e bem ensinada, adorei seu post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Eu ouvi muito falar desse livro e ele parece ser bem interessante... gostei bastante da sua resenha, mas ainda não sei se é um livro que é meu tipo...

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Eu to louca para ler esse livro. Só escuto e leio coisa boa sobre ele.
    Quando tiver oportunidade quero ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Elton,

    Já li coisas positivas sobre este livro e quero muito ler, sua resenha me deixou ainda mais curiosa e interessada, pois gosto de tramas que me fazem refletir, sem falar que ele prende a atenção, falo isso porque você escreveu que ficava cada vez mais interessado em saber o que viria em seguida, isso é outro característica que amo nos autores, a capacidade de escrever e envolver o leitor.
    Bjo
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Desde o lançamento esse livro e sua premissa não me atraíram. Mas fico feliz por mais livros com a temática lgbt estarem sendo publicados, acho um mercado pouco explorado aqui no BR. E a capa desse livro é lindíssima *-* tenho vontade de enquadrar.
    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!