sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty

“Alguém realmente conhecia o próprio filho? Filhos eram pequenos estranhos, sempre mudando, desaparecendo e se reapresentando aos pais.”



Liane Moriarty é uma das escritoras mais aclamadas da atualidade; suas obras, elogiadíssimas. Depois de seu sucesso com o livro O Segredo do Meu Marido, que foi publicado pela editora Intrínseca em 2014, ela deixou sua marca como autora de mistério e dramas familiares. 

Em 2015 chegou por aqui Pequenas Grandes Mentiras, que pode ser considerado sua obra mais notável, tendo os direitos comprados para ser transformado em serie de tv; com ninguém menos que Reese Witherspoon interpretando a personagem Madeline; Nicole Kidman, como Celeste; e a jovem e talentosa Shailene Woodley, que dará vida à personagem Jane.

É pelo ponto de vista dessas três personagens, em terceira pessoa, que o leitor se situa nessa narrativa. 
O livro começa com Madeline e Jane se conhecendo no trânsito, depois de um pequeno acidente. As duas estavam a caminho da Escola Pirriwee, para uma reunião com os alunos recém-matriculados. 

Jane é mãe solteira do pequeno Ziggy, de 6 anos, e se mudou para a pequena cidade para tentar uma vida nova com o filho. Sua situação não passa despercebida pelas outras mães cuja ideia de família consiste em mãe, pai e no mínimo dois filhos. Porém suas novas amigas, Madeline e Celeste, tentarão protegê-la a todo custo. 

Celeste é uma mãe e esposa dedicada, com um casamento aparentemente perfeito. Mas só aparentemente. É rica, tem uma beleza natural e é invejada pelas outras mães. Porém vive aérea, no mundo da lua. Ninguém desconfia do que ela esconde tão bem, tão ferida e envergonhada em sua situação. 

"Se exibisse no Facebook como sua vida era perfeita, talvez também começasse a acreditar."

Madeline é mãe de 3 crianças, 2 frutos de seu segundo casamento e a mais velha, de 14 anos, é filha de seu casamento fracassado, e a qual teve que criar sozinha. Uma mulher forte, decidida e de pavio curto que não leva desaforo pra casa. Sua vida desmorona quando sua filha resolve ir morar com o pai, seu ex-marido que a abandonou e que agora leva uma vida perfeita com Bonnie e uma filhinha, Skye, que vai estudar na mesma sala que sua pequena Chloe, Ziggy e os gêmeos de Celeste. Ela está arrasada. 

Quando Ziggy é acusado de praticar Bullying com uma das colegas, a escola vira um verdadeiro campo de guerra entre as mães. Seria aquele doce e inteligente garoto alguém capaz de machucar outra pessoa? Jane tem certeza que não, afinal é seu filho, e ela saberia... ou não? 

Em uma noite de jogos de perguntas promovida pela escola, os pais vão fantasiados de Audrey e Elvis. Com muita bebida e sem nada para comer devido a um imprevisto do bufê, os pais logo ficam animados demais. Acusações, desentendimentos e mentiras reveladas, grandes e pequenas. Adultos começam a se comportar como crianças. O fato é que alguém morreu. 

Detetive Adrian Quinlan: Vou ser bem claro: isso não é um circo. É uma investigação de assassinato."

Nesse cenário repleto de mistério, suspense e dramas familiares, Liane Moriarty tece uma trama incrivelmente envolvente e criativa. Com tantas investidas surpreendentes que o leitor nunca estaria cem por cento preparado para o que ela nos reserva a cada virar de páginas. Um livro, ouso dizer, perfeito. Nada é fora do lugar ou exagerado. É uma obra rica em detalhes. Os personagens, todos - todos!!- são maravilhosamente bem construídos e cativantes. E, mesmo parecendo um livro pesado, possui algumas passagens de humor contagiantes. 


O assassino, a vítima e o motivo do crime são um total mistério, o que foi muito original e arriscado, mas deu certo. Principalmente por termos tantas outras histórias interligadas nas quais podemos nos focar. Também acompanhamos as  entrevistas do detetive com os pais para averiguação do caso no fim de cada capítulo.


Bullying; violência doméstica física e psicológica; violência sexual e relações familiares são alguns dos vários temas que a autora aborda neste romance. São temas presentes em muitos livros, mas aqui ela explora todos de tal forma que realmente faz o leitor pensar e repensar bastante sobre suas próprias ações e seu papel na sociedade. Sem descriminação e preconceito e de forma realística. Ninguém sai impune. 

“As mães dos dias atuais levam o papel de mãe muito a sério.” 

Sabe aqueles livros que são muito mais que simples distrações? É o caso deste aqui. Incrível! Entrou para os favoritos antes mesmo da página 100 e só foi ficando melhor. Leiam! 

31 comentários :

  1. Oie, Gabi.
    Eu li esse livro da Liane em janeiro, e confesso que gostei muito assim como você, ele também me surpreendeu e eu achei os personagens super cativantes, até mesmo aquelas mães que pareciam meio megeras a princípio. Decidi que esse seria o último livro da Liane que eu daria uma chance, já que não gostei dos outros dois, mas como amei esse, acho que ela merece novas chances, risos.
    Quando cheguei nas últimas páginas acabei ficando cansada porque o tal mistério não se resolvia, mas quando começou se resolver, uau, o livro voltou a ser o meu queridinho.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Ainda não pude ler nada da Liane, mas estou louca pra ler esse, antes mesmo de ler O Segredo do Meu Marido. A premissa é bem forte mesmo, gosto de tramas assim, que me tiram da zona de conforto e me fazem perder o fôlego.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada na sua escrita. Cara! Você escreve super bem. Muito bem mesmo.
    Bom! nunca li nem o segredo do meu marido ( que sou louca para ler ) e nem Pequenas grandes mentiras (amo livros que abrande esses temas de dramas familiares com uma pitada booa de mistério ) Quantos temas pesados são abordados no livro heim, realmente fiquei muito mais curiosa. Essa é a primeira resenha do livro que eu leio e fiquei encantada, ótima premissa, espero poder ler o livro em breve.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2016/02/resenha-cartas-para-voce.html

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Que resenha linda! Haha
    Confesso que livros como esse não chamam minha atenção (me chamou mais por causa do mistério), mas sua resenha foi muito bem escrita e estruturada.
    Não vou ler de imediato, mas vou favoritar a pág pra eu me lembrar de ler dps =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amiga quando esse livro foi lançado estava super afim de ler, mas depois que foi passando o tempo me esqueci e agora eu não estou tão ligada nele, mas gostei muito da sua resenha. Como sempre muito bem desenvolvida né senhorita? Eu adorei saber sobre o mistério que contém na estória, porque isso nos envolve e é disso que eu até mais gosto em um livro, pois nos prende. Só que eu não sei quando vou estar disposta a fazer a leitura. Eu tenho ele em ebook e espero que ainda venha a ler. Vamos ver =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-virando-amor.html

    ResponderExcluir
  6. OIe!
    Ainda não li nenhum dos dois livros da autora, mas fiquei tão interessada na trama de Pequenas Grandes Mentiras que estou pensando em acrescentar na lista. Que trama intensa! E ainda está virando uma série de Tv? Não sabia desse sucesso, e agora preciso conferir!
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Não conhecia nada da autora, mas lendo a sua resenha ela parece construir suas histórias muito bem! Esse livro parece possuir uma trama impecável e mesmo não lendo nada do gênero ultimamente, certamente daria uma chance para a leitura. E se está virando série é porque certamente fez sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabrielly,
    É tão legal quando adoramos uma leitura, não é? Estou com O Segredo do meu Marido para ler e bastante curiosa, pois são só elogios para a autora.
    Gostei muito da premissa de Pequenas Grandes Mentiras (conhecia só a capa) e fiquei bem curiosa. Espero que a série de TV seja sucesso e que eu goste da leitura, quando fizer.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Eu comecei o livro e parei. Não gosto de começar alguma leitura que sei que vou amar, mas não está incluída nos meus projetos de leituras 2016, então vou ler tudo que tenho para março e pegar novamente o livro para me deleitar com os mistérios e dramas familiares que são realmente o foco do livro.

    Resenha bem elaborada e amei as descrições dos fatos e impressões.

    Beijocas,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu to louca para ler esse livro e outro da autora também, espero poder começar em breve pois adorei saber dos assuntos que aborda e sua resenha me deixou ainda mais curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Já tinha visto o livro em vários lugares, ainda não tive a chance de ler nada da autora, então não posso opinar muito sobre a escrita dela, fiquei interessadíssima na história, vou tentar ler esse e mais livros dela, espero gostar tanto quanto você do livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabrielly, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler "O Segredo do Meu Marido" e esse. Parecem ser livros muito bem construídos, principalmente pelas diferentes histórias acontecendo no mesmo livro, todas com um ponto em comum. Gosto muito de livros que abordam as relações familiares e gostei muito do mistério envolvido. E também gosto dos temas que a autora envolveu, todos sempre muito importantes.

    E nossa, não sabia que iria virar série de TV e adorei o elenco. Mais um motivo para eu ler!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu não conhecia esse livro e nem a autora. Me pareceu ter uma premissa bem intensa pelos temas abordados.
    E lendo sua resenha vários fatos despertam minha curiosidade como esse assassinato que ocorre e saber o que a personagem que levava um casamento perfeito de aparência sofria.
    Achei uma obra intrigante e com certeza pretendo ler em breve.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  14. Estou com o segredo do meu marido aqui mas ainda não tive tempo de ler ele... apesar da curisidade enorme que estou pela história. Não conhecia esse livro autora e apesar dos elogios vou conferir o título que já tenho, se curtir a escrita vou providenciar esse para minha estante.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  15. Gente... a história dá um salto.. é isso? Estamos tratando de assuntos entre famílias de repente alguém é assassinado... Gostei dessa história! E também não acredito, assim como Jane, que Ziggy tenha feito algum bullying, sei lá. Achei o enredo muito bem elaborado e adulto, o que me agrada. Parabéns pela resenha!
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Nossa!! Tenho o livro mas ainda não o li. Sua resenha aguçou minha curiosidade e provavelmente ele fure fila! rsrsrs

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que livro é esse?! haha confesso que não conhecia a obra ainda mas essa sua resenha me deixou bem cativado para ler hein. Vou ver se encontro pra comprar aqui pela região.



    Gabriel Lucas | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  18. O segredo do meu marido está na minha lista de leitura tem tempo. Já comecei a ler 3 vezes e abandonei. O início simplesmente não me prende, mas quero tentar mais uma vez. Gostei da temática de pequenas grandes mentiras, são assuntos bem mais pesados e acredito que talvez começar por ele possa me animar mais em relação a essa autora.
    (Mariana Ramos)

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?

    Encontrei esse livro numa promoção nas Lojas Americanas e não pude deixar de comprar. Ainda mais depois de ler diversas resenhas positivas, que me motivaram bastante para adquirir o livro. E a sua resenha, agora, me motivou a ler logo os livros dessa escritora. Ainda mais agora com essa série de Tv que eu nem sabia que estava sendo produzida e muito menos que esses atores, que eu adoro, estarão participando. A minha leitura deve começar logo!

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha visto esse livro mas pelo título eu não tinha dado muita atenção pra ele, agora lendo a sua resenha eu vi que perdi uma ótima oportunidade quando eles estava em promoção e eu resolvi comprar outro. Achei o enredo muito bom e esse toque de mistério sobre o assassino deve ser uma das melhores coisas na leitura

    ResponderExcluir
  21. Oi Gaby, eu nunca li nada da autora mas as pessoas vivem me indicando seus livros, esse em especial chama muito minha atenção pelo fato de tratar de assuntos mais sérios, devo confessar que eu adoro esse tipo de trama, sempre é capaz de me emocionar e de tirar grandes reflexões. Com certeza já está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Gabrielly, quando comecei a ver a resenhar não passava pela minha cabeça o rumo que a história fosse tomar, fiquei boquiaberta e mega curiosa para saber mais tanto sobre o livro como sobre essa adaptação.
    A premissa me encantou.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Oie! Eu já li ótimos comentários sobre O Segredo do Meu Marido, mas fiquei chocada ao ler uma resenha de Pequenas Grandes Mentiras. Quando eu olhava para a capa, nunca sentia vontade de conhecer a obra - horrível isso! -, mas sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer todos os problemas que tecem essa trama. Eu não estou acostumada a ler o gênero policial, mas acredito que a autora soube explorar muito bem os assuntos abordados e seria uma experiência maravilhosa poder ler. Fiquei contente por saber que Reese foi contratada para um dos papéis da série e, sem dúvidas, acompanharei quando ela se iniciar. Fiquei encantada pelos quotes que você separou. ♥

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  24. Esse livro tá na lista dos desejados pois ouvi uma galerinha dizer que você faz muito papel de trouxa durante a leitura e a série na lista de quero que estreie logo por conta desse elenco maravilhoso e mais um tal de Santiago Cabrera que será um secundário de secundário, e olha que até agora nem sabia muito do que se trata a obra!
    Gostei da premissa da obra e desse clima mais policial, que é um gênero que não sei porque não leio tanto.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá minha nossa... eu olhando assim não dava nada por esse livro e minha nossa... EU QUERO!!
    Adoro livros desse estilo, e que história!!!
    Cara... é sério isso? Um seriado com a Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Shailene WoodleY???????? UAU!!!!!!!

    BJOS

    ResponderExcluir
  26. Já tinha ouvido falar do livro, mas é a primeira resenha que eu leio que me faz pensar que preciso ler o livro o quanto antes. Saber que ele entra para os favoritos antes da página 100 me deixa ainda mais curiosa e empolgada para a leitura.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Eu li o Segredo do meu marido e gostei bastante da forma como a autora conduziu a estória. Eu ainda não sabia sobre o que se tratava Pequenas Grandes Mentiras e a sua resenha me deixou com a curiosidade aguçada para ler esse obra e saber o que acontecerá com essas mães, foi para a wishlist e espero gostar.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  28. oi
    adorei a resenha,ainda não li mas fiquei curiosa
    quero muito assistir a serie baseada no livro
    a sinopse me chamou a atenção e a curiosidade aumentou :)
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Esse livro está na minha lista desde que foi anunciada a tradução, mas agora acabou de subir na lista de prioridades. Com a sua resenha e o anuncio da série, esse livro vai pro meu carrinho na próxima compra.

    ResponderExcluir
  30. Que resenha lindaaa, adorei. Parecia que eu estava dentro da história, olhando os fatos passarem por mim, adorei! E quantos temas pesados são abordados no livro heim, essa é a primeira resenha do livro que eu leio e fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  31. Eu li o livro e fiquei muito emocionada quando eu vi a série! Pequenas Grandes Mentiras é uma das minhas séries favoritos. Definitivamente Laura Dern fez um bom trabalho na serie. Eu amei o seu papel. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Esse é um dos trabalhos em sua filmografía além dos seus melhores filmes drama como The Tale que eu mais gosto. A série superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!